Pages

Saturday, June 30, 2012

7 meses depois...

Essa semana fez 7 meses desde que cheguei aqui de mala e cuia pra recomecar minha vida. Esses meses foram ate agora os mais intensos da minha vida, passei por tanta coisa, foram tantas adaptacoes (e continua sendo), dificuldades e alegrias. Mas aprendi com isso tudo e cresci e sinto que continuo crescendo como pessoa e a cada dia me sinto mais forte e mais "eu". 

Todo mundo que ja teve a experiencia de morar fora do pais fala sobre a mudanca que passamos dentro de nos. E posso atestar, desde que cheguei eu mudei muito. Primeiro eu tinha a sensacao de que nao aguentaria ficar por aqui. No Brasil eu tinha uma vida super independente, sabia me localizar, falo portugues, sei o horario dos meus programas favoritos e seus canais, sei meu restaurante preferido, conheco os lugares perigosos e os mais tranquilos e por ai vai. Quem ta lendo pode achar meio bobo essas observacoes, mas pra mim foi um inferno nao conhecer nada, nao entender quase nada da lingua, nao ter minha familia e amigos proximos, e alem de toda mudanca no meu pequeno universo ainda os desafios de um casamento. E irritante quando voce quer ir a algum lugar e nao saber qual direcao pegar, voce quer sair de casa, mas muitas vezes por nao ter carro nao pode ir, querer conversar com alguem e nao falar a lingua, o sentimento mais permanente meu aqui por um bom tempo foi limitacao e dependencia. 

Admito que fiquei muito depressiva, me sentia a pessoa mais burra do mundo em vir parar aqui e ter que recomecar do zero o que a gente constroi a vida inteira onde sempre viveu. Para mim tudo comecou a mudar quando comecei meu curso de ingles, poder interagir com outras pessoas, ter que me virar num ambiente onde so tinha o ingles pra poder me comunicar, sair de casa todo dia, isso ajudou muito. Me ajudou a perder o medo das pessoas na rua, me fez me sentir mais corajosa pra explorar a cidade, posso dizer que abriu meu mundo para tanta coisa nova. Mas nao me fez sentir muito melhor, levei tempo pra entender algumas coisas, mas acho que agora comecei a aprender.

Aprendi que primeiro tinha que ta de bem comigo e em paz com minha decisao, se era isso que eu queria, eu tinha que comecar a transformar aqui em minha casa, criar lacos, fazer amigos, me localizar onde vivo.  E foi isso que comecei a fazer.  Cada pessoa e de um jeito e tem sua receitinha pra vida, a minha foi Deus e mudancas em minhas atitudes, eu orava tanto pedindo ajuda, sabedoria e discernimento (ainda oro) e tentava agir conforme. Primeiro respirei fundo e percebi que precisava tomar iniciativas principalmente com a lingua, entao agora to maior "falante", quando alguem puxa assunto comigo em algum lugar como mercado, farmacia ou ate nas minhas corridas diarias pelo parque eu retribuo, nem sempre entendo tudinho que o outro fala mas consigo entender do que se esta falando e vou tentando...rs..as vezes da certo, as vezes saio falando tudo errado e ai parto para as mimicas mas em geral tenho conseguido me fazer entender, e  no caminho tenho me divertido e passados por algumas situacoes bem engracadas, mas enfim tem ido ne!!..rs.

Agora baixei um mapa da cidade e um dicionario eletronico no meu Ipod, e ja ando tudo por aqui, seja a pe ou de bicicleta. O trem eu ja pego sozinha mesmo quando quero ir a Manhattan, a unica coisa que ainda nao usei sozinha foi o onibus, isso porque os horarios sao tao demorados que me desanima em pegar. Mas provavelmente agora no verao vou fazer um curso em outra cidade e vou precisar pegar onibus diariamente. Metro nao utilizo muito porque onde vivo nao tem, tenho que ir para a cidade vizinha pegar, mas la e tao feio e estranho que evito. 

Uma das coisas que percebi foi como mudei dentro de mim, hoje em dia sou mais calma, mais tolerante e definitivamente aprendi a valorizar mais minhas relacoes familiares e de amizades. Nao que nao valorizava estas antes, mas agora ficou num nivel diferente. Aprendi a ouvir melhor, nao o dom da audicao que temos, mas ouvir o que as outras pessoas dizem, entende-las melhores, definitivamente agora ando mais "vagarosa no falar e mais rapida no ouvir", tambem to mais intuitiva, meu sexto sentido ate agora aqui nao tem me deixado na mao...rs. Eu me sinto mais cuidadosa, principalmente com as pessoas, porque tem tanta gente na mesma situacao que se aproxima dizendo amigo, mas na realidade...melhor deixar pra outro post, quem sabe um dia....rs. E percebi que estou mais forte e me sinto tao amadurecida, hoje consigo passar por coisas com uma fe tao inabalavel e tao tranquila que isso pra mim uns meses atras era impensavel. 

Enfim, como todo mundo to encarando desafios e aprendendo a supera-los, minha vida nao e nenhum conto de fadas, porque casamento e dificil e exige esforco de ambos e reconstruir tudo a milhas longe de onde sempre vivi tambem nao e facil, mas nao e nenhum sofrimento diario. Posso dizer que to feliz, e tem tanta coisa boa acontecendo, que me fazem me sentir viva! Agora ja sei os horarios e canais dos meus programas favoritos, sei me localizar e ja sei meu restaurante favorito ate agora...ebaaaaa!!! 

E falando em mudancas, acho que devo compartilhar com voces aqui, ja que fiz um post toda angustiada falando sobre muitas coisas, e nada melhor do que vir contar como acabou. Marido esta empregado, o problema da conta de um tal imposto atrasado de 25 mil dolares, que recorremos e estavamos aguardando resposta foi resolvido e a conta chegou em US$ 0.00!! E agora podemos dormir melhor a noite, e to mais tranquila porque tava com medo disso atrapalhar meu processo do AOS, mas agora com tudo resolvido ja me sinto muito mais aliviada. Meu sobrinho fez 1 mes de vida essa semana, ele ta lindo, gordinho e super esperto, isso e outro motivo que damos gracas todos os dias porque ele tava muito ruinzinho de saude. 

Bem sete meses depois posso resumir meu sentimento com o que aconteceu semana passada: Encontrei uma amiga aqui perto de casa e fomos no starbuck sentar e jogar conversa fora, aproveitando o dia quente pra ficar outside. Depois de um tempo caiu uma chuvarada e agente sentou dentro da loja na mesa da vitrine e me chamou  a atencao uma mesa com duas amigas conversando e rindo, e ai "caiu a ficha" que eu estava fazendo o mesmo. Cheguei na loja, fiz meu pedido (em ingles), sentei na mesa com uma amiga, estava conversando, rindo, falando sobre varias coisas e planejando outras tantas, tudo como eu costumava fazer...bem fiquei la sentada com aquele sorriso idiota no rosto e me sentindo assim "normal" de novo sabe, com uma vida por aqui. 
Nao sei se consegui me fazer entender, to meio divagando sobre meu "eu" aqui...rs
Beijinhos







Share with the world:

39 comments:

  1. Gigi, meio que me emocionei com seu post. Sim, vc se fez entender. A vida está decolando, as coisas acontecendo, seu inglês melhorando...
    Vale muito a pena correr atrás do que a gente quer. VC poderia MUITO BEM ter ficado em casa, escondida, sem tentar aprender a língua, mas vc fez o oposto.
    Sua família no Brasil - COM CERTEZA- está orgulhosa.
    Seu marido tb.

    E VC SE N ESTIVER, TEM QUE FICAR!

    Que Deus te abençoe. Não esqueça que as provações são para te fazer mais forte!

    Com carinho,
    Rebeca
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Rebeca! Voce tem razao depois que resolvi agir e tomar alguma atitude sobre o que me incomodava a vida tem andado. Eu me sinto sim orgulhosa do que to conquistando, acho que eles tambem...rs.
      Beijinhos

      Delete
  2. Minha querida amiga virtual que simpatizo por demais, depois de ler seu post, fiquei tão feliz por vc. sabe quando vc torçe de verdade pra alguem ser feliz e deseja tudo de melhor pra ela? pois é isso q sinto por vc, nik mesmo n te conhecendo de perto, sinto que es uma pessoa muito especial, uma pessoa simples sem muito tititi, e eu admiro muito pessoas assim...muito feliz mesmo por tudo de bom q esta acontecendo, em saber q as coisas melhoraram em varios aspectos, e o seu post n é um assunto bobo nao, eu tb passei pelas minhas dificuldades de adaptaçoes, mais como t falei tudo passa, fazemos isso por amor, e acho q n tem prova maior q essa...bjssssss nel cuore!!!!!!!!!!!1

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani obrigado pelo carinho, eu tambem sinto que voce e uma bastante simples, sem frescuras e muito sincera e acho essas qualidades otimas nas pessoas. Apesar de voce ta em outro pais, com certeza como toda pessoa que vai viver longe do pais que nasceu entende bem sobre todas essas adaptacoes e como nos sentimos. Realmente tudo passa tudo e com o tempo vamos nos adaptando e vendo o lugar atual como lar.
      Beijinhos

      Delete
  3. Ahhhh que linda!! Consigo ler sua felicidade nesse post, eeee! O comeco eh estranho, mas eh impressionante como a gente muda e amadurece neh? Muito bom saber das noticias boas sobre voces, Deus eh bom! Agora que venham mais 7 meses, 7 anos...e bora conquistar novos desafios! :) beijo grande!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado querida, realmente to muito feliz pelo meu crescimento e pela tempestade ter passado. Deus e muito bom mesmo!! E que venham mais anos pra serem ganhados e superados os desafios.
      Beijinhos

      Delete
  4. Que post lindo, Monique! Viu como realmente tudo passa? Todos nos enfrentamos desafios na vida, principalmente quem mora fora, mas acho que voce encontrou a resposta: tem de encontrar seu eixo ai, tem de fazer seu mundinho, com as coisas e pessoas que voce gosta te rodeando, ai voce vai comecar a se sentir mais normal de novo. O que parece ja esta acontecendo. Tem de, principalmente, se arriscar. E o unico jeito, seja pra aprender a lingua, dirigir em terras estrangeiras, fazer novos amigos, pegar um transporte publico etc. Da aquele frio na barriga, mas como a cena que voce descreveu no final do seu post, a sensacao final e muito reconfortante, de que voce esta reencontrando o seu "eu". E quer saber? Uma coisa que aprendi vivendo fora e que meu "eu" independe de onde estou ou vivo. E vai comigo para onde eu for. E questao de se encontrar e tentar coisas novas, ainda que com receio. Feliz que seu marido esteja empregado de novo, a situacao com o IRS resolvida e seu sobrinho bem de novo. Nada como um dia apos o outro. Mesmo. Beijo e uma otima semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Eli! Voce tem razao tudo passa e se arriscar e agir pra mudar meu isolamento foi essencial pra agora eu me sentir mais normal com uma vida por aqui, me sentir tomando as redeas sabe. Acho que depois desse primeiro "baque", aprendi essa licao importante, meu "eu" vai comigo em qualquer lugar do mundo, se no futuro eu tiver que viver em outro lugar ou me mudar pra outro pais ja entendi que o que preciso fazer pra nao passar por esses perrengues novamente. Eu tambem fiquei radiante com essas noticias, so de poder deitar no travesseiro e nao ter mais problemas de divida e falta de $$ ja da uma paz no coracao e na mente incrivel. Obrigado =)!
      Beijinhos

      Delete
  5. nem acredito que já faz 7 meses que tu foi! parece que foi ontem que tavas desesperada com o passaporte que não chegava. guriaaaa!
    só posso dizer que eu torci e ainda torço muito por ti e eu tinha certeza que ia chegar o dia que tu ia olhar pra trás e ver o quanto tu evolui com a experiência.
    feliz por ti! e gostaria muito de te conhcer pessoalmente e quem sabe começar uma amizade de verdade =)
    bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade Clau, parece que foi ontem mesmo, o tempo literalmente voa por aqui. Obrigado pelo carinho, tambem torco muito por voce, e to aqui so esperando voce chegar pra gente combinar aquelas batidas de perna por aqui, e fazer a amizade deslanchar, porque comecar ela ja comecou ne?! =)!!
      Beijinhos

      Delete
  6. Oi, Monique

    Vim agradecer o seu carinho e as felicitações.

    Quanto ao seu relato, tenho a te dizer que as vezes achamos que tudo e todos estão contra nós...temos o direito de chorar muito, depois respirar fundo e dizer para si mesma por mais dificil que seja a situação atual eu vou superar tudo isso, eu sou forte! Faça 03 respirações profundas que sua mente vai acalentar e vc conseguirá sair desse momento atribulado. Tudo isso aprendi nas minhas aulas de Yoga, e sempre dá certo.

    Uma semana de LUZ!
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. De nada Ro =)! Obrigado pelas dicas, a ultima que voce me deu ajudou muito e ainda ajuda.
      Beijinhos e uma semana iluminada pra voce tambem!

      Delete
  7. Monique, que post maravilhoso de se ler!! Tão bom saber que as cosias estão se encaixando e que tudo está ficando mais produtivo para vc!! Fico hiper feliz por vc, e por vcs dois estarem tirando pesos das costas :) Eu acho a experiência de viver em outro país algo extremamente enriquecedor, acho que amadureci muito desde que sai do Brasil, sofri bastante, mas cresci bastante tbm!! Lindo ver o quanto o seu astral está diferente neste post!! Bjusss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado querida! Eu tambem fiquei feliz com o desfecho da historia, e de poder ir dormir mais aliviada a noite. E verdade a gente fora amadurece de um jeito e tao rapido, infelizmente a gente sofre um bocado, passa por uns apertos mas aprendemos a lidar e contornar tudo isso, e acho ate que evoluimos como pessoas para melhor.
      Beijinhos

      Delete
  8. Ai menina, que BOM que esse problema maluco com o imposto foi resolvido! Deitar a noite pensando numa divida de 25 mil dólares eh complicado mesmo, ne? Fico muito feliz que tenha resolvido!

    E parabéns pelos 7 meses, pelas transformações, pelas mudanças.

    E que venham muitas e muitas novidades, não eh mesmo?

    beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade, ir dormir com uma divida que nao devemos e terrivel, mas agora depois de ter tirado isso das costas as coisas estao ate mais leves. Obrigado, e tambem espero ter muitas boas novidades pra contar por aqui.
      Beijinhos

      Delete
  9. Monique, a vida de expatriados se faz com estas pequenas alegrias diárias!! Coisas tão simples que fazíamos no nosso país, aqui se transformam em uma verdadeira CONQUISTA. Que bom que as coisas estão entrando nos "eixos"!!! FELICIDADE!! Bjs e boa semana!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Sandra, e verdade la o que era normal e facil aqui se torna um obstaculo a ser superado, e quando a gente consegue e muito bom. Que bom mesmo, da uma sensacao de alivio muito grande. Beijinhos e otima semana pra voce tambem!

      Delete
  10. Monique, estou muito feliz por vc e quando li sobre o que aconteceu com o emprego do seu esposo e sobre as taxes, me emocionei pra caramba, pois vc estava na minha lista de oração e em específico essa situação. Pedi à Deus para que cuidasse de tudo e surpreendessem vcs dois quanto à isso, que Ele fizesse o que o ser humano não podia fazer e ELE O FEZ! Glória seja dada ao nome de Jesus! Ele realmente responde ao nosso clamor!!! DE 25K pra não pagar nada, isso é DEUS!!! E ELE É GRANDE :)!!! Que bênção tremenda!

    Feliz por vc, por sua adaptação, pelas amizades e pela maturidade adquirida ao longo do meses.Celebre! Vc merece :)!

    Para sua meditação, deixo o salmo 103

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelas oracoes Gisley e muito obrigado tambem pela torcida. Deus e muito bom, fez muitas coisas boas aqui em casa, e eu estou muito feliz por todas essas coisas boas que aconteceram e com tudo que venho conquistando.
      Beijinhos

      Delete
  11. Ah esta sensação é maravilhosa Monique! Daquele tipo mesmo "nem sabe explicar, mas todo mundo entende". Fico feliz por vc!!! bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade Bia, a sensacao e essa mesmo, e obrigado pela torcida.
      Beijinhos

      Delete
  12. Monique,

    Dá pra sentir sua felicidade transpirando em seu post e fico muito feliz por você. Realmente, ao mesmo tempo que imigrar é uma experiência enriquecedora, também vem com seus desafios. E no tempo certo, vc tem superado estes. E com certeza, muda a gente. Feliz por você. Que o Senhor continue te fortalecendo a cada ia.

    P.s: quanto aos problemas dos comentários, confere meu ultimo post. Ver se funciona agora.

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Beth, e mesmo tudo que aconteceu ajudou a me fortalecer e me dar forca para superar.
      Eu tentei comentar mas ainda nao entendi como funciona aquele negocio la de assinar, vou tentar comentar de novo.
      Beijinhos

      Delete
    2. Monique,

      Não precisa fazer a assinatura, só deixa seu nome. Não precisa deixar o email. Daí vai funcionar. :P

      Bjo

      Delete
    3. Beth sei la qual e o problema, eu nao consigo deletar meu e-mail, nao consigo assinar, e quando eu tento diz que falhou, ja tentei varias vezes comentar la, e nao to conseguindo mesmo =( nao sei mais o que tentar.
      Beijinhos

      Delete
    4. Hunf :/ acho que vou ter que voltar para o blogger. Você não é a única com este problema prá comentar lá. Valeu pelo feedback. Vou resolver isto.
      Bjo

      Delete
  13. Isso é bem comum .. enfrentei cada uma quando morei em 2008 nos US ... pensava que sabia ingles e que coisa dava um bloqueio mental ... parecia que eu estava aprendendo a falar , a me localizar e tudo mais .. novos amigos .. mas isso tudo passa .. Hj mal posso esperar para voltar (Estou indo com o K1) e sei que muita coisa aprendi e amadureci ... pq no comeco nada é facil ... agente cai e levanta ... :) mas que bom que agora vc esta numa fase boa de sua vida :) curte bastante cada segundo :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mariana bem-vinda ao meu blog! Poxa que legal que voce ta vindo com o K1, ja tem previsao para chegar? Realmente viver fora do pais onde nasceu e muito dificil, precisamos reaprender tudo, ate a falar, os primeiros meses sao dificeis mas depois a gente vai acostumando e conseguindo colocar a vida nos eixos. Obrigado.
      Voce vai morar onde aqui?
      Beijinhos

      Delete
  14. Me fez chorar, chorar de alegria e emocao mesmo. Monique, voce nao sabe como ler esse post me deixou feliz e aliviada. Deus eh maior e Ele age no tempo certo. Fico muito feliz por essas mudancas, pela vitoria sobre o pagamento das taxas, e mais feliz ainda por saber que voce esta em paz consigo mesma e conseguindo enxergar as mudancas que essa vida nova ia te trazer com o tempo. E ainda trara. Lendo este post eu lembrei de quando eu cheguei, de quando eu escrevia sobre o que tinha percebido que mudou em mim aqui neste pais, eh tao bom quando a gente consegue enxergar a aproveitar essa realizacao com um sorriso ingenuo ( ou bobo haha) no rosto. Eh um sentimento tao gostoso. Eu torco muito por voce. Fiquei feliz mesmo de ler este post. Um beijo Grande e que mais conquistas venham por aih! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo carinho Nani, levou tempo mas acho que aprendi e to aprendendo a lidar melhor com tudo e amadurecendo tambem. E verdade olhar pra tras e perceber as mudancas e recompensador.
      Beijinhos!!

      Delete
  15. Monique,

    Amanhã tem um "selinho de Arte" para vc lá no meu blog, não deixe de passar lá.

    Depois nos apresente um artesanato bem legal, tá?!

    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ro obrigado, depois eu faco algum e mostro sim...rs.
      Beijinhos

      Delete
  16. Oi Mô, confesso que chorei lendo o seu comentário...
    Foi o primeiro que recebi eu acho.
    Ainda estou meio perdida, com mt coisa na cabeça, e trocentas pra resolver, visto que sou filha única.
    Confesso que ainda não tive tempo de me atualizar nos blogs, mas prometo fazê-lo em breve.
    Fico feliz que gostou do layout, ainda estamos em fase de sintonia fina, arrumando detalhes...
    Obrigada pelas palavras, significam muito para mim.
    Um beijo e fica com Deus.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Imagino como voce se sente nesse momento, e va fazendo as coisas no seu tempo. Realmente o novo layout e uma gracinha =)! E se precisar conversar ou quiser me escrever um e-mail so usar o endereco que ta ali em cima, de nada sempre que precisar e se precisar estarei por aqui ta bom?!
      Beijinhos

      Delete
  17. Monique, nossa que felicidade!!!! Estou muito feliz por voce... Que bom que tudo esta se encaixando :)

    Como eh bom olhar para tras e vermos nosso amadurecimento e que tudo na vida passa, principalmente as situacoes problematicas...

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Fe, e verdade a gente que tem a experiencia de viver fora entende bem como se amadurece e se aprende.
      Beijinhos

      Delete
  18. `Tô aqui lendo os posts antigo e como é engraçado vê essa transformação. Morar fora realmente nos faz crescer e tenho a impressão que hoje em dia vc está bem melhor em todos os aspectos. No inglês, no dia a dia dessa nova vida que vc começou, em paz com suas escolhas. Só não sei se na saudade a gente vai algum dia se tornar master. Essa é realmente a pior parte.

    Beijo

    ReplyDelete
  19. E engracado ler esses posts mesmo, as vezes eu venho aqui ler alguma coisa e percebo o quanto mudei ou quanto minhas perspectivas mudaram. Voce teve a impressao certa, hoje em dia me sinto bem melhor em todos os aspectos, com a lingua entao foi um avanco e tanto pra mim, mas acho que esse processo e bem parecido com todas nos, a saudade e a unica que nao tem jeito a gente aprende a adminstrar pra nao ficar tao pra baixo por conta dela mas ela vive com a gente.
    Beijinhos

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic