Pages

Sunday, January 6, 2013

A experiencia de ser consumidora por aqui.

Ser consumidor por aqui acho que e  uma experiencia muito melhor que no Brasil, seja por empresas, atendimento a cliente ou mesmo em lojas. Acho uma maravilha ligar pra uma central e nao esperar 40 minutos para ser atendida e um atendente sem vergonha desligar minha ligacao, ou enviar um e-mail para uma empresa e nunca ser respondido, aqui eles levam a serio essa coisa de tratar bem o cliente deles. 

Eu quando cheguei fiquei meio perdida em relacao a produtos, nao sabia qual marca de detergente eu comprava pra lavar roupa, qual era o melhor xampu para meu cabelo, creme, condicionador, sabonete, absorvente, etc. Me sentia muito perdida sobre o que comprar, entao eu fiz como muita gente, fui la no "santo google" fazer as famosas pesquisas e ler reviews de outros consumidores para ter alguma nocao e claro que pertubei as amigas que ja viviam por aqui pedindo dicas.

Eu  lembro que fiquei curiosa sobre uma marca de detergente liquido e por curiosidade enviei um e-mail perguntando sobre componentes quimicos (pois tenho alergia a alguns quimicos, minha mao comeca a descascar e cocar muito) e outras coisinhas, fiz mais por fazer porque nem esperava resposta. Pois umas horinhas depois tinha uma resposta da empresa e um formulario no e-mail para eu preencher para eles me enviarem uma amostra gratis. Me senti surpresa com essa espontaneidade deles em me mandarem uma amostra. Depois de um tempo percebi que essa empresa nao era a unica que fazia isso, por aqui nao e dificil conseguir amostras de produtos, tanto que tem blogs, sites e paginas pelo facebook especializadas em informarem sobre os bons deals do dia para quem interessar. Resolvi aproveitar do costume para testar novas coisas e na pior das hipoteses eu ja sabia o que nao comprar ou pegar nem de graca.

Essa politica de enviar amostras e uma coisa otima para os dois lados, o jeito da empresa ganhar mais consumidores e um jeito da gente testar os produtos antes de comprar. Eu vez por outra "to pegando" essas amostrinhas, principalmente aqueles de produto para o cabelo e cha, apesar de nao ser inglesa amo um cha...rs. Fiz grandes descobertas e achei produtos que to in love.

A grande descoberta para minha pessoa ou melhor para meus cabelos foi esse produto da foto. Pois como faco progressiva e logo depois de uns meses a raiz cresce e os "problematicos" aparecem, um produto que da um trato no visual cairia bem ne?! Quando recebi essa amostrinha nao dei nada por ela, mas foi magica. Voce passa um pouquinho no cabelo antes do secador ou da prancha e voiala, cabelos brilhosos, mais lisos e sedosos, ficam com aparencia de quem acabou de sair do salao. Apesar de ser para cabelos etnicos, o meu cabelo que nao e crespo so e enrolado se deu muito bem e a melhor parte e que custa baratinho e voce acha facinho nos mercados e farmacias por aqui.

Fonte google images
Aqui vao umas fotinhos das coisas que recebi "di gratis" em casa em 2012:



Pois e meu povo, adulta boba planejando ferias na Disney...rs




com excecao das 3 ultimas fotos que foi um chaveiro lindinho que ganhei da Eli, a caixa de remedios que minha mae enviou e um pezinho de mini-rosas que ganhei do marido.

Eu nao sou nenhuma dessas doidas que sai pedindo o que ve pela frente so por pedir, eu so peco coisas que me interessam e me sejam uteis, gostei muito de alguns produtos tanto que virei consumidora fiel e outros passo longe de tao ruim que foram. Tem algumas lojas onde e possivel voce curtir no facebook e participar das promocoes bem facinho como Bath, Body and work e Target. A coisa legal e que muitas vezes voce so precisa passar na loja e pegar o produto, o que e feito super facil, ninguem fica empurrando compra pra voce ou olhando de cara feia. Sao por essas e outras que digo que aqui eles sabem tratar bem o cliente, bem diferente do Brasil onde muitas lojas precisam aprender sobre cortesia e bom atendimento. E fora que se voce em muitas delas da um feedback do atendimento no site deles, ganha descontos nas proximas compras. E se antes de sair as compras voce tiver paciencia e possivel achar online cupons ou promocoes para usar nas lojas ou compras online mesmo.

Aproveitando o assunto eu lembrei da Sephora que e uma loja que eu amo, gosto muito do programa Beauty Inside onde a cada compra voce junta pontos para trocar, fora que eles sempre enviam cupons de desconto, amostras de produtos e em cada compra voce pode escolher 3 amostras e ainda pode participar de outras promocoes como escolher brindes ou amostras de luxo, legal ne?! Mas no Brasil agora tem Sephora e eu pergunto a voces, la tem as mesmas vantagens daqui? A resposta e nao! Sei la o que acontece com empresas por la e essa falta de cortesia com as clientes brasileiras da Sephora me decepcionou muito =)

E voces que vivem fora dos USA, como e ser consumidor por ai? A gente e bem tratado e tem mimos ou e que nem pelo Brasil, querem que voce compre e suma da frente deles o mais rapido possivel?...rs

Beijinhos


**Esse post nao foi pago por nenhuma empresa, foi so minha experiencia que quis compartilhar com voces. 





Share with the world:

32 comments:

  1. Interessante como as coisas são aí, bem diferentes do Brasil! Aqui, se a gente pergunta qualquer coisa eles simplesmente ignoram, não te respondem direito se você manda e-mail, essas coisas, um desaforo! Só em loja de roupas mesmo que quando você menos quer, ficam vindo 489758975 vendedoras com a mais simpatia (leia-se fingimento) querendo te vender coisas! E as que saem da loja e vão até a vitrine te perguntar se quer alguma coisa?? Eu tento me controlar,mas eu já voltei um "se eu quisesse eu entrava na loja, moça!!" hahaha quero ver como vai ser na Alemanha agora!

    beijos flor, tenha uma boa semana :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui e bem diferente do Brasil mesmo, uma das coisas que mais estranhei foi o fato de nao ter vendedor enchendo os aco pra empurrar compras, isso e otimo! Acho que na Alemanha sua experiencia como consumidora vai ser melhor que por ai, mas depois conta pra gente como foi.
      Beijinhos

      Delete
  2. Caraca Monique!!! Quanta dica boa! Vou passar a pegar mais brindes pra testar produtos antes de comprar! Faz todo sentido!

    Valeu!

    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se voce tem duvidas ou quer experimentar algo novo, acho esse o melhor caminho pois assim quando voce for comprar ja vai conhecer o produto e sua compra vai ser mais consciente.
      Beijinhos

      Delete
  3. Essa gentileza toda tinha que ser nos USA, porque aqui no Brasil que eu saiba eles não mandam amostras...mas sabe que vc me deu uma idéia vou fazer um teste com os produtos que tenho vontade de experimentar...na sephora eles mandam amostras desde que vc gaste acima de R$ 170,00 é demais né?!

    Achei legal que até revista pode ser cortesia...por isso aproveite esse beneficio por aí.

    Depois te conto como foi a experiência por aqui.

    Uma ótima semana.

    Bjs *.*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse da Sephora de precisar gastar 170 e um absurdo heim...aqui eles dao a partir do momento que voce compre qualquer coisa e se for comprar na loja as vezes nem precisa comprar nada. Depois conta pra gente sim.
      Beijinhos

      Delete
  4. Eu nunca pedi amostras por email ou serviço do consumidor, então não sei como funciona isso por aqui. Mas em lojas como a Body Shop, por ex, se vc se interessar por algum produto e estiver em dúvida sobre a compra, as vendedoras te oferecem uma amostra. Eu acho isso muito bom pois vc pode testar o produto antes de comprar. Até em corners de cosméticos finos como o da Shiseido, Lancome e Clarins, já ganhei amostrinhas de cremes, sem precisar comprar nada, só porque pedi informação de alguns produtos. Realmente é muito bom quando a vendedora não fica tentando te empurrar as coisas. No Brasil eu tinha até medo de entrar em certas lojas,rs... pois sabia que seria "bombardeada" lá dentro, rs...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem acho essa politica bem legal, assim da pra gente comprar mais consciente e sem arrependimentos depois. No Brasil e triste mesmo, os empresarios por la tem muito o que aprender sobre bom atendimento e cortesia com o consumidor.
      Beijinhos

      Delete
  5. Oi Monique! Fiquei surpresa por saber que você não recebia amostra grátis de algumas empresas, prá mim isso é tão comum! Eu e minha irmã reclamamos de tudo por telefone e e-mail e sempre ganhamos um brinde ou outro, claro que sempre tem uma alma sebosa que não dá a mínima prá gente, daí aconselhamos nossas amigas a não comprar nada daquela empresa. Infelizmente, há muita falta de consideração com o consumidor aqui no Brasil, mas eu não deixo barato, já fui parar no tribunal de pequenas causas por causa disso e um amigo meu já ganhou 3 ações contra lojas e empresas de telefonia. A gente é que manda não esses almofadinhas de meia tigela e acho que você está mais que certa, temos que fazer valer nossos direitos em qualquer lugar. Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu nunca consegui nada por ai, mas pra ser sincera eu tambem nunca pedi...rs. Quando eu era ma atendida ou nao gostava de alguma coisa eu colocava a boca no trambone e reclamava tambem mas dai consegui algum brinde ou ganhar algum mimo deles, nunca me ocorreu...rs. Acho que voce ta certissima, ta cheia de empresa abusando e eles tem que responder perante a justica pelo descaso ou enganacao ao cliente sim e nosso direito e nosso dever fazer valer porque se depender de almofadinhas...vamos morrer esperando.
      Beijinhos

      Delete
  6. Que legal, Gigi!! Realmente é uma ótima tática para as empresas enviarem amostras assim sem muita complicaçao, pq como vc disse o consumidor consegue testar e se tornar um comprador fiel como vc, hihi. Faz muito bem!!
    Uma pena o atendimento ser tao difirente no Brasil. Pq será isso? Que triste. Deveria ser igual em qq lugar, afinal é a imagem (da Sephora no caso) da empresa que está lá e aqui. Super estranho. Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu gosto bastante de experimentar antes de comprar, nao e tudo que da pra fazer isso mas o que da eu to tentando e percebo que ultimamente tenho feito compras mais conscientes e sem arrependimentos. A Sephora me decepcionou muito mas nao e so ela, em geral sao todas as empresas que dao mancada por la, tambem nao sei porque, talvez seja pelos fato dos consumidores no Brasil nao serem tao exigentes quanto por aqui...uma pena.
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique quanta coisa legal!!Eu não me lembro de ter recebido nenhuma amostra assim especialmente pra mim pelo correio.
    Tem horas que eu tenho vontade de fazer a mesma coisa mas eu não como fazer e acabo sempre deixando pra depois, vc está certíssima em usufruir do seu direito de consumidora pois mtas vezes investimos em coisas que acabamos não gostando.
    Qto ao atendimento ao publico aqui não tenho do que me queixar, eles são gentis e respeitam bastante o consumidor.
    Depois me passa as dicas rsrs.
    Bjoss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu acho que tenho um pouco de sorte porque eu vejo o que te de bom disponivel por ai de vez em quando, eu sempre esqueco ou quando lembro tenho preguica...rs. Mas eu gosto de poder testar antes de comprar, acho que agora tenho feito compras mais conscientes e comprado realmente aquilo que serve. Pode deixar, a medida que for gostando eu venho deixando as dicas...rs.
      Beijinhos

      Delete
  8. Monique,

    Uma das coisas que amo aqui é realmente o atendimento respeitoso ao consumidor, e que funciona.
    Quando estive no Brasil, agora lá em dezembro, minha mãe estava no meio de uma novela prá conseguir trocar um colchão que veio errado. E a empresa empurra prá a central de atendimento, depois prá a loja da compra, depois pede mais dias. Só sei que voltei, e a novela do colchão continua. Um absurdo o desrespeito ao consumidor.
    Mas, também acho que com todo o boca a boca de consumidores nas mídias sociais, as empresas aqui prezam muito pela opinião dos consumidores.
    Com relação a novos produtos, geralmente procuro ler reviews sobre este. Mas, achei legal a dica de solicitar samples.

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Brasil isso e caso de policia praticamente ne?! Acho um absurdo voce ter problemas depois da compra e ninguem quer ser responsavel por isso. Os reviews dao uma ajuda, mas como nem sempre o que e bom pra um vai ser para outro, ter a chance de testar antes e otimo.
      Beijinhos

      Delete
  9. Isso é muito legal e tb gosto da política de devolução de produtos por aqui.Em algumas lojas, dependendo do produto, a pessoa tem até 3 meses pra trazer de volta e ser reembolso.Tem coisas no Brasil que a gente compra que mesmo trazendo a nota o povo diz que não tem como trocar!!!Acho um absurdo! Outra coisa que admiro aqui é que eles não ficam com os centavinhos ou dão balinha pra vc, mesmo que for só 1 centavo, eles lhe dão!

    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui e tudo facil e sem complicacao, muito diferente do nosso pais. O troco me surpreende tambem eles sempre dao e nao demoram, nao fazem cara feia e nem cara de paisagem, e outra experiencia ser consumidor por aqui.
      Beijinhos

      Delete
  10. Aninha,

    Vim aqui te dar um Oi! Eu adoro as samples tambem, geralmente ganho mais com compras, mas uma epoca ganhei algumas por registrar online. O que me surpreende e que tem produtos, incluisve um hidratante muito famoso que eu passei na minha pele e nao aguenyei o cheiro, passei mal. Por isto nem tudo que vemos reviews em site e blogs famosos da certinho, o que e otimo testar a sample antes. Adoro que aqui tu pode trazer de volta produtos, varias vezes compro coisas que eu ouco e vejo no youtube e em mim nao fica la estas coisas. Ou ainda, eu tenho dupes bem mais em conta. Amo a Sephora, e adoro que ela permite tu testar o produto e verificar se vai funcionar para ti. Amo o acumulo de pontos por compra na Sephora, com isso eu ganhei uma vez uma paleta da too faced que tem cores lindas, que eu amo de graca. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ganhar samples, principalmente de coisas que a gente costuma usar e muito bom, eu gosto dessa oportunidade de poder testar e depois ser for comprar ter a certeza que nao vou ter arrependimentos. O programa da sephora e otimo mesmo, eu ainda to juntando meus pontinhos para trocar por alguma coisa util...rs.
      Beijinhos

      Delete
  11. Olha eu nunca enviei email para nenhum lugar ou marca, mas, voce me deu uma otima ideia. Pois eu costumava receber esses jornais de supermercado e eu tenho notado que nao tenho recebido meu favorito e nele os unicos coupons que eu uso =(

    E voce me deu uma otima ideia, talvez eu tbm tente pelos desodorantes. Os que eu trouxe do Brasil estao no fim e eu ja gastei rios de $ tentando achar um que eu me adpte aqui, se eu tiver amostras ficara mais viavel a saga =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. E uma boa sim, seja para pedir samples ou para ver os cupons disponiveis, da para fazer uma boa economia de tempo e dinheiro. Eu ainda tenho meu estoque que trouxe do Brasil mas isso e uma boa porque desodorante por aqui e um problema.
      Beijinhos

      Delete
  12. Monique, eu gosto bastante da forma que consumidor e' tratado aqui! Acho que se um dia brasileiro aprender a reclamar como americano, talvez a gente consiga alguma melhora por la. Aqui a galera bate o pe mesmo, e rola processo juridico para qqr coisa, entao as lojas (no geral) estao sempre pisando em ovos com os clientes! Meu marido ha uns 4 anos atras entrou em uma de ver o quanto ele conseguia coletar de produtos free. Menina, ele juntou uma caixa gigante dos produtos mais diversos. Ate mesmo aparelho para medir diabete ele ganhou! Aqui eles dao amostras de tudo, vc nem precisa pedir ne?! Bjuss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade Aline, o dia que brasileiro aprender a boicotar essas empresas que destratam ele, a coisa muda radicalmente. Eu ja vi ate blogs de pessoas que pedem de tudo e no final do ano mostram, tem gente que junta 4,5,6 ou mais caixas com trecos...mas isso eu ja acho absurdo, so peco aquilo que me interessa e as vezes nem peco chega aqui por conta propria....rs.
      Beijinhos

      Delete
  13. My God, os E.U.A. são mesmo o paraíso do consumo! Adoro amostras, mas aqui não é muito comum receber. Por outro lado, tal como a Renata contou, são bastante gentis para com os consumidores. Se enviar emails, eles irão responder. As leis de protecção dos consumidores são boas e a devolução de produtos é feita sem o menor problema, mesmo no que respeita a compras feitas online. Maaaaas, eu continuo a querer amostras! :D
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui eles sao gentis e te dao amostras...rs...tem lojas que voce comprando certo valor pode ate escolher o que quer...realmente e o paraiso do consumo e e facil perder o controle...rs. Se voce procurar on line nao da pra achar nada? As vezes online as lojas podem oferecer amostrinhas ou ate produtos free para teste.
      Beijinhos e boa sorte por ai!

      Delete
  14. Eu já ganhei alguma coisa, mas não imaginava que dá pra ganhar tanto...hehe é isso aí, aproveite!!! bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem gente que fica super viciada em pedir e eles juntam caixas e mais caixas de produtos, chega ate ser absurdo...mas que e bom ganhar e ...rs.
      Beijinhos

      Delete
  15. Eita, entao voce vai comecar a colecionar os samples assim como eu, hahaha. Eu nem peco mais, eu acabo ganhando e ja dei muita coisa pra amigos e familia, hahaha.

    Monique, desculpa pelo sumico, a ralacao por aqui esta boa e finalmente dando frutos, mas queria dar uma passadinha aqui pra desejar um maravilhoso ano novo pra voce e deixar um abraco virtual carinhoso!

    Bjos, Lu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu peco algumas coisas que me interessam mas vejo que tem gente e ate blogs especializados em juntar as coisas...rs. Que bom que seu trabalho ta dando fruto e voce ta feliz com esse sucesso mais que merecido. Obrigado por passar por aqui.
      Beijinhos

      Delete
  16. Oi!
    poxa que ótima ideia a sua, vou procurar saber se por aqui na Alemanha também tem como receber algumas amostras gratis em casa!
    bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem vinda ao meu blog!! Procura sim e uma otima forma de testar produtos antes de comprar e descobrir novas coisas.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic