Pages

Tuesday, November 22, 2011

"Explode coração na maior felicidade..."

Hoje to no clima desse samba enredo, o visto foi A-P-R-O-V-A-D-O!!!! É isso ai, visto aprovadíssimo, hoje sou só felicidade e tranquilidade = )
Como prometido ai vai um post nos mínimos detalhes, pra ajudar quem ainda vai passar pela entrevista.
Eu cheguei no consulado era por volta de 6:20 e acabei sendo a primeira da fila. Quando deu umas 6:40 começou a chegar uma galera, na verdade acho que eles estavam "perdidos" na fila do visto de turista. Quando deu umas 6:45 chegou uma funcionária (eles usam um jaleco vermelho, com os dizeres Posso Ajudar?) e entregou um cartão de 3 vias (que era a senha) pra gente preencher com nome, RDJ e data. E também conferir por alto se tinha todos os documentos pedidos.
Então depois de uns 10 minutos a gente entrou, subiu para o 2ª andar, onde a atendente nos entregou o formulário de contato no RJ para ser preenchido e uma lista da ordem de documentos. Como eu já tinha a lista, (inclusive é essa deste post), eu só tirei da pasta e coloquei em ordem dentro do passaporte. Depois de ter feito isso eu levantei e entreguei a ela, não sei se é assim sempre, mas ela aceitou porque eu tinha sido a primeira a chegar, mas ela foi aceitando na ordem de chegada. Enfim, ela conferiu tudo nos mínimos detalhes e então assinei os formulários, com exceção do DS-156 K, já que esse só se assina na presença do agente consular na entrevista. Ela me devolveu tudo na ordem dentro do passaporte e pediu pra eu esperar ser chamada na cabine e entrega-los.
Depois disso, fui chamada numa cabine (as com o número 1 ou 2), onde entreguei os documentos e foram scaneados minhas impressões digitais de todos os dedos. Logo depois ela me devolveu minha certidão de nascimento, e pediu pra eu pagar o sedex no balcão do correio no 1º piso e subir pra aguardar ser chamada pra entrevista.
Subi e depois de uns 15 minutos fui chamada para a temida e aguardada entrevista (acabei sendo a primeira a ser chamada em tudo). Minhas perninhas tremiam igual bambu verde de nervoso e de frio, (estava muito gelado lá dentro). Me atendeu uma agente loira, americana que falava um português arrastado, ela foi bem simpática, me fez jurar falar a verdade e então começou a entrevista, ela me fez as seguintes perguntas:

- Como vocês se conheceram?
- Em que ano foi isso?
- Quantas vezes se viram?
-Você já foi aos EUA?
- Quantas vezes ele veio ao Brasil?
- Qual a data de nascimento dele?
- Onde ele mora?
-Qual a profissão dele?
-Vão casar nos EUA?
- Onde vão morar?
-O que ele gosta de fazer nas horas vagas?

Eu admito que não esperava tanta pergunta, mas achei bem tranquilo. A moça que me entrevistou foi bem simpática e me deixou super a vontade, o que me deixou surpresa, admito que achava que eles fossem grossos ou meio ignorantes, ainda bem que foi uma surpresa boa! No final ela me disse assim: "Ok...to dando  a aprovação do seu visto, parabéns e boa viagem." Quando ouvi isso me senti nas nuvens, agradeci e sai de lá com um sorriso de orelha a orelha. Ai passei na mesinha da menina, ela me deu umas orientações e sai de lá as 8:45 da manhã não acreditando ainda que tinha conseguido o visto. 
Então como fui a primeira a chegar e tava tudo na ordem e certinho fui a primeira a ser atendida em tudo e a primeira a ir embora e o melhor de tudo super cedo. Eu vou abaixo colocar sobre algumas dúvidas que eu tive e de repente pode ajudar outras pessoas:

- Que horas devo chegar lá, e onde saber qual a fila de noivos e de turista?
Apesar de informarem que seu horário é 7:15, o de todo mundo é marcado igual, e antes das 7 já tem funcionário te atendendo, eu acho legal chegar mais cedo, assim você acaba se adiantado. E a fila de noivo é do lado contrário da fila de turista, ou seja, sabe aquele lugar telhadinho e lotado, então você não fica ali..rs. Mas se tiver dúvidas, pergunte a um dos seguranças, eles te mostram na boa, e quanto a segurança não se preocupem ali é super vigiado, sabem que americano tem mania de segurança, e fora o tumulto que é pra visto, então vá na paz.

-Eu moro no RJ ou vou ficar no RJ esperando pra pegar o passaporte mais rápido, eu posso voltar no consulado pra pegar ele diretamente em vez de esperar o correio?
Não. Infelizmente o passaporte só é enviado pelo correio, você pode optar pelo sedex 10 ou sedex normal. Eles dizem que postam ele em até 2 dias úteis após a entrevista, e que tem um prazo de até 10 dias úteis pra chegar. E nem adianta chorar que já comprou bilhete eles não querem nem saber. Mas na prática esses prazos costumam ser menores, ainda bem né?

Tem alguma dica como preencher os formulários?
Bem eu segui os modelos do visajourney e deu tudo certo. Também já levei tudo na ordem, e deixei pra assinar tudo na hora que a atendente solicitou. E deu uma boa diferença, enquanto tinha gente enrolado se arrumando já entreguei tudo certinho. Hoje independente de tudo foi ordem de chegada, mas nem sempre é, e quando tem muita gente, ser um dos primeiros a entregar deve fazer toda diferença na hora de sair de lá.

Pode entrar de bolsa no consulado?
Sim, só não pode ter objetos eletrônicos como celular, mp4, notebook e afins. Assim que entramos passamos pelo detector de metais (idêntico de aeroporto), ou seja se puder evitar objetos metálicos é bom pra tudo andar mais rápido né?! Agora se tiver já separe para amostrar ao segurança, porque ele vai te perguntar sobre.

E se eu esquecer algum formulário ou documento que eles pedem?
Independente de qualquer coisa, vá a entrevista. A verdade é que eles são de lua, exigem mil coisas e tem dia que deixam passar o que falta dependendo do que for e tem dia que não. Hoje tinha gente sem comprovante de cidadania do noivo e passou numa boa, outra esqueceu de levar 2 formulários e deixaram preencher na hora, e tinha um casal que não tinha levado praticamente nada, e estavam lá preenchendo os formulários todos, se vão receber o visto eu não sei, mas podem aprovar e eles entregarem o que ficou pendente depois. É uma caixinha de surpresas não tem como saber, mas não falte e converse com quem te atende, não custa nada e quem sabe não é seu dia de sorte né?! Eles não me pediram nenhum comprovante de relacionamento, mas é bom frisar que não deixe de levar nada do que pedem, afinal não temos como saber o que se passa na cabecinha deles.

Outras dicas...
-Se sua entrevista demorar muito, tem algo parecido com uma lanchonete no primeiro andar, lá vende salgado e café, o salgado custa R$ 4,00 acho legal levar um kit fome pra lá...rs.
- Levar um casaquinho é uma boa idéia, dentro do consulado é frio, hoje o ar-condicionado tava no máximo e ainda tinha um monte de ventilador ligado. Passei frio lá dentro.
- Dentro do consulado tem banheiro e bebedouro
-Preste atenção no marcador eletrônico, a senha de quem vai entrar pra entrevista aparece ali.
-  E depois de sair da salinha da entrevista (geralmente sala 3), passe pela mesinha da atendente pra dizer que seu visto foi aprovado ou se lhe falaram sobre alguma pendência.
-Enviam pra sua casa 2 envelopes, um com seu passaporte e outro envelope vai escrito não abra, esse é pra entregar na imigração do aeroporto quando você viajar para os EUA . E nem precisa enfatizar que não é pra abrir né?!
Bem então por hoje é isso, espero ter ajudado. Obrigado de coração por todos os e-mails e mensagens que recebi de pessoas que me acompanham por aqui e outras tantas queridas. Fiquei super emocionada com tanto carinho. Qualquer dúvida, podem me chamar, gritar, escrever, sempre terei o maior prazer em ajudar vocês.

Beijinhos


P.S.: Eu moro no RJ e resolvi tentar a sorte e comprar a passagem para o dia 25/11, ou seja 3 dias depois da entrevista. Se alguém pensa em fazer algo parecido, é bom se lembrar que pode não receber o visto até a data do embarque, e que dependendo da época que for viajar pode não achar voo ou pagar uma fortuna pra trocar a data. Eu tenho isso na cabeça, de que vou gastar mais se esse visto não chegar a tempo, então é bom ter um plano B nesses casos. E se lembrar que companhias aéreas cobram multa,  e outras coisas pra trocar sua data de viagem e que é um bom dinheiro.

Share with the world:

13 comments:

  1. AIIIIIII, que maravilha. Sabia que ia conseguir na boa. To muito feliz por voce, voces! Agora sua vida vai dar uma virada de 180 graus, voce vai ver. Parabéns Monique!!! Beijao

    ReplyDelete
  2. Que alegria!!! Que noticia maravilhosa!!! Parabéns!!! Agora é correr para o abraço do maridão!!! bjss

    ReplyDelete
  3. Gigi!!!!!!!!!!!!! Que benção, estou muito, muito feliz por você!! Finalmente o dia chegou, e com muita alegria!!!! Que Deus te abençõe na sua viagem, e no sua nova vida com seu amor! Beijos com muito carinho, estou muito feliz por vc, yuhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ReplyDelete
  4. Anaaa!!Parabéns mais uma vez você merece, é uma pessoa batalhadora até conquistar a sua vitórias entre outras que viram concerteza!
    Te desejo sempre e sempre muitas felicidades!Agora só terminar de arrumar as malas eihn..

    Olha sobre as dicas muiiiiitooo obrigada vou usa-las concerteza.
    Estamos muito felizes em poder está compartilhando cada alegrias entre outra emoções..Bom são tantas palavras boas que aqui não terá espaço mais te digo muito de coração muitas Felicidadees para vocês e mais uma vez Parabéns!!Beijos!!

    ReplyDelete
  5. Ai que maravilha Monique :)!
    Agora é aproveitar o restinho de tempo no Br pq vai passar voando!

    Bjos e saia pra celebrar sua conquista :)!
    Parabéns

    ReplyDelete
  6. Parabeeeeeeeeeeeeeeeens......Uffa...que alivio que voce deve estar sentindo minha amiiiiga!!!!!
    Bom demais!!!
    Será que a camisa branca ajudou....rs??
    Beijocas!!!

    ReplyDelete
  7. Nani, obrigado eu to mega feliz também, nem acredito ainda.
    Beijinhos

    Nina, obrigado é verdade agora é só correr pro abraço.
    Beijinhos

    Tacia, é mesmo queria tanto que esse dia chegasse e chegou carregado de alegrias. Obrigado pela torcida, em breve estarei por ai..ebaaaa.
    Beijinhos

    Cintia, obrigado e você também merece e vai conseguir seu aprovado também! As dicas espero que ajude e qualquer dúvida estou a d
    Beijinhos

    Gisley, obrigado e já to comemorando e me despedindo de todo mundo.
    Beijinhos

    Tatiana, obrigado pela torcida e camisa branca ajudou sim, trouxe sucesso!!! E o sentimento agora é de tranquilidade e felicidade total.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  8. Feliz e emociona por vc! Em duas semanas será a minha =) Farei de tudo para que a gente se encontre pessoalmente algum dia :)
    Felicidades e você merece :*

    ReplyDelete
  9. Patricinha, obrigado!
    Beijinhos

    Poetry, obrigado querida, vou torcer muito para que você tenha uma boa noticia assim como tive a minha ontem. E vamos nos encontrar um dia sim, farei maior esforço pra isso ser possível.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. eeeeeeeeeeeeeeeeee
    Já falei e repito: to muito feliz por você!!

    obrigada pelas dicas!!!

    bjos

    ReplyDelete
  11. Monique parabéns Deus é fiel o que é nosso ninguém pode roubar!!!!! Feliz por vc querida te desejo toda sorte do mundoooooooooooooooooooooooooooooooooo. Tenha uma ótima viagem

    ReplyDelete
  12. Clau, obrigado pela torcida querida!!!
    Beijinhos

    Sandrinha, obrigado linda, e se Deus quiser você será uma das próximas a dar essa noticia pra gente.
    Beijinhos

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic