Pages

Thursday, September 12, 2013

Setembro mes de boas lembrancas

Hoje e dia 12 de setembro, essa e uma data que guardo com muito carinho pois foi o dia da minha formatura do curso de Historia. Eu sei que hoje em dia ta ficando meio brega essa coisa de formatura, anel do curso, festa e toda pompa que um evento como esse carrega, mas eu nao me importo em ser brega de vez em quando, e no dia da minha formatura foi muito mais que comemorar o final de um curso, foi uma comemoracao de um ciclo terminado em minha vida.

Eu lembro que quando eu tinha 17 anos eu tava terminando meu ensino medio, metendo a cara nos livros para fazer vestibular e tinha decidido fazer prova pra UFF, UFRJ e UERJ. Mas nesse mesmo ano, meus pais se separaram e nao foi uma separacao amigavel, foi terrivel. Um dia a gente soube que meu pai tinha uma relacao extra-conjugal com outra mulher e tinha decidido sair de casa pra viver com ela, ele tambem decididiu esquecer que tinha 3 filhos. Isso foi um baque na nossa vida, minha mae ate entao tinha um pequeno negocio mas tava longe de conseguir sustentar tres filhos e uma casa, e consequentemente a gente nao tinha dinheiro para pagar o valor dos vestibulares, de nenhum deles; e assim que eu terminei o ensino medio eu tive que comecar a procurar um emprego pra ajudar em casa em vez de fazer faculdade.

Consegui emprego em uma empresa de importacao, o salario era baixo e o cargo em si uma porcaria mas com minha falta de experiencia ate que nao foi uma vaga tao ruim assim, mas eu nao gostava do lugar nem das pessoas com quem eu trabalhava. Eu fiquei nesse lugar por um pouco mais de tres anos, no final fo primeiro ano eu conseguir uma bolsa de 70% pra estudar Letras em uma boa universidade particular no RJ, e como na prova de selecao deles eu tinha ficado em quinto lugar na classificacao geral consegui uma proposta de pagar so 50% do curso, entao somando 50% de desconto do valor da mensalidade mais 70% desse valor pago pela empresa onde eu trabavalha, os 30% restantes para pagar era bem baixinho entao mesmo ganhando pouco eu conseguia ajudar em casa e pagar a univesidade. 

Mas eu nao queria fazer Letras, so tava fazendo pra ter algum diploma e tentar um emprego melhor no futuro; quando cheguei na metade do curso eu ja tava de paciencia cheia e querendo trancar e nessa epoca no trabalho eu tinha uma supervisora miseravel que comecou a mudar meus horarios toda semana e fiquei com tanta falta naquele semestre que na maioria das materias eu ja estava reprovada por ausencia. Eu fiquei furiosa, alias eu vivia com raiva da vida nessa epoca, so ficou pior, e isso foi no final do mes de junho. Cheguei em casa e conversei com minha mae sobre sair desse emprego, trancar a faculdade e dar um reinicio pra minha vida, perguntei como estava a situacao financeira dela, se daria pra aguentar as pontas por um tempo. Eu lembro que tive essa conversa com ela bem no estilo desabafo mesmo nao achava que ainda era possivel sair daquele lugar, mas para minha surpresa ela vinha investindo tempo e $$ no negocio dela que estava crescendo, naquele dia ela saiu do emprego dela pra trabalhar pra ela mesma por tempo integral e melhor ainda ganhando mais. 

Com a sensacao de ter tirado um elefante das costas e com a liberdade de agora fazer o que eu queria, decidi esperar o semestre terminar e fazer as provas das materias que ainda nao estava reprovada e depois trancar o curso de Letras, tambem decidi ir trabalhar no horario que foi assinado na minha carteira de trabalho e ser a funcionaria sinceridade no trabalho e outra decisao importante foi so fazer o meu trabalho, nada mais de engolir sapo e ficar cobrindo trabalho dos outros. Eu nao iria pedir demissao depois de tres anos, se eu falasse que queria ser demitida por birra ninguem me demitiria entao decidi ser um pain na vida deles e ver o que iria acontecer. Depois de algumas semanas o gerente veio conversar comigo e desabafei tudo que estava entalado na minha garganta, e ele concordou em me mandar embora, ele so me pediu pra aguentar ate inicio de setembro, eu concordei e nao posso reclamar dele nesse sentido, ele me manteve no meu horario combinado, consegui frequentar o final do semestre e fazer minhas provas, a supervisora mala me deixou em paz e no inicio de setembro assinei minha demissao. 

No final de setembro eu comecei a ir em algumas agencias de emprego deixar meu curriculo, em uma delas enquanto tava sentada esperando a recepcionista me chamar pra me cadastrar no sistema da empresa, comecei a conversar com uma senhora muito bem vestida que estava do meu lado, depois de um tempo ela me pediu uma copia do meu curriculo e falou que no ano seguinte a empresa que ela trabalhava iria comecar a contratar pessoas pra area fiscal, eu deixei meu curriculo com ela por deixar porque na realidade nunca pensei que ela fosse me chamar ou lembrar da minha cara quase 5 meses depois. Mas ela lembrou e logo apos o carnaval ela me ligou e perguntou se eu estava interessada na vaga, como ainda nao tinha conseguido emprego aceitei de cara. 

Aquele setembro que fui demitida foi o marco divisor em minha vida, consegui um emprego que ganhava melhor (mesmo chegando 5 meses depois), eu gostava do trabalho, das pessoas, do ambiente e naquele ano eu comecei finalmente a faculdade de Historia. Ate a data da minha formatura, ganhei promocoes, mudei de emprego, fiz amigos pra vida toda, cresci como pessoa, me tornei uma profissional melhor, conheci muitos lugares pelo Brasil, fiz minha primeira viagem internacional e fiz outras depois dessa, vivenciei culturas diferentes, fui morar sozinha e depois voltei pra casa da minha mae, aprendi a gerenciar melhor meu dinheiro, me apaixonei e quebrei a cara, aprendi a perdoar e deixar o que nao e importante pra escanteio. Entao quatro anos depois no mesmo mes de setembro foi minha formatura, naquele dia nao foi so uma cerimonia, mas uma celebracao de um ciclo que se foi, uma ocasiao pra lembrar a mudanca que minha vida teve em cinco anos, e mesmo minha turma nao querendo festa (tinhamos combinado uma viagem juntos) eu fiz uma para minha familia e pra mim mesma. 

Eu lembro que fui a primeira pessoa por parte da familia paterna a ter um diploma de nivel superior e por parte de mae eu fui a primeira dos 15 netos e a segunda na familia, pois o primeiro foi um tio que se formou em engenharia. Isso nao quer dizer nada, mas me sinto feliz em sentir que "abri a porta" para meus primos, hoje em dia a familia ja tem mais formados e outros formandos vindo por ai. Mas o mais importante eu sinto feliz em olhar pra tras e ver que consegui fazer o que queria. Essa semana eu to comecando a minha vida de universitaria de novo, nao sei se vou dar conta, mas um projeto tao importante comecando na semana mais especial de um mes especial em minha vida, eu sinto como sendo um sinal de que as coisas vao terminar bem. E assim espero, daqui alguns anos no mesmo setembro vir contar sobre mais realizacoes e etapas vencidas na vida. 


Convite da formatura


Fazendo o discurso com a mensagem final.

Bolo e os docinhos da mesa
Pra ser brega por completo fiz ate lembrancinha, um porta recados personalizado.

Fiz a decoracao toda roxinha porque e a cor do curso.


Desde a formatura setembro continua sendo um mes mais que especial pra mim, foi em setembro que conheci meu marido e foi em setembro quando a gente decidiu casar. Setembro foi o mes que soube que tinha um irmao mais velho por parte de pai e foi no mesmo mes que ele morreu, mas eu aprendi a amar e cuidar melhor dos meus irmaos ainda vivos. Foi em setembro que fiz duas das tres cirurgias que ja passei e foram todas um sucesso e tive medicos maravilhosos. Foi em setembro que meu marido recebeu a proposta de trabalhar no emprego dos sonhos dele e foi em setembro do ano passado que tudo comecou a se caminhar pra esse desfecho. A gente nao ta nem no meio do mes de setembro ainda e ja tem tanta coisa bacana acontecendo, so posso desejar a quem passa por esse cantinho um setembro maravilhoso com muitas noticas otimas.

Beijinhos




Share with the world:

34 comments:

  1. Aiiii Mo... fiquei arrepiada lendo o seu depoimento... Um exemplo de persistência e de fé que tudo pode ser mudado para melhor!

    Setembro para mim tmb está sendo um mês MARAVILHOSO!!!! rsrsrsrs

    E que venha mais coisas boas ainda, afinal não chegamos nem na metade :)

    Beijos carinhosos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Clau, setembro e um mes especial pra mim que guardo no coracao com muito carinho e com trabalho e persistencia a gente consegue andar pra frente e melhorar sempre. E verdade pra voce esse mes ta sendo otimo, ganhar um NOA2 rapidinho e tudo de bom e que venham mais noticias boas pra gente =)
      Beijinhos

      Delete
  2. Que post lindo, Monique! Que barra que você passou, mas ainda bem que você continuou lutando, seguiu seu coração e conquistou tudo isso. Eu adoro ler posts assim, eles me enchem de alegria e inspiração. Estou muito feliz por você, e desculpa o intrometimento, mas que curso você resolveu fazer agora? Lembro que você estava em dúvida entre três completamente diferentes, né? hehe

    beijos e tudo de bom!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Marcela, que bom que minha experiencia serve pra te dar um pouco de alegria e inspiracao =) Eu marquei engineering science mas nao to muito certa ainda nao, so me matriculei pra comecar a cursar as materias basicas por enquanto, se eu der conta de toda matematica eu pertendo continuar com engenharia civil agora se nao der certo ai eu volto para meu dilema anterior...rs.
      Beijinhos

      Delete
  3. Monique, que post lindo e agradavel de se ler!!! Fiquei emocionada!
    Que Deus abencoe essa nova etapa da sua vida!

    SUCESSO!!!
    Beijo,
    Rebeca

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Rebis, possa Deus nos abencoar sempre e nos proporcionar muito sucesso em nossa vida.
      Beijinhos

      Delete
  4. Oi Monique!

    Tudo bem?

    Onde começar? Eu fiquei simplesmente fascinada com sua história e depois de a ler fiquei a entender o simbolismo de terminar essa licenciatura e a importância do mês de Setembro para você. Você está de parabéns por ter enfrentado todos esses obstáculos sem desistir e por não ter tido medo de recomeçar. E sua mãe é certamente uma mulher muito especial, deixo aqui os meus beijinhos para ela.

    Também gosto muito do mês de Setembro, para mim é o mês de começar novos projectos! Eu celebrei a vinda do mês ao cortar o cabelo, que bem precisava hehehe.

    Obrigada por partilhar sua história tão inspiradora, eu vou pensar nela quando tiver medo de arriscar (eu também me estou a preparando para voltar a estudar...)

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Joana obrigado, e pode deixar que da proxima vez que falar come ela vou mandar o seus beijinhos. Entao a gente gosta de setembro pelos mesmos motivos, eu tambem acho que setembro e um mes de recomecos e mudancas, voce precisa tirar uma foto e colocar no seu blog pra gente ver o novo look...rs, varios especialistas dizem que quando mulher corta o cabelo e porque ela ta buscando mudancas na vida dela, entao desde ja desejo sucesso em seu caminho profissional e pessoal e que setembro seja o marco de uma boa mudanca em sua vida =)
      Beijinhos

      Delete
  5. Meus parabéns, mesmo depois de tudo o que aconteceu você foi pra frente, teve garras para lutar :) muitas pessoas depois de acontecimentos assim não conseguem esquecer e se reerguer de novo.
    Setembro, tantas datas para lembrar e comemorar! Do fundo do meu coração desejo que setembro e todos os meses sejam maravilhosamente perfeitos pra você! E que venham mais datas de vitorias e alegrias, beijao

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Stefane, a vida complica as vezes e infelizmente nao e todo mundo que consegue juntar as forcas e focar em uma forma de mudar e reeguer sua vida, mas eu tive uma familia que me ajudou e nao posso deixar de dar os creditos a Deus que ouviu minhas oracoes e me ajudou a chegar onde eu queria. E que todos os meses de todos os anos possam ser repletos de vitorias e alegrias em nossas vidas.
      Beijinhos

      Delete
  6. Caramba Monique ! Quantas emoções num post só ! Ufa !
    Acho que entendo o seu sentimento . Eu comecei a trabalhar com 14 anos e isso fez toda a diferença prá mim . Espero que tudo corra bem prá você, adoro quando minhas amigas blogueiras fazem esse tipo de post porque isso me dá uma injeção de ânimo enorme!
    Torço por você sempre!
    Bjs
    Lana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lana entendo que comecar a trabalhar tao nova tem um impacto grande na vida de qualquer um, mas espero que voce tenha conseguido superar e chegar onde queria. Obrigado, espero que tudo sempre corra bem pra todas nos e que venha muitas alegrias e sucessos em nosso caminho =)
      Beijinhos

      Delete
  7. Que post mais lindo! Desejo que o curso seja bom e que você se apaixone por ele. Não tenho nenhuma relação especial com o mês, mas esse ano, especialmente no dia 20 saíra a resposta do local que iremos mudar e eu não estou aguentando de tanta ansiedade. Espero que setembro passe a ter também algo de especial :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Lorna, quem sabe a partir desse ano setembro nao vire um mes especial pra voce tambem, afinal tem uma decisao importante chegando ja ja ai pra voces. Boa sorte e estou aqui na torcida.
      Beijinhos

      Delete
  8. Poxa, Gigi, setembro é mesmo um mês especial pra ti... eu também "sou brega" e acho mesmo que em certos momentos devemos ser, como formatura, casamento, ..., pois são datas especiais que ficam pra sempre. Sua história é muito linda. Parabéns pelo crescimento e conquistas, seu esforço foi merecido. Sucesso na nova etapa. beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo com voce, acho que formaturas, casamentos e outras datas muito especiais merecem ser comemoradas como a gente gosta, se e brega ou nao acho que nem vem ao caso. Obrigado =)
      Beijinhos

      Delete
  9. Que post lindo Monique, cheio de simbolismos! Realmente, quando a gente termina uma Universidade, passa um flash back na nossa cabeça com tudo o que a gente enfrentou para chegar até lá. A gente sempre deve se lembrar de todos as nossas conquistas para sermos persistentes e não desistir nos percalços do caminho, pois eles existem. Que este mês de setembro marque mais uma etapa positiva na sua vida :-). Bjs e bom setembro!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Sandra, acho que isso acontece com todo mundo, acho que e impossivel a gente nao lembrar de todas as dificuldades que apareceram e mesmo assim seguimos em frente e conquistamos o que queriamos. Que setembro seja um mes muito positivo e abencoado pra gente =)
      Beijinhos

      Delete
  10. Que linda Monique!!! Me emocionei com este post. Voce conseguira dar conta da nova vida academica sim, tenho certeza disso. E que muito mais acontecimentos lindos acontecam na sua vida.
    Abraco apertado!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Nani =). Espero que consiga mesmo e que venham muitas coisas boas pra gente nao so em setembrom as em todos os meses do ano.
      Beijinhos

      Delete
  11. Que incrível tua historia, aninha! To distante mas sempro penso em ti e nas meninas do k1. Mas em ti mais pq conheci ao vivo hihihi

    Parabens pela força, pela garra e fico muito feliz de saber que esta tudo se encaminhando bem na tua vida. Lembro como o inicio aqui nos USA foi dificil e agora ja ta tudo bem.

    Um beijao e fica com Deus.

    Clau

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Claudia =) E no inicio foi dificil me adaptar mesmo mas acho que faz parte do processo.
      Beijinhos

      Delete
  12. Ah, e bem que podias me dar umas aulas de como mexer com dinheiro!!! Sou péssima :( kkkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha se quiser depois a gente agenda um dia pra isso...rs.
      Beijinhos

      Delete
  13. Oi Monique
    Lindo post! Acho que foi um dos melhores que eu já li aqui no seu blog. Emocionante! Eu amo setembro! Fiz até um post sobre isso kkkkkk. Que setembro realmente continue sendo um mês maravilhoso!
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Luciana. Eu tambem amo setembro, acho que e o melhor mes do ano, e que ele e todos os outros sejam maravilhosos para nos.
      Beijinhos

      Delete
  14. Acho que serei mais uma a dizer que esse post está lindo !!Sua história é do jeito que eu gosto, com erros, acertos e com muita coragem pra seguir a diante no meio das dificuldades. Ja passei por essa fase, e ao mesmo tempo que lembro do sacrifício que fiz pra pagar meus estudos lembro dessa época como uma das melhores da sua vida.
    Não sei se de vez em quando te vem aquela sensacão de "caramba como eu consegui" rsrs em mim vem.
    Que a sua vida seja repleta de muitos setembros e tenho certeza que todos os outroas meses podem ser bons pra vc tbm, boa sorte lindona.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu sempre penso nisso Renata, em como consegui, nos sacrificios, nas vitorias, acho que pensar nessas coisas faz bem pra gente pensar nossa vida e dar uma melhor direcao pra ela. Tambem espero que todos os meses sejam maravilhosos para nos.
      Beijinhos

      Delete
  15. Oi Amiga, que bonita estória. ate me emocionei....se Deus quiser vc vai conseguir realizar mais coisas na sua vida...vc com certeza merece...é uma batalhadora bjjss no coração

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Nanny, espero conseguir mesmo e vir aqui no futuro falar sobre isso.
      Beijinhos

      Delete
  16. Monique, que post emocionante!! Espero que Setembro continue traznedo sempre boas novas para vc!! Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Aline, espero que todos os meses tragam coisas boas para nos.
      Beijinhos

      Delete
  17. Monique que historia mais linda a sua,me emocionei,voce 'e prova de que podemos sim vencer mesmo quando a mare esta contra,e olha voce nao 'e nada brega viu,esse era seu momento e voce poderia comemorar como bem entendesse so voce sabe pelo que passou entao nada mais justo que comemorar essa grande conquista,Parabens ... Historia 'e bem fascinante,antes de vir morar nos EUA historia era uma das minhas opcoes,a Historia 'e algo muito presente em nossa vida e atraves dela podemos viajar geracoes,nossa muito bom!!!Setembro tambem 'e um mes especial pra mim,mes em que casei,encontrei seu blog atraves do da Estefane ... DEUS abencoe sua vida a cada dia mais!!!Bjao :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela visita Julhia e obrigado pelo elogio, fico feliz de saber que setembro e um mes bonito e especial para voce tambem =) E que Deus possa abencoar muito voce tambem.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic