Pages

Tuesday, February 5, 2013

Neuroses adquiridas.

Eu sou meio doida, tenho medo de um monte de coisas. Alias nao acho que isso e doideira nao, acho que todos nos temos nossos medos e receios, por exemplo quando eu vivia no Rio morria de medo de assalto em saida de banco, sempre deixava dez reais na carteira, nunca andava de onibus tarde da noite, evitava certos lugares, deixava dinheiro no bolso e nao na carteira, andava so com copias de documentos, etc. 

Infelizmente essa era a realidade do lugar onde vivia, entao sempre me precavia para evitar problemas ou situacoes que facilitasse a vida do assaltante. Mas por mais que o RJ exigisse cuidado com essas coisas, uma coisa que nunca senti medo por la foi de ser estuprada ou de algum psicopata maluco me atacar ou de ir pra escola/faculdade/shopping algum louco com vontade de matar alguem entrar atirando. Nao to falando que por la nao existe esses problemas, pois acho que em todo lugar tem mas a frequencia com que eles ocorrem e tao pouca que nao sentia que isso era uma ameaca grande a mim.

Quando eu estava no Brasil so ouvia o povo falando sobre o quao seguro e bom de morar e o States, mas depois que me mudei reparei que a realidade e um pouco diferente. Realmente aqui nao tem aquelas favelas ridiculas do RJ mas tem lugares que nao deixam nada a desejar, nao tem tiroteio entre bandido e policia mas tem doido saindo armado na rua e atirando nos outros, nao tem assalto a mao armada acontecendo toda hora mas tem um monte de tarado doido tentando estuprar o povo ou fazendo gestos obscenos como mostrar os "documentos" por ai.

Como cada pais tem seus problemas de seguranca cabe a gente se adaptar, eu me adaptei e agora peguei novas "neuras" por aqui. Por exemplo eu ando na rua nao mais preocupada com assaltante, falo no telefone, fico mais tranquila em multidoes mas e claro que nao dou muita bobeira, deixo a carioca que vive em mim agir livremente...rs. Mas agora eu sempre presto atencao a pessoas vestidas suspeitas. O que quero dizer e que se alguem num calor danado ta todo tampado com algum volume que pode ser uma arma eu ja to passando longe da pessoa, alias em qualquer estacao ou tempo, quando eu cismo que alguem ta agindo suspeito ou pode estar armado eu saio de perto. Pode parecer doido ou grosseiro para outros, mas nao quero nem saber pois e melhor agir assim do que parar na lista de vitimas de algum maluco.

Outra coisa que tenho panico e passo longe sao de vans ou carros grandes com vidros escuros. Acho que vi filme de terror/suspense demais, sempre acho que vai parar alguma van perto de mim, abrir a porta e me jogar dentro e ninguem nunca mais  me achar...rs. Parece exagero mas a quantidade de noticias na televisao de homem que invade casa/apartamento ou ataca mulheres na rua mesmo e inacreditavel, eu fico passada como num pais como esse, ainda acontece crimes tao horriveis assim.

Toda vez que to andando na rua fico "ligadinha" no que acontece a minha volta, tipo carro me seguindo, pessoas me seguindo, morro de medo de tarado. Costumo andar no canto da calcada o mais longe possivel da rua e quando eu vejo van parada o que eu faco?? Se to sozinha eu atravesso a rua, agora se tem mais gente eu so acelero o passo e vou embora...rs. Andar de noite e algo que ja aboli da minha vida, porque aqui e bem diferente do RJ e tao escuro, por mais que seja seguro e bom nao dar margem ne pois como diz o ditado a ocasiao faz o ladrao.  Outra maluquice e quando vou pegar metro ou trem nao gosto de parar na beirada, fico o mais atras possivel porque nao quero dar chance de algum desmiolado me jogar na frente do trem.

Falando em doidos e neuroses, semana passada fomos no mercado de manha fazer compras e estamos parados no sinal quando o Rich avista uma cena inusitada. Um coroa correndo so de sobretudo e tenis, detalhe com o sobretudo aberto e os "documentos" a vista de quem quisesse ver...a parte mais absurda e que estava frio e o ze mane estava correndo numa parte movimentada da cidade, inclusive perto de uma igreja daquele  jeito, agora me diz se um sujeito desses e normal?  Por ai onde voces moram tambem da essas coisas doidas?

Beijinhos







Share with the world:

22 comments:

  1. HAHAHAHAHAHA o coroa correndo peladão deve ter sido demais. HAHAHAHA!!
    Gigi vc está certa, aqui tem muito doido assim. O povo do mal daqui matam por prazer, por loucura mesmo, já o do Brasil matam para roubar né?
    Vc faz bem em ficar ligada. Se cuida aí, menina!
    Aqui pra dizer a verdade eu nunca vi nada estranho, mas eu fico em casa com tudo trancado, sou super neurótica com isso. Verifico v;arias vezes se a porta está trancada antes que vamos dormir.
    Um beijo, querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu morri de rir na hora mas eu tava no carro, agora imagina se tivesse dado de cara com o sujeito se tivesse caminhando pela rua, acho que nao teria achado tanta graca assim. No Brasil matam pra roubar tambem, mas aqui e uma quantidade muito maior de noticias com gente que mata porque ta a fim e sem motivos para isso...vai entender esse povo =/ Eu tambem tranco tudo, apesar que vivo em condominio e tem seguranca na entrada, mas as casas daqui sem muro ou portao me parecem tao inseguras, eu morreria de medo e viveria conferindo as trancas de tudo...rs.
      Beijinhos

      Delete
  2. Olá Gigi
    Ainda não estou aí nos EUA mas o que eu ouço MUITO por aqui no Brasil é que eu não precisarei me preocupar quanto a assaltos em casa e nas ruas e nesse ponto eu concordo.
    Meu noivo comentou comigo esses tempos depois do massacre que teve por aí e o triste é que tem muitas pessoas problemáticas prontas pra fazer o mal e quando o fazem tiram a vida de tantas pessoas inocentes, que triste realidade!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os EUA nao tem tanto problema de assaltos a mao armada ou sequestros como no Brasil, mas ele infelizmente tem outros problemas com violencia. Tem muita gente doida com acesso facil a arma que comete crimes por aqui, os massacres sao o que passa nos jornais do mundo todo, mas fora isso ainda tem muito problema com gente sendo empurrada no metro, alguem acorda chatiado e sai atirando por ai e alguns outros que resolvem estuprar mulheres, e uma triste realidade.
      Beijinhos

      Delete
  3. Monique, voce esta totalmente certa. Aqui eh seguro ateh certo ponto. A violencia aqui eh um pouco diferente da do Brasil mas existe sim. E quem eh brasileira ja nasce com aquele "sexto sentido" e essa desconfianca. Vira e mexe tem uns emails de policias avisando as pessoas pra tomarem cuidado com certas "praticas" de violencia que acontecem. No Pinterest eu achei um blog que falava de como tomar cuidado por aqui. O que mais acontece eh estupro e sequestros, e o lugar mais comum eh estacionamento! Mesmo os estacionamentos aqui sendo abertos e muitos com cameras acontece muito. Dizia tb que acontece mais quando a mulher entra no carro e NAO tranca a porta e vai checar o telefone antes de comecar a dirigir. Eu sou como voce, super paranoica (no bom sentido), corro pro carro, mas vou meio afastada pra ver se nao tem ninguem ao redor dele, e assim que entro eu tranco a porta, ligo o carro e ja ponho na marcha re (ou pra ir pra frente dependendo de como to estacionada) e saio sem esperar nem um segundo. Eh um perigo. E sim, tb falava que quando tem Vans por perto tem que tomar muito cuidado, entra pelo lado do passageiro se tiver alguma van no lado do motorista pra evitar que quem ta na van nos pegue... eu achei super interessante. Se bem que como eu disse, essas coisas, nos que nascemos no Brasil ja temos no "DNA" neh haha.

    Quanto ao idoso... estou aprendendo isso agora na faculdade. Ele pode ter a doenca Alzheimer, aquela que a pessoa vai perdendo a memoria. Aqui existem muitos casos, e o que mais acontece sao idosos confusos que nao tem mais a nocao do clima, se ta frio ou se ta calor, que esquecem de trocar de roupa, ou de colocar roupa, saem de casa confusos sem saber o que estao fazendo, isso eh um perigo e super triste. Entao quando ver um assim na rua nao pensa que eh doido, mas que algum motivo tem pra ele estar assim. Pode ser que seja um doido mesmo, haha, afinal, este pais ta cheio deles... mas assim de cara eh dificil saber. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estacionamentos por aqui sao um grande perigo mesmo, eu ainda nao dirijo sozinha mas o Rich sempre me fala sobre isso, prestar atencao, olhar ao meu redor, se ver van por perto tentar evitar a vaga e tentar estacionar o mais perto possivel da entrada da loja porque la no final vai ser mais dificil alguem ajudar ou ver alguma coisa em caso de problemas e nada de retocar maquiagem ou falar no celular, fazer como voce faz entrar no carro e ir embora...rs...A gente que veio do Brasil ja ta tao acostumado com violencia que acho que ja ficamos alertas por instinto. Ele poderia ser doente, ele poderia ter algum disturbio, poderia ser tanta coisa mas com a quantidade de gente meio doidinha que tem por aqui nunca da pra saber qual e o problema.
      Beijinhos

      Delete
  4. No Brasil eu andava tranquila não vou mentir, nunca aconteceu nada comigo então eu me precavia mas sem paranóia aqui sou do mesmo jeito mesmo sabendo que é mto mais tranquilo.
    Aqui tem uns crimes lá e cá infelizmente, mas eles tbm não ficam mostrando toda hora na tv como fazem no Brasil, acho que informar a população é necessário mas fazer terrorismo como a globo faz tbm não concordo.É uma pena que paraíso não existe :(
    Bjoss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que nada aconteceu com voce, eu ja fui assaltada uma vez mas eles pegaram a bolsa e foram embora, nao me fizeram nada de ruim (alem de me roubar e claro). Ate que nao acho as news aqui terroristas desse jeito nao, mas e que tem muita coisa acontecendo mesmo mas definitivamente me sinto mais segura aqui do que me sentia no Brasil. Infelizmente gente ruim tem em todo lugar =(
      Beijinhos

      Delete
  5. kkk ! Essa foi demais! Quer dizer que o tiozinho estava de boa na lagoa com o pirulito a mostra é???? kkk Ninguém merece ! Em todo lugar tem gente crazy" afe!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois e tava exibindo o pirulito dele pra quem quisesse ou nao ver, aqui o que nao falta e gente doida da ate para exportar..rs.
      Beijinhos

      Delete
  6. Oi Monique! Ai menina, eu morava em Sampa e ali nao tinha jeito, mesmo estando num bairro seguro ou numa rua movimentada tinha que sr "street smart" porque senao dancava...eu mesma que nunca fui de dar bobeira, fui assaltada tres vezes! E quando mudei para Philadelphia nao senti muita diferenca nao. Aqui a coisa e feia...nao gosto de assistir ao noticiario porque e so violencia, mas assisto porque acredito que precisamos saber o que acontece a volta da gente. Eu ando com spray de pimenta na bolsa e no carro e com o sexto sentido sempre on. Pra mim sinceramente nao tem muita diferenca nao...mas Philly tambem e um dos lugares mais violentos no pais. O jeito e ficar esperta e nao cair na ilusao de que tudo e melhor por aqui, e apenas diferente...
    bjo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai Re infelizmente o mundo ta cheio de gente ruim e lugar perfeito infelizmente nao existe. Mas pelo menos por ai em Philly voce nao foi assaltada como em Sampa. O jeito e ficar esperta e sempre alerta pra evitar problemas.
      Beijinhos

      Delete
  7. Aqui no Alabama não é comum gente pelada não (aqui é muito religioso e tal). Achei interessante seu ponto de vista e é verdade. A gente muda os cuidados. No Brasil eu tinha medo de estupro (minhas 2 primas foram raptadas e estupradas...), mas aqui eu tenho muito mais. Como ando nas redondezas do hospital tenho muito medo de pacientes psiquiátricos sem tratamento. No inverno, saio as 18hs e já está tudo escuro. Morro de medo! Tenho um medinho dos estacionamentos aqui, são grandes e sempre desertos. Morro de medo de alguém me raptar. isso nunca aconteceu no Brasil porque em todo lugar tinha gente. E claro, ficava com medo quando marido dava plantão, pois no começo moramos em um lugar muito ruim, direto baixava policia e eu dormia sozinha pelo menos 2X/semana. Mas eu acredito que é melhor tomar cuidado mesmo e quando "meu anjo da guarda" diz que é para eu atravessar a rua, eu atravesso mesmo :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda bem que por ai a incidencia de loucos pelados e zero, porque aqui vira e mexe aparece uns assim. Eu tambem tenho medo dos estacionamentos daqui, sao enormes, sao vazios e sao estranhos. Eu acredito e peco muito protecao divina mas acredito que precisamos fazer nossa parte para evitar problemas e tragedias, nao que isso garanta que nada va acontecer mas concordo com aquele ditado: O seguro morreu de velho.
      Beijinhos

      Delete
  8. Oi Mo, aqui em SP no noticiário só tem notícias ruins, isso deixa a gente neurotica tanto que estou usando mais o ar condicionado para não ficar tão vulnerável...cautela é fundamental...mas a proteção divina é essencial. AMÉM! Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ta ruim pra todo mundo ne Ro, mas o por ai mesmo precisamos fazer nossa parte e no resto confiar em Deus.
      Beijinhos

      Delete
  9. Poxa, Gigi, eu sempre imaginei que cada país tinha seus problemas, principalmente os EUAs, criticam tanto o Brasil, mas a verdade é que o Brasil não é o pior de todos. Também sou muito neurótica aqui no RJ, até mesmo porquê já fui vítima de 7 assaltos, inclusive dos armados om a arama apontada na direção da minha cabeça. ='/ Tenho um monte de "manias" para evitar que se repita de novo, esse ano, vai completar 5 ou 6 anos que não sou assaltada. Até terço benzido eu carrego na bolsa. beijos e que Deus te proteja sempre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao mesmo Barbie, apesar de tanta critica que o Brasil recebe ele nao ta ruim assim nao, apesar de precisar melhorar muito no quesito seguranca. Tambem acredito que precisamos fazer nossa parte em nossa seguranca e no mais pedir a Deus protecao sempre, porque infelizmente o que nao falta e gente ruim nesse mundo.
      Beijinhos

      Delete
  10. É , cada doido com sua mania...rsrs Mas monique, vc anda na calcada longe da rua? Sempre ouvi falar que é melhor o contrario, pois na calcada é mais perto pra alguem te empurrar num canto, num beco, ter alguem escondido na lata de lixo...no meio da rua náo. Alem disso, será que adianta tanta neurose? Um pouco de cuidado é bom, mas deixe o resto na máos de Deus! Ou vc náo confia Nele? O que for pra se, vai ser! Náo adianta viver nesse stress ai!!! bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui eu ando longe da rua porque quase nao tem ninguem e onde eu moro e uma area residencial, entao nao temos becos so casas e predios com grandes jardins ou areas verdes na frente. Nesse caso daqui o perigo vem da rua mesmo. As latas de lixo ficam na parte de tras dos predios entao nao tem perigo andar dentro da calcada. Eu acredito e confio em Deus, mas acredito que tomar cuidado e nao dar mole tambem ajuda ne, afinal precisamos fazer nossa parte.
      Beijinhos

      Delete
  11. Ahh aqui teve um caso desses, um homem saiu correndo pelado na rua, parando os carros, não sei mas acho que são os medicamentos daqui, já reparou nos comerciais? Tem remédios para alergias que causam alucinações, antidepressivos e remédios para dormir com uma lista imensa de efeitos colaterais, não sei como ainda tem gente que toma esses remédios.
    Eu tenho a neura das escolas, estou com medo da minha filha ir estudar e ter um ataques desses na escola dela, já pensou? Também não gosto de andar a noite sozinha e morro de medo dos estacionamentos, porque são tão grandes e vastos, nunca se sabe quando um doido vai aparecer.

    ReplyDelete
  12. Hahahaha conheço um negão brasileiro que mora aí nos Istates... Ele tem a cabeça raspada com máquina zero, aquela careca que brilha, sabe? Aí disse que um dia estava numa lanchonete com um amigo e veio uma americana perguntar se ela podia lamber a careca dele. KKKKKK hiuahauhaiuhaiuhauiahuaa

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic