Pages

Monday, April 9, 2012

I hate doing laundry!

Fonte Google Imagens
La no Brasil lavar roupa era uma coisa super simples, ou eu colocava a roupa na maquina e depois pendurava no varal ou entao lavava no tanque e pendurava e pronto. Sabia qual sabao em po ou liquido usar, tinha o sabao em barra, branqueador, tira manchas e cloro, era tudo . E o melhor de tudo eu nao precisava sair de dentro de casa para fazer nada disso. 

Aqui a vida de lavacao de roupa mudou muito, primeiro se eu quero lavar roupa tenho que ir no laundry room no terreo do predio, aqui so tem 3 maquinas de lavar e 3 de secar, e nem posso reclamar muito, porque e melhor descer a escada com cesta de roupa do que ir em outro lugar carrengando aquilo.  Praticamente o dia todo as maquinas estao ocupadas, entao se eu quero lavar roupa preciso ir de manha bem cedinho ou entao bem tarde da noite. Outro motivo que eu tambem preferiria esses horarios sao para nao encontrar ninguem, porque fala serio, gente que nunca vi na vida vendo minhas roupas intimas e tudo mais, pelo menos pra mim e meio constrangedor. 

No Brasil eu sabia sempre qual produto usar, aqui fico toda perdida sem saber qual marca e melhor, qual funciona e por ai vai. Tudo bem que faz parte do processo ter que identificar o que serve ou nao para mim, mas e chato por causa dos efeitos colaterais. Sim, tem efeito colateral, porque vou te contar a quantidade de roupa que ja estraguei usando produto quimico errado. A poucos dias atras estraguei uma calca que nunca tinha usado, a calca era preta e saiu com uma mancha branca por conta de um clareador que foi junto sem querer nessa leva de roupa, ai que odio que me deu, fora as roupas mais finas que ja estragaram na maquina. Aqui as maquinas parecem ser mais potentes que as que tinha pelo Brasil, fora a maquina de secar. Quando termina o ciclo da maquina e eu tenho que tirar a roupa me da ate um frio na barriga de medo de ver o que estragou dessa vez. 

No quesito lavar roupa eu sinto muita falta de casa, porque sabe que eu acho que faz muita diferenca ter que secar roupa na secadora e poder pendurar no varal. Sei la as roupas da secadora saem meio grossas, amareladas, pode ser impressao minha, mas roupa que seca no varal parece melhor. Fora que essas maquinas daqui parecem um monstro, nao e dificil estragar roupa mais delicada. Agora para nao estragar mais nada, eu tenho lavado a roupa intima e as pecas mais delicadas na pia e secado aqui dentro mesmo, as roupas branquinhas ficam de molho num balde no cantinho do banheiro em cloro ou produto para clarear, para voltarem a ficar brancas e nao encardidas. Por hora tem funcionado, o saco e ficar esfregando roupa na pia e deixar uma varalzinho portatil do lado do aquecedor na sala de jantar, que uma vez por semana ganha essa decoracao horrivel...rs.

Tenho ate uma  historia engracada para contar sobre lavar roupa aqui. Teve um dia que eu desci para lavar roupa ja era umas quase onze da noite, a laundry room daqui do predio e meio tenebrosa, toda escura, tem uns quadros de halloween, bem odeio aquele lugar pois ele me da nos nervos. Nesse dia coloquei a roupa na maquina e tudo bem, mas quando eu fui pegar o sabao para colocar dentro, sei la que raio que aconteceu as secadoras da outra parede comecaram a funcionar, eu sei que sai literalmente voando, porque nunca cheguei tao rapido no meu andar usando a escada...rs.  O outro aqui que desceu la para terminar o servico, quando ele subiu me explicou que se sobra tempo e o sensor detecta alguem no lugar ele aciona sozinho, bem eu nao engoli essa historia, e nao voltei la para pegar mais nada, se ele nao fosse a roupa ia ficar la ate o outro dia. Uns 2 dias depois eu fui investigar a tal historia do sensor que aciona se ainda tiver tempo disponivel na maquina, bem e verdade isso acontece mesmo....rs...eu dei chilique naquele dia a toa, depois ate fiquei com vergonha mas enfim ja foi....rs...mas por via das duvidas fazer laundry agora nao e mais funcao minha...rs.

Ai gente adaptacao parece besteira, mas e tudo tao diferente, ate nas coisas bobas como lavar roupa a gente sente tanta diferenca. Mas enfim e vivendo e aprendendo, espero daqui para frente nao estragar mais roupas, e acertar nos produtos.
Beijinhos
Share with the world:

36 comments:

  1. Oi Claudia,

    Tambem moro em apartamento, mas no meu caso, a lavadora e secadora sao dentro do apartamento. Dai, faco a laundry sem grilos. Mas, acho que se tivesse que ser em outro canto do predio, acho que tambem acharia bem chato.
    Quanto a roupas finas, geralmente, lavo na mao e com um sabao proprio pra pecas finas. Mas, essa parte de dry air quando esta frio la fora, e um saco mesmo.
    Abracos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Beth, olha eu sou a Monique ta bom...rsrs....Quisera eu que aqui pudesse ter maquina de lavar e secar dentro do apartamento. Nao pode, temos que usar a area comum do predio para lavar, e um porre. Agora aprendi que roupas finas preciso lavar aqui dentro e secar tambem senao estraga.
      Beijinhos

      Delete
    2. Me desculpa pela confusão?!
      Acredito que tinha passado pelo blog da Cláudia. Daí, vim aqui, estava pensando no seu nome, e digitei o dela.
      Bjos

      Delete
    3. Beth, tem problema nao. Eu tambem ja fiz isso =)!
      Beijinhos

      Delete
  2. Hahaha!Ai Gigi, lavar roupa é um saco mesmo.
    Se eu te contar que a primeira vez que lavei roupa na vida, foi quando cheguei aqui? POis é, minha filha...estou atrasada nesse sentindo. Minha mãe me deu umas dicas, mas quem me ensinou a lavar roupa foi o Ryan, haha...imagina receber aula de homem, hahaha...
    Ele lava as próprias roupas, mas as vezes eu acabo lavando as dele, porque acabo separando as cores, e ele imagina...nunca nem fez isso. Hahaha!
    Logo que cheguei e comecei a lavar as roupas, eu não limpava o filtro da secadora, deixei meses sem limpar, quando foi um dia o Ryan usou a secadora para secar as roupas que ele tinha lavado, e nada da roupa secar, vários ciclos de secagem e nada, quando ele foi verificar o filtro, imagina: CHEIO de PÓ ou sei o que é aquilo, pelinhos talvez? Enfim, ele quase me matou com o sermão, dizendo que aquilo pode pegar fogo, etc, etc...mas minha filha, eu nem lembrava que eu tinha me falado que tinha que limpar o tal filtro...foi muita informaçao de uma vez para minha cabecinha, hahaha....
    Ainda bem que vc pode msm usar a lavanderia do seu prédio. OLha que engraçado, minha irmã que mora na Suíça, tem que agendar o uso da lavanderia, e quando a pessoa agenda, a lavandeira é só dela, não tem ninguém para atrapalhar. Suíço é muito certinho, né?
    beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O outro aqui me ensinou tambem como usar essas maquinas e como lavar roupa aqui, porque eu sabia fazer isso la no Brasil, aqui eu achei bem diferente...rs. Eu ate comecei a separar roupa por cor mas ai eu precisava usar mais de uma vez a maquina, aqui so tem 3 para o predio todo e ai ja viu ne, da fila de espera...rs. Eu ia adorar se pudesse agendar pra usar, assim eu separava tudo e usava so eu em paz, povo avancado e outra coisa ne?!...rs.
      Beijinhos

      Delete
  3. Assim e complicado. Tambem ja destrui no passado roupas na secadora porque nao li a etiqueta e sequei e encolheu. Agora sempre leio, eu ja achei os produtos que eu gosto. Faco laundry direto aqui, sempre estou lavando. Mas algumas roupas que nao da para colocar na secadora eu deixo no banheiro para secar penduradinho, ja fazia isto na minha epoca de Au pair, porque secar na secadora estraga e muito a qualidade das roupas. Beijos Ana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai Van agora to comecando a ler as etiquetas, mas sabe que nao confio muito, tem roupa que vejo e ela tem cara que estraga na secadora...rs. E verdade tambem nao gosto de secadora ja reparei que ela estraga muito a roupa mas infelizmente nao da pra secar tudo aqui em cima.
      Beijinhos

      Delete
  4. Engraçada a sua história Monique!! Por aqui funciona assim também, nos prédios também há um laundry service e em alguns pelo que sei há uma tabela que você precisa reservar o seu dia para lavar roupa. Em alguns prédios é permitido ter lavadora no próprio apartamento, mas em outros não. Por sorte desde que moravamos em um apto em Zurique sempre tivemos máquina de lavar em casa, então eu nem tive que passar apuros...rs... Mas umas amigas também já me contaram muitas histórias sobre os dias de lavar roupa. Como agora moramos em uma casa esse processo também não é complicado. Mas logo logo vc. se acostuma. Vivendo e aprendendo né! Bjssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra se aqui pudesse reservar seria otimo, ai tem que ficar indo cedo ou bem tarde da noite para conseguir lavar. Onde vivo nao pode ter maquina no apartamento uma pena e um saco.
      Beijinhos

      Delete
  5. Eu me lembro do meu primeiro apartamento.Tínhamos que fazer as mesmas coisas tb.Foi difícil no começo mas é bem melhor quando vc tem sua própria laundry/dryer.

    No meu caso, se eu demorasse muito, as minhas roupas estariam todas espalhadas no balcão.É, por aqui é assim, eles não esperam vc vir pegar não! Se precisarem usar e suas roupas estiverem ocupando espaço e o ciclo tiver terminado, eles tiram meeesmooo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui onde vivo nao pode ter maquina, ai a gente passa esses apertos para lavar roupa. Aqui o pessoal nao pega nao, mas te olha com uma cara super feia se voce demorar em tirar, eita que coisa esse povo ai =(!
      Beijinhos

      Delete
  6. kkkkk assunto interessante! Quando eu era au pair eu achava o máximo só jogar as roupas de uma máquina pra outra e deu. Eu nunca lavei roupa em casa e não sei como fazer e o que usar, então pra mim tá bom kkkk mas quero me tornar uma boa dona de casa, então quero aprender truques ,)

    bjo linda
    ( a beth te confundiu comigo hihi)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem entao voce vai adorar mais ainda ser dona de casa assim, o ruim e ter que aprender a achar os produtos certos e melhores para nao sair estragando roupa que nem eu....rs. Pois e ela me confundiu contigo mesmo...rs
      Beijinhos

      Delete
    2. Beth, nao se preocupe acontece com todo mundo trocar o nome. Tambem gosto de voce =)!
      Beijinhos

      Delete
    3. acho o máximo ser confundida com a aninha, porque ela é uma linda =)

      Delete
    4. Clau sua linda =)! Eu que fico feliz em ser confundida com alguem tao linda e especial que nem tu!
      Beijinhos

      Delete
  7. Oi Monique! Na epoca de Au Pair perdi tanta roupa e sutia por conta da secadora...mas agora eu to esperta! hehehe. Sofas e cadeiras la em casa viraram "varal" em dia de laundry. :) Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai Re entao sua casa fica igual a minha em dia de laundry...e um terror, eu tambem perdi algumas pecinhas aqui por conta disso.
      Beijinhos

      Delete
  8. Oi Monique!!!
    É incrivel como uma atividade tão simples como lavar roupa acaba gerando tanta confusão! hehe... mas logo vc acostuma. Claro que é melhor lavar em casa, mas quando eu ia na laundry, eu sempre levava um livro. Li muita coisa boa neste tempo... E não sei se é a maquina ou os produtos que são mais fortes, acho que os produtos são mais concentrados!!! bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade Bia, ate lavar roupa vira um stress por aqui...rs Eu nao fico esperando la embaixo nao, eu deixo a roupa e subo depois volto para colocar na secadora. Aqui eu tambem acho que os produtos sao mais concentrados do que ai.
      Beijinhos

      Delete
  9. Monique mulher... Post interessante, viu? hhehehe
    Mas sabe o q mais gostei? A sua observação no final... Adaptação é assim. Até lavar roupa é mais difícil pra gente. Será q todo mundo entende isso?!
    O meu melhor amigo tb é um imigrante. Ele é sul africano naturalizado australiano e SEMPRE me falou que imigrar é como morrer e nascer de novo. O seu restaurante favorito no novo país, qual é? VC NEM SABE! VC n sabe os nomes das ruas, qual xampu comprar... NADA!
    Por isso, é extremamente importante estar com alguém q tenha paciência e entende essa nossa fragilidade.
    É vivendo e aprendendo LITERALMENTE, todos os dias. SEMPRE.

    VC é lindaaaaaaaa! Amo seu blog!

    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca acho que nao, porque tem tanta gente que acha que a gostamos de reclamar a toa, nao tem nocao de como e reaprender TUDO, como a observacao que seu amigo fez, a gente nao sabe nada, nao conhece nada, se sente perdido o tempo quase todo. E matando um leao por dia ne?!...rs
      Obrigado querida, voce e um amor de pessoa =)!
      Beijinhos

      Delete
  10. Oi, Monique

    Não deve ser fácil essas adaptações heim?!
    Quando estive em Orlando precisei lavar algumas roupas e eram nessas máquinas...enfim qdo fui tirar a roupa levei um susto porque tudo tinha encolhido, na hora pensei ferrou o shorts da Gabi ficou parecendo de boneca kkkk mais ai depois voltou e pensei ainda prefiro as máquinas de lavar do Brasil.
    Acho que vc está se saindo muito bem viu!!

    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ro, se adaptar porque tem que reaprender tudo nao e facil mesmo, tem horas que da vontade de sair correndo....rs. As maquinas daqui assustam mesmo, tudo encolhe ou estraga ou desbota e um saco, to contigo as maquinas dai do Brasil sao bem melhores nesse ponto. Obrigado =)!
      Beijinhos

      Delete
  11. Monique, esta coisa de adaptacao e' complicada mesmo, e coisas que todo mundo acham que e' super simples podem se tornar um pesadelo. Um dos lugares que morava em Cleveland era assim, havia duas maquinas de lavar e duas de secar para o predio todo, e ainda precisvamos pagar $1 por lavagem e secagem, um saco! Lembro que a primeira vez que fui comprar produtos, eu comprei detergente em po e liquido, achando que o liquido era amaciante hahaha nem li o que estava escrito rsrsr Hoje ja achei meu rumo, e admito que soco tudo tanto na maquina de lavar qnto na de secar. Eu nao tenho paciencia de lavar nada na mao nao rsrsrs Eu particularmente acho os produtos daqui mais eficientes do que no Brasil, os tira manchas sao otimos!!! Boa sorte para vc, e com calma vc vai se adaptando. O processo e' mais lento do que gostariamos, mas ele e' continuo!!! Bjuss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu ainda nao comprei nada errado, mas ja usei produto demais e a roupa saio toda manchada ou dura com o vestigio do sabao...rs...Ai a gente faz cada uma ate acostumar ne?! Eu ainda gosto de separar alguns tipos de pecas para lavar na mao, ja estraguei muita roupa agora tenho um pouco de medo da maquina...rs.
      Beijinhos

      Delete
  12. Gracas a Deus aqui em casa tenho minha propria maquina de lavar e secar dentro de casa. =)

    Quanto as roupas de cor me adaptei super bem, lavo tranquilamente e seco tudo na secadora. Acho muito pratico, se eu quisesse poderia viver apenas com duas mudas de roupa ja que tudo seca tao rapido.

    Para mim, o pior foi o fato de nao ter tanque aqui em casa. E eu tbm gosto de deixar as roupas brancas de molho no cloro, principalmente pano de prato. E nao posso fazer... =(

    Nao da para lavar os tenis como no Brasil, bones, ja disse para o marido o dia que comprarmos a nossa casa, o tanque sera item indispensavel =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai isso e meu sonho de consumo, morar num lugar onde eu possa ter minha propria maquina de lavar e secar. Aqui tem essa vantagem se precisa lavar algo urgente seca praticamente na hora. Eu quando quero deixar roupa de molho deixo no cantinho do banheiro durante a noite e no dia seguinte de manha eu lavo, isso para nao causar acidentes...rs. Um tanquizinho faz falta mesmo, mas na sua casa vai poder colocar o que voces querem e precisam =)!
      Beijinhos

      Delete
  13. Monique, entao são 2, porque eu também odeio lavar roupa. Na verdade, odeio qualquer serviço doméstico. Mas vou ser sincera, acho lavar roupa aqui bem mais fácil e prático do que no Brasil. Esse lance de lavar algumas peças de roupa no tanque porque estragam na máquina e pendurar no varal é terrível. Sempre odiei varal. Alem de ser um saco pendurar, esperar horas, às vezes dias, dependendo do clima, para secar, ainda tem o trabalho de pendurar e depois tirar. Aqui não tem nada disso. Já encolhi roupas aqui também, é chato quando acontece, né, mas depois a gente vai aprendendo os macetes sobre como evitar isso. A dica de ler a etiqueta da roupa ajuda, mas não é infalível. Meu marido tem umas blusas de linha que ele comprou fora e encolheram apesar de a gente ter seguido à risca as instruções no label. O tipo de máquina também conta. Não sei como são essas máquinas comunitárias porque nunca morei em apartamento aqui, mas acho que eu odiaria isso, sem contar a falta de privacidade. Quando mudamos pra esta casa preferimos comprar a washer e dryer porque assim pudemos escolher máquinas excelentes, que tem varios ciclos, pra cada tipo de roupa, nível de sujeira etc. Fez MUITA diferença. É verdade que é um saco ter de aprender a usar cada ciclo, mas depois que a gente aprende não dá tanto trabalho assim e nem as roupas encolheram mais. As roupas do Oliver, por exemplo, que sujam de leite e comida, saem sem nenhuma mancha porque usamos o ciclo específico para esse tipo de roupa. No Brasil minha mãe tem de ficar colocando de molho na agua sanitária. Eu acho isso sim super trabalhoso. Mas o fato é que mesmo com a praticidade daqui, eu ainda reclamo de ter de mudar as roupas da washer pra dryer e da dryer dobrar e levar lá pra cima. hahaha... Oh preguiça do caramba, hein? rs.... Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai menina lavar roupa e um pe no saco ne?! Coisa que consome tanto tempo, ai odeio...rs. O ruim daqui do predio e que sao maquinas mais antigas, entao nao tem muito ciclos disponiveis para os tipos de roupa, se eu tiver uma peca muito manchada preciso tirar a mancha lavando aqui em cima antes. Eu agora peguei o costume de ler etiqueta, mas como voce bem ilustrou nem sempre elas dizem a verdade...rs. E voce tem razao, ter que ir a algum lugar lavar roupa e horrivel, nao tem privacidade nenhuma, ai como odeio essa vida de laundry room...rs.
      Beijinhos

      Delete
  14. hahahahahahaha eu to aqui imaginango voce correndo dos "fantasmas". Monique eu teria feito o mesmo! Nunca vi essas de sensores por aqui. Olha, lavar roupa aqui eh muito facil. Eh questao de adaptacao mesmo. Lembro quando eu cheguei e minha host mother me ensinou a usar as maquinas, tive que anotar porque era muito pra minha cabeca. haha. Mas depois de uns dias jah fazia de olhos fechados. Eu amo lavar roupa aqui pelo simples motivo de que NAO preciso passar roupa no final. Sai da secadora pronta pra ser dobrada. Agora eu entendo seu sofrimento de ter que ir em algum lugar pra lavar roupa. Quando eu morava no Arizona a gente nao tinha maquinas na casinha que moravamos entao eu tinha que ir toda semana lavar roupa numa lavanderia. ERA UM SACO, ter que carregar cestas de roupa suja pra ir, num carro sem ar condicionado (o ar condicionado do meu carro nao funciona) num calor de quase 50 graus, se fechasse a janela do carro morria abafada, se abrisse morria queimada com o vento quente na cara. E pra piorar na lavanderia nao tinha ar condicionado, soh ventilador, era tao abafado, eu queria morrer. Fiz isso por 5 anos, no ultimo ano eu dei um ultimato ao Bryan, falei que ateh o verao de 2011 se a gente nao tivesse mudado pra um apto ou casa com maquinas, eu iria ir embora. Ele nao queria sair de onde moravamos de jeito nenhum porque era barato, e nao tinha vontade de morar em apartamentos. Chegou a um ponto que eu nao aguentava mais. A sorte dele foi que no final de 2010 a gente mudou pra Farmington, e encontramos uma casinha pra alugar com maquina de lavar e secar. Agora estamos com meu sogro ateh a nossa casa ficar pronta. Meus pais deram pra gente uma maquina de lavar e de secar. Nao vejo a hora de comecar a usar. Eh um sonho mesmo ter maquinas em casa, poder colocar as roupas pra lavar e poder usar o tempo pra fazer outra coisa sem precisar ficar esperando.

    ReplyDelete
  15. Menina, eu n sabia q ai era assim, Deus me livre guarde de n poder ter maquina de lavar em casa. Tb tenho o tipico varalzinho para roupas intimas que coloco preso no aquecedor, rs bjsss

    ReplyDelete
  16. Ai, jura que voce prefere pendurar no varal? Nem morta eu abro mao de uma secadora, principalmente pois quando as roupas saem dali, ja estao prontas pra serem guardadas e nao tenho que passar nada. Alias, nem sei onde o meu ferro de passar foi parar, nao faco isso ha seculos. Eu nao acho que as minhas saem amarelas e duras, voce ja pensou em comprar um amaciante ou those sheets you put in the dryer? Eu nem teria tempo de extender tudo, esperar secar, tirar do varal e tal... No way!

    Eu nao me importo de fazer laundry, mas, porem, entretanto.... rs...

    Eu MORRO de saudades da minha maquina de lavar e secar. Quando nos mudamos pra esse ape (vindo de uma casa), tive que deixar as minhas maquinas na casa do meu pai, pois nao tinhamos hook up no ape. Eu odeio ter que tb descer pro laundry room e as vezes ter que esperar algum cristo acabar de lavar as coisas dele(a) pra eu poder fazer a minha (a gente tem 2 maquinas de cada).

    Um dos outros motivos que nao vejo a hora de comprarmos uma casa e pegar as nossas maquinas de volta!

    bjos

    ReplyDelete
  17. Eu to pra fazer um post falando da laundry daqui do meu prédio, vou reclamar muitooooooooooo se prepare rsrs,bjkss

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic