Pages

Thursday, December 1, 2011

Passando pela imigracao e algumas dicas

Eu sei que aqui nao e programa de auditorio, mas atendendo a pedidos vou fazer um post detalhado sobre a chegada por aqui...rsrs.
Primeira coisa, se alguem quiser fazer a mesma coisa que eu, comprar um voo para poucos dias depois da entrevista, se certifique que nao tem feriados brasileiros ou americanos no caminho, ja que o consulado nao funciona em nenhum deles. Se lembrem que la tem sedex 10, mas o passaporte demora ate 3 dias uteis para ser postado.
Outro detalhe importante, procure uma companhia aerea que tenha voos regulares e que mantenha a mesma faixa de preco. Vou dar o exemplo da TAM, consegui um voo direto num precinho maravilhoso, mas quando eu vi as possibilidades de trocar de data me assustei, porque o valor era quase outra passagem, entao procurem empresas melhorzinhas nesse ponto, saindo do RJ com regularidade tem a US Airways que pelo menos pra NY tem voos diarios com escalas entre 2,3 horas dentro dos EUA e mantem a faixa de preco e nao cria muitos problemas pra trocar a data.
Mas vamos ao que interessa ne? Eu sai do RJ na sexta, num voo direto da TAM, minha mae me levou no aeroporto, eu fui forte e estava bem, passei a semana toda me despedindo de todo mundo e levei numa boa, mas na hora de seguir pro embarque foi aquela cachoeira de choro, veio tudo que tava acumulado, foi horrivel. Mas a vida que segue ne?...
Consegui embarcar, tive a "sorte" de ser escolhida para aquela revista maravilhosa, onde tive que tirar tudo de dentro da minha bolsa, tirar meus sapatos e passar pelo detector de metal, honestamente que palhacada isso, entendo a seguranca, mas se o motivo for esse entao porque nao e todo mundo que passa por isso? Adianta muito revistar meia duzia de gatos pingados...mas enfim, entrei no aviao p*** da vida. Pra ficar mais legal o aviao saiu com uma hora e meia de atraso, e o voo foi turbulento durante praticamente todo percurso, teve uma hora que o aviao deu uma queda tao brusca, que pensei que fosse morrer. Mas como nem tudo e tao ruim, sentou do meu lado um carinha (lindoooo) super legal, fomos conversando o voo inteiro, ele ainda me ajudou na imigracao, tao fofo!
Para quem for viajar pela primeira vez para os EUA, tem dois formularios a serem preenchidos um azul que e o da alfandega, e o I-94, esse I-94 a gente entrega na hora que for passar pela imigracao, entramos na fila do no-citizens,  junto com o envelope lacrado, passaporte e o vaccination documentation que o medico pede pra voce tirar uma copia, que diga-se de passagem tire varias e guarde com voce. O carinha que sentou do meu lado, passou junto comigo e me ajudou a me comunicar com o guarda, mas se tivesse sozinha teria conseguido, achei tranquilo e se voce entende nem que seja um pouco de ingles consegue se comunicar, e eles tambem falam espanhol, o mesmo na hora de preencher os formularios, pra quem entede um pouco de ingles consegue numa boa, mas se tiver duvidas pergunte as comissarias de bordo do aviao. Eu entreguei tudo, ele me perguntou se era minha primeira vez nos EUA e se eu iria ficar em NY ou em outro lugar, ele carimbou alguma coisa, abriu o envelope, tirou minha foto e pegou minhas digitais pra conferir. Depois ele me encaminhou para um lugar chamado AREA 2, e ali na frente de onde se pega a bagagem, outro guarda pegou  meus papeis, preencheu um formulario no computador dele, carimbou e me deu uma guia do I-94 e pronto em menos de 15 minutos fui pegar minha bagagem, ele nao me perguntou nada, nao encrencou com nada, foi tudo muito tranquilo. Eu sei que quem entra pelo JFK  ja pode preencher e solicitar o work permit. Gente nao sei o que ele preencheu, nao perguntei nada, eu queria ir embora dali o mais rapido possivel, entao depois quando eu descobrir o que ele fez eu aviso aqui. Eu em certa parte fico tranquila porque sei que nesse aeroporto eles estao mais que acostumados a receber esse tipo de visto, entao nao to me estressando com isso por enquanto.
Depois de sair de la e passar por uma cordinha, eu fui pegar minhas malas, pelo menos eu reparei que so tem carrinho pra carregar bagagem pago, custa 5 dolares, e o pagamento e feito em cartao de credito, como uma mala minha nao tinha rodinha tive que pagar ne. Achei um roubo...rs. Peguei a bagagem e passei pela alfandega, entregando o formulario azul, o guarda conferiu tudo e mandou eu passar, ai eu segui a placa escrita exit e pronto, estava oficialmente nos EUA, foi um sentimento de alivio tao grande. Ainda demorou um pouco ate eu e o amado nos encontrarmos. 
Quando eu sai daqui levei um celular com o numero dos EUA para emergencias, pois fiquei com medo do meu celular do Br nao funcionar aqui; como meu voo chegou no JFK por volta de 7 da manha, e eu acho que devido ao feriado tambem, estava bem vazio, desde a hora que o aviao pousou ate eu sair do desembarque deve ter passado uma hora no maximo.  Eu achei bem rapido, imaginava que fosse perder umas 2,3 horas nisso tudo.
Bem ta aqui conforme prometido minha passagem pela imigracao, e mudando completamente de assunto nao sou burra nao ta, aprendi portugues direitinho, mas e que os computadores daqui nao tem acento, isso ta me deixando angustiada...rs..mas ainda nao aprendi a configurar, mas em breve vou ver isso e voltar a escrever decentemente...rs.
Beijinhos





  
Share with the world:

14 comments:

  1. Que legal Monique. To aqui imaginando a sensacao de estar num pais pela primeira vez. Lembro quando eu cheguei aqui de Au Pair (mesmo jah tendo vindo pros EUA quando era crianca pra Orlando), a sensacao foi como se fosse a primeira vez. Amo essa sensacao de tudo ser novo, tudo ser diferente. Jah nao sinto mais... afinal, sao quase 8 anos que estou aqui jah. Se bem que NY, New Jersey, Massachusetts e outros Estados desse lado ai eu ainda sentiria se visitasse novamente. Morro de saudade. Eh a melhor parte dos EUA no meu ver...
    Quanto a escolherem passageiros pra revistarem tirar sapato e tal, isso eh soh o Brasil, aqui todo mundo tira sapato, tira cinto, e tudo o mais ateh mesmo pra voos locais aqui dentro. Aqui eles soh "escolhem" alguma mala pra revistar ali na hora se virem algo que seja meio estranho dentro da mala da pessoa pela maquina do raio x (quando a malinha passa pela esteira). Mas fora isso, todos passam pelo mesmo processo.

    Voce teve sorte na imigracao. As vezes eles encrencam mesmo. Mas nao sao todos. Sinta-se sortuda de ter pego alguem que acordou bem hahahaha. Beijinho e conta mais!!!!

    ReplyDelete
  2. Ana querida como eu me imagino nessa situação.Como você disse no consulado no mês de Dezembro dia 21 está fechado e vi que vão poder emitir só no dia 22/12 creio eu que vou receber antes do dia 27 até a tarde pelo amor!
    Nossa você teve que abri a mala e tirar tudo de dentro?Ai Jesus tomara que não peçam isso para mim demora muito pra colocar de voltarrrr kkkk
    Isso tudo foi uma aventura isso sim, mas você estando bem e que chegou alegre e feliz com seu amado é o que importa!!
    Ahhh e para com isso eihn burra nada eu lidei com esses notebook inclusive passei por isso e logo configurei se quiser ajuda e fala qual você usa posso te ajudar mais isso é facil =)
    E nunca vou desgrudar do seu blog ( respondendo o seu post anterior heheheh) já faz parte da my life!!!

    Beijos!Felicidades millll!

    ReplyDelete
  3. Gostei do post, mas configuração do teclado é quase fácil, bem aqui em baixo na barra de status do menu iniciar, do lado do relógio, isso se for windows, tem um sigla en e do lado um deseninho do teclado, vc clica lá e vai aparecer umas opções de idiomas, aí vc procura pt abnt 2 :) aí vc configura o tecladito :)
    bjoss!!

    ReplyDelete
  4. Oi, é a primeira vez que escrevo no seu blog. Que bom que já está instalada!!! Quando cheguei aqui com meu K1 em agosto, minha porta de entrada foi Chicago. Enrolei m pouquinho para entrar na fila porque fui arrumar o cabelo, maquiagem, etc... hihihi E quando entrei na fila estava super tranquilo. Não tive que ir para nenhuma salinha para entrevista. No balcão da imigração apenas entreguei tudo e ali mesmo concluímos o processo de admissão e fui buscar a bagagem. Rápido e indolor, mas ele me encheo de perguntas (suuuper simples) ali no balcão mesmo.

    ReplyDelete
  5. Legal seu relato. Fui uma vez a NYC e cheguei sozinha, mas ficaria na casa de uma amiga. O detalhe é que eu tinha 17 anos e estava morrendo de medo de não me deixarem passar porque eu era quase um bebê. lol Mas só perguntaram quanto tempo eu ia ficar e se era a passeio. Fim. Foi a vez mais fácil da imigração americana - das outras ele fizeram mais uma ou duas perguntas. Claro que o seu caso é totalmente diferente.

    Aqui eu ensino a colocar acento, é só procurar o link do seu Windows: http://nerdcraftices.blogspot.com/2010/03/teclado-sem-acento-serie.html

    Sou a Anônima que deu o link das caixas - sabe-se lá porque eu não estava logada aquele dia.

    ReplyDelete
  6. Nani, e uma sensacao de descoberta constante. E esse negocio de revista a mais e um saco, eu passei pelo detector de metais, raio-x o raio a quatro e ainda mais isso, ai menina me deu um odio...rs. Mas da imigracao concordo o carinha que me atendeu tava de muito bom humor...rsrs
    Beijinhos

    Poetry, que bom que gostou do post =) e obrigado pela dica da configuracao la vou eu fazer.
    Beijinhos

    Camila, bem-vinda ao meu bloguito. Ai menina entao agente deu sorte, porque eu ouco tanta gente reclamando deles, fiquei ate surpresa pela tranquilidade que foi. Que vaidosa se arrumou toda pra passar por eles, eu sai do jeito que levantei do assento do aviao, ou seja, uma bruxinha...rs.
    Beijinhos

    Cintia, seu caso vai ser meio parecido com o meu tambem, entao so tomar cuidado e ficar de olho no correio...rs. Obrigado pela dica, vou configurar ele entao.
    Beijinhos

    Erica, ai que bom que quando voce era mais nova foi tranquila, porque imagino o desespero que seria, mas eles sao um saquinho ne?! Obrigado pela ajuda com a configuracao la vou eu tentar..rs.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Oi, na verdade, fui me arrumar porque me levantei sim parecendo uma medusa... e meus sogros que iam me buscar no aeroporto. Precisava parecer "normal" e com cara boa!!!!Quanto a esse lance de malas, já estou vacinada contra esse povo todo, já andei muito por aí, e quando o negócio era voo para os EU, eu já facilitava com os calçados, saquinhos plásticos... E até hoje é assim, sempre faço um ou outro voo domestico (ainda não recebi meus documentos) e esses dias o carinha do RX viu que rapidinho eu tirei sapato, arrumei as coisas na esteira e tal... e no final ele falou assim "ei, bom trabalho!" Felicidades pra você!!!!

    ReplyDelete
  8. Lembro quando eu cheguei nos US de au pair, minha primeira viagem pro exterior e sozinha... já cheguei levando esporro na fila da imgração, porque tirei foto e não podia... daí como o visto era J1 (intercambista) me levaram pra uma salinha separada sem me falar pra que... depois da bronca já pensei: aaah pronto, vão me mandar de volta! kkk ainda o officer fez uma brincadeirinha comigo, perguntou meu número do passaporte pra ver se eu sabia de cabeça... e eu sabia! kkkk ai ai a gente passa por cada uma nessa vida...

    que bom que deu tudo certo, flor! Avisa se descobrires sobre a papelada do work permit entrando pelo JFK, porque é o que vou fazer... já ouvi dizer que não é bem isso... mas se souberes de algo, compartilha, please

    bjos

    clau

    ReplyDelete
  9. Oi Gigi , eu sigo o seu blog ha um tempinho.Estou muito feliz por voce .Obrigada pelas dicas magicas ,estou apredendo bastante com voce ...De Verdade !
    EStou no processo , esperando o NOA2 , ja fazem 4 meses desde o NOA1. Eu tambem vou para NY , meu noivo mora la , gostei muito da dica sobre voos . Eu prefiro voo direto tambem . E mocinha voce nao e burra nao viu , voce ja deve ter percebido que algumas palavras que escrevi nao tem acento , pois e menina tambem fico louca com isso ,o meu notebook ganhei do meu noivo diretamente dos States . Tambem nao encontro acentos Afff!!

    Menina , boa sorte nessa nova jornada da tua vida , tudo DARA CERTO!

    Felicidades SEMPRE !!

    Beijos

    ReplyDelete
  10. Camila, eu devia ter feito mas sai numa correria tao grande que nem reparei nada..rs. Obrigado pela dica nas viagens, agora ja sei como fazer pra facilitar as coisas.
    Beijinhos

    Clau, imagino de verdade sua aflicao, deve ser muito ruim essa sensacao do nao saber o que ta acontecendo. Sobre a papelada do work permit, eu ja li em outros blogs e nosso adv explicou pra gente que tinha como fazer p elo JFK. Mas se souber de algo eu te aviso sim.
    Beijinhos

    Brunna, bem-vinda ao meu bloguito e obrigado por me acompanhar. Essa primeira parte do k1 e a mais demoradinha e a chata, mas em breve ela vai passar e voce vai ver que tudo vai andar muito mais rapido. Ah que legal que voce vai pra NY tambem, ja tem ideia de onde vao morar por aqui? Esses notes sem acendo sao um saquinho ne...rs.
    Beijinhos linda e obrigada!!!

    ReplyDelete
  11. Gigi! Que bom que tudo foi tranquilo na sua imigração!! Na minha tb foi tranquilo, mas na hora que cheguei na alfândega, o rapaz já tava me medindo quando eu estava na fila, e quando eu cheguei, ele me mandou passar na sala de raio x...ele nao tinha mandando niguem, eu fui a premiada, urghh! E o pior, é que tive que tirar as malas do carrinho depois colocar de novo, urgg que raiva...mas ainda bem que foi rápido! Graças a Deus deu tudo certo! Eeeeeeee!! Beijo!!

    ReplyDelete
  12. Tacita, e tao ruim quando a gente ganha esses premios nao e? E terrivel!!Mas pelo menos foi tudo rapido...rs.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Ana,

    Nao entendi salinha para ver o metal, mas achei que todo mundo passasse pelo detector tudo mundo fica numa fila e vao todos passando, sera que mudou agora rs. Nao entendi hehe, que bomq ue foi tudo tranquilo, tambem nao sabia o que esperar e foi tudo tranquilissimo tambem. Beijos

    ReplyDelete
  14. Van nao e uma salinha, antes de entrar no aviao, tem uma segunda fila, com uma revista extra, um saco isso, mas enfim ne! Que bom que o seu tambem foi tranquilo porque deve ser super chato quando eles encrencam.
    Beijinhos

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic