Pages

Tuesday, February 7, 2012

Dois meses depois que cheguei...

Esse final de janeiro fez dois meses que estou aqui. Fiquei pensanado como o tempo voa, e com a vida nos reservas muitas surpresas algumas boas outras bem desagradaveis, mas o importante e continuar seguindo em frente.  Vou falar do que tenho visto e passado aqui. 

Meu problema com comida persiste, tudo que como tem me dado dor de estomago. Ta uma droga nao to podendo comer nada diferente, pode parecer piada mas os lugares que como fora e nao tenho problema e Mc Donald`s, Subway, Burger King e T.G.I. Friday. Parece comedia porque esses lugares a comida nao e nada saudavel...rs. Resultado desse sofrimento com comida e que consegui perder 4 kilos, ou seja, ja era magra igual uma vara e agora to com cara de doente...rs.

Eu adoro meu cabelo aqui, o clima e diferente, o cabelo fica bem mais arrumadinho que no Brasil, mas em contrapartida ta dificil achar um produto (diga-se shampoo e condicionador) para usar. Alias com tudo, ta tao dificil me achar em relacao a produtos para usar. O lado bom e que aqui tem tanta opcao e pra tudo quanto e bolso, a gente ate se perde no mercado...rs. O ruim e nao saber o que levar...rs.

O transito daqui e uma loucura, os sinais sao uma loucura a parte, tem hora que ta verde pra todo mundo, tem  hora que fecha pra todo mundo, tem hora que ta verde para o pedestre atravessar e verde para os carros, eu ate tenho um pouco de medo de atravessar a rua. Eu sempre odiei dirigir, ja nao gostava no RJ, aqui entao nao ando nada animada com a ideia, e questao de necessidade mesmo.  Eu acho os carros daqui enorme, sei la parecem ate uns monstros...rs.

Acho engracao mania de americano de nao gostar de tocar em nada, ser tocado ou pegar em nada, quem olha ate acredita que esse povo e assim super limpinho e higienico. Mal sabe eles que a gente percebe quando eles estao ha muito tempo sem tomar banho e nao trocam de roupa quando saem da cama. Aqui e cheio de porta automatica, voce pisou na entrada da loja a porta abriu, isso tudo pra nao pegar ou tocar onde todo mundo supostamente encosta. Ja cansei de ouvir gente preferindo passar mal na rua do que usar um banheiro publico, porque todo mundo usa. Acho isso tanta palhacada, alcool em gel ta ai pra isso ne meu povo. 

Ja tenho uma listinha de coisas que me irritam aqui. Uma coisa que me mata de odio e aqui sao aqueles caixas nas lojas de auto-atendimento, o coisinha irritante, aquele troco nao aceita nota assim, nota assado, ai que vontade de quebrar aquilo que me da. Outra coisa que me tira do serio e quando vou no restaurante e ainda to terminando e ja chega a conta pra pagar, juro que da vontade de enfiar aquilo no voces sabem onde do garcom. Mais o campeao de irritacao pra mim e a falta de educacao do povo daqui, voce ajuda e nem sequer ouve obrigado, e terrivel. No dia que nevou eu desci de madrugada pra ver neve, ai vi um velhinho todo enrolado com a pa pra tira a neve do carro dele, ai me ofereci pra ajudar, ele era bem idoso, voces acham que depois de meia hora ralando la pra ajudar ele eu ouvi um obrigado?  Ele forcou um sorrisinho, entrou no carro e saiu...que odio que senti. Ou entao quando voce ajuda ou faz algo por alguem e ouve aquele vou fazer de volta por voce porque voce fez por mim antes, ai que coisa irritante, ou faz porque quer ajudar ou nao precisa fazer, agora ficar jogando na cara como se fosse uma obrigacao e um saco. 

Bem a novidade e que vou ser titia! Pois e depois que cheguei aqui minha irma descobriu que ta gravida de 5 meses. Eu nunca senti a vontade da maternidade dentro de mim, mas sempre quis ser tia, o engracado e que foi so eu sair de casa que o sobrinho apareceu...rs...isso mesmo e um sobrinho e vai se chamar Bernardo. Eu fui num outlet mes passado e passei na loja da Disney, comprei varios bichinhos de pelucia e outras coisas fofas pra ele, tambem comprei umas roupinhas. Tenho tentado fazer um enxovalzinho aqui pra enviar pra eles de presente. Minha vo ja ta melhor e saiu do hospital, e meu irmao passou num concurso que ele desejava ha anos, to tao feliz por ele!! 

Beijinhos







Share with the world:

48 comments:

  1. Parabéns Titia!!! Que linda!!!
    Haha, eu adoro os seus posts com suas experiências...haha! Eu também tenho coisas que me irritam aqui, só não estou conseguindo lembrar o que agora. Esse negócio de levar a conta no meio da refeição é fogo! Alguns perguntam se vai querer sobremesa e se vc responde não, logo depois eles trazem a conta. Outros eu já que perguntam se vai querer sobremesa e se vc diz que não (eu nunca como sobremesa, haha! Eu preciso de umas 2 horas depois de alguma refeição pra comer algo doce), , ele já entrega de cara a conta, ou seja já tinha fechado a conta antes mesmo de perguntar se queria sobremesa...haha, muito engraçado!
    Parabéns pelos 2 meses, e desejo que vc seja sempre, sempre muito muito feliz! Beijo com carinho!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade, acho que eles olham pra gente e analisam se vai comer a sobremesa ou nao e dai ja fecham a conta...rs...vai entender a cabecinha deles...rs. Obrigado, eu tambem desejo muito ser feliz aqui ou em qualquer lugar pelo mundo e desejo o mesmo para voce.
      Beijinhos

      Delete
    2. Ei gente, o tempo eh dinheiro! Nao sabe que todos ganham por hora aqui? Eu acho que em restaurantes mais finos, eles nao fazem isso...

      Delete
    3. Fanny, infelizmente os garcons e garconetes nao ganham como o resto dos funcionarios. A maior parte do salario de Garcons e garconetes sao as Tips, caixinha (gorjeta). Se eles ganhassem por hora eles nao se importariam de ter frequeses ali naquela mesa demorando pra comer, porque demorando ou nao, vendendo mais ou nao, eles ganhariam o salario deles por hora do mesmo jeito. Mas nao eh assim no caso de garcons e garconetes. Em todos os Estados eles ganham um salario baixo por hora em comparacao ao salario minimo. Um salario menimo por hora vai de 7 dolares pra cima dependendo do Estado. Garcons e garcontete ganham por hora de salario 3 a 4 dolares, e desses 3 e 4 dolares metade eh descontado pra taxes e nao sei mais o que, entao meu cheque era de 2 dolares a hora!!!! Por isso que quanto mais mesas um garcom e garconete tiver mais chances eles tem de fazer mais TIPS (gorjeta ou gorgeta nem lembro como escreve mais). Eu expliquei lah embaixo pra Monique que depois que trabalhei como garconete eu entendi melhor o esquema. E nao eh que eles estao apressando a gente a comer. Eles estao diminuindo o tempo que levariamos se tivessemos que pedir a conta, esperar o garcom ou garconete desocupar o que estao fazendo pra trazer, e depois ainda ter que voltar de novo pra vir buscar a conta e o pagamento e depois ainda voltar de novo pra devolver o recibo. Entao deixando a conta na mesa jah, ja economiza varios steps que eles teriam que dar. Se a gente quiser pedir algo mais, eles adicionam na nossa conta no computador (fica gravado) e depois trocam o ticket pelo que nos deram. Eles adoram quando pedimos sobremesa, e coisas a mais porque conta ponto pra eles quando vendem mais coisas. E quanto mais vendem e maior o valor da conta for, maior a porcentagem da TIP sera. O que os garcons e garconetes nao gostam (e eu odiava quando trabalhava) eh quando os fregueses terminam de comer e ficam ali na mesa uma hora, 2 horas soh batendo papo e quando saem deixam uma merreca de TIP. Tinha dias que cada garconete tinha apenas 3 mesas, entao se uma delas fica ali 2 horas, eu perdi de ter outros fregueses naquela mesa umas 3 vezes. Ai essa mesa me deixa soh 3 dolares, enquanto que se eu tivesse tido mais fregueses nela mais vezes eu poderia fazer no mesmo tempo que os outros tinham demorado pelo menos uns 15 ou 20 dolares de tips. Entao imagina a raiva???hahaha Eu soh entendi melhor depois que fui trabalhar como garconete.

      Delete
  2. Parabéns Monique pelo sobrinhao, bom demais!!!!
    Olha....eu sou suspeita porque amo essa terra aqui do tio Sam, daqui a pouco você acostuma e vai ver que o povo não é tão mal educado assim não.
    Tomara que o teu estômago melhore!!!
    Bjks!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem to gostando de viver aqui, nao e todo mundo que e mal educado, tem muita gente legal, enfim e como em qualquer outro lugar, tem gente legal e gente ridicula...rs. Obrigado
      Beijinhos

      Delete
  3. Realmente é bem difícil se adaptar no início, mas de pouquinho em pouquinho, vai melhorando :) Morri de rir com alguns comentários, pois são bem parecidos com a impressão que tive quando me mudei há 11 anos.
    Sobre a comida, aqui duas dicas: 1) se vc estiver bebendo água da torneira (Tap water), pare agora mesmo, vá na CVS/Bed Bath & Beyond/qq loja de coisa de casa e compre um Brita Filter. É uma garrafa que tem um filtro (q vc troca a cada 2-4 meses, dependendo do uso). Eu passei muito mal assim que me mudei para cá por conta da água. No brasil, a gente está acostumado com água filtrada, e apesar da tap water ser potável, ela tem mais minerais que não estamos acostumados (aí podem fazer a gente passar mal...) Depois que comprei o Brita Filter, melhorou bastante (e depois de uns meses, vc até acostuma a beber a água mais "rica" de minerais direto da bica. A segunda dica de comida é a seguinte: experimente um restaurante tailandês/asiático. Pode parecer estranho, mas eles têm algumas comidas que mais lembram a nossa (por mais estranho que isso soe...) A comida americana é BEM codimentada, e as vezes pesa bastante na barriga. Já a tailandesa é mais tranquila (desde que vc não peça o curry, né?! ;) Quando meu marido veio para cá em 2009, ele reclamava muito da comida americana, principalmente pq tudo ou é sanduíche, ou é mega gorduroso ou então, caro! Aí íamos direto no tailandês da esquina, aonda dava para comer uma refeição direitinha...
    Sobre o cabelo, aqui realmente fica BEM melhor, né? É pq é mais seco :) Em termos de shampoo/condicionador, eu recomendo o Pantene (aqui tem vários tipos!) e o Tresemme. São ótimos! Outro produto que adoro é o Coconut milk Antibreakage serum da Organix (compro na CVS). É ótimo para passar nas pontas e evitar fios quebrados.
    O trânsito daqui é realmente muito ruim! Até hoje eu fico nervosa com as viradas para a esquerda (me dá ÓDIO quando alguém para o trânsito para fazer um left hand turn!) e também fico mega tensa naqueles sinais que tem carro vindo em toda direção e vc tem que fazer a curva...E realmente, os carros são desnecessariamente gigantescos!!! Até entendo ter um SUV quando vc mora no meio da montanha no Colorado, mas convenhamos, numa metrópole, carro compacto é tudo de bom! E o que acho mais tosco: os carros americanos são ENORMES por fora, mas por dentro, o espaço não é tão grande assim (principalmente dos Lincolns e Buicks, q todo taxista dirige...) Desperdício de espaço!!!
    Sobre a conta na mesa, não veja isso como uma ofensa. No Brasil, quando a conta chega na mesa antes da gente pedir, a gente tem a impressão que o restaurante quer "expulsar" a gente do espaço. Aqui é mais uma questão de eficiência, para vc não ter que ter o trabalho de pedir a conta (várias amigas minhas que trabalham em restaurante me falaram isso, pois eu achava meio chato também...) Claro que se vc estiver no Friday's no rush hour, vão querer liberar a mesa o mais rápido possível...mas normalmente, esse não é o caso... E sobre as máquinas de auto-atendimento, vou ter que confessar que eu AS AMO!!! Quanto menos contato tiver que fazer com pessoas, melhor! E não por questão de higiene/frescurize, mas é que as pessoas são lentas demais!!! MUITO melhor passar as próprias compras no caixa do que esperar o caixa fazer com toda a lentidão do mundo...E pode acreditar que quanto mais "burocrático" for o lugar, mais lento o atendimento, ou seja, nos correios, vá direto em direção às caixas de auto-atendimento ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Helen, obrigado pelas dicas, ja anotei todinhas...rs. Eu tambem tenho filtro aqui, nao sei a marca, mas ele nao adiciona mineral nenhum, nao e a agua, e algo na comida que eles colocam que anda acabando comigo. Vou tentar um tailandes, nao custa nada ne, ja tentei tantos mesmo...rs. Olha talvez o dia que eu for pagar compras com cartao de credito eu va gostar mais dessas maquinas, porque usar elas pagando em dinheiro e um porre! Eu ate entendo que restaurantes aqui tem essa logica de servico, mas ta dificil encarar na boa, fico mesmo com a sensacao do ta me expulsando ja..rs.
      Beijinhos

      Delete
  4. Espero que tenha ajudado. Essa fase de adaptação realmente é um choque (acredita que meu marido, na época ainda namorado, foi "approached" pela polícia DUAS vezes no primeiro mês que ele estava aqui?! Uma vez pq estava escutando música alto no apê durante o dia e outra pq estava andando de bicicleta na calçada...até adaptar, demora ;) Se você precisar de qualquer coisa nessa fase, é só falar :)
    Parabéns pela notícia do sobrinho! Vc já viu a sessão de bebê na Kohl's, TJ Maxx e Marshall's? Tem umas roupinhas MEGA fofas e super em conta! :)
    Beijinhos e boa semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Wow, entao e verdade essa historia que eles approached mesmo a pessoa...melhor eu andar na linha entao...rs. Ah valeu pelas dicas de lojas, eu tava meio perdidinha sem saber muito onde comprar, tava vendo na Macy`s e Target mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  5. Parabéns! Ser tia é uma delícia! Eu amo! Ah, também me irrito com essa coisa dos restaurantes. Não sei o que me irrita mais, se a falsa cordialidade (tipo "sou sua amiga de infância) ou se a conta trazida antes da sobremesa chegar. Produtos você vai encontrar, tenha paciência e pesquise bastante. Eu hoje não sinto falta de produto brasileiro nenhum. Acho tudo aqui, achei até semente de erva doce e coentro em pó. rs... E olha que eu moro na puta que o pariu. Dirigir é questão de hábito e necessidade, como você falou. Todo mundo fala sobre o cabelo ficar diferente aqui. O meu continua exatamente do mesmo jeito que era, nem melhor nem pior. Comida não fui tao afetada porque não comia e não como junk food, hamburguers, cachorro quente, taco, pastel, coxinha, ou seja, nem fast food americano nem brasileiro. Nós comemos muito fora, mas comida de verdade, isso não porque aí é caixão, minha filha. hahaha... Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eli, ai nao vejo a hora dessa criaturinha vim ao mundo, ate parece que o filho e meu de tao ansiosa que estou...rs. Eu tava pensando sobre isso outro dia, aqui e tanta coisa e tanta opcao que com o tempo acho que da pra substituir tudo que eu usava do Brasil. Eu ate gosto de junk food, mas evito muito comer, aqui o engracado e que se vou em restaurante comer comida fico morrendo de dor no estomago, e olha que sempre peco pra nao colocar um monte de coisa, mas se vou em algumas redes e como porcaria nao sinto nada, e uma contradicao ne... esse meu estomago tem problemas serios...rs.
      Beijinhos

      Delete
  6. Ana,

    Aqui eles estão sempre atrasados na hora de levar o nosso cartão queremos ir embora e tudo e ás vezes temos que levar no caixa um absurdo. Eu adoro que tu pode passar as coisas por sua conta no mercado, quando a fila esta grande é isto que eu faço, mas uso cartão por isto não é tão chato creio eu.

    Enfim a questão do muito obrigado é verdade algumas pessoas são assim mesmo. Semana passada cozinhei coisa separada brasileira que me pediram e fiz mais jantar para as crianças, morri de cansaço e nem sei como dei conta de tudo, e nem recebi um agradecimento, mas é a vida. Somos pessoas boas e a nossa parte estamos fazendo :), mas que ficamos chateadas ficamos, todo mundo gosta de ser apreciado.

    Ah tanta novidade linda, parabéns Ana que tu seja muito mais muito feliz daqui para frente, ah e que tu ache uma comidinha que tu goste e te faça bem :). Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Van, de repente pagando com cartao e melhor do que usar o dinheiro, porque e um tal de rejeitarem nota comigo, fico stressada de verdade..rs. Essa coisa da falta de educacao das pessoas e muito irritante, o qeu eles tem contra agradecer ou ser gentis..enfim....povo doido...rs.
      Beijinhos

      Delete
  7. 2 meses?? parece que tu já tá aí a 6!!! kkkk
    é tanta coisa nova, né?
    eu acho que vais te acostumar. Eu odiava mil coisas quando cheguei aí, depois fui embora por obrigação, porque me apaixonei pelo país e pelo jeito deles.

    o transito aqui é bem mais doido que aí, é só se acostumar com as leis diferentes. O jay qdo veio aqui achou o nosso transito horrível, isso que moro em cidade pequena...

    é outro país, outra cultura... então não dá pra esperar que sejam igual a gente, né... tem umas esquisitices mesmo, mas fazer o que kkkk

    torço por sua adaptação em tudo, inclusive com a comida =)
    bjão

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clau, tambem tenho essa impressao que to aqui ha muito mais tempo. As leis de transito aqui eu sinto que sao bem diferentes e confusas pra entender, mas com o tempo acredito que consigo me acostumar. Obrigado =)
      Beijinhos

      Delete
  8. Ai ai eu tbm ODEIO essa coisa da conta chegar sem a gente pedir. E se eu quisesse comer mais alguma coisa ? Aiiiin que raiva!

    Quanto a dor de estomago deve ser por causa da agua ou da pimenta do reino que eles colocam em tudo quanto eh prato. Eu tbm emagreci horrores, tbm sempre fui magra, mas tinha uma bundinha, uma coxinha, agora to magricela com a parte de tras da coxa cheia de celulite =(

    Quanto as maquinas auto- atendimento eu nao gosto muito pois sempre da algum problema. E quando voce tem que fazer compras para seis bocas eh muita coisa e a bancadinha eh muito pequena.

    Quanto ao medo de dirigir eu tbm tenho e muito, por mais que eu reclame do marido nao ter me ajudado a tirar a carteira de inicio tbm foi culpa minha. Ja o tamanho dos carros na minha familia eh necessario carros monstruosos. Somos em seis, e o carro tem 7 lugares. Quando vamos ao mercado com as criancas praticamente nao temos lugar para colocar as compras e quando viajamos entao nao tivemos espaco para as malas, tivemos que pedir para a ex do meu marido levar as criancas no carro dela. Nao vejo a hora de ter mais um carro assim nao precisaremos mais dela.

    Quanto ao ser titia nao vejo a hora tbm, mas a minha irma pelo visto nao esta com nem um pouquinho de pressa nisso haahah

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa coisa da conta e mega irritante mesmo. Eu nao acho que seja a agua, eu uso filtro e nao bebo agua direto da bica, talvez seja tempero ou algum condimento que eles usam. Eu nunca imaginei que fosse titia assim tao cedo, porque minha irma tambem nunca quis mas ai veio essa surpresa ne, eu to amando.
      Beijinhos

      Delete
  9. Monique, florzinha, ri demais com seu post. Acho que qndo chegamos aqui, a grande maioria tem um choque com algumas coisas. Sobre a comida, acho q o q a Helen falou é uma dica bem importante, eu tenho estômago de avestruz hahaha qr dizer, eu tenho um problema estomacal, mas é de estress, comida mesmo eu nunca tive nenhuma reação. Qndo me mudei perdi quilo, mas só pq achava as coisas mto plain aqui, agora já acostumei!! Eu nunca senti diferença com o meu cabelo, apenas qndo uso algum produto específico, tem tanta opção rsrs Tem um shampoo da Aussie q eu gosto bastante, e o da Neutrogena tbm foi ótimo para o meu cabelo; adoro o da Victoria Secret's tbm! O trânsito, como eu moro no interiorrrrr rsrs acho mto mais tranquilo do que qndo dirigia em SP, aliás q qndo vou em SP fico tensa para dirigir rsrs Sabe q estas coisas do restaurante eu super acostumei?? Agora n gosto qndo demorarm para trazer a conta rsrs Outra coisa e'q aqui onde moro, as pessoas são excessivamente educadas rsrs As pessoas ainda te dão bom dia na calçada, e são bem cortês. Eu adoro o auto-atendimento, se posso evitar um caixa humano, eu evito com a maior vontade rsrs acho mto mais prático!! Daqui a pouquinho vc acostuma com todas estas coisinhas, e ai elas te irritam menos rsrs
    Parabéns titia!! Vc vai ver o qnto é maravilhoso ter um sobrinho!! Eu tenho um de 5 anos, e agora minha irmã está grávida de novo, estou super empolgada! Olha, a loja da Carter's tem coisas hiper em conta para bbs!! Vai lá q vc vai desacreditar no preços rsrs Outra dica, sign up para a Baby r us, eles te mandam vários coupons!!! E o mais bacana, vale tanto para o Baby r us qnto para o Toys r us, q no meu caso q tenho o sobrinho de 5 anos, é super útil rsrs Parabens para o seu irmao tbm!!! Boa sorte com a a adaptacao, Monique, e se precisar de algo, estou por aqui!!! Bjusss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aline, acho que o choque e inevitavel nao ter. Eu anotei suas dicas de produtos, assim vou testando eles ate achar um que goste e meu cabelo se adapte. Eu to bem ansiosa pra ser titia, tambem anotei as lojas que voce falou, eu nao sabia muito bem onde procurar coisas pra baby aqui.
      Beijinhos

      Delete
  10. Monique minha flor, eu tb passei por isso e ainda passo, aos poucos vc vai se habituando, se sentir como no Brasil com certeza esse dia nunca vai chegar. Mas da pra ir levando rs.Fico feliz por suas boas noticias..beijinhosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Nany, adaptacao e dificil ne?! Mas aos pouquinhos a gente consegue!
      Beijinhos

      Delete
  11. aaaii, esqueci de dizer PARABÉNS, titia!!!

    ReplyDelete
  12. Que noticias otimas Monique!!! Eu amo ser tia. Pena que moramos longe. Tem horas que bater aquele pensamento de: "elas estao lah, crescendo e eu nao estou vendo". Aiiii. Mas eh assim mesmo, eh a vida de quem escolheu estar fora. Mas quando der voce vai visita-las.
    Menina, tem gente mal educada aqui sim, mas eh como em todo lugar. Aqui tem muita gente educada tb. Que fala thank you pra tudo, da licenca pra tudo, e nao to reclamando nao haha. Mas de vez enquando a gente pega um desses ingratos pelo meio do caminho. Quanto a ajudar alguem porque a pessoa te ajudou, isso eu acho normal. Nao acho que seja uma obrigacao, mas uma maneira que a pessoa encontrou pra retribuir a voce a gratidao. Eu sou muito assim. Se alguem me ajuda eu adoro retribuir de alguma maneira. Se nao puder ajudar a mesma pessoa, ajudo outras. E vou passando adiante. Tem um filme chamado "pay it forward" que fala sobre isso. Eh um dos meus filmes favoritos. Acho que depende de como a pessoa fala que vai te ajudar de volta. Se ela usar um tom de que se "sente obrigada" a fazer soh porque voce fez, entao aih eu te entendo, eh chato mesmo. Mas se a pessoa esta realmente com vontade de te retribuir a acao, eu nao acho nada demais nao. Monique, eu amoooo dirigir nos EUA. Mas eu nao tenho coragem de dirigir em grandes centros. Por exemplo, eu nao dirigia em Boston (Boston mesmo, a cidade), mas dirigia por todo o lado no Estado de Massachustts. Quando eu precisava ir pra Boston eu dirigia ateh a cidade mais colada, parava o carro num estacionamento e pegava o metro pois dirigir em Boston eh um caos. Nao tem estacionamentos, tem muita rua de uma mao soh, aih nunca sei de onde vim ou pra onde to indo (de carro eu digo, pois andando eu sei). Entao imagino que ai onde voce mora deve ser mais ou menos o mesmo estilo de "caos" no transito. Entao te entendo perfeitamente. Mas olha, nao deixe isso te intimidar nao viu. Dirigir eh a melhor coisa aqui, te da uma sensacao de liberdade, independencia. E conforme voce for dirigindo, voce vai aprendendo. O bom daqui eh que dirigir carro automatico te da mais tempo pra focar no transito. No Brasil, quando eu estava aprendendo dirigir carro manual era uma merda porque eu nao sabia se prestava atencao na marcha, no que estava fazendo ou no transito, ai me embananava toda, morria de medo. Com carro automatico eu nem preciso me preocupar com nada, soh com o transito mesmo. Nossa 2 meses ja ? Passa rapido. Daqui um tempo voce vai estar falando das suas impressoes de 4, 5 anos morando aqui. O bom eh depois voce voltar nesses posts antigos e ver o quanto seus conceitos mudaram com o tempo. Hoje voce pensa nas portas automaticas... daqui uns anos voce nem vai mais notar. Hoje voce fala dos Americanos que nao tocam isso ou aquilo, daqui uns anos voce vai se pegar fazendo coisas parecidas (nao acho que ao extremo mas um pouquinho voce vai fazer). Eh tudo questao de costume, adaptacao. :) Saudades de conversar com voce. Beijoss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, vai ser dificil ver ele crescer e eu longe, mas e a vida ne, nao da pra ganhar todas...rs. Eu acho que pessoas mal educadas tem em todo lugar, aqui tambem. Eu tambem acho que a gente acaba querendo retribuir um favor que fazem pra gente, mas tem alguns que levam isso como se fosse uma divida a ser paga, e nao acho que e bem assim. Voce ajudou porque teve vontade, e nao espera necessariamente que a outra pessoa tem que pagar de volta, mas enfim, isso eu acho que e uma questao de criacao e ate mesmo cultural. Carro por enquanto so no banco do carona, por mais que eu precise dirigir aqui, realmente nao me sinto confortavel, o transito aqui e uma loucura e muita rua, muito carro muito sinal maluco...rs.
      Beijinhos

      Delete
  13. Oii monique, procura o john frieda straight ahead ou lyss nao sei que nome tem ai. ou o brilliant brunette. eu adoro pq deixa o cabelo limpo e com bastante brilho. Tb tem o elseve vermelho que em qq lugar do mundo eh o melhor shampoo e condicionador tb. Tem filtro solar e eh otimo. Qto a comida, sinta se feliz pq no comeco eh assim, qdo vc acostumar vc vai comecar a lutar pra nao comer haha. Eu passei por isso na irlanda, hj nao consigo fechar a boca haha. Eh isso ai, todo comeco nao eh facil, tudo melhora, com o tempo tudo se ajeita. Bjuuss fica com Deus

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cath, bom te ver por aqui e adorei as dicas vou experimentar pra ver se meu cabelo se da com esses produtos. Hahaha...voce e super boba, nao vejo a hora de parar de sofrer por causa da comida, ta dificil essa vida de dor no estomago...rs
      Beijinhos

      Delete
  14. Monique,

    Quanto a comida, você ja tentou comer mais alimentos naturais e orgânicos? pode ajudar.

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Beth, a comida que como em casa nao to tendo mais problema, eu so como tudo bem natureba, meu problema e na rua e com coisas enlatadas ou que ja vem prontas. Sei la, to achando que sao os condimentos que eles usam.
      Beijinhos

      Delete
  15. Parabens Monique!! Haha! Eu tambem ri com teu post, quando cheguei aqui achei que estavam me expulsando do restaurante por me trazerem a conta sem pedir. Mas eh o costume deles, que ganham por hora ne? Meu marido diz que restaurante finos nao fazem isso...

    Eu gosto da independencia americana. Quando voce conseguir um cartao vai curtir as maquinas de auto atendimento! Gosto!

    Quanto a educacao de agradecer... Onde eu moro, as pessoas sao consideradas extremamente educadas e simpaticas! Tanto que nunca tive esse problema... Ja tive ate uma experiencia: uma pessoa me dizer obrigada umas 10x, e ainda quando fui embora, do outro lado da rua, a mesma pessoa gritar pra Deus e o mundo: OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!

    Eu acho que os velhinhos aqui sao mais rabugentos, sabe? Mas acho que vai de cidade pra cidade mesmo. Eu amo essa minha cidade!!!!

    Aqui nao tem transito nenhum!!! Amo dirigir por aqui!

    Quanto ao shampoo, eu comprei o tal do Aveeno, e gostei demais!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fanny, o restaurante e um pouco desagradavel mesmo mas a Nani explicou ai embaixo o porque disso, e acho que a partir de agora nem vou ligar tanto mais. Essas maquinas quando se tem cartao de credito e muito melhor do que quando se paga em dinheiro, talvez um dia quem sabe eu nao venha a gostar delas...rs
      Ate que aqui na cidade onde vivo, muitas pessoas ainda cumprimentam quando eu passo, e dao bom dia, ate que e bem diferente da imagem que eu tinha deles, sendo super fechados.
      Eu ja ouvi falar muito dessa marca, vou ve se experimento.
      Beijinhos

      Delete
  16. Monique, esqueci de comentar sobre as outras coisas que lembrei. haha. Quanto aos cabelos melhorarem aqui, voce lembra de eu falar antes de voce vir que meus cabelos enrolados aqui melhoraram muito? Meu cabelo no Brasil vivia esfiapado, pra cima por causa da umidade. Aqui ele fica bem mais suave, mais assentado. Eu jah tentei varios shampoos no meu cabelo, mas o que eu mais gosto mesmo eh o da Herbal Essences "Hello Hydration", vem numa garrafa azul. Eu uso o shampoo e o condicionador, nao eh caro, eh um dos mais comuns, e eu adoro como ele deixa meu cabelo super hidratado e macio. E o cheio eh bem gostosinho tb. Depois que lavo e seco eu ponho um pouquinho do condicionador na minha mao e espalho e molho um pouquinho e passo no cabelo (soh um pouco pra nao deixar pastoso, e com agua pra diluir um pouco), e ele fica bem macio!!!! Mas como cada pessoa reage ao um shampoo de um jeito diferente, o melhor eh voce ir experimentando todos ateh achar um que goste. O pantene deixa meu cabelo que nem palha, seco, seco!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lembro sim realmente aqui e mais facil passar a prancha, e ate os dias que eu nao passo o cabelo fica bem lisinho, super bonito. O primeiro shampoo que usei aqui foi o dove, que meu cabelo nao se deu muito bem, agora to usando uma linha da revlon, ate que ta sendo bonzinho, o creme de hidratacao da pantene e maravilhoso deixa meu cabelo super macio, mas ando sem paciencia pra perder tanto tempo com isso, to procurando uma coisa mais rapida, tipo aquelas hidratacoes de 3 minutos. Mas eu anotei esse produto tambem, se meu cabelo se der vai ser otimooooo..rs.
      Beijinhos

      Delete
  17. Quanto aos restaurantes, garcons deixarem a conta antes de voce pedir, isso tb me irritou profundamente quando cheguei aqui. Eu odiava!!! Fica p da vida, onde ja se viu expulsar a gente antes mesmo de terminarmos de comer??? Hahahaha Mas depois que eu fui trabalhar em um eu aprendi o porque, e com o tempo eu acabei acostumando quando eu ia em restaurantes, e assim como a Aline, hoje o que me irrita eh quando eles demoram pra me dar a conta e eu tenho que ficar cacando o garcom pra pedir a conta pra ele.
    Os motivos (tem 2) pelo qual os restaurantes tem essa "regra" (eh uma regra que nos garconetes e garcons temos que seguir) sao:
    1) por conveniencia e praticidade, exatamente pro fregues nao ter que ficar esperando o garcom e ter que pedir a conta, que muitos fregueses nao gostam de fazer. Depois que a conta ta na sua mesa voce pode ainda pedir o que quiser, ele adiciona no computador onde esta seu pedido gravado e imprime outro ticket da conta e troca pelo que ele jah te deu. Mas na maioria das vezes, pelo fato de as refeicoes aqui serem enormes e quase ninguem terminar 100 por cento dela, acaba que nem pedem mais nada. Mas os garcons e garconetes AMAM quando o fregues pede mais coisas porque quanto mais eles vendem mais bem vistos ficam nos olhos do gerentes, afinal, o objetivo do restaurante eh vender, vender, vender, e fazer din din.
    2) O outro motivo eh meio que contraditorio ao primeiro. Eles colocam o ticket da conta ali na mesa pros fregueses pra quando eles estiverem terminado nao ter que demorar muito pra sair da mesa. Se a gente tiver que pedir a conta pro garcon, o garcon tiver que trazer, e depois levar novamente quando a gente estiver pronto pra pagar, demora mais, sendo que se tivessemos a conta ali jah, eles soh buscam depois pra pagar e tudo funciona mais rapido pra poder abrir espaco pra proxima mesa (pessoas que estao esperando lah na lista de espera) entrar. Entao quanto menos demorado o processo for, maior o numero de mesas naquela noite eles terao entende? Eles nao tem intencao de expulsar os fregueses ou apressa-los pra comer. Mesmo que tenhamos essa impressao, nao eh essa a intencao. Agora o que eles nao gostam, e eu tb odiava, eh quando os fregueses comem e ficam ali na mesa por 1 hora, 2 conversando sem pedir mais nada. Ficam ali ocupando o lugar de uma mesa onde outros fregueses poderiam usar e comer, e gastar mais. E o que mais irritava a gente (garcons e garconetes) era quando os fregueses que ficaram ali 1 ou 2 horas na mesa, deixam pra gente uma tip (caixinha) merreca!!! A gente queria morrer! Porque poxa, nosso salario era os TIPS!!! Nos somos pagas por hora, mas o salario eh muito pequeno, 3 ou 4 dolares a hora. O que eh muito baixo pro padrao Americano, mas ele eh baixo assim porque os TIPS eh que completam o resto ateh dar pelo menos o salario minimo que eh 8 dolares (ou mais dependendo do Estado). E desses 3 ou 4 dolares a hora que eramos pagos, tirando taxes, e outras coisas que sao descontadas, a gente acabava soh recebendo 2 dolares a hora. Entao o nosso salario mesmo eram as TIPS. Se voce trabalhar num restaurante voce ira entender melhor e ira ver as coisas com outros olhos. Hehe :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, e bem diferente o sistema deles aqui de como e no Brasil, mas agora depois que voce explicou, ja nem vou sentir mais incomodo e acho que vou ficar com dor na consciencia de ficar la depois do terminar de comer conversando.
      Beijinhos

      Delete
    2. Monique nao precisa se sentir mal de ficar conversando depois que comer. Garcons tb gostam que as pessoas tomem um pouco seu tempo soh que nao abusem. Por exemplo eu tinha fregueses que ficavam na mesa depois de comer por 3 horas lendo um livro, aih levantavam e deixavam 2 dolares de gorjeta. Eu queria dar na cara deles. Entao se voce pensa que vai ficar la usando a mesa por um bom tempo pelo menos deixa um pouco mais de caixinha, pra nao "tirar" do garcon a oportunidade de fazer mais dinheiro com outras pessoas que poderiam estar usando a mesa naquele tempo. A gente nao ligava de as pessoas ficarem lah batendo papo por um tempinho, pra se divertir, tomar o tempo delas, comer sem pressa porque era ateh bom pra gente poder dar conta do "recado", jah que muitas vezes estavamos tao ocupados com outras mesas que era bom ter um sossego da outra enquanto eles conversavam. Mas ficar tipo 1 hora, 2, 3 horas depois que jah terminou de comer, aih nenhum garcom aguenta. haha

      Delete
    3. Nany, por acaso voce excluiu o outro comentario que voce deixou? Porque eu publiquei ele e agora ele nao ta mais aqui, vixi ou sera que deu algum problema aqui no blogger? Porque tinha uma epoca que varios comentarios nao tavam sendo publicados por algum problema aqui...aff...de novo esse problema...ninguem mereceeeeee...rs.
      Beijinhos

      Delete
    4. Monique, nao exclui nada nao!!!! Sumiu?

      Delete
  18. Nossa, me identifiquei bastante...rsrs
    Sobre os restaurantes, tente ir de vez em quando pro bairro Astoria, tem restaurante brasileiro, comida em kilo bem barato...uns $10. Além dos mercados brasileiros caso sinta saudades de bono, leite condensado, requeijão..rsrs Algumas coisas custavam até menos que no Brasil.No mais... tudo questão de costume né, assim como vivemos 20...30 anos de uma forma, eles tb sao assim há muito tempo. E aprender a lidar com as diferenças é um dos maiores desafios do ser humano!!! bjss e boa sorte!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Bia, adorei a dica que voce me deu desse bairro. Quando sentir muita vontade de comer comida do Brasil eu vou la..rs. Ter que se adaptar a tudo novo e sempre dificil, mas mudancas fazem parte da nossa vida.
      Beijinhos

      Delete
  19. O que a Aline falou é verdade, flor, aqui em Ann Arbor as pessoas são excessivamente simpáticas e cordiais. Até poste te dá bom dia. Puxam papo, aquela coisa. Eu que sou bicho do mato estranhei muito isso no começo. Com o tempo a gente se acostuma. Realmente a comida daqui é super condimentada. Tem pouco sal, mas muita pimenta do reino e outros trecos. Em casa só comemos orgânicos, até a carne é orgânica e eu faço do meu jeito. Quando comemos fora também não sofro muito porque não como em lugares que a comida pesa, como os Friday's da vida. Oliver Garden tem séculos que não como. Além da comida pesada o cardápio é sem graça. A única vantagem é que é barato. Os restaurantes mais sofisticados têm comida mais gostosa, menos condimentada e com porções menores. É nesses que eu vou. Os preços são mais razoáveis do que parece e definitivamente menores que dos restaurantes chiques brasileiros. E, ah, são menos metidos também. Todo mundo é bem-vindo. Adoro isso aqui de ninguém ligar de você ser rico ou pobre. Segue a dica da Aline sobre a Carter. Tem a loja online: www.carters.com... Os preços são super baixos. Comprei muita coisinha pro Oliver lá. Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ate que aqui onde moro, em geral as pessoas sao educadas, costumam dar bom dia, tarde, noite quando passam pela gente, fazem isso ate na rua, isso foi uma coisa que me surpreendeu muito quando cheguei. Isso e uma das coisas que gosto muito aqui, ninguem te olha como esta vestido, se e rico ou pobre, se voce entrou na loja ou no restaurante e atendido como qualquer pessoa independente de sua aparencia. Obrigado pela dica da loja, bom saber essas diquinhas pra ir comprar no lugar certo.
      Beijinhos

      Delete
  20. Monique,

    Vc disse bem quanto à questão da má educação. Tem gente que acha que estrangeiro ou viver em terra estrangeira significa está insenta de grosseria.

    Uma das coisas que me irritam profundamente é quando eu vou à um lugar e estou com meu marido e a(o) atendente só fala com ele, como se eu não fosse cliente tb! Já vi garçonete fazendo isso tb, eu acho tão ridículo.Vem e pergunta se a comida tá boa pra ele mas não pergunta pra mim. Nessas hrs eu acho que eu deveria dar só meia tip já que a pessoa está praticamente atendendo, diga-se de passagem, só um cliente, embora tenham 2 na mesa.

    Eu ainda vou escrever um post sobre as coisas uncool na América.Já vi vários posts de americanas escrevendo sobre o Brasil e sobre o nosso povo e sinceramente, fiquei chocada com a arrogância. Somos vistos como burros, ignorantes ou gente que só quer saber da aparência.Muitas vezes alguns amigos me falavam que tacava o pau nos EUA, mas depois do que andei lendo, vejo que estou sendo gentil e de hj em diante não pouparei de falar A VERDADE, FATOS que por aqui acontecem.

    Bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. E muito chato mesmo, quando alguem que atende a gente so fala com o marido, parece que somos invisiveis ne?! Realmente e caso de deixar meia tip so. Mas em todo lugar tem gente assim.
      Beijinhos

      Delete
  21. Oi Monique!
    Achei esse teu post bem interessante! 2 meses passam rápido, né? cara eu tb acho impressionante. Muita gente pensa q conhece a cultura americana pois assiste filmes e lê a respeito, mas só morando aqui (digo MORANDO pq nem visitando se nota) é q a gente descobre coisas novas.
    Uma das coisas q mais gosto é uma das coisas q vc MENOS gosta! hehe
    Sou de Fortaleza e o atendimento nos restaurantes de lá é péssimo. A gente sempre tem q esperar demais. Aqui, o garçon sempre se apresenta, fala o nome de diz "estarei cuidando de vcs hj". O fato deles trazerem a conta, n é de mal gosto pq eles sempre falam (pelo menos aqui) "Não tem pressa". Aqui, vc n levanta a mão p pedir nada, eles estão de olho em vc, trazem água, mais refri... vão só enchendo mais o copo... hehe
    Pelo menos é assim q me sinto.

    Sobre a tua dor de barriga: ACONTECEU O MESMO COMIGO!!! Faz o seguinte: come mais em casa... compra fruta! Vai te ajudar! :)

    Acho q essa é a primeira vez q comento no teu blog, mas tu já comentou no meu (num post sobre comportamento de brasileiros fora do Brasi).

    Espero q vc descubra mais coisas legais sobre essa cultura tão interessante e rica q é a americana!

    Se cuida!!!

    Rebeca
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rebeca! e verdade a gente ve tanta novidade e costume diferente nos filmes, mas vivendo aqui percebe o quao diferente e de verdade...rs. Poxa, em Fortaleza e demorado, que pena, se bem que quando eu tive la nao tive problemas pra receber a conta, veio bem rapido mesmo...rs..aqui eles nem avisam nada de nao ter pressa ou algo do tipo, sai deixando a conta com um sorriso amarelo no rosto, mas isso e costume deles ne, a diferente sou eu, entao aceito de bom grado que eu preciso me adaptar a isso. De um bom tempo pra ca eu venho so comendo em casa mesmo, cansei de passar mal na rua, mas e so eu comer em um restaurantezinho qualquer por aqui que la vem as dores novamente. Ah tem muita coisa aqui que ja descobri que e diferente e amei, depois eu vou ate fazer um post sobre isso.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic