Pages

Monday, January 14, 2013

Na terra dos carboidratos quem tem fruta e rei.

Fonte google imagens


Se tem uma coisa que nao entendo por aqui, alias eu ate entendo so nao consigo aceitar, como um pais que tem uma das maiores taxas de obesidade no mundo e tem programas e mais programas para ajudar as pessoas a reeducarem sua alimentacao, que ultimamente chove criticas de todos os lados para os junk foods, onde so se ve programas e mais tudo quanto e coisa vendendo comida, remedios, redutor e queimador de gordura, nao torna mais acessivel financeiramente falando o acesso a comidas saudaveis como frutas, legumes e verduras. 

Eu vivi no Brasil a maior parte da minha vida e acho que como a maioria de nos sempre tive acesso facil e barato a frutas, legumes, verduras e os tais chazinhos naturais. Desde que cheguei aqui essa e uma das coisas que mais sinto falta, do acesso a frutas com gosto de fruta (porque essas aqui com gosto de papel ou nada saborosas ta de matar). Eu ate entendo que em estados como NY e impossivel plantar qualquer tipo de coisa, afinal tem o clima e o solo que contam muito, nao e a toa que a maca por aqui e a fruta rei, mas poxa os EUA sao tao grande nao e possivel que nas partes mais quentinhas nao da pra diversificar um pouco as plantacoes, porque convenhamos aqui e quase a capital mundial do milho mas as outras coisas...

Nas ultimas semanas por curiosidade eu tenho anotado quanto tem saido as compras dos nossos produtos naturebas, vou chamar de naturebas as frutas, legumes e verduras para nao ter que repetir isso toda hora. A gente vai no que chamo mercado dos mexicanos (pois so trabalha mexicano la) que e tipo um sacolao no Brasil. Geralmente essas coisas la sao mais baratas, mas por aqui a gente tem seguido uma regrinha de dar preferencia aos produtos da estacao digo mais baratos...rs, porque e claro sair comprando qualquer um deixaria as nossas compras muito caras. Eu pasmei com o resultado, a gente gasta mais $$ comprando os naturebas do que com nossas compras normais no mercado, isso incluindo carnes.

Fonte google imagens

Eu fiquei pensando nao e a toa que o povo por aqui engorda facil, e para um pais com esse sistema de saude horrivel isso era pra ser uma coisa a se levar mais a serio. Como e possivel ir no mercado e comprar tanto junk e o valor sair tao barato e voce ir comprar meia duzia de coisinhas naturebas e o valor ficar tao alto? Eu to e assustada com isso. Aqui em casa somos so dois, agora imagina essas familias mais pobres e com filhos ainda por cima, como e possivel esperar deles uma alimentacao mais saudavel se isso exige muuuuito mais dinheiro? Afinal e melhor dar porcaria para as criancas comerem do que passarem fome nao e mesmo? 

Para compensar um pouco essa falta de vitaminas diarias acho que quase todo mundo por aqui toma aquelas capsulas de vitaminas A,B,C,D,E...enfim o abecedario inteiro para ajudar a saude, e eu to nessa onda tambem mas admito que sinto muita falta de ter a fruteira com toda aquela variedade de frutas que estava acostumada, de comprar meus  legumes e verduras favoritos por precinhos baixos e acha-los facil e de tomar suco! Nao to falando de beber suco de caixinha, to falando de suco feito da fruta, de vitamina de verdade...aqui em casa eu ate faco mas nao com tanta frequencia como antigamente, e na rua quando eu quero tomar alguma coisa, a saida mais natural tem sido agua porque suco da fruta e raridade de achar e vitamina e caro demais, tipo uns 8 dolares o copo...nesse ponto eu to morrendo de saudade do meu Rio...
E voces por ai, como e comprar e se alimentar mais saudavel?

Beijinhos


Share with the world:

31 comments:

  1. Gigi, adorei esse post! Eu concordo com tudo o que vc disse. Aqui as frutas também são caras, e eu tb acabo comprando as das estacoes hihi, pra economizar. Eu também amo sucos, e até tomo os de caixinhas mas saoo meggaaaaa doces, nao consigo beber muito. Eu encontrei um opçao sobre fazer sucos. Sabe aqueles pêssegos enlatados? Eu tenho feito sucos com eles. Tudo bem que sao enlatados e as vitaminas devem ter ido embora faz tempo, mas eu ainda acho melhor que tomar refri. De vez em nunca ainda tomo refri, mas tomo por falta de opçao, eu costumo tomar água em restaurante ou em casa, mas as vezes na casa dos outros nao tem jeito. Um pena ser tao difícil se manter saudável aqui, mas vamos que vamos. Beijao Gigi!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Do jeito que comer bem aqui e caro so aproveitando o que ta em alta nas estacoes para tentar nao gastar tanto...rsrs. Voce me deu uma boa ideia, ja tinha bebido antes mas tinha esquecido completamente...rs...eu gosto de misturar fruta com um cha que compro e fica gostosinho, nao e suco de verdade mas da pro gosto...rs. Na maioria das vezes que como fora eu peco refri ou fico com a agua mesmo, porque suco nao existe ne...rs...e vamos tentando ser saudavel.
      Beijinhos

      Delete
  2. Gigi, fruta é cara e PONTO FINAL! Qnd mudei p cá já sabia q ia sofrer com isso e SOFRO MUITO!!!
    O q eu tava fazendo MUITO é pegar o suco de laranja de caixinha, adicionar morangos e bater no liquidificador. Isso é o mais próximo de um suco de verdade! :(

    Agora eu ando comendo muito laranjas e morangos pq são as frutas da época. Qnd eu viajei pra Illinois achei MAMÃO e quase morri de felicidade. Comprei dois, 2,78 DOLARES por unidade e adivinha? N tinham gosto de N A D A! Foi triste! :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu sei que fruta e cara e PONTO FINAL, so coloquei que nao precisava ser assim, ainda em um pais com tanto problema de obesidade e sem um sistema de saude que funcione bem para todos. Eu gosto de misturar frutas com cha, acho que o gosto da para passar por sucos tambem. Aqui a gente tambem compra frutas da estacao e vez por outra eu acho algumas coisas vindo do Brasil e se o preco nao ta de matar eu aproveito..mas o gosto e complicado mesmo...rs.
      Beijinhos

      Delete
  3. Nossa, ta tudo muito errado, ne? Pelmor!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui tem muita coisa errada inclusive sobre a alimentacao. Mas e por ai onde voce vive e como aqui nos USA ou e mais facil ser saudavel?
      Beijinhos

      Delete
  4. Também sinto falta de abrir a geladeira e ter uma jarra de suco natural lá me esperando!! rs... Na minha casa no Brasil sempre tinha :-(. Bom, aqui na Suíça eu não acho as frutas e legumes caros, acho o preço proporcional aos salários. Algumas frutas são mesmo mais caras, por conta da importação e tals, sem contar que se corre o risco de comprar fruta seca por dentro e sem gosto, rs... mas frutas e legumes não é algo que eu vejo pesar no orçamento de casa. O que custa caro mesmo por aqui é a carne bovina, esse artigo sim não dá pra consumir sempre, acho que ser vegetariana por aqui é facinho facinho, rs...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nem fala Sandra, tem nada melhor que ver aquela opcao de sucos disponiveis ne? Que bom que por ai e proporcional aqui eu acho que nao sao nao, acho caro demais e pesam muito no orcamento de uma casa. Eu nao como muito carne bovina sou mais as carnes brancas mas aqui ate que nao e tao caro.
      Beijinhos

      Delete
  5. O que me deixa assustada aqui é a falta de conhecimento sobre o que faz bem para a saúde. Tipo, as pessoas acham nutella algo bom para o café da manhã das crianças "é feito de avelã, é natural" e esses dias, estava ouvindo um programa na rádio local sobre lanche na escola, daí uma adolescente estava criticando a pizza dizendo que como tem molho de tomate, a escola dizia que tinha vegetal (oi?) e que era saudável. O cara da rádio respondeu que pizza é uma típica refeição balançeada. Juro! Assim, a gente pode até comer pizza no Brasil, mas todo mundo sabe que não faz bem a saúde, né? Eu tenho gastado bastante dinheiro fazendo comprando frutas/verduras orgânicas e de preferência importados. Quando acho as uvas brasileiras, huuuuum, pago caro, mas vale muito!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem vinda ao meu blog Lorna, aqui isso assuta mesmo, se e derivado de fruta faz bem...qualquer hora a gente vai ouvir por ai que fanta e saudavel porque e feito de laranja. Essa da pizza foi fogo, pelo amor dizer que pizza e refeicao balanceada e demais =( A gente por aqui compra nesse mercado dos mexicanos onde quase tudo e importado, mas de vez em quando a gente compra organico ou vai naquelas feirinhas onde se compra direto dos fazendeiros, mas por aqui essas feiras so tem no spring e no summer.
      Beijinhos

      Delete
  6. kkkk !!!!! Adorei os bobs! Será que os olhos dela não vão explodir???? MEDA !!! kkk!!! Lana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa boneca e tao feia que chega ser engracada ne..rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique,

    Concordo que a cultura aqui gira muito em torno de junk food. Quanto as frutas e verduras, algumas tem um gosto diferente, fora a questão de GMO em algumas, acho que há a questão do clima e do solo. As frutas tropicais fazem falta sim, mas, quando as encontro no mercado, mesmo um pouco mais caro, eu compro. Outra coisa que tenho procurado a fazer mais ao decorrer do tempo é comer mais frutas e verduras orgânicas. Durante a primavera-outono procuro ir comprar frutas e feiras nas feiras feitas por fazendeiros. É legal o contato com os fazendeiros e também mais em conta do que comprar no mercado. Algumas frutas eu congelo e guardo prá usar em sucos e vitaminas durante o inverno ou fora de estação.
    Geralmente encontro mamão brasileiro no supermercado. Certo que custa uns $ 2.50. Mas, é uma delícia e acho que vale à pena.
    Também há a opção de comprar frutas e veggies em lojas de produtos naturais, mas geralmente acabo comprando outros produtos.

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beth agora fiquei curiosa, o que seria um GMO? Eu tambem compro frutas mas no mercado sao caras e o gosto consegue pior do que do "sacolao" que costumo ir. Agora em ando usando as frutas da estacao para fazer suco, mas nao tenho o costumo de congelar, voce me deu uma boa ideia. Nunca achei mamao brasileiro por aqui, fiquei ate com invejinha de voce agora porque amo mamao =)
      Beijinhos

      Delete
    2. Monique,

      GMO refere-se a frutas e produtos geneticamente modificados ou com aditivos químicos quando na produção. Por isso, certas frutas são mais recomendadas serem consumidas orgânicas. Principalmente, frutas porosas como morangos, cherries e folhagens (alface, etc).

      Delete
    3. Eu nao sabia de nada disso, obrigado por tirar minha duvida, agora com essas dicas em mente vou tentar procurar os organicos das frutas porosas. Eu ja costumava comprar alface e outras folhas organicas porque acho o gosto mais saboroso. Obrigado =)
      Beijinhos

      Delete
  8. Concordo, Gigi, quando eu estava na Inglaterra, só tinha banana mesmo... rs e banana d'água, mas eu só gosto da prata, enfim e é por isso que eu valorizo o Brasil, pois nem tudo nele é ruim, o que é ruim é a falta de valorização em muitos aspectos. Mas cada País com suas vantagens e desvantagens, né? Acho isso uma pena.
    beijos e tenha uma linda tarde.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A gente quando vai viver fora sofre ne?! E dificil encontrar as mesmas coisas que a gente tava acostumada a comprar em nosso pais. O Brasil tem coisas otimas e coisas ruins como em todos os lugares e tudo uma questao de adaptacao.
      Beijinhos

      Delete
  9. Monique, acho que acabamos sofrendo mais ainda pela regiao que moramos. Meu sogro sempre afirmava que a fruta na California era mto melhor do que aqui em Michigan. Mesmo quando a fruta e' importada ou vem destes estados mais longe, o gosto ainda e' diferente, pq a forma que elas sao cultivadas e' diferente para que elas aguentem a viagem. Eh uma questao mto de cultura mesmo, eu nao bebo refrigerante, pq qndo crianca eramos pobre e refrigerante era caro, entao acabei nao criando gosto pela coisa, aqui eh o oposto, por ser barato, as familias de classe baixa sempre compram refrigerante. Mesma coisa fast food, so fui comer depois que comecei a trabalhar, pq nao era algo acessivel para minha familia. Mas acho que acima do preco, hj em dia esta muito mais ligado a conscientizacao. Acho que esta mudando, lentamente, mas esta mudando, enquanto vejo no Brasil a cultura de junk food fazendo o caminho inverso do daqui :( Triste! Em outros aspectos, acho coisas mto mais acessiveis aqui, como cogumelos, e algumas especies de vegetais. Acho eles mais baratos e saborosos, as berries eu tbm prefiro aqui que no Brasil, o preco eh melhor e o sabor tbm eh o mesmo! Com o tempo, aprendi a me adaptar, mesmo qndo fui ao Brasil desta vez, eu nao bebi nenhum suco com refeicao, ficava so na agua. Alias, em 11 dias acho que nao tomei nenhum suco rsrsrs comi um bocado de fruta, mas sem suco rsrsrs Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que sim Aline, regioes mais frias precisam trazer mais coisas de outros lugares e logo o gosto fica diferente. Eu sempre amei um refrigerante, mas como sempre tive problema no estomago, to acostumada a evitar. Eu percebo que agora as pessoas e ate na tv se fala mais sobre a necessidade de se alimentar melhor, evitar junk food mas ainda ta longe do ideial. Aqui eu gosto de comer cogumelos, berries e aspargo sao mais baratos que no Brasil e tambem mais gostosos...tambem gosto do morango daqui. Mas quando eu for no Brasil planejo me acabar bebendo os sucos...rs.
      Beijinhos

      Delete
    2. Espero que vc consiga ir logo para o Brasil, Monique, para poder matar sua vontade de suco. Compartilho seu sofrimentto ;) Acho que chega um ponto que nosso corpo se adapta tanto a nova realidade, que mesmo quando vamos o Brasil nossos hábitos estão diferente. Acho que foi o que aconteceu comigo com os sucos, pq eu AMAVA um suco de maracujá, sentia uma falta lascada, e agora qndo fui não bebi, aliás só lembrei dele ao ler seu post :) Uma coisa que sinto muita, mas muita falta é manga. Vez ou outra encontro a Brazilian Mango no Trader Joe´s que tem um sabor melhorzinho, mas todas as outras têm gosto de chuchu rsrsrsrs Verdade, aspargos aqui é bem mais barato! Outra coisa que como bastante aqui e não comia no Brasil é aipo!! Bjss

      Delete
  10. Monique por aqui eu ja tinha notado isso, se vc fizer uma compra com porcarias tipo hamburgares, nuggets e comida congelada sai mto mais barato que fazer uma compra saudavel.
    Eu nåo acho as frutas aqui tåo caras mas acho que elas n tem gosto de nada e eståo sempre com aquela cara de fruta velha, outra coisa que me deixa p da vida e pagar uma fortuna pela carne que tem gosto de gelo.
    Mas mesmo assim eu sempre tenho uma fruta em casa e legumes nunca faltam!!
    Bjoss e otimo final de semana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que esse problema com o gosto e para todas nos =( Ate que a carne por aqui tem gosto de carne mesmo, mas tem uma coisa que nao gosto sao dos hamburguers acho que tem um gosto estranho e diferente do Brasil, entoa nao como eles. Aqui tambem nunca falta fruta, legume e verduras podem ate nao ser saborosos mas sao importante pra gente.
      Beijinhos

      Delete
    2. Quanto ao ground beef (a ideal para hamburger), já observei que quanto mais lean, mais saborosa. Tento comprar de no mínimo 85% lean. É mais saudável e saboroso.

      Delete
    3. Gostei da dica Beth, valeu!
      Beijinhos

      Delete
  11. Menina nem me fale! Suco aqui só se for xarope no sabor da fruta! E olha que aqui tem fruta e é realmente carinho. O jeito foi transformar nosso quintal em horta! O que tá dando uns resultados :), mas é difícil viu...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para quem mora em casa e uma boa ideia, mas moro em apertamento entao isso e um projeto para o futuro..rs.
      Beijinhos

      Delete
  12. oi Monique!!!
    Eu vejo como vantagem ai o fato de qualquer lanchonete ter salada de fruta ou iogurte com granola. Vai para escola ou trabalho, encontra uma lanchonete no caminho que tem isso. Aqui náo.... só se for especializada em produto natuaral e náo tem em qualquer lugar!!
    Mas infelizmente...em mercado é mais caro que aqui mesmo. Eu gostava da feira na unio square! bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso e verdade Bia, mas no Brasil nao e dificil achar salada de fruta tambem nao, pelo menos no RJ. Eu ja fui la uma vez mas e quase igual as que tem por aqui, mas acho que elas sao mais populares a partir da primavera.
      Beijinhos

      Delete
  13. Oie Monique,

    Eu fiquei abismada quando fiquei hospedada em um hotel em Orlando e eles tinham de tudo menos fruta no cardápio do café da manhã.Eu achei aquilo tão estranho.Ouvi falar que até o parfait do McDonalds não é iogurte com frutas não, é um tipo de sorvete mais cremoso. :S!!!Quando soube dessa, deixei de comprar :(

    Bjs

    ReplyDelete
  14. Aqui em Atlanta existe um suco de pomegranate que 100% polpa da fruta sem açúcar e água. E um pouco caro mas e o melhor que encontro, suco de verdade. Para mim que adoro uma roma, e a melhor opção.

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic