Pages

Tuesday, February 14, 2012

Classe ESL

Hoje to entrando na terceira semana que comecei na minha classe ESL. Desde quando cheguei aqui sempre tive isso na cabeca, de nao esperar muito tempo e ja comecar a estudar ingles, absorver ingles, respirar ingles, enfim tudo em ingles. Como ja disse tantas vezes, falar esse idioma e entende-lo sempre foi uma das minhas preocupacoes e insegurancas quanto viver aqui.

Eu queria cursar essa classe num college, mas os precos comecavam em $1.200 dolares, apesar do curso ser super bom, fiquei pensando sobre algumas coisas, primeira tenho que pagar o AOS que custa ai uns $ 1.070 dolares e outro ponto que pensei foi, nao sei ingles muito bem, sera que nao seria jogar dinheiro fora pagar isso tudo num curso beginning? Talvez nao era melhor primeiro achar um lugar mais barato pra melhorar o ingles primeiro? Com essa pergunta em mente sai procurando outras opcoes por aqui. Nos primeiros um mes e meio eu pegava livros e dvd`s na library pra ir estudando por conta propria, ate que achei uma igreja Batista(ja sabia disso, so esperava o tempo de abrir a turma ou encontrar um lugar melhor) aqui perto de casa onde oferecia cursos ESL por $25 dolares o curso (com 90 dias de duracao). Descobri que essa igreja so alugava o lugar, na verdade o curso e oferecido pelo Westchester College. 

Nao e o melhor curso do mundo, e pra minha sorte a professora e uma velhinha que ja passou da hora de se aposentar, alem dela ser um pe no saco de horrivel. O ruim quando se e professor e que a gente avalia muito o trabalho de outros professores, principalmente se formos aluno. Eu acho que o problema e que ela nao da muita enfase em gramatica, nao explica nada direito, nao tem paciencia com nada; mas vou aturando pra mudar de turma e pegar as proximas professoras que sao maravilhosas. Minha sorte por assim dizer e que comecei mais de um  mes depois das aulas terem se iniciado, assim so aturo a velhinha mala ate inicio de marco, que diga-se de passagem nao vejo a hora de chegar...rs.

Mas mesmo nao sendo o melhor curso ESL daqui, ele tem me ajudado muito, to ouvindo ingles de pessoas diferentes, to tendo que me virar sozinha, to falando (ta certo que e pouco e mal falado) com outros alunos e vice-versa e acho que ta sendo bom, e tambem to conseguindo diminuir meu sotaque carioques na hora de falar...rs...nao ta perfeito ainda, mas muitas palavras estao saindo decente...rs. Nas turmas seguintes as professoras sao bem melhores, elas dao mais enfase em gramatica e nos ajudam com a pronuncia. Outra coisa boa e que e pouco aluno. Eu sei que so esse curso nao e suficiente, continuo mantendo minha rotina de estudar de tarde durante a semana, mas acho que quando eu for cursar no college que tem "o curso" vou conseguir aproveitar muito mais o que ele tem a oferecer. 

Minha turma tem mexicanos, coreanos, frances, japoneses e uma menina do Brasil. Eu fiz amizade primeiro com a Akiko uma japonesa que mais falta do que vai, mas super legal, a gente tenta se comunicar e e super engracado, porque eu entendo bem e nao falo, e ela fala e nao entende bem ai ja viu  a comedia ne?! Tem uma mexicana que ate mora aqui perto de casa que e bem legal, ela sempre tenta puxar assunto comigo e ate  me chamou pra ir na casa dela, mas o problema e que ela so quer falar espanhol. Esses dias eu conversei com ela e falei em portugues que a gente precisa falar ingles, se esforcar senao nunca vamos aprender. Ela nao gostou muito mas me entendeu e respeitou pelo menos.  E tem um coreano chamado Kim que e um pe no saco ao quadrado, o homem fala o tempo todo e incomoda todo mundo, e quando ta com a amiga dele a tal da Sandy, gente sai de baixo, ninguem entende nada, ai e uma maravilha, dois mal educados e uma professora gritando pra abafar a voz deles...rs...creio que em breve vou precisar de um aparelho de surdez. Pra completar o time dos falantes sem educacao, a poucos dias entrou essa outra brasileira na sala, e adivinha o que a bonitinha faz???? Conversa o tempo todo em espanhol com a amiga mexicana dela, fala serio, da vontade de matar os quatro. 

Eu no inicio das aulas ficava perdidinha, com os dias fui me acostumando e conseguindo entrar no ritmo. Na semana passada eles tavam discutindo sobre a corrida presidencial, eu me senti um lixo porque percebi que falava tao pouquinho perto da maioria deles. Esse tem sido meu problema com ingles, na hora de ler vou super bem, mas na hora de falar e escrever a coisa desanda, eu esqueco as palavras, nao conjugo os verbos certos, esqueco de colocar no passado quando preciso, e um horror. Bem la estava eu toda deprimida me sentindo um lixo e sentindo que nunca vou conseguir aprender essa lingua, quando a professora pergunta o tempo que cada um vive aqui, eu sou a que vivo menos tempo, pois estou aqui ha pouco mais de 2 meses, depois de mim a menina que vive a menos tempo aqui, esta aqui ha 14 anos. Eu fiquei pasma com o tempo que esse povo vive aqui. Gente do ceu como assim vive aqui ha mais de 10 anos e nao fala NADA ou TAO POUCO de ingles? Sempre ouvi dizer que a vivencia na lingua ajuda a aprender, nem que seja por osmose, mas sei la tanto tempo aqui e falando tao pouco, e assustador...alias foi assustador e reconfortante porque eu ainda tenho a desculpa que to aqui somente a 2 meses, mas me deu um certo medinho, pois tenho por meta no final desse ano ja ta conseguindo me virar bem nessa lingua. 

Hoje e Valentine`s day, pra nao dizer que nao ganhei nada e nem tive nenhuma surpresa, quando cheguei na classe, tinha la no nosso lugar um pratinho com cookies, um suco de laranja num copo super fofo e uma caixinha de bombom em forma de coracao com um cartaozinho fofo. Bem a professora pode ate ser histerica, impaciente e um pe no saco mas foi bem legal e meiga com esse gesto hoje...rs. 

Beijinhos



Share with the world:

24 comments:

  1. Monique,

    Eu tb acho importante aprender o ingles qdo moramos aqui. Eu sei de brasileiros que vivem aqui para sempre e nao se integram e so falam portugues. Dai tb reclamam que nao ha integracao com os americanos tb pudera nao fazem por onde. Eu estudei por 3 meses em uma classe ESL na California era otimo 4 niveis muito bem estruturados e otimos professores, tinhamos acesso ao rosetta stone no laboratorio de computacao, pena que so pude fazer por 3 meses. Mais vale a pena sigua em frente .

    ps... estou meio sumida eu sei .... mais e por um bom motivo.

    bjs,

    Happy Valentine's Day !!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Elianne, bom ter noticias suas, realmente senti sua falta ultimamente, mas se e por um bom motivo o sumico ta bom! Realmente tem muito brasileiro que so fica na panelinha deles ai complica muito falar o ingles e se integrar na cultura daqui.
      Desejo um Happy Valentine`s Day atrasadinho pra voce tambem!!
      Beijinhos

      Delete
  2. oi nik, primeiro quero agradecer por ser sampre tao amavel là no meu cantinho, e te falar q aqui na escola onde estou fazendo o curso de italiano, eu tb sou a q mora a menos tempo aqui, e se eu te contar q muitas palavras q eu ja sei o q significa e vejo muitos q ja vivem a 6 anos n sabem. a pronuncia nen se fala, na hora da leitura fico boba c a pronuncia da grande maioria, eu entendo q è mais facil pra mim aprender o italiano d q pra um arabe, um chines. mesmo assim fiquei surpresa...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nany, eu adoro seu cantinho vou la comentar e ler sempre com o maior carinho =)!! Acho que o segredo de aprender outra lingua e o famoso se joga ne?!...rs...no sentido de tentar falar, prestar atencao, se der fazer um curso, o bom do italiano e que pra gente que fala portugues acho que e um pouco menos dificil do que pra esse outro povo ai que voce citou..rs...Mas surpreende mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  3. Oi Aninhaaaa! eu li esse texto todo imaginando você falando em carioquês. kkkkkkkkk juro! muito divertido! kkkkk acho demais o sotaque de vocês, queria falar igual.

    Fico feliz que tu achou umas aulinhas pra fazer. Por mais chatinho que seja, é muito bom estar no meio disso e sair de casa. Eu fui professora de inglês numa escola em New Jersey para brasileiros. Conheci muuuuuita gente de Minas e Goiânia e estava aí há 5, 10 anos e não sabia falar quase nada. Eles viviam em comunidade brasileira e não se viam obrigados a falar... os trabalhos deles, por serem ilegais, eram de faxina e construção, então aprendiam só o necessário pra se virar no dia-a-dia.

    Eu acho que o caminho pra quem não fala muito e quer aprender rápido é fugir de pessoas que não querem falar inglês, por mais difícil que seja.
    Tenho uma amiga que morou no Canadá 9 meses. Ela foi sem falar nadinha e não queria nem saber de brasileiros nos primeiros meses...hoje ela é uma das melhores professoras de inglês de Joinville/SC.

    Acho muito legal o teu esforço e to sempre torcendo por ti.

    um beijo flor

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clau, e falo carioques mesmo...rs...mas que bom que voce gosta...rs...assim pelo menos quando a gente conversar nao vai ficar irritada com meu sotaque...rs. Esse cursinho por mais porcaria que seja, tem ajudado muito, e me sinto mais corajosa pra entrar no outro que e mais intensivo. Acho que esse e um problema nao so de brasileiros, mas de outros povos tambem, chegam aqui, procuram sua comunidade nao tentam se inserir na lingua inglesa nem na cultura daqui, ai realmente os anos passam e ninguem fala e nem entende nada.
      Obrigado pela torcida Clau, tu e uma queridona mesmo!!!
      Beijinhos

      Delete
  4. Ai que bom que voce ja esta fazendo um curso, eu tive aulas particulares de ingles com uma professora no Brasil antes de vir morar aqui, mas era tao pouquinho tbm. No inicio nao entendia quase nada que as pessoas falavam comigo, o marido tinha que me "traduzir" tudo. Era um saco, eu evitava sair para nao ter que ver as pessoas falando e nao entender. Mas, a Tv me ajudou bastante. Entre 6 meses aqui eu melhorei muito, passei da agua pro vinho, passei a entender mais quando falavam comigo. Hoje um ano e quatro meses aqui posso dizer que meu ingles mudou da agua pro vinho, mas ainda nao esta 100% e creio que nunca sera como os dos americanos. Quanto a professora acho que ela eh estressada por causa desse monte de gente mal educada, e essa eh apenas o primeiro modulo de ingles por isso eh mais superficial. Eh para ensinar o basico mesmo, com o tempo as coisas engrossam igual aos nossos tempos de colegio =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. No Brasil eu tambem fiz aulas particulares por um periodo e depois continuei estudando por conta propria, mas aprender outra lingua e tao dificil, tem hora que bate aquele desanimo..rs.
      Eu tambem acho que talvez eu nunca vou conseguir falar 100%, afinal nao sou nativa daqui, mas se eu conseguir entender e conversar ja vou me senti super realizada =)
      Beijinhos

      Delete
  5. Oi Monique, não fica triste, logo você vai falar inglês pelos cotovelos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai Fanny nao vejo a hora desse dia chegar =)!!
      Beijinhos

      Delete
  6. Querida, vai acontecer!Um passo de cada vez,eu tb tive uma experiência terrível com um coreano do norte.Ele era muito mal educado e fiz um post que me parece que rendeu grandes risadas para a população blogueira:

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/2010/04/das-colisoes-culturais.html#axzz1mUaOkbvi



    O povo que está aqui há anos e não fala é pq está cercado de pessoas que só fala a língua mãe.Aí lasca né? E qto a brasileira, estudei com uma tb que quando ia para as aulas ficava do lado de outra brasileira e passava a aula toda falando português!Já fazia 6 meses que ela estava aqui e nada de falar a língua, aí já viu né?

    Mas vc vai falar sim,vai acontecer pra vc.O toque que dou é se coloque um situações que vão forçar vc a falar. Seja com o marido, seja com os amigos ou em eventos, e entender muito já ajuda bastante!

    Força dear :)!

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eita entao o povo da Coreia tem problema entao...rs. E ta aqui e so querer falar a lingua nativa nao da, precisamos sair da zona de conforto e aprender a lingua do pais que vamos viver. Obrigado pelo toque, tenho me colocado nessas situacoes cada vez mais frequente.
      Beijinhos

      Delete
  7. Gigi, que legal! Que bom que já está estudando. Vc vai ver, daqui a pouco vai entender muito mais! E fora que amizades, ajudam muito! vc fez muito bem em pedir pra moça não falar espanhol, afinal vocês duas qiuerem aprender inglês, né? Espero que vc curta bastante o curso, e consiga absorver 100%. Beijo!!!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois e Tacita finalmente a novela do curso chegou no capitulo final..rs...agora e sofrer pra aprender e aproveitar o momento pra conhecer outras pessoas. Eu to aqui na maior expectativa de conseguir absorver os 100%..e vamos ver no que vai dar...rs.
      Beijinhos

      Delete
  8. Que noticia otima Monique!!! Estou super orgulhosa de voce ter comecado logo a luta pra aprender o ingles. Voce nao ira sentir aprendendo, quando voce perceber jah estara falando e entendendo muita coisa, pode ficar tranquila. Mas eh aquele negocio neh, tem que se esforcar, e isso eu sei que voce esta fazendo. Nao deixe as dificuldades te deixarem desmotivada viu. Eh errando que a gente aprende. Quanto ao povo estar aqui ha anos e nao falar nada de ingles, isso eh bem comum com pessoas que soh vivem na comunidade de pessoas da mesma cultura e idioma. Por isso que em Massachusetts eu fugia da comunidade de brasileiros. Eu tinha amigas brasileiras claro, au pairs, mas a gente combinou de sempre conversar em ingles quando estivessemos na frente de au pairs de outro pais. E quando estavamos apenas nos 3 brasileiras, a gente conversava em portugues, mas nao era sempre que andavamos juntas nao. POis nos eramos bem conscientes de que tinhamos de fazer amizades com outras au pairs de outros paises e se conseguisse americanos tb,pra nos forcarmos a falar ingles sempre que pudesse. Nos iamos muito no cinema tb ver filmes em ingles, viamos muitos dvds tb com a legende em INGLES, porque assim a gente ve como eh escrito e escuta como eh pronunciado, e assim a gente vai acostumando os ouvidos e vai aprendendo mais. O negocio eh sempre se motivar e sempre correr atras. Outra coisa que eu gostava de fazer: ir na biblioteca publica (as daqui dos EUA sao otimas) e pegava filmes e livros, revistas e levava pra casa (tem que fazer uma carteirinha, procura se informar como fazer) e eh tudo de graca. Eu lia muitas revistas, ai comecei lendo livro de criancas, depois de adolescentes (pois a linguagem eh mais facil) e depois passei a ler livros de adultos. Eh gradual, e voce nao ira nem perceber. Quando ve jah estara dando banho nesses brasileiros que nao se esforcam e tao aqui ha 14, 20 anos sem falar nada direito. Continue assim que voce vai longe. Beijo Grande

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, ai tomara que quando eu ver ja tenha aprendido, porque parece que nao to aprendendo nada nunca. Ja percebi que so viver na comunidade de quem fala a nossa lingua e uma droga, aqui nao conheco brasileiros perto de mim e ando correndo deles, no sentido de nao querer so falar portugues. Eu faco isso tambem, vejo tv e presto atencao em como falam, vejo muito filme com legenda em ingles, vou tentando falar quando posso, mas admito que ainda tenho panico da ideia, falo super mal, nao sei pronunciar direito...rs Aqui perto de casa tem um library toda semana vou la e pego um monte de revista e varios DVD`s pra eu ver durante a semana, isso tem ajudado muito.
      Beijinhos

      Delete
  9. Oi Gigi, estou numa college class (nao pq posso pagar, hehehe, eh pq tenho scholarship), mas o pessoal aqui sao bem diferentes, eles respeitam os professores e nao sao mal educados. Conheci japoneses, coreanos, vietnamitas, africanos, arabes, e muitos latinos. Todos muito educados, talvez por eles serem em sua maioria universitarios.

    Estou chocada com as pessoas que estao por ai ha mais de 10 anos e nao falam ingles. Estou muito chocada.

    Uma coisa que me ajudou muito a destravar, foi enfiar a cara e fazer coisas sozinha. Ia ao shopping, ao banco, supermercado, procurava situacoes que me obrigariam a falar. Quando eu precisava resolver algum problema no escritorio de aluguel, companhia de telefone, eletricidade eu que ligava, me obrigada a fazer. E adivinha o que, hoje estou bem melhor, nao tenho mais vergonha e entendo bastante sobre as formas de resolver os problemas nesses lugares.

    A melhor coisa que vc faz eh estudar por conta propria, pois no meu college institute, tambem temos professores que nao ensinam direito, aulas que sao soh pra preencher a carga horaria. A gente tem que se virar.

    Boa sorte nos estudos... Daqui ha um tempo vc ira perceber que esta beeeeeeeem melhor.

    Beijossss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fe, apesar de caro eu to doida pra entrar num college, porque acho a qualidade muito melhor e as pessoas que vao sao mais comprometidas.
      Eu ainda to nessa fase de criar coragem, nao me desespero mais quando alguem fala comigo, se nao entendo ate peco pra repetir, mas sei la, na hora de falar eu travo legal..rs.
      Acho que estudar em casa nem que seja um pouquinho ajuda a dar um up no aprendizado.
      Bom estudo pra nos e que melhoremos muito!!
      Beijinhos

      Delete
  10. Flor, é isso mesmo que as meninas falaram, você fez bem em começar logo cedo e a se recusar a falar espanhol ou português. Se embarcar nessa nunca vai aprender inglês. Tem de se arriscar. Geralmente as pessoas são simpáticas e não riem se a gente pronuncia algo errado. Acho que a dica da Thábata é ótima. Ver tv ajuda muito. Ajuda a pegar o sotaque, o ritmo, a cadência da língua. A pronunciar as palavras do jeito deles. Eu não acredito em brasileiro que está aqui há 5/10 anos e alega que perdeu o sotaque brasileiro. Lembro minha professora de inglês dizer que isso é impossível em tão pouco tempo. A não ser que voce faça curso especifico para perda de sotaque, como os jornalistas da Globo fazem e atores de Hollywood. O problema não é o accent, que eles aqui consideram um charme (portuguese accent, como eles dizem), é aprender a pronunciar as palavras de maneira clara porque inglês é mais pronúncia que gramática. Você é esforçada e daqui a um tempo, praticando bastante, vai se sentir mais confortável com o inglês. Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eli, tenho tentado correr muito do espanhol e portugues desde que cheguei aqui. Eu sigo essas dica dela ha um tempo, e tem me ajudado a entender bem melhor. Eu nem sabia que tinha curso assim de facil acesso pra perder o sotaque, achava que eram aqueles super caros so, me interessei num futuro quando eu falar vou ve se procuro. Expero me sentir melhor e confortavel com ele em breve ;)
      Beijinhos

      Delete
  11. Monique, fico mto feliz por vc!! Olha, vc e' mto esforcada, e mto dedicada, entao n se deixe abalar pelo ingles de ngm!!! Eu acho super triste a historia destas pesosas q estao aqui a tanto tempo e n se preocuparam em aprender a lingua, elas acabam vivendo uma vida mto limitada! Acho q vc ter escolhido por uma classe de ESL vai te ajudar bastante, ainda mais pq vc e' tao aplicada!! Mto boa sorte, e n se deixe desanimar por nada nem ngm, tudo e' uma fase, e daqui a pouco vc passa para uma turma mais legal e com uma professora q te dara mais estrutura! Fica tranquila, qndo vc menos perceber, vc estara sonhando em ingles :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aline, obrigado to tentando ser forte e determinada na minha saga do ingles fluente...rs. Eu tambem achei triste essas pessoas viverem aqui ha tanto tempo e nunca terem tomado coragem pra aprender a lingua e se integrar a esse pais que afinal agora e sua casa. Nao vejo a hora de passar pra uma turma melhor.
      Beijinhos

      Delete
  12. Oi Monique. Primeira vez que eu passo por aqui e achei o seu post super interessante. Conheco bem esse processo e sei pelo o que voce vem passando com a Lingua Inglesa. Mas nao esquenta nao que vem! Ainda mais por voce ser super esforcada. E as vezes, por mais que a gente saiba a Lingua, da uns tropecos fenomenais! Mas faz parte, nao eh nao? Boa sorte!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Renata bem-vinda ao meu blog!! Sinta-se em casa e volte sempre que quiser. Ai menina e duro aprender outra lingua ne?! Sem esforco acho que a coisa nunca vai. Eu nem sei direito e ja tropeco de formas inacreditaveis!!
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic