Pages

Thursday, January 24, 2013

A dificil arte de ser amigo.

Ser amigo nao e muito facil, nao to falando de adicionar amigos em redes sociais para se sentir "o cara" articulado, engajado e sei la mais o que. To falando de ser amigo de verdade, daquele que seus amigos sentem confortaveis em confidenciar as coisas, de rir junto, chorar junto, de dar apoio quando eles precisam e tambem te dar uns toques quando alguem ta pisando na bola. Especialmente na hora de "dar um toque" nao to falando de esculachar ou esnobar por se achar melhor, to falando sobre voce sinceramente dizer quando algo nao ta bom ou quando ele/ela ta indo por um caminho esquisito. 

Eu tenho uma amiga desde a epoca da faculdade, nao foi amizade a primeira vista mas quando a gente comecou a conversar fomos uma com a cara da outra e a amizade cresceu. A gente sempre conversou sobre tudo, ate quando era pra  puxar a orelha uma da outra a gente nunca teve cerimonias para isso. Quando terminamos a faculdade eu segui para especializacao e ela veio conversar comigo que nao tinha certeza se queria seguir na area de magisterio. Ela e mais nova que eu, se formou novinha e tinha tempo para repensar a vida, apoiei incondicionalmente porque sou a favor de voce fazer o que quer para sua vida, mas acho sensato levar em conta o mercado de trabalho onde voce mora e seu talento, porque nao acho que adianta insistir em fazer algo que voce nao leva o minimo jeito e nem ta disposto a aprender e desenvolver a habilidade necessaria.

Ela conseguiu emprego como assistente administrativa em uma grande companhia da area de saude, foi ganhando promocoes por conta de ja ter um diploma de nivel superior e pegou gosto pela coisa. Ha uns dois anos atras ela resolveu comecar a faculdade de administracao. Comecou a estudar em uma boa  e cara universidade privada, o que foi otimo para sua carreira profissional porque com essa segunda graduacao em curso, outras portas e promocoes se abriam em sua vida profissional e voces sabem que quando a gente ta bem e fazendo sucesso sempre tem aqueles que se incomodam muito e tentam desmerecer e te colocar pra baixo. No trabalho dela comecou a fazer amizade com umas meninas meio estranhas (duas especificamente), as garotas nao investem nada em estudo, so sabem comprar roupa e maquiagem cara, gastar rios de dinheiro comendo fora e tentando mostrar um status social que na realidade e so uma fachada. Para minha "felicidade" cheguei a conhece-las no final de 2009 e de cara ja nao gostei, os assuntos, o jeito de se comportar mas enfim guardei isso pra mim.  

No final do ano passado conversando com minha amiga ela veio me contar que estava trancando a faculdade, naturalmente perguntei qual era o motivo. Ela veio me dizer que nao tinha dinheiro para pagar e estava pesado (poxa eu sabia que o pagamento dela dava para cobrir e esse nao era o motivo), conversa vai e vem ate que descubro o real motivo para tracar a faculdade: ela sentia que precisava se vestir melhor e nao estava se sentindo bem com seu corpo e queria entrar numa academia. Diga-se de passagem que se vestir melhor agora nao era comprar roupa mas sim poder comprar roupas caras, maquiagem importada e sapatos de certas marcas...pensamento igual das "amigas" que e claro acharam o maximo isso.

Desculpa mas nunca na vida eu deixaria de falar para uma amiga de verdade sobre a estupidez dessa decisao. Quem em sa consciencia troca educacao por roupa? Eu tive que falar pra ela que roupa gasta, perfume e maquiagem acabam, agora educacao fica para sempre e abre portas e oportunidades melhores em nossa vida. Tive que expandir o papo sincero para as "amigas" que na verdade nao passavam de duas periguetes que viam nela um obstaculo no emprego, como ela era centrada, chamava a atencao por ser boa no que fazia e ainda por cima com duas graduacoes era uma ameaca a vidinha das mocreias. Se tivesse que apostar o dia que uma delas for promovida, trabalhar em outro setor ou sair do emprego nao vao fazer questao nenhuma de manter a amizade. 

Bem minha amiga ficou super chatiada comigo, porque na cabeca dela amigos sempre "batem palma um para os outros", nao da para apoiar uma decisao errada e que nao vai trazer nada de bom, desisitir do que quer so para andar igual e se sentir aceita por pessoas mediocres e egoistas. Eu nao to deixando de ser amiga dela e de sempre estar presente quando ela precisar de mim, mas me sinto na obrigacao de falar sobre algo que ta muito errado. A nossa amizade foi balancada, ela ta chatiada comigo e ficou super fria. Eu do outro lado to triste por dois motivos, magoada pela atitude dela comigo e triste por perceber que aquela sinceridade que achava que tinhamos foi perdida. 

Fico pensando sobre o significado de ser amigo atualmente, eu sinto que agora se espera que a gente sempre bata palmas para que o outro faz independente se ta certo ou errado, seja so elogios mesmo quando sao falsos e que ache tudo bonito e aceitavel mesmo quando nao sao. Acho que to percebendo oficialmente que to ficando velha e que o mundo que eu conhecia mudou muito, a pior parte e que to achando que foi para pior. Sei la to perdendo a fe no ser  humano mas aguardemos cenas dos proximos capitulos.

Beijinhos
Share with the world:

22 comments:

  1. Quando chega nesse ponto é hora de amar de longe porque a pessoa não está aberta a receber o amor, que às vezes precisa ser firme.Amor que a pessoa só passa a mão na cabeça não é amor sincero.

    Eu já perdi amigos pra coiotes e hienas[ se é que vc me entende], mas quando a bomba explode, nenhum das duas categorias vão estar presente para limpar a bagunça.Muito pelo contrário, são os primeiros que caem fora.

    Hoje ela pode não gostar de você, mas daqui alguns meses ela vai ter amar mais que chocolate, pois verá a bobagem que fez, primeiramente consigo, e depois com quem realmente se importa com ela.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem sei sobre os coiotes e hienas da vida, ta cheio de gente assim por ai...mas espero que ela um dia caia em si e volte atras ou de um rumo melhor para a propria vida.
      Beijinhos

      Delete
  2. "as garotas nao investem nada em estudo, so sabem comprar roupa e maquiagem cara, gastar rios de dinheiro comendo fora e tentando mostrar um status social que na realidade e so uma fachada." - nosa, que furada! Pior tipo de gente pra se fazer amizade.. blergh!
    Olha, provavelmente a sua amiga vai levar um tombo na vida por fazer esse tipo de escolha errada e vai perceber que amiga de verdade sempre foi voce.. Isso eh natural, ate... E espero que voce nao guarde tanta magoa para quando ela te procurar e pedir colo...
    Eh muito chato se sentir assim, eu entendo e concordo com voce... E espero muito q sua amiga se de conta.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu nem sei guardar magoa por muito tempo, com o passar dos dias eu deixo pra la mas espero de coracao que ela perceba o erro que ta cometendo porque se misturar com gente baixa e tomar escolhas erradas e ruim para a vida dela mas doi pra gente que se importa ve isso sem poder fazer nada mas enfim so o tempo vai dizer como isso vai acabar.
      Beijinhos

      Delete
  3. Monique, essa sua amiga está "cega" pelo glamour. Espero que a cegueira seja temporária e que passe antes de as coisas correrem mal. Sinceramente isso parece atitude de adolescente. Sei lá, eu parto do princípio que a partir de certa idade a gente aprende a pensar por si própria e já não se deixa influenciar tanto pelas companhias. De qualquer forma, pela descrição eu acho que você é uma boa amiga, os amigos verdadeiros também ralham, também avisam, também "chateiam". Espero que a sua amiga se aperceba disso. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem achei isso uma atitude tao insensata e infantil mas preferi nem entrar nesse merito. Espero que ela se de conta e mesmo que nao volte a faculdade que de um rumo legal para a propria vida porque se endividar para fingir ser quem nao e nao ta com nada. Vamos ver como isso termina.
      Beijinhos

      Delete
  4. Dê um tempo para ela entender, levar tapa com luva de pelica não é fácil... Com certeza educação é mais importante que roupas, mas agora ela está magoada e mais tarde vai te entender. Assim como, se ela continuar com essa decisão, vc, como amiga, tb vai respeita-la(talvez não entendê-la). bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gostei da expressao "levar tapa com luva de pelica nao e facil" nunca tinha ouvido nem lido falar antes. Eu vou respeitar sempre, afinal ela e adulta e deve saber o que faz, mas a parte que doeu foi ver como a pessoa mudou e como a amizade da gente perdeu um pouco a sinceridade e liberdade que fazia parte antes, mas enfim desejo a ela o melhor e o tempo vai dizer como isso vai terminar.
      Beijinhos

      Delete
  5. Gigi, vc fez bem em falar o que pensava, nao para magoa-la mas para ela abrir os olhos. Essa moça está cega e está dando prioridades as coisas que nao sao importantes. Como assim, trancar uma faculdade por causa de roupas? Que idéia mais besta. OLha eu li outro dia uma frase bem interessante, e lendo o seu post me lembrei dela.
    "Para manter o status, você compra o que não precisa, com o dinheiro que você não tem, para mostrar quem você não é".
    Não to dizendo que o caso da sua amiga, mas se aplica aqueles que que querem manter os status para os outros. E ainda acrescetaria nessa frase" para manter o status pro outros".
    Amiga, fica bem. Um beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem ja li essa frase pelo Facebook, ate que ela e sensata e inteligente. Concordo com voce hoje em dia o povo so pensa em aparentar uma coisa que nao e, tao ridiculo isso. Obrigado!
      Beijinhos

      Delete
  6. Gigi, gostei do texto! ;]
    Eu mesma, tenho milhares de conhecidas, colegas e tal, mas amigas, conto nos dedo de uma mão... bem, pelo o que li, creio que mesmo que demore, um dia sua amiga cai na real, verá a besteira que fez e de repente, lhe peça desculpas, pois amiga que nem você não se acha em qualquer esquina... indubitavelmente, ela está sendo imatura! beijins e linda sexta-feira.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Amizade e complicado mesmo Barbie e em geral amigos de verdade sao poucos, acho que e assim com todo mundo. Espero que ela caia em si um dia porque afinal e o futuro dela em jogo ne, mas veremos o desfecho da historia...rs.
      Beijinhos

      Delete
  7. Entendo perfeitamente como você se sente, já passei por isso e sei muito bem como é. A única coisa que posso te dizer é que você dê tempo ao tempo e quando a poeira baixar, tente dizer prá ela como você se sente. Se você pressioná-la agora só vai fazer com que ela se senta traída e confusa. Vai por mim. O que tiver de ser será.

    ReplyDelete
    Replies
    1. E chato essa situacao ne, mas nao to pressionando e nem me remoendo por dentro mais, deixei pra la o que tiver que ser sera.
      Beijinhos

      Delete
  8. Olá Monique, que barra ein! Já passei por uma situação parecida mas logo ela verá para onde as escolhas dela estão a levando. Tomara que não seja tarde demais para ela! Amizades assim só leva para um péssimo caminho e depois da um arrependimento...
    Um grande beijo, até mais!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Stefane, tambem espero que minha amiga um dia possa cair em si e fazer o que e realmente bom para ela.
      Beijinhos

      Delete
  9. Poxa, Monique, que coisa mais triste :( Espero que sua amiga caia em si antes que ela se prejudique. É tão duro quando alguém que vc tem carinho interpreta o que vc diz de forma errada... Estou aqui torcendo para que ela volte a perceber a grande amiga que vc é, e o quanto vc só quer o bem dela!! bjss e hang in there! I hope she will come around soon!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tambem espero que ela possa cair em si antes que seja tarde, e muito chato mesmo quando a gente e mal interpretado e pior quando isso faz uma amizade tao legal ser pedida. Obrigado pela torcida e agora e esperar pra ver o bicho que vai dar.
      Beijinhos

      Delete
  10. Oi, Monique. Parabens por vc ser uma amiga de verdade, nao mentir, ser honesta e mostrar as coisas de uma perspectiva diferente. Bom, eu acho que cada um sabe o que eh bom pra si e se sua amiga ficou chateada por vc estar insistindo que ela invista em si e nao perca o tempo com futilidades. Azar o dela, nao o seu pq um dia ela vai olhar para tras e lembrar que amiga de verdade foi mesmo vc. Eu admiro pessoas maduras e vc agiu como tal. Nao esquenta, viu. Eu ja passei por varias dessas e posso te falar uma coisa, amiga de verdade vai te dar valor, entender o seu ponto de vista mesmo que ela prefira ainda assim seguir o dela e vai te agradecer por se preocupar. Acho que o mundo precisa de mais pessoas como vc. Bjos nao mude.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Cath quanto tempo!! To feliz de te ver por aqui =) Obrigado pelas palavras eu espero que um dia ela caia em si, mas se esse for o caminho dela mesmo eu vou respeitar mesmo nao concordando so o que me chatiou muito foi o fato dela ter mudado tanto comigo e a gente ter perdido a abertura e sinceridade que sempre tivemos, mas to bem agora e vou ver no que vai dar essa historia.
      Beijinhos

      Delete
  11. è difícil mesmo,e acho que è mais difícil, quando a gente muda pais,
    que tem que começar as amizades de novo.
    eu moro na Itália,a 12 anos.
    e aqui tenho pouquíssimos amigos, e os que deixei no Brasil,
    depois de todos esses anos, a amizade esfriou.
    bom incio de seman

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tambem tem essa parte de que quando a gente se muda para outro pais acaba perdendo muitos amigos e no pais novo dependendo de onde e fica dificil fazer novos. Obrigado.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic