Pages

Wednesday, June 20, 2012

Um mundo melhor para nossos filhos ou filhos melhores para nosso mundo?

Eu tenho visto e lido bastante artigos sobre a conferencia Rio+20, que ta acontecendo la no Brasil, e como sempre acontece de tempos em tempos, conferencias como essa traz a tona a necessidade de mudar, mudar a nossa economia porque nao tem emprego pra todo mundo e vai ficar pior no futuro, mudar o jeito que cuidamos do meio ambiente senao vai ter um colapso total em tantos anos e vamos todos morrer, e cuidar disso e cuidar daquilo. Concordo com tudo isso, acho que vivemos num momento critico, aquele momento onde precisamos tomar consiciencia e mudar, alias o sistema todo precisa. Mas porque eu comecei falando disso? Porque todo mundo fala bastante sobre preservar e cuidar para as futuras gerações.

Mas a pergunta que não sai da minha cabeça e: E quem cuida das futuras gerações? A pergunta pode ate parecer meio idiota, porque a resposta obvia vai ser os pais delas. Mas aparentemente nunca foi tão dificil cuidar de filhos como era antes, ou não tem tantos pais por ai a fim de fazer seu trabalho direito. Esses dias na classe estavamos conversando sobre como e dificil ser professor, e como anda impossivel lidar ultimamente com adolescentes e crianças. E pela conversa a coisa ta feia em tudo quanto e lugar, ja que os alunos vem de tudo quanto e canto do mundo. Ate no Japão, fiquei surpresa de ouvir isso, porque quem ja leu um pouco sobre, ou convive/conviveu com eles entende como a sociedade japonesa e restrita e bem disciplinada, então quando eu vi que la eles vem encarando problemas similares (mas em grau menor) percebi que a coisa ta feia mesmo...rs.

Eu me formei em Historia, e lecionei por uns 3 anos; no ano passado nos primeiros meses eu fui trabalhar numa empresa (porque o $$ era melhor e eu precisava juntar pra vim pra ca) e nos ultimos meses eu trabalhei pra uma empresa dando aula particular. E nesses 3 anos e meio, eu pude perceber e sofrer na pele como que ta dificil. Em grosso modo escola atualmente virou sinonimo de deposito de aluno. Acho que o povo esquece que obrigação de educar e dos pais, professor ta na escola pra ensinar. Nos não temos autoridade para passar dizer para um aluno o que ele deve fazer, como ele deve se comportar, o que ele deve vestir, etc. Na escola o aluno vai aprender a se socializar e a respeitar regras de convivencia, aprender a lidar com o diferente, com o igual, com o dificil, com o facil, mas os valores ele deve trazer da casa dele, os valores os pais precisam gastar tempo pra ensinar e supervisionar os filhos. Mas no meu dia a dia eu infelizmente percebi que são poucos os pais que gastam tempo com seus filhos, que supervisionam, que ensinam eles o que e certo e errado, a respeitar o proximo, a ser educado, enfim são poucos os pais que querem gastar tempo sendo pais. 

Nem preciso dizer que no meu caminho não faltou pai querendo saber porque o filho ta com nota baixa, mas em vez de perguntar a ele, ou supervisionar ele, acha mais aceitavel colocar a culpa no professor, na escola, na vida, na internet...enfim. Ja vi alunos com serios problemas comportamentais e os pais nem ai pra eles, achando tudo lindo e muito normal. E o resultado disso tudo, de tanta negligencia e falta de supervisão e a quantidade de monstrinhos que estão soltos por ai. Eu tinha um amigo que costumava falar que vivemos na sociedade do direito, todo mundo tem direito a ser feliz, direito a ganhar bem, direito a fazer o que quer, direito de andar bem vestido, de comer bem, de ir onde quer, com certeza todo mundo tem direito, mas e os deveres heim? Porque  ha de convir que pra ter direitos antes temos deveres, se eu quero ganhar bem, preciso estudar para ter um bom emprego que me proporcione isso, se eu quero ser feliz preciso trabalhar sobre isso. Nada nessa vida nada vem de graça e sem esforço, se a gente como adulto sabe disso então porque não ensinar aos filhos esses valores?

Na epoca que eu era criança minha mae sempre via meu caderno, acompanhava minhas notas e se eu tirasse nota baixa ou me comportasse mal na escola, ai de mim, ela nunca foi na escola perguntar pra professor porque das minhas notas baixas, ela perguntava como eu me comportava e ai de mim se a resposta fosse pessima...rs. Quando entrei na adolescencia ela não ficava atras de mim controlando se eu estudava em casa ou não, mas ela sempre queria ver meus boletins, então eu sabia que tinha liberdade pra me organizar para estudar como eu quisesse mas eu precisava ter boas notas e passar de ano. Nem sempre meus pais podiam me dar o que eu queria, eu ouvi muitos nãos, e isso  não me fez traumatizada ou infeliz, pelo contrario me ensinou a ser responsavel, e ter uma expectativa real sobre a vida, porque nem sempre temos o que queremos, me ensinou a lidar com a frustração de ouvir o não. 

Acho que hoje em dia as pessoas estão mais individualistas, ninguem ta mais contente em ser mae/pai e cuidar da casa, todo mundo quer fazer alguma coisa e sentir-se util no mercado de trabalho, e normal e bom ter uma profissão. Não to falando que isso e errado, mas quando se tem filhos, percebo que os pais precisam pensar e ponderar mais suas decisões, um filho precisa de apoio, precisa de presença, precisa de orientação e educação, e isso  não e a escola que vai dar, isso ele precisa aprender em casa com os pais dele. Os pais precisam parar pra pensar que o filho não vai ter tudo o que quer da vida, ele vai perder, ele vai ouvir muito a palavra não, e ai o que os pais vão fazer, vão no emprego dele perguntar pro chefe dele porque ele foi demitido que o chefe e que e ruim? Se a esposa/marido se divorciar vai la tirar satisfação do porque pediu o divorcio? Se os pais morrerem e deixarem os filhos sozinhos, vai tirar satisfação com quem? Se todo mundo consegue saber facil a resposta dessas perguntas, então porque não preparam os filhos pra vida real, onde isso e coisas piores acontecem?

Existem coisas mais preciosas do que dar eletronicos, roupas caras, make up, e diversas coisas caras para os filhos. Parece figurinha batida, mas transmitir valores, ensinar a eles o valor de ser responsavel e preparar eles para a vida e seus obstaculos e a melhor coisa que se pode fazer por um filho.  Eu em sala de aula via claramente a diferença na criação e comportamento de alunos onde os pais eram presentes daqueles que os pais eram ausentes. Tem milhoes de livros ensinando como cuidar e criar filhos, cada um falando uma coisa, com uma teoria mais doida que a outra. Apesar de não ser mae, posso dizer pra voces que a coisa em geral e mais simples, so que da mais trabalho do que imaginamos e mais dor de cabeça do que queremos. Cada familia tem sua dinamica sobre criação de filhos, mas mesmo com tanta coisas disponivel sobre eu percebo que aqueles pais que ficam em cima, acompanham de perto, cobram responsabilidades (de forma moderada e compativel com cada idade claro), e passam os valores certos para os filhos (como respeito aos mais velhos, ser honesto, ser educado, etc.) estão criando adultos saudaveis e felizes. Agora em contrapartida aqueles que dão tudo para os filhos achando que estão tornando eles pessoas extremamentes felizes, fazem justamente o contrario, estão criando adultos infelizes e depressivos e sem nenhum tato para lidar com adversidades e problemas. Esse assunto rende ne?! Melhor ir parando por aqui senão vai virar um livro, mas não  sem antes filosofar no proximo paragrafo...rs.

Honestamente acho que a cabeça das pessoas precisa mudar muito para termos um mundo melhor em todos os sentidos. Talvez o mal desse seculo nao seja a tal era dos direitos, mas o individualismo exacerbado do ser humano. 

Beijinhos

Share with the world:

20 comments:

  1. Arrasou Monique! Eu já vi por aqui[e no BR] cada adulto se comportando como se tivesse 5 anos de idade, que não cabe no gibi!!!

    Acho que o problema está em as pessoas quererem ter filho para ser felizes, e não para educá-los, criá-los e guiá-los.Eu tb ensinei em um curso de inglês e alguns pais tb eram assim.Esperavam eu ser pai e mãe.Sem condições!

    Se a pessoa prefere dar prioridade à carreira, que não tenha filhos.Fica muito difícil conciliar tudo e esperar que eles vão encontrar o prumo da vida por si só.QUEM AMA, EDUCA :)!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente isso e mais comum que a gente pensa, ta cheio de adulto por ai agindo como adolescente e se achando o maximo. As pessoas acham que colocar filho no mundo da felicidade por si so, mas esquecem que felicidade e algo que precisa ser cultivado de dentro pra fora, e que filho pelo contrario e algo bom mas precisa de maturidade e desprendimento porque pra criar um filho, os pais precisam se negligenciar em muitos aspectos, o problema comeca quando eles nao querem fazer isso. E o resultado e essa coisa maravilhosa que vemos por ai. Voce ta certissima quem ama educa, dar disciplina e limite para filhos nao e podar eles em seu potencial, mas sim torna-los pessoas saudaveis e capazes de lidar com a vida.
      Beijinhos

      Delete
  2. Monique, eu acho que pra ter filhos o casal devia passar por um vestibular, processo seletivo, sabe? porq o povo acha q eh so botar no mundo, dar internet e comida e ta ótimo!
    alias, eu acho que ja tem gente demais nesse mundo, e as pessoas tambem nao pensam nisso... e existem valores taaao deturpados...

    alias, voce ja viu a palestra da Isabel Allende no TED? Eh maravilhosa!!

    http://blog.ted.com/2008/01/03/isabel_allende/

    E isso tudo vindo de uma mulher que perdeu a filha...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo contigo, ter filho e mais do que colocar no mundo e muitos pais nao tem a minima condicao de criar um filho, eles nao tem condicao nem de lidar com eles mesmos, e junta isso tudo, esse valor torto que so casando e experimentando a maternidade se pode ser feliz, como se na vida so tivesse um caminho pra conseguir a tal felicidade. Eu nao conhecia ela, mas gostei da dica depois vou la no blog dela conhece-la melhor.
      Beijinhos

      Delete
  3. Concordo contigo!!!!!!!!!! Onde vc estudou História? Tenho amigos na área pq estudei Ciências Sociais!
    P.S: vc escreve muito bem!!! vamos colocar em prática aquele meu sonho nova iorquino?rs bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo elogio =)!!! Vamos colocar em pratica sim, eu te respondi a mensagem la no Face, depois voce ve, e te respondo por la onde estudei e tals, nao gosto muito de deixar informacoes muito pessoais disponiveis aqui.
      Beijinhos

      Delete
  4. Oi Monique, as pessoas estão tendo filhos para criá-los como bichinhos de estimação, como brinquedinhos, principalmente as celebridades q são o espelho de nossa sociedade atual. Acabei de ler o depoimento de um pai de uma menina de 13 anos q matou a amiga de 12a. E ele disse q não consegue ter o controle da filha. Eu acho q ñ teria coragem de ter filhos hoje, tá mto difícil...
    Monique, mandei um e-mail p/ vc, recebeu? bjs.......judy

    ReplyDelete
    Replies
    1. Haha e verdade, filho virou um acessorio legal pra dizer que tem, tenho certeza que tem muita gente por ai que nao faz a minima ideia do que e ser pai e simplesmente nao quer abrir mao da sua vida e de fazer o que gosta ou o que quer pra gastar tempo cuidando e educando filho. Esses casos sao tristes, acho um absurdo um pai ou uma mae dizer que nao sabe o que fazer com o filho, ou nao consegue controlar, imagina essas criancas quando virarem adultos o que vao fazer?...Eu nao sinto muito essa vontade de ser mae nao, e penso tanto em como o mundo anda, entao nem sei se um dia quero ser.
      Eu vi seu e-mail e vou responder ele ja, mas e que eu ando meio enrolada com umas coisinhas aqui, mas ja ja te respondo.
      Beijinhos

      Delete
  5. Gigiiii! Arrasouuuu, muito bom post!!!
    É incrível como as crianças estão se comportando hoje em dia, mas como vc mesma disse, é em todo canto. Eu concordo que a culpa é dos pais também. Vc disse tudo, os valores vêem de casa, ou deveriam vir. E muita gente acha que isso tem que ser ensinado na escola, e tá errado, isso é responsabilidade dos pais. Eu também como vc, recebi muitos nãos dos meus pais, e agradeço à eles por muitas palmadas que levei, porque sei que eles queriam o meu bem, e hoje o que eu sou foi por causa deles. E além do mais, tem todas essas novas leis que não permite nem dar umas palmadinhas...sim, óbvio que sou contra bater e machucar a criança, mas umas palmadinhas são necessárias, haha...funcionou comigo, e não morri, tô vivinha e grata por ter levado correções. =) Haha...
    Hoje em dia tem muita gente muito jovem tendo filhos, e simplesmente esses pais jovens não estão sendo restritos com seus filhos como deveriam ser. Triste.
    Eu tenho é muito medo de ter filho e não saber criar. Que Deus nos dê sabedoria, porque não é fácil!!!
    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade tacita, hoje em dia a coisa ta dificil em tudo quanto e lugar. Apesar de ter muita gente jovem tendo filho e nao tendo maturidade suficiente pra criar, por outro lado tem muito pais e mae mais maduro em idade e sem nenhum juizo. As pessoas andam tao egoistas que nao querem abrir mao do seu tempo para gastar com o proprio filho, ai o resultado e essa maravilha que vemos hoje em dia. E que Deus nos ajude com sabedoria e discernimento mesmo porque a coisa nao ta facil nao.
      Beijinhos

      Delete
  6. Monique, amei o seu post!!! A impressão que tenho é que filho virou acessório. É assim, família só é família, e mulher só é mulher depois de ter filho (absurdo)Com isso, vc tem um monte de pessoas que desejam ter filhos não pq querem ser pais, mas sim pq querem cumprir o papel social. Por conta disso, acredito que cada vez mais vemos pais que têm filhos e acabam terceirizando a educação das crianças. Educar passou a ser responsabilidade de professores, de babás mas nunca dos pais. Aí vc vê muitos casais com filhos, posando com filhinho no colo, para mostrar que é mãe, e depois entregando para a babá vestida de branco que sempre está a tiracolo. Eu acho que esta coisa da criação não está nem mto ligado à pais que têm filhos cedo, pq na verdade, a tendência está em se ter filhos mais velho, acho que o problema está mesmo no fato de que a pessoa não está comprometida a ser pais, querem apenas ter o filho. O que falei fez sentido?! Eu fico aqui divagando e nem sei se faço mto sentido rsrsrs Eu morro de vontade de ser mãe, e não vejo a hora de ter meus pandinhas rsrs Mas estou determinada a ser mãe mesmo, não apenas colocar um filho no mundo!! Bjuss e o seu post está ótimo!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Compartilho da sua impressao, filho e animal de estimacao agora viraram acessorios. Esses conceitos detupardos de realizacao de vida ainda tem uma parcela de culpa, mas acho que individualismo e falta de maturidade emocional tambem anda ajudando. O que voce falou faz todo sentido, da pra entender muito bem. Acho que nao tem nada de errado em ter filhos, mas desde que a pessoa queira ser pai/mae porque ter pra ter e melhor cuidar de um tamagoshi...rs....Enfim, do jeito que voce e com a Lua, seus pandinhas nao terao esses problemas comuns as familias hoje...rs...Obrigado =)!
      Beijinhos

      Delete
  7. Olha, eu poderia ter escrito esse port. Penso exatamente como você. Eu me formei em Letras e dei aulas por 1 ano apenas, porque não aguentei tanta amolação por conta de uns míseros trocados no final do mês. Amolação de pais, prinipalmente.

    A minha turminha de 6 anos era ótima, mas a turma de 10/11 era péssima, escola particular, crianças indo pra aula de motorista (nunca via os pais), babás interrompendo a minha aula pra entregar lanche de McDonald's dentro da sala! Não aguentei e chutei o pau da barraca, fui trabalhar em empresa.

    Acho que os pais de hoje andam delegando muito a criação do filhos, como se fosse única responsabilidade da escola. Escola auxilia, família cria, educa, dá bons exemplos.

    Vejo também que hoje os pais tentam compensar a ausência com presentes, objetos, com liberdade exagerada. Não existe mais controle, não existe mais diálogo, não existem mais regras, tudo é aceitável, não existe brincar junto. É cada um na sua, no seu quarto, no seu computador, ou de frente pra sua própria televisão.

    É triste, e acho sinceramente que chegamos a um ponto em que ou as coisas mudam, ou estamos perdidos pra sempre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Line, bem vinda ao meu bloguito =)!! Entao voce sofreu na pele assim como eu essa loucura toda que ultimamente educacao se tornou. Infelizmente acho que tem muitos pais que so sao pais porque acham que isso e algo que a vida exige, mas preparacao pra isso nao tem nenhuma, e ai fca tudo do jeito que ta. Concordo que precisamos de mudancas urgentes senao teremos problemas serios muito em breve por conta disso.
      Beijinhos

      Delete
  8. Gigi,

    A culpa nunca e das criancas e sim dois pais, eu tive a oportunidade de trabalhar com diferentes familias e vi o quanto a familia que apresenta problemas ou que os pais nao sao tao participativos nas vida dos filhos, afeta e muito o comportamento dos pequenos. Muitas vezes se tornam criancas revoltadas e agressivas.

    Crianca precisa aprender sobre respeito e ter direcao e os pais sao responsaveis por isto, ninguem mais. Tambem acho que crianca deve ser crianca, brincar com brinquedos das idades delas, ficar bastante outdoors. Ao longo destes anos fui aprendendo mais e mais sobre como educar os meus filhos, enxergando erros e acertos dos outro e convivendo com criancas. Ja vi muita coisa e te digo tem gente que erra e muito na criacao dos filhos e acha que estava fazendo o papel perfeito.

    Sou totalmente contra a palmada, mas so a favor dos time out e tempo para pensar naquilo que fez de errado e de falar firme com a crianca evitando gritar. E tambem da crianca lutar para receber o que quer, se comportou e foi merecedor sim, agora se bateu nos outros, gritou se esperniou nao. E aqui este erro que e bem visivel as vezes.

    As criancas controlam os pais com choro, para mim isto nao adianta. Enfim e um assunto que da muita agua para manga, eu tenho muita coisa para falar mas vou ficando por aqui hehe.

    Ah so uma coisa para dividir com voces acho que muitas criancas estao amadurecendo muito rapido, porque pais os tratam como maiores. Eu me surpreendi na realidade como dizemos no sul cai do cavalo rs, quando a menina (7anos) falou para mim que iria casar com o irmao dela, e o irmao comecou nao quero casar contigo e ela mas tu prometou. Para evitar a discussao eu falei gente irmaos nao se casam um com outro. A menina olhou na minha cara e disse claro que sim, so nao podem ter filhos mas dai eles adotam. Nunca imginei eu nao tinha nocao destas coisas com sete anos de maneira alguma. O mundo realmente deu uma avancada em tudo, mas na minha opiniao crianca tem que ser crianca e ter seu tempo certo para amadurecer. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Van, o lado bom de trabalhar com criancas e esse, voce faz um cursinho intensivo pra ser mae e aprende com erros de outras familias. Apesar de erros acho que o pior e empurrar a criacao para terceiros, ou ser omissos, mas enfim. Eu ate que nao vejo nada de mal em umas palmadas muito bem dadas na hora certa, mas cada familia e pessoa tem uma dinamica quanto a isso. Acho que hoje em dia essas criancas nem tem infancia direito, ja e tanta maldada pela tv e em tudo, tenho um pouco de pena delas.
      Beijinhos

      Delete
  9. Monique eu não tenho filhos e te confesso qe ando até com medo de ter.As gerações de hoje em dia está vindo cada vez mais irresponsável e te digo que isso é 100% culpa dos pais.
    A maioria como vc mesmo citou protege os filhos em tudo, é aquela história todo mundo tá errado mas o filhote não, na minha época ai de mim que desrespeitasse um prof!!
    Gosto muito de um psicoterapeuta chamado Içami Tiba, ele tem um livro chamado quem ama educa, ele aborda sobre os pais que não sabem dizer não e é bem radical qdo se refere que a responsabilidade e não tem teorias mimimi.
    Sei lá eu mas qdo paro pra olhar em volta só consigo ver um mundo louco cheio de gente doida dentro,acho precisaremos de muitas Rio 20

    ReplyDelete
    Replies
    1. E hoje em dia ter filho ta mais dificil do que era e muito pai errando por ai e uma geracao inteira muito desorientada. A gente precisa mesmo de muitas Rio+20, porque uma so nao vai dar jeito nos problemas ambientais, e se resolvesse ainda teriamos esse outro, enfim eu espero um mundo melhor um dia, mas acho que isso ta looooonge.
      Beijinhos

      Delete
  10. Monique,

    Parabéns pelo post. Gostei muito.
    Infelizmente, a sociedade anda perdendo muito dos seus valores e padrões morais. E até estava conversando com meu esposo sobre um assunto relacionado a isto outro dia, e acredito que muito disso se dá, por cada vez mais, termos uma sociedade que virou as costas prá Deus. Antigamente, podia se ensinar Deus na escola, bem diferente de hoje. E temos visto o resultado disso. Lembro que há uns anos atrás estava lendo sobre escolas particulares na minha cidade, e o artigo falava sobre pais que mesmo não seguindo qualquer religião optavam por matricular em escolas de caráter religioso (católica, adventista, etc), pois eles queriam que seus filhos tivessem o ensino de valores morais, e não necessariament eque seguissem a religião. Com certeza, a responsabilidade é dos pais e de cada um de nós em fazer a diferença nesse mundo.
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que gostou do post Beth =). Concordo que os valores hoje em dia estao muito invertidos e precisamos de mudancas urgentes no jeito de educar os filhos em casa. Menina eu nao consigo de jeito nenhum comentar no seu blog, nao sei o que fazer la naquele verificador, por favor help me...rs.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic