Pages

Monday, December 19, 2011

Natal do lado de ca...

 Hoje tava pensando sobre as diferencas/tradicoes de natal que ha em varios lugares pelo mundo. Ontem eu tava vendo um desenho da Era do Gelo especial de Natal e achei engracado, porque na tal era do gelo Jesus sequer havia nascido e muito menos outras culturas/povos que deram inicio/contribuiram para a comemoracao do natal.

Mas nao vou fazer um post historico sobre o que veio da onde, ou o quem influenciou o que, acho que de uma forma geral todo mundo sabe ou pelo menos a maioria, que Jesus nao nasceu em 25/12, essa data foi escolhida pela Igreja Catolica na idade media para atrair/agradar povos nao cristaos (ou pagaos) sob o dominio do Imperio Romano, esses povos costumavam comemorar o solsticio de inverno, que nada mais e que o nascimento do deus sol. Esse e so um dos muitos costumes que levam a comemoracao do natal a ser como conhecemos hoje.

Mas voltando aqui para epoca que vivemos e pra ser mais especifica o lugar onde moro agora, eu percebi que esse povo leva o natal super a serio, eu sempre me deparo com coisas que acho que jamais veria no Rio ou que sequer faria sucesso do lado de la. Engracado que jurava que a tal mesa da ceia seria basicamente a mesma coisa, e fiquei surpresa e descobrir que aqui as coisas sao um pouquinho diferentes. 

A minha primeira decepcao por assim dizer foi com o panettone, isso porque eu A-M-O!! Aqui nao e muito comum, nem encontra em todo mercado, ate agora so vi em um mercado e ele tava meio carinho, custava 10 dolares, e olhando a foto da caixinha, nem achei assim tao suculento ou bonito como aqueles maravilhosos do Brasil.

As musiquinhas de natal que se toca em todo lugar e o tempo todo, qualquer hora dessas vou ter uma overdose musical de tanto ouvi-las, sao super gracinhas, mas enche o saco.

Nao aguento em ver os carros "fantasiados" de renas, toda vez que vejo nao contenho o riso, colocam uns "chifes" de pelucia marrom de cada lado da porta e um "nariz" vermelho de pelucia no para-choque do carro. No inicio eu achava que eram aquelas familias com criancas que colovam isso, mas aqui onde moro ja vi dois carros fantasiados e os donos nao tem filhos ou sequer netos pra tal proeza, e na rua ja vi gente de todo tipo com seus carros fantasiados. Bem eu nunca, com filho ou nao colocaria isso no meu carro, mas enfim gosto cada um tem o seu.

As casas decoradas com bonecos, luzes, bichinhos que se mexem, e realmente como vemos na televisao. Tem bairros que andando por aqui da pra se sentir num filme. E nao pensem que sao decoracoes simples ou bonequinhos pequenos, a galera investe pesado nisso. Muitas casas tem bonecos enormes que se mexem, luzes e mais luzes enfeitando a casa. Eu acho super bonito, morro de vontade de tirar muitas fotos, mas tenho vergonha, vai que a pessoa ve e nao gosta?! Mas essa semana vou tentar criar coragem e tirar umas fotos pra colocar aqui...rs.

O costume da comida na ceia tambem e diferente, ninguem usa o famoso peru na ceia, alias nem tenho certeza se aqui tem isso. Eu vejo anunciando na tv e as pessoas comprando biscoitos, doces e algumas besteirinhas, mas nao vejo assim um costume de comida como eles tem no Thanksgiven. 

Acho super fofo o costume deles, de juntarem a familia e tirarem foto pra fazer cartoes desejando happy holidays e enviar para amigos e parentes. Aqui eu comprei uns cartoes e enviei para algumas pessoas queridas, foi super engracado, nunca tive esse costume, mas gostei de fazer isso. Os envelopes vem com aquela colinha nas beiradas onde e so passar um paninho umedecido e fechar, nos primeiros envelopes eu enchi de cola, fiz aquela lambanca, mas depois eu descobri a fantastica e simples tecnologia deles...rs. E o endereco que se estrutura bem diferente do Br, eu fiz todos os cartoes e coloquei os enderecos como eu fazia la depois que meu noivo viu e me falou que tava tudo errado, tive que preencher novos envelopes, na hora deu um pouco de raiva de mim, mas depois fiquei rindo sozinha da minha lerdeza.

Aqui em casa com a loucura da entrega dos moveis, acabei ficando fora de sintonia total com data. Hoje que  caiu a ficha que Natal e no proximo final de semana. Eu nao fiz nada, nao programei nada e sequer lembrei de comprar arvore, pra nao dizer que nao temos nada especial por aqui, tem uma guirlanda na porta...rs.
Aqui vou ver se fazemos alguma coisa especial de comida,  assim que cheguei comprei o presente de Natal do amado que ta guardadinho. Mas durante essa semana vou ver se compro uma arvore pequena e mais alguns presentinhos pra colocar no pezinho dela, porque arvore sem presentes nao e natal ne?!...rs. To brincando, acho que se e pra comemorar a simbologia de algo, Natal deve ser mais que trocar presentes e comer, dever ser pelo menos pra mim, relacionado a amor, uniao, perdao e porque nao se espelhar e tentar ser uma pessoa melhor?!
Falando em Natal, dezembro sempre foi pra mim um mes intenso e corrido, acho que o corrido e pra todo mundo ne?! Na sequencia desse ano vem Natal (e claro), dia 26 faco um mes in USA(Obaaaa) e dia 27 e meu aniversario, pois e, entrando na versao 3.0 esse ano, ja sei que poco comecar a pedir varios anti-idades agora...rs. E lembrar o fofildo da silva aqui que ele precisa incluir na programacao dele algo especial no meu niver (isso que da ter noivo esquecido), senao ele nem vai lembrar da data e muito menos do meu presente...rs. Sentiram a pressao na cabecinha dele?! 
Eu ainda nao vou desejar feliz natal pra ninguem, pois pretendo fazer um post mais perto da data nem que seja so pra desejar isso a todos voces.
Beijinhos
Share with the world:

12 comments:

  1. Ué, então tô vivendo em outro país porque aqui por essas bandas todo mundo faz ceia de natal (geralmente no dia 25) com uma comida que é muito parecida com a do Thanskigiving (peru, ham, green peas, green beans, pure de batata, gravy e por aí vai). Eu acho a ceia muito parecida com a nossa no quesito carne, só muda mesmo os acompanhamentos. Talvez você esteja se referindo à véspera do Natal, dia 24 pro dia 25? No Brasil geralmente se faz a ceia na noite do dia 24, aqui se faz no dia 25 (nem todo mundo, mas a maioria). Na noite do dia 24 as famílias geralmente comem coisinhas, entre elas doces, na frente da tv vendo filmes de natal. Dia 25 de manhã são abertos os presentes e depois tem a ceia/almoço. Mas a refeição é farta, nunca reparou nos filmes? Não vi muita diferença não. Quase um mês já! Passa rápido, né? Beijo, linda!

    ReplyDelete
  2. Tanto é que no Whole Foods e em outros mercados você pode até encomendar a sua ceia de Natal pré-pronta. Ano passado nós fizemos isso. E tinha peru, ham etc. Beijo

    ReplyDelete
  3. Eli, pelo menos entre as pessoas que convivo por aqui nao vejo aquele padrao de comida para a ceia. Pode ser algo pequeno, pode ser deles, eu realmente como coloquei no post nao tenho certeza do que e. Ja fui em 3 mercados nao vejo vendendo nada em especial pra essa ceia como via e encontrava no Brasil, nem como como dizem que se ve no periodo de thanksgiven, tem um mercado aqui mais proximo da gente, nem peru eles tem la vendendo. Mas enfim, essa foi minha primeira impressao, eu ja reparei que eles tem mesa farta sim, realmente sempre vemos isso em filmes.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. hahahahaahahah, eh bem assim mesmo Monique. Eu adorava o Natal ai desse lado onde voce mora, quando morei em MA, tb fui a New York City nessa epoca e menina, eh magico, como eh filmes mesmo. Eu amo como o Natal aqui eh bem caracteristico, frio, neve, decoracoes, tudo... eu tb achava as musicas de Natal chatas no comeco, de tanto que tocavam nas radios direto nessa epoca, mas com o tempo eu fui me acostumando, e hoje eu amo entrar numa loja e ouvir musicas da Natal pois entro no clima automaticamente haha.

    Quanto a ceia... depende de cada familia. Eh comum eles fazerem sim algo parecido com o Thanksgiving, com Peru novamente ou Ham (presunto), e tambem eh comum familias fazerem ceias totalmente diferentes do tradicional como aqui em casa por exemplo, minha sogra sempre faz comida mexicana (um banquete com varios tipos de pratos mexicanos no Natal) e eu como to super feliz de estar passando este Natal com ela hahaahahahaha, pois amo comida Mexicana, vou me acabar.
    Claro, sinto falta do Natal brasileiro tb, apesar de nao gostar muito do Natal no Brasil pelo fato de lembrancas que tenho do meu pai sempre estar de mau humor nessa epoca, e a gente nao ter decoracao nem nada disso. Soh tinhamos a ceia mesmo que eu amava, minha mae cozinha muito bem. Sinto falta disso. Queria era que meus pais pudessem passar o Natal com a gente aqui um ano desses pra eles verem como eh bonito. Eu amo o Natal nos EUA, mas prefiro o Natal no lado daih onde voce mora, porque o do lado de ca nao eh tao magico e caracteristico como ai.

    ReplyDelete
  5. Ah esqueci de comentar... voce vai fazer 30 mesmo??? Juro que achei que voce tivesse nos 25.
    Ah, outra coisa, eu nao tinha ideia de que dia 25 de Dezembro nao era o dia do Nascimento de Jesus. Adoro essas coisas de historia.

    ReplyDelete
  6. Hahahahaha...adorei Monique....morri de rir!!
    Olha eu moro ha tantos anos aqui nos EUA, fui pra Cancun uns anos e voltei e toooodos os anos fiz peru no Natal...rs. No Costco ou nos mercados grandes(tipo publix), voce deve encontrar!!! Nao abro mao nunquinha dessa delicia!!!
    Bom...quanto ao panetone aqui na Florida é bem facil encontrar os do Brasil, nao conheço bem NY, mas voce deve encontrar la na rua dos brasileiros, nao? Na 46! Parece que tem um supermercado brasileiro na 46 com a 34!!Quem sabe la esta mais barato!!
    Olha...o teu post ta tao interessante que eu poderia escrever horas aqui..rs...mas nao vou fazer né...tenho simancol!!!
    Feliz Natal na terrinha do Tio Sam minha querida, e que voce encontre tudinho que esta morrendo de vontade de comer!!!
    Bjks!!

    ReplyDelete
  7. Ai que orgulho dessa minha amiga que estudou historia, gente!! Adorei o seu review!!!
    Eu ainda nao sei como sao os pratos tipicos pq eh meu primeiro Natal, mas estou curiosa pra saber o que vai ter pra comer! :p Ryan disse que parecido com Thanksgiving...vamos ver...
    Achei engracado o q vc falou sobre as musicas de Natal, pq eu reparei tb q nossa, em todo canto toca isso, hahaha...
    Eu tb acho lindo as casas decoradas com luzes!!! Tb penso em um dia ter uma casa e deixar uma decoracao de luzes bem linda nela! :) eeeeeeee, qtas comemoracoes!!!! Que coisa boa!!! Coemora muito, vc merece!!! Beijo querida!

    ReplyDelete
  8. Olha isso mesmo que a Eli falou, geralmente a ceia eh feita no dia 25. Isso para mim foi um choque, meu roteiro ano passado foi: acordei dia 24 toda animada mas ja comecei me decepcionando pois os presentes nao podiam ficar embaixo da arvore por dois motivos; um meu enteado acredita em papai noel entao os presentes so podem aparecer no dia 25, o segundo que os gatos e a o cachorro ficam catucando tudo. Ai ja me desanimei mas deixei passar, me arrumei fui para casa da minha sogra e nada de comida. Sem almoco so sanduiche, a tarde fomos a igreja. Menina parecia desfile de moda todas as mulheres muito arrumadas, saltos, trench coats, mas a maioria das mulheres estava vestida com alguma cor ligada a Natal, vermelho ou verde. E os homens de terno e gravata. QUando acabou a ceia fomos para casa de uma prima do meu marido onde eles disseram que seria a festa, pensei eba a ceia. Que nada, tinha biscoito Ritz com dois molhinhos e um queijo fatiado. Essa foi a minha ceia do dia 24. Fiquei muito decepcionada, voce nem pode imaginar como estava a minha cara. Ai no dia 25 sim teve a ceia, mas como senti falta da minha farofa... Quanto a presentes, pelo menos a familia do meu marido me deu varios coisas de valor pequeno sabe? Nao eh igual no Brasil que as pessoas juntam o $ e compram uma coisa, mas uma coisa util, boa.

    Ja os cartoes, eu ano passado so recebi quatro cartoes e como nao sabia que aqui eles tinham esse costume nao enviei. Esse ano nos fizemos alguns cartoes, mas fizemos poucos foram todos praticamente para a familia do meu marido e os coworkers dele.
    Ai fiquei com preguica de ir comprar mais pois ja tava muito em cima. Ja sei que ano que vem tem que ser o dobro.

    ReplyDelete
  9. Adorei o seu blog, acabei de conhecer!

    ReplyDelete
  10. Nani, aqui realmente Natal parece como nos filmes, as luzes, as pessoas, as musicas. A comida o Rich me falou que e meio parecido mas segundo ele por esses lados ate mesmo pelo fato de ter pessoas vindo de tantos lugares diferentes, nao e dificil achar as ceias mais diferentes em muitos lares.
    Pois e menina infelizmente to entrando na versao 3.0...aff..queria eu parar nos 25...rsrs.
    Realmente Jesus nao nasceu em 25/12, a data que se especula do nascimento dele e por volta de final de outubro.
    Beijinhos

    Tati, menina eu adoro peru to na caca de um ja pra comprar e fazer...rs...Quanto ao panetone acho que nao vamos comprar, ta meio carinho ele, quando eu for a Manhattan vou da pesquisada no preco, mas acredito que la deva ser mais caro do que aqui onde moro. Mas querida pode escrever o quanto quiser, eu adoro ler, adoro quando voces comentam, nao sinta-se envergonhada quanto a isso, fora que pra mim tudo e novo, entao gosto mais ainda quando voces que ja moram aqui ha mais tempo deixam umas dicas ou falam a respeito, assim ja vou conhecendo.
    Um Feliz Natal pra voce tambem e tudo de bom!!!
    Beijinhos

    Tacia, haha boba voce heim...rs. Eu imagino sua expectativa de conhecer a tao famosa ceia daqui, depois conta pra gente o que teve pra comer, assim pro ano que vem ja vou saber...rs. Eu tambem quero muito ter uma casa pra fazer essa decoracao linda que vejo por aqui, sou fascinada por elas..rs.
    Beijinhos

    Thabata, esse choque eu tambem tive, ceia so dia 25?? Wow..gosto tanto dela dia 24...rs. Mas enfim ne. Acho tao interessante ler a experiencia de voces, acho que os sentimentos e as sensacoes sao as mesmas que quem chega agora tem. Esse costume do cartao eu ja sabia que tinham, entao assim que cheguei comprei alguns pra enviar.
    Beijinhos

    Alala, bem-vinda ao blog!! Que bom que voce gostou e vou me sentir muito feliz com seu retorno =)
    Beijinhos querida!!

    ReplyDelete
  11. Aninha primeiramente adorei esse seu post,voce desenrolou o assunto de uma maneira muito legal.Eu to por fora total desse lance de natal,bom o que diz a respeito do que acredito e aprende sobre o natal e que e uma festa paga,como vc mesmo disse acima , então comemorar com arvore,ceia nunca foi algo que minha família fosse adepta ja que temos uma base biblica,apesar de não ser fanática e tals viu gente ,nem batizada em religião nenhuma.Mas o
    " natal" , Dezembro pra mim nada amis 'e que familia reunida,esse mes era o único que a família toda podia ficar reunida,abono,dinheirinho a mas então dava pra comprar um Peru (coisa que só se encontra no natal).Uma coisa que a gente sempre fazia no Brazil,mas de alguns tempos pra ca ja não mais era fazer amigo secreto isso sim eu adoravaaaaa e ficava na expectativa.Quem tinha me tirado?O que vou ganhar?kkkkkkkkk era muito bom...
    Mas confesso que acho lindo as arvores enfeitadas,e meu filho ele acredita em papai noel e isso nao tive coragem de falar a verdade pra ele preferi deixar ele viver nesse mundo magico em que na cabeça dele o papai noel existe,ja que esse mundo lindo infelizmente dura pouco :(
    Entao Ana ,tambem nao tenho arvore,queria muito uma pra colocar o presentinho do JP.kkkkkk
    beijinhos

    ReplyDelete
  12. Aline, que bom que gostou do post =)!!! Verdade incontestavel que o natal e pagao, e o que se comemora e a simbologia do nascimento de Cristo. Mas a data tem la sua beleza, eu acho super bonito essa epoca de confraternizacao, uniao e reuniao de familias que ela traz.Eu sempre gostei de amigo oculto, acho tao legal a surpresa de saber quem te tirou o que ia ganhar...rs. Eu tambem acho lindo os enfeites, as arvores, as luzes...enfim tudo...rs...No Wall Mart vende umas arvores baratinhas, tem arvore la por 14 dolares, e nem sao pequenininha nao, elas ja ate vem com os pisca-piscas.
    Beijinhos

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic