Pages

Wednesday, January 30, 2013

Choques ainda culturais.

Eu ja vivo aqui por mais de um ano e ate agora me surpreendo com um monte de coisas, acho que se mudar para outro pais e uma experiencia progressiva, voce nao ve se adaptando, voce nao percebe melhorando a pronuncia e aumentando o vocabulario em outra lingua, mas um dia do nada voce percebe todo progresso que ja fez e como coisas antes estranhas a sua pessoa agora sao normais na sua vida cotidiana.

Uma coisa que todo estabelecimento no Brasil tem mas que por aqui nao existe e caixa especial para idosos, gestantes e mulheres com criancas de colo. Nao importa onde voce vai, fica todo mundo na fila um atras do outro esperando a sua vez. Acho isso bom mas quando a fila ta grande fico com pena dos velhinhos na fila, mas enfim cada pais com suas praticas e aqui o lado bom que talvez os (principalmente) bancos no Brasil podiam copiar e colocar numero de caixas suficientes para atender as pessoas na fila de forma rapida e eficiente. Ou vai dizer que em terras tupiniquins voce nunca entrou num Bradesco com seus malditos 4 caixas, nao importa se a fila tem 1 ou 1 milhao de pessoas esperando.

Esse e um que todo mundo fala, mas que vez por outra passo vergonha nas pizzarias da vida. Diferente de nossa terrinha aqui se come pizza com a mao, e aquela coisa de colocar ketchup, mostarda, maionese, azeite e sei la mais o que, pode esquecer...rs. Acho que nas mesas sempre tem mostarda mas mesmo assim nao acho que muita gente coloca. Eu morro de nervoso de comer comida com a mao na rua, eu sei que e psicologico mas essa coisa de colocar  mao na comida me da arrepio, mesmo lavando a mao antes de comer. Fora as vezes que vou comer pizza fora e esqueco que ninguem vai trazer faca e garfo e fico esperando que nem idiota ate lembrar desse detalhe...rsrs.

No quesito comida ainda, nao sei como e o cachorro quente nos outros Estados, mas no RJ a gente tem o pao, salsicha ou linguica, molho, ervilha, milho, batata-palha, azeitona, queijo ralado e acho que mais algumas coisas. Mas aqui o hot dog e so o pao com salsicha e mostarda, ate hoje nao me conformo com isso...rs.

Se voce for  num restaurante por aqui, ninguem vai ficar olhando como voce ta vestido ou se suas roupas sao caras suficientes ou nao.  E se voce nao conseguir comer tudo nao e problema nenhum pedir para embalar e levar contigo. Muitas vezes antes de voce pedir, eles ja perguntam se voce quer que coloque na embalagem para levar e ate hoje nunca vi nenhum restaurante cobrando nada extra por isso. Alias essa e uma coisa otima aqui, ninguem se importa como voce ta, voce encontra pessoas de pijama pelas ruas e ninguem ta nem ai, voce entra nas lojas e ninguem deixa de te atender baseado em como voce ta vestido.

Ja reparei tambem que americano adora usar a palavra "excuse me" pra tudo. Seja pra pedir licença para passar ou para voce sumir do caminho deles...rs. E engracado ver a entonacao da voz mudando na hora de falar essa palavra. As vezes voce ta bloqueando o caminho deles ou ta onde nao deveria estar e vem o povo com o "excuse me" bem grosso pra voce se mancar e sumir, as vezes eles so tao pedindo o "excuse me" pra passar e se certificar que nao vao esbarrar em voce. Isso sempre me foi estranho, agora to mais acostumada com os "excuse me" deles, mas eu preciso criar o habito de falar mais porque sempre esqueco, se tenho que passar eu passo e pronto, se quero pegar alguma coisa eu pego e pronto, acredito que devo ser bem mal educada aos olhos de alguns deles, mas ainda to aprendendo ne...rs.

Tem outras coisas que ainda quebro a cabeca pra me adaptar mas essas sao mais dificeis, como o sistema metrico deles. Por exemplo eu tenho o conversor de tudo no meu Ipod porque na cabeca ainda nao ta indo nao, fico toda enrolada quando preciso pensar em pounds e quando quero ver o temperatura e la vem o fareinhein, eu agora ate tenho uma nocao melhor mas se tiver que passar para o Celsius to perdida, preciso do conversor...rs. Realmente viver em outro pais e uma aventura porque nao e so se acostumar com a lingua nova, sao habitos, manias, costumes, comida, medidas e um aprendizado diario enorme. 

Beijinhos




Share with the world:

22 comments:

  1. Não se preocupe Monique! Tenho certeza de que até aqui você tem se saído bem e acho que você tira de letra os perrengues que estão por vir. Viver é isso mesmo; um aprendizado diário em todos os sentidos. Bjs Lana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Lana, e so o fato de estarmos vivendo ja e um aprendizado e por ai mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  2. Gigi, achei teu post engraçado! Desde que me mudei pra cá só fui na pizza hut uma vez pq na cidade onde moro não tem. Aí q eu fiquei arrasada pq as pizzas da pizza hut do Brasil são um trilhão de vezes melhores e aqui, eles não colocaram nem talheres na mesa! Achei muito estranho! huahauha
    Eu já como com a mão sem problema algum (é claro que com mãos limpas). Meto a mão e vou com Deus, mas ir a um restaurante que n dar a opção de usar talheres foi estranho.

    O "excuse me" é algo q eu AMO. Desde a primeira vez que vim pros EUA (como turista) notei que é grosseiro parar em qualquer lugar, bloqueando a passagem dos outros, é grosseiro só pensar em si mesmo (como eu fazia qnd morava no Brasil, até pq cresci vendo todo mundo agir daquela forma).

    Em geral, acho q desde que moro aqui melhorei como pessoa pq aprendi e adotei as manias americanas que considero positivas, já coisas como andar por aí de pijama (algo q pode ser bom, já que ng julga ng) não adotei pq gosto de me sentir bem vestida qnd saio de casa! hehe

    Ótimo post!

    Beijinho,
    Rebis
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tambem prefiro mil vezes as pizzas do Brasil, as daqui sao tao sem gracas. Eu quando vou comer fora ate encaro comer com a mao, mas me sinto mal e tao incomodada, sei la acho que me apeguei demais aos talheres...rsrs.
      Eu acho interessante o "excuse me" (comi o "me" no texto e ja vou la ajeitar..rsrs.) eu tambem costumo usar mas as vezes eles estao tao longe da gente e mesmo assim usam so pra se certificar que nao vao incomodar, isso acho super engracado. Acho que tambem fiquei mais educada desde que me mudei pra ca, o que foi pois foi uma forma de evoluir como pessoa..rs.
      Pode ate ser bom andar de pijama por ai mas eu nao me sentiria bem tambem nao.
      Beijinhos

      Delete
  3. Puxa, eu acho que nunca comi pizza fora aqui nos EUA. Hoje em dia, lavo as mãos e como tudo de mão mesmo, mas se pudesse optar, garfo e faca sempre porque depois a mão fica meio nojenta :).
    Eu gosto também desse excuse me e das outras palavrinhas/frases mágicas que os americanos trocam entre si.
    O que me incomada aqui no Alabama, quer dizer, o que mais me incomoda é a questão da religiosidade o que muitas vezes vira um falso cristianismo. Como é por aí?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao ai pelo Alabama mas as pizzas aqui pra esse lado sao meio sem gracas ao meu ver e comparadas com as do Brasil..rs. Eu tambem lavo sempre a mao antes e depois, mas acho que e psicologico sei la morro de nervoso de comer com a maos e de ver alguem perto de mim comendo...rs. Aqui acho eles mais educados do que na nossa terrinha, tambem gosto muito de ouvir as palavrinhas magicas o tempo todo, agora preciso me exercitar para usar mais. Pelo menos entre os Americanos que conheco ninguem e assim tao religioso nao, acho que eles sao ate bem tranquilos nesse ponto, sao meio que na deles, mesmo quando voce puxa o assunto sobre fe/religiao em geral sao bem resguardados em suas opinioes.
      Beijinhos

      Delete
  4. Oi Monique!

    Choque cultural pra mim, foi quando fiquei nos EUA por seis meses sem comer pãozinho fracês de manhã.... uffff Não achei em nenhum lugar! rsrsrsr

    A primeira coisa que fiz quando cheguei de volta, foi passar na padaria kkkkk

    Ahhh! Uma dica: também tinha problema com conversão de fahrenheit pra celsius e meu namorado me deu uma dica legal:

    começa sempre por aqui: 0C = 32F
    Então, pra fazer a conversão, você soma 5 graus no celsius e 9 graus no fahrenheit.

    exemplo:

    5C = 41F (soma 5 graus no celsius e 9 graus no F)
    10C = 50F
    15C = 59F

    ... e assim por diante :)

    Espero que você tenha entendido... :P

    Bjocas,

    Claudia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Claudia, bem vinda ao blog!! Eu tambem morro de saudade de comer um paozinho frances bem fresquinho e quentinho, mais de um ano que nao tenho esse prazer...rsrs. Gostei da sua dica e bem simples e facil para ajudar, deu para entender sim mas vai levar um tempinho ate eu lembrar..rs.
      Beijinhos

      Delete
  5. é, dizem que a gente se adapte verdadeiramente em um páis quando saber fazer tudo que faria na terra nata, como comprar carro, casa, tirar carteira de motorista, etc... Ah qto o cachorro quente, acho que o deles é que tá certo né, o nosso é tudo menos cachorro quente!!! rsrsrsrs
    bjs e boa sorte

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que adaptacao mesmo vai um pouquinho alem dessas coisas, mas ai ja e percepcao de cada um porque tem gente que consegue fazer tudo em outro pais mas nao se sente adaptado e tem outros que sim, vai entender ne...rs...O deles pode ate ser o cachorro quente de verdade, mas sou mais o nosso, muito mais gostoso e saboroso...hahaha.
      Beijinhos

      Delete
  6. hahahaahahahhah Gigi morri de rir com este post!!! Verdade!!!! Tem varios tons de "excuse me". Eu uso demais com Bryan. Quando ele fala besteira pra mim ou faz piada comigo eu falo "excuse me????" hahahahah. Eu tinha muito problema no comeco tb em falar quando precisava passar na frente de alguem ou pegar algo, eu acabava passando rapido e falava "sorry" meio que pedindo desculpas por me meter na frente. Hoje em dia ja acostumei e falo excuse me mesmo. Mas com tom normal, respeitoso. haha. Ja tive gente falando com tom grosso comigo. E eu com a maior cara lavada respondo "Oh, I am sorry" mas eh porque ainda nao aprendi um jeito de dizer "passa por cima" como dizemos no Brasil hahahahaahaha.

    Mas sim, tem muita coisa que no comeco a gente estranha mas depois de um tempo a gente ta tao acostumado que depois nem lembra mais como era no Brasil.

    Eu nao comia nada com as maos. Nada. Alias, eu ainda como tudo com garfo e faca. As unicas vezes que como com mao sao quando to comendo sanduiche em casa (com as maos lavadas), na rua sempre com guardanapo, e tb batata frita, como com a mao, se tiver como lavar. Geralmente carrego comigo na bolsa aquelas garrafinhas de gel sanitizer, mania de quem faz enfermagem. Agora uso os wipes tb nos carrinhos de mercado... e coisas assim. Pizza sempre com garfo e faca. Nao consigo comer com as maos. Mas nao acho estranho mais quando vejo alguem comendo. Cachorro quente aqui em casa tem vezes que faco do estilo brasileiro, com molho, com ervilha, milho, batata palha (que achei no mercado jah). Mas tem epoca que soh faco o pao e salsicha e ketchup e mostarda, estilo bem americano, seco mesmo. Com o tempo nossos habitos e gostos vao mudando. Engracado neh?
    Beijinhos pra voce tb!!!

    Quanto a professora... pior eh que a regra de ter que colocar 3 referencias eh do programa de enfermagem no geral daquela faculdade. Fogo neh?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu levei tempo ate comecar a entender esses tons e ate hoje ainda nao me acostumei a usar, mas vou tentando pois um dia chego la...rs. Ate agora to tentando achar um termo para se encaixar no passa por cima ou no vai voando..hahahaha. Ainda me deixa nervosa a ideia de comer com a mao, mas hoje em dia e mais tranquilo pra mim, nao como tudo com a mao nao e mais pizza e alguns petiscos quando como fora. Em geral o cachorro quente por aqui e feito metade em cada estilo, assim todo mundo sai feliz e agradado...rs.
      Mas que programinha mas sem nocao heim..se voces so usam um livro como assim a faculdade quer referencia de 3 diferentes? Sem nocao eles heim...mas boa sorte!
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique, eu acho que é exatamente como vc falou, às vezes nem percebemos como mudamos... Tem algumas coisas que só me toquei que me adaptei agora que li no seu blog rsrsrs O excuse-me, lembro que a primeira vez que vim para cá, andando pelos corredores do hospital eu ouvia 455 excuse-me por dia rsrsrs Principalmente pq eu não tinha esta coisa de "senso comum" americano de sempre andar a sua direita... vira e mexe estava eu lá pela esquerda e alguém me soltava um excuse-me rsrsrs Agora já nem me ligo mais e to sempre soltando um excuse-me tbm rsrsrs De comer com a mão, não consigo rsrsrs até hoje eu não fui em restaurante que não tinha talher (achei curioso vc ter comentado isso. Curioso a diferença de cidades) Marido come com a mão em tudo quanto é lugar, eu nem em casa consigo rsrsrs A conversão, esquece... Eu não faço e não vou fazer rsrsrs tenho no meu telefone, pq as vezes preciso quando cozinho, mas no resto não uso, sou teimosa... Da temperatura, hoje faço idéia de mais ou menos o que é frio e o que é calor, mas meu weather channel do telefone é em Celsius... Peso, sei que o Kg é mais ou menos metade de Pounds, e pra mim tá valendo rsrsr altura, esquece uso só em cm. Acho a coisa mais retardada do mundo o sistema métrico americano. Por exemplo, todas as pessoas que trabalham no meio médico usam o sistema métrico internacional que é o que usamos no Brasil. Quando um bb nasce no hospital eles pegam medida e peso em Kg e cm e depois convertem para falar para os pais, não é mta estupidez? Para medicação a mesma coisa, se passa em mL... Isso me irrita rsrsrsrs (idiotice minha, eu sei rsrs) Do cachorro quente, apesar de amar a salsicha que usam aqui no USA, ainda sou mto mais o Brasileiro cheio de tranqueira rsrsrs Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem ficava toda confusa com esse "excuse me" pra todo lado, agora ja entendo melhor do senso comum e tento nao incomodar ou ficar no meio do caminho de ninguem, alias ja nao fazia antes mas agora me esforco mais...rs. Em geral eles tem talheres por aqui, mas em um ou outro as entradas ou appetizer vem sem talheres e ai tem que comer com as maozinhas mesmo...rs. Eu sei quando ta frio ou calor na temperatura deles mas o que me confunde e quando preciso passar para o celsius...rs. Nisso eu concordo com voce, acho ridiculo o sistema metrico deles, porque nao usa como no resto do mundo e facilita a nossa vida de imigrante ne?...rsrs. E o cachorro quente do Brasil e o the best!!
      Beijinhos

      Delete
  8. Adorei suas impressões, florzinha...

    Eu passei 15 dias na Inglaterra e observei muita coisa, também... tudo o que se pede lá tem que dizer "Please!"... lembro-me que teve um dia que uma professora foi ao boliche com a turma e como tudo era aprendizado, ela foi nos ensinar a comprar o bilhete de trem na prática, pois na teoria já tínhamos aprendido... enfim, quando um menino foi pedir, esqueceu de falar a palavrinha mágica "Please!", nossa, ela brigou muito com ele, foi engraçado, ela parecia aquelas mães bravas chamando atenção de filho que faz coisa errada sabe? rs Mas ela era legal, fazia isso, pois queria que a gente aprendesse e os ingleses são extremamente gentis. ;]

    Agora sobre essa de comer com a mão no EUA, eu no seu lugar, também esperaria o garçom trazer os talheres... rsrs e cachorro-quente sem todos esses itens que você citou, não é cachorro-quente, também, gosto dele bem recheado... rs pizza com catchup... adoro gordices! rs rs rs O bom é que as filas aí são pequenas, pois aqui no Brasil até a dos idosos, às vezes, ficam grandes... Mas cada um com suas diferenças... aos poucos, você aprende mais do que já tem aprendido e de repente, quando vier para as terras brasileiras de novo, vai achar aqui estranho... rs

    beijos, sucesso e lindo final de semana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. E tao interessante ver e vivenciar outras culturas ne? Coisas corriqueiras e normais pra gente ja se tornam diferentes e nao aplicaveis em outros lugares. Aqui se voce for numa pizzaria e nao pedir o talher vai ficar sem...rsrs...e coisa deles mesmo. Acho que ja tem algumas coisas que vou estranhar quando for no Brasil, mas veremos como vai ser..rs.
      Beijinhos

      Delete
  9. Aqui comemos pizza de garfo e faca, como no Brasil :-), porém as pizzas brasileiras são BEM melhores!!
    Na Suíça pedem por favor e obrigada para tudo! Acho ótimo e acima de tudo uma questão de civilidade.
    Quando a vestimenta, tb gosto do fato de não ser medida de cima em baixo. Quanto a saída de casa de pijama, eu acho meio eca, rs... já pensou sai de casa de pijama, encostar em lugares sujos e depois ir direto pra cama com o pijama SUJO e dormir, rs...eca, eca...!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sorte sua porque aqui se quiser talher tem que pedir senao fica na maozinha mesmo...rs. E concordo as pizzas do Brasil sao bem melhores que as daqui, alias comida "chinesa" e "japonesa" no Brasil e melhor tambem...rs. Aqui eles sao bem educados tambem, muito gentis, muito por favor, obrigado, gostaria, dentre outras.
      Tambem gosto de sair de casa do jeito que quero e ninguem ficar me medindo ou avaliando e tenho pavor de sair de pijama pelo mesmo motivo, afinal pijama e pra dormir na cama limpinha e sem sujeiras da rua...rs.
      Beijinhos

      Delete
  10. Gigi!! Eu também nao consigo comer as mão. Menina, eu tenho ataque de nervos se fico com a mae gordurosa, pra mim comer tem que ser de garfo e faca. As vezes quando estamos indo pra algum lugar passamos em algum drive thru e e eu odeio comer no carro, exatamente por ter que comer com as maos. Até sanduíche se eu compro eu tenho que colocar no prato, haha.
    Hot dog eu nao como em nenhum lugar porque odeio salsicha, lol! Mas eu imagino que os hot dogs daqui sejam bem sem graça só com o pao, a salsicha e molhos. =P
    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico muito incomodada quando preciso usar as maos tambem, sei la acho que talher foi feito pra ser usado sem medo ne...rs. Tambem nao gosto de comer no carro por causa de ter que usar a mao e fora que o carro fica com um cheiro depois.
      Beijinhos

      Delete
  11. Eu como pizza de garfo e faca em qlqer lugar Monique, pra mim não dá pra comer com a mão não sou igual a ti nessa parte.
    Uma coisa que fico sempre confusa é como os americanos contam o peso, qdo assisto aquele programa biggest looser fico toda confusa.
    Quanto a levar comida pra viagem nos restaurantes aqui não róla pois a comida das porções é tão pouca que nem sobra rsrs.
    Bjosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui eu improviso com guardanapo na falta dos talheres...rs. E o infame pounds ate hoje eu fico confusa pra fazer a conversao tambem e isso e uma coisa aqui que odeio, eles podiam usar o mesmo sistema metrico do resto do mundo ne?...rs. Aqui tem restaurante que um prato da para duas pessoas comerem e se tiver entrada nem da pra comer a comida toda entao e meio normal ou natural pedir para levar o que sobra.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic