Pages

Tuesday, February 21, 2012

Coisas estupidas que nao consigo entender

Todo mundo fala de preconceito e racismo e isso e aquilo contra os negros, eu sempre vi nos filmes que os pobres sofrem horrores nas maos dos brancos, so acho que os filmes nao mostram bem como e a realidade por aqui, e que preconceito/racismo da a impressao de que e de todo mundo para todo mundo. Ja vou deixando bem claro e lembrando os leitores, que so to relatando o que aconteceu comigo e a impressao que tenho nesses quase 3 meses que vivo aqui, talvez seja pouco tempo para ter uma ideia concreta de como funciona e como essa gente pensa por aqui. 

Hoje fui no office tentar tirar meu SSN, o Rich foi comigo. Entramos, nos informamos pegamos a senha e sentamos aguardando ser chamados. Eu reparei que os tres atendentes eram negros, ate ai pra mim tudo bem. Mas tinha uma senhora branca do meu lado reclamando horrores, ela tava falando que nao iria conseguir resolver o problema dela, isso e aquilo, ai eu inocente perguntei se tava faltando alguma coisa, ela me respondeu perguntando se eu nao tava vendo e apontou as cabines dos atendentes, eu nao entedi nada, ate que o Rich falou que ela quis dizer que eles eram negros e ela branca que eles nao iam ajudar ela. Quando ouvi isso achei aquela mulher o ser mais estupido do universo, como assim?? Qual o problema?? A primeira coisa que veio na cabeca foi, eita mulher racista! Mas ai reparei na moca do guinche que atendida minha solicitacao, gente ela olhava a pessoa de cima em baixo, e incrivelmente quando ela atendia branco ou latino, a pessoa nao resolvia nada, e a cara que ela fazia..assim ela na minha opiniao podia sair de la algemada, por se aproveitar do servico dela pra distribuir crime racial a sua moda e vontade. Obviamente na minha vez tambem nao resolvi meu problema, por mais que antes de ser atendida por ela eu tinha perguntando pra outro funcionario e ele me garantiu que eu podia sim tirar minha SSN sem problemas pelo fato do meu I94 nao ta vencido ainda, a unica coisa que me pediu foi a certidao de casamento pra comprovar que nao to ilegal, a moca nao quis saber, foi uma distribuicao de patadas, grosserias, e cada hora pedia um documento mais absurdo que o outro, ou seja, senti na pele que racismo nao e bom e da um odio tremendo. No final quando sento pra guardar meus documentos, la vem a senhorinha e me diz assim, ja pode comecar a ir odiando negro desde agora, porque esse pais ta cada dia pior...Assim, nao tive nem reacao pra responder e fiquei pensando na loucura que e isso tudo.

Essa nao foi a primeira vez que senti sendo hostilizada, quando fui visitar o memorial das torres gemeas aconteceu a mesma coisa. Eu nao falo ingles bem e nao entendo muito bem tambem, no dia que fui no memorial passei por milhoes de agentes, mas a unica negra foi a unica que me tratou mal, na hora que ela falou em ingles e eu nao entendi e pedi pra ela repetir ela comecou a debochar de mim perguntando se eu falo espanhoooooool, eu respondi pra ela que nao, que eu falo mesmo e portugueeeees. Um horror, me deu uma vontade de voar na cara dela, fora a cara de nojinho que ela me olhava, achei um absurdo. 

Para ninguem achar que sou racista/preconceituosa, ja fui num lugar onde passava por um "gueto" , num bairro onde so vivia negros, eles comecaram a me xingar fiquei com tanto medo, nunca mais passei nem perto de la. Essas foram so 3 historias de muitas outras que ja passei por aqui. O fato e que a questao do racismo/preconceito aqui e ridicula e patetica, alias em qualquer lugar do mundo, so sinto que aqui e mais generalizado. O branco nao gosta do negro porque o negro nao gosta do branco, o negro nao gosta do branco porque o branco odeia ele, latino nao gosta dos outros porque os outros nao gostam dele, e por ai vai  o ciclo sem fim desse odio. 

Acho tao contraditorio, em geral americano tem orgulho de ser americano (termo mais correto seria estadunidense, ja que "America" e um continente com mais de um pais), mas nem esse sentimento patriota tao intenso e capaz desse povo se unir, porque afinal se nao nasceu aqui nao e americano? Nao vivem no mesmo pais? Nao tem os mesmos problemas? Entao pra que tanto odio??

Tem coisas que nao entendo e acho que nunca vou conseguir entender, a questao do racismo e uma delas, com tanto avanco cientifico-tecnologico ainda nao somos capazes de superar a aceitacao e respeito ao diferente.

P.S.: Gostaria de enfatizar que nao estou dizendo que todo negro, branco, latino e outras etnias sao racistas/preconceituosas para aqueles diferentes deles, estou dizendo que aqui e bem diferente do Brasil nesse ponto. Aqui nao e dificil encontrar pessoas preconceituosas, nao e dificil ser hostilizado pelo diferente e que nao acreditem naquele estereotipo de filme onde so o branco e o racista. Aqui infelizmente essa coisa e muito mais generalizada e comum do que eu podia imaginar.
Mas entao talvez as pessoas perguntem como acabar com isso ou como agir aqui entao? Eu nao sei a resposta perfeita para essa pergunta, mas sei de uma coisa, algo pra continuar precisa que alguem leve adiante, e entao eu resolvi fazer minha parte. Eu me nego terminantemente ser do tipo de pessoa que em vez de considerar carater leva em conta a cor da pele ou a etnia do outro, me  nego a faltar com respeito para com alguem, mesmo quando nao concordo com ela, respeito e um direito e dever basico que todos nos temos, afinal quem ja nao ouviu aquela famosa frase "seu limite acaba onde comeca o do outro".
Honestamente acho que se mais gente se conscientizasse sobre a importancia de respeitar o diferente talvez metade dos problemas do mundo acabem. 
Share with the world:

34 comments:

  1. Também acho racismo a coisa mais estúpida do mundo. Na minha opinião, só é racista quem é burro. Tenho nojo, de verdade...

    Mas... como não os racista ainda não são presos... a gente tem que tolerar e colocar o racista no seu devido lugar quando necessário, né?

    Absurdo.

    Mas e aí? conseguiu tirar o social?
    bjo flor

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clau, tambem acho racismo o cumulo da burrice e idiotice. Infelizmente isso e mais tolerado do que deveria, mas cabe a nos fazer nossa parte e nao nos deixarmos influenciar.
      Nao consegui tirar nao, agora vai ser so depois que receber o GC mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  2. Nosssa amiga fiquei boba c tudo q vc relatou, n sabia q a coisa ai era assim, sabia q existia o preconceito do branco para o negro, mas n imaginava q extrapolasse o limite da ignorancia de ambas as partes...bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nany infelizmente essa questao aqui ultrapassa ate a barreira do bom senso e do racional.
      Beijinhos

      Delete
  3. Monique, esse post é realmente muito polemico! Pensei em escrever a respeito mas desisti por ter medo de ferir alguém... Portanto, parabéns pela coragem.
    Cara, tu tá falando a verdade. É uma pena, mas é verdade.
    Por aqui, NUNCA fui destratada, NUNCA passei por nada parecido, mas são as pequenas coisas q contam e já reparei em umas coisinhas meio chatas q prefiro n comentar.
    Existe um sentimento de "nós não esquecemos de como fomos tratados no passado" e esse ciclo n acaba nunca.
    Por eu falar inglês, nunca fui destratada (como vc foi em NYC) até já estive no mesmo lugar, mas n notei isso.
    Talvez, as coisas melhores qnd seu inglês melhorar. Só posso dizer q há muita gente vivendo aqui por anos, n fala a língua e ainda por cima causa constrangimento e enche o saco do povo q n os entende. Por isso tem gente q tem pavor a estrangeiro q mora aqui, mas n fala a língua (talvez já seja um "pré-conceito", se é q vc me entende).
    Por exemplo, minhas amigas enfermeiras q trabalham em Fall River (onde tem muito brasileiro e portugues) sempre me relatam q passam por muitos problemas com portugueses q gritam com elas por q elas n entendem portugues! Cara... me poupe!
    Uma delas disse q teve um q falou assim: "Deveria ser ilegal ter vc trabalhando aqui! Eu pago meu plano de saude p ser compreendida! Vá aprender portugues!"
    Tá entendendo? Eu expliquei p ela q n é td portugues q é assim. Provavelmente essa senhora nem educação tem, pq se tivesse teria aproveitado o fato de morar aqui por 30 anos p aprender mais uma língua...
    Então... as coisas acontecem assim... O q posso fazer? A MINHA PARTE! :)

    BJO!

    (Gosto do seu blog e de ir te conhecendo aos poucos! )

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, falar sobre isso e sempre polemico e a gente sempre corre o risco de ser mal interpretado ou acusado de algo que nao e. Eu ja tinha reparado muitas coisas aqui, coisas ate que preferi nao colocar no post senao podia soar como preconceito, mas imagino que saiba do que voce ta falando, mas sofrer na pele esse tipo de coisa e terrivel.
      Esse fato de nao esquecer sua origem e do quanto eles batalharam pra conseguir a igualdade de direito eu acho algo super positivo, so que os tempos mudaram, e na minha opiniao quando eles se comportam de certa forma, eles estao fazendo para com outros aquilo que fizeram com eles e sabem que nao e bom. Entao em vez de seguir em frente, melhorar e quebrar o ciclo, as vezes passa a sensacao de um retrocesso comportamental lamentavel.
      Eu entendo esse pre-conceito que muitos tem com imigrantes pelo fato de nao falarem a lingua, nao quererem se adaptar, se bem que acho que isso nao e desculpa para tratar ninguem mal, mas tambem acho que quando se decide viver num lugar que nao e nosso pais e nem e nossa lingua, quem ta se mudando por uma questao de respeito deveria falar a lingua do pais ou se esforcar a aprender, afinal ele escolheu viver la e tem que se adaptar. Eu nao falo e nao tenho orgulho disso, pelo contrario me esforco em aprender o mais rapido possivel ou menos demorado possivel, porque acredito que esse e o certo. Essa senhora ai merecia uma surra de gato morto ate o gato miar ne?!...rs...sem nocao esse povo, por aqui existe comunidades de pessoas de outros paises (nao so brasileiros e mexicanos) que agem da mesma forma, vivem la no seu grupinho, nao aprendem o ingles, nao tao nem ai pra aprender e querem que os outros se virem pra compreende-los. Absurdo total, assim como voce penso da mesma forma, faco a minha parte. Que bom que voce que ta gostando daqui, seu cantinho e super legal tambem, adoro ele, as vezes a gente fica com a sensacao que conhece a pessoa tao de perto.
      Beijinhos

      Delete
  4. Olá! Que pena que você está passando por alguns desconfortos. PS: para tirar meu SSN eu primeiro aguardei minha autorização de emprego, daí levei este cartão junto com meu passaporte ao escritório do SSN e em menos de 20 minutos já estava deixando o local sem nenhum tipo de aborrecimento. Foi muito eficiente. Em 4 dias recebi meu cartão em casa. O fato de aguardar o cartão do EAD foi por conta de até aquele dia eu não ter recebido o LPR card (chegou ontem, após 4 meses de ter submetido os documentos). Boa sorte!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Camila, bem-vinda ao meu blog!! Obrigado por compartilhar como foi pra voce tirar o SSN. Como nao consegui mesmo tirar o meu agora, vou dar entrada no AOS e esperar receber os documentos pra ir la tirar. Eita 4 meses pra chegar, pensei que levava uns 2/3 meses no maximo, mas tudo bem, mesmo que demore o importante e chegar. Obrigado =)!
      Beijinhos

      Delete
    2. Não fique contando os dias para o seu cartão chegar, a não ser que você tenha alguma urgência na obtenção do documento. Eu simplesmente esqueci-me dele. De vez em quando olhava o site uscis mas sem pressa. Ele chega, é só uma questão de tempo. Beijo!

      Delete
  5. Oi Monique! Aqui em Kentucky existe essa separação também, mas não sofri preconceito nenhum. Aliás, os negros adoram uma latina, especialmente quando digo que sou do Brasil. Mas existe isso sim! Acho que voce poderá entender melhor o lado deles se assistir o filme chamado The Help, que esta no Redbox no momento. Assista que vale muito a pena! Bjos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fanny que bom que voce nao passou por isso, porque e muito ruim, da uma sensacao tao horrivel dentro da gente. Acho que em todos os lugares por aqui deva ser separado dessa forma. Sei que eles sofreram muito, mas nao acho que eles tem o direito de fazerem o mesmo que fizeram com eles, porque eles batalharam muito pra ter igualdade de direitos, e agora agem como muitos brancos agiam com eles, nao faz sentido lutar por algo que nao se acredita e pratica. Acho que a regrinha de ouro do respeito e exemplo vale muito.
      Beijinhos

      Delete
  6. Monique, eu jah era tua fa antes, agora entao me ajoelho a seus pehs. Falou tudo!!!! Adorei. Eh bem isso que acontece mesmo, muitas pessoas se acham no direito de odiar aqueles que as odeiam, e pior, generalizam e o resto acaba pagando o pato tb. Eu concordo com voce, respeito nao tem cor, nao tem etnia, eh direito de todos. Eu jah fui maltratada antes por negros em Atlanta no aeroporto. Ninguem gritou comigo, mas fizeram cara de nojo pra mim num mcdonalds quando fui comprar algo pra comer (ja faz um tempao jah) e me atenderam como lixo! Olha, esse negocio de preconceito realmente eh pesado por essas bandas daqui. Na minha opiniao, baseado no que eu jah vi, negros sao mais preconceituosos que brancos. O que me da raiva eh que se um branco fala merda pra um negro o negro pode processar o branco e ganhar na certa. Agora vai um branco processar um negro??? Capaz do negro acusar o branco de estar sendo racista por estar querendo processar o negro. Eh uma doideira soh aqui.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, obrigado querida...rs. A pior parte e a generalizacao mesmo, nao acho que porque um negro me tratou mal que agora vou sair tratando mal todo mundo, isso so perpetua o ciclo do odio, acho que cada um de nos tem a obrigacao de fazer sua parte nao fazendo o mesmo. Eu tambem tenho essa impressao, so nao quis colocar no post pelo motivo que voce explicou depois...rs..se um negro tratar mal um nao negro e esse resolver processar ele, corre ate o risco de ser preso por racismo...rs..um absurdo mas e assim que e essa sociedade aqui, e em muitos outros paises pelo mundo. Acho isso tudo muito lamentavel.
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique, que situaçao mais chata!! Infelizmente, esta coisa de pré-conceito é independente de raça, religião, sexo etc. Acredito que se tem a tendência em focar no pré-conceito dos caucasianos contra os afrodescendentes, mas situações como essas que vc colocou no blog, são tão gritantes e revoltantes qnto qqr outra situação preconceituosa. Aqui onde moro, a cidade é bastante liberal, e a cabeça dos moradores, no geral, é bem diferente da maioria das cidades americanas. Eu particularmente, nunca sofri nenhum tipo de pré-conceito, pelo contrário, as pessoas ficam fascinadas para saber de onde eu sou, por conta do nome etc, etc. Mas já presenciei pessoas sendo discriminadas no escritório do USCIS, um absurdo! Como vc falou, a coisa toda é um ciclo horripilante, e já vi muitos negros serem extremamente grosseiros com outra pessoa pelo simples fato da pessoa ser branca. Pré-conceito, seja qual for, é algo para se envergonhar. Em pleno século 21 ainda vemos muitas pessoas com cabeça de séculos atrás!! Como vc comentou, é triste vc ver pessoas que se mudam para outro país e não se dão ao trabalho de aprender a língua, mas também é vergonhoso ver como alguns americanos tratam os estrangeiros. Não existe lógica para uma atitude tão idiota quanto o pré-conceito, mas não vejo muita esperança de que a coisa vá melhorar em um futuro próximo. Como a Rebeca comentou, temos que fazer nossa parte, como vc está fazendo a sua! Bjusss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aline, concordo com voce preconceito/racismo/discriminacao de qualquer forma para qualquer um e horrivel e pra mim e revoltante. Tambem nao vejo esperanca em melhorar em um futuro proximo, o jeito e fazermos nossa parte dando exemplo, e ter a esperanca que em algum momento da historia da humanidade isso vai mudar.
      Beijinhos

      Delete
  8. Oi, Monique. Infelizmente racismo eh uma loteria, e em um lugar tao multicultural como os Estados Unidos, ainda mais agora com essa crise, eh bem triste mas acontece sim. Eu percebo pelo menos na Irlanda que o povo nao tem paciencia com quem nao fala ingles, ignoram,tratam mal. Eu estava com uma amiga na academia, e ela trouxe uma colega junto com ela e na hora de entrar o cartao da menina nao funcionou, dai uma moca atras de um balcao pediu pra colega se afastar da catraca, a menina nao entendeu, a mulher foi bem grossa com ela. Eu virei e reagi, dai a mocoila ficou bem envergonhada. Eu noto tambem que qdo minhas amigas brasileiras aki se vestem diferente, ateh rola uns olhares e comentarios. Eu sempre fico na minha, pq fazer o que, infelizmente a realidade eh essa, eh triste mas nao da pra evitar. Entao eu entro e saio dos lugares bem na minha. Tem um bairro do outro lado da faculdade q eh meio guetto. Dai que uma vez eu vi a molecada saindo de uma escola passando pela faculdade e xingando os chineses que estudam na faculdade. Eu fiquei impressionada, mas eu percebo que a maloqueirada que estuda nessa escola nao tem educacao em geral, corre na frente de carros, berram, entao o melhor mesmo eh ignorar, seguir em frente, evitar passar por lugares q vc sabe que pode rolar conflitos. Deve ser mtu dificil onde vc mora por ser cidade grande tb, mas ignora e nao responde a altura pq nao adianta bater palma pra louco. Siga em frente e nao deixa essas pessoas infelizes tirarem sua paz pq gente sem nocao tem em qq lugar do mundo. bjuuss se cuida e fica com Deuss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cath, isso e algo tao contraditorio, um pais tao multiracial e multicultural deveeria ser mais tolerante, mas pelo contrario, parece que e pior isso por aqui. Realmente a saida e ignorar e quebrar o ciclo por nao agir igual.
      Beijinhos

      Delete
  9. Oi Monique,

    Como ja colocaram aqui, parabens pela bravura em escrever um post sobre este assunto tao polemico.
    Eu sou baiana, com 80% da populacao negra. E tambem ja passei por situacao de racismo no Brasil e aqui. E sinceramente, acho que o racismo e mais forte aqui. Nao sei, talvez no Brasil seja mais camuflado, quanto aqui ja e bem mais explicito.
    Numa das situacoes no Brasil, lembro de uma epoca, que eu estava trabalhando numa area de recebimentos bancarios, que funcionava dentro da empresa de meus pais. Dai, a mulher aparece la, leva as contas dela a pagar e me da varias notas tudo junta. Na frente dela, calculei tudo e contei o dinheiro. Faltavam R$ 50,00. A mulher gritou que eu a tinha roubado. Calculei e fechei o meu caixa, e nao tinha um centavo a mais ou a menos. A mulher fez um escandalo, comecou a bater no peito e dizer que a empresa tinha roubado ela, porque ela era negra e pobre; e eu era branca. Sendo que em momento algum, a desrespeitei, nem citei nada em relacao a cor de pele. Alias, ela escolheu a pessoa mais errada, que ate defendia os negros frente aos racistas de plantao. Enfim, a criatura foi pra tv (aqueles noticiarios do tipo, barraco na tv) e algumas semanas depois, chegou uma carta da justica com um processo dessa mulher alegando que a roubamos, que tinhamos sido racistas e ela queria uma indenizacao de 20 mil reais (isso mesmo, 20 mil). Fiquei super chateada com a situação. Ela entrou com um processo com a empresa. No final, a empresa venceu, mas minha vontade era processar ela, e pedir os 20 mil tambem. Mas, enfim, deixamos pra la. Depois dessa e umas outras situacoes, sinceramente, nao saio na defesa. E hoje concordo com os que dizem, na grande maioria das vezes, o racismo e do proprio negro (e digo isso, pra amigos proximos e negros).
    Com relacao aqui nos EUA, ja passei por situacao de olhares torcidos de uns negros. Mas, em questoes de atendimento, ainda nao. A moca no correio, que e negra, me trata super bem, e ate rimos de coisas bobas.
    Como voce bem colocou, no final, o importante e fazermos a nossa parte. E sermos nos mesmos, independente dos outros, e sem esperar em troca.
    Ah, quando puder, passa la no blog e me ajuda na celebracao do 1 ano do meu blog.

    Abracao!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beth bem-vinda ao blog!!! Em geral acho que existe esse estigma de que branco sempre olha torto para o negro, mas o contrario existe e tao ruim quanto. O que aconteceu contigo, acho que ja e aproveitar as brechas da lei, se aproveitar de uma nocao de situacao que existe pra se dar bem a custa dos outros. Ainda bem que ela perdeu, que sirva de licao pra ela nao ser tao sem vergonha. E por ai mesmo, o jeito e fazermos nossa parte e quebrarmos o ciclo. No proximo post vou divulgar sua campanha!!
      Beijinhos

      Delete
  10. Nossa, Gigi....realmente isso é lamentável. Vc já tinha me contado esse episódio das torres gêmeas, aff....
    não que esteja defendendo a má vontade da pessoa que te atendeu, ma li num post no visajourney que realmente eles não deixam aplicar pelo SSN quando o prazo do visto já está para vencer....mas depois vc consegue ter SSN, vai dar tudo certo no final.
    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacita, nem ligo (apesar de chatiar) o fato dela nao ter dado entrada no meu SSN, o que me irrita profundamente e o jeito que ela nos tratou, e assim por nada. Mas enfim ne, o que nao falta e espirito de porco pelo mundo, o jeito e ignorar e seguir em frente.
      Beijinhos

      Delete
  11. Oi Monique!!
    Concordo com a Monique, quando voce dominar o idioma voce sentira uma grande diferença!! Infelizmente a falta dele ou um forte sotaque sao grandes barreiras quando se mora no exterior!!
    Tomara que voce passe por melhores experiencias!!
    Beijocas!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tati, concordo com voce quando eu dominar o idioma e perder o sotaque, as coisas tendem a ir melhor na minha vida. Obrigado!!
      Beijinhos

      Delete
  12. Monique, parabens pela coragem... Realmente um topico polemico que soh retrata a realidade... Muito chata essa situacao.
    Meu SSN foi muito rapido, quem fez todo o tramite pra mim foi a escola, entao soh compareci no escritorio deles com meus documentos, em 2 semanas chegou o cartao pelo correio. Nao sei nada sobre as burocracias, o funcionario que me atendeu era branco, e ficou surpreso por eu ser brasileira, mas nao senti nenhum preconceito por parte dele.

    Eu ja sofri racismo aqui de uma gerente bancaria e negra. O orientador da faculdade me falou pra abrir conta no banco, fui no banco que ele me indicou. Eu tinha menos de 2 meses aqui, nao falava bem o ingles, mas ja me comunicava. Cheguei ao banco, fui conversar com a gerente. Expliquei que sou estudante e que queria uma conta simples, soh pra depositar o refund da faculdade (Ou seja, eu iria colocar dinheiro na minha conta) Ela mal olhou na minha cara e ja mandou: - Nossa, voce tem 26 anos e ainda eh estudante?? Por vc ter essa idade nao da pra ser conta de estudante, tem que ser uma conta normal. Jah achei o cumulo, como se ser estudante universitaria nos meus 20 e poucos fosse um crime.

    Todas as duvidas que perguntava ela era muito grossa e nao me explicava direito, como se eu estivesse pedindo um favor ao abrir a conta no banco pra colocar o meu dinheiro. Perguntei sobre cartao de credito, ela disse que nao seria possivel, perguntei sobre poupanca, ela disse que eu teria que esperar.

    Nao deu outra, procurei outro banco e outra agencia. O tratamento foi muito melhor, sem comparacao. O gerente muito cordial, disse que tem outros estudantes como cliente, me ofereceu cartao de credito, tenho poupanca vinculada com a conta corrente, ele me explicou tudo o que eu queria saber. Eh muito importante construirmos o nosso credito se pretendemos morar por aqui. Eles levam isso muito mais a serio que no Brasil. Era so o que eu queria, colocar meu dinheiro num banco que me ajudasse nisso. A gerente soh perdeu uma otima cliente!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fe, quando a gente sofre essas coisas a custo de nada, so por ser diferente e tao ruim ne?! Essa gerente foi bem estupida porque ela recebe pra tratar bem e qualquer um que quer abrir uma conta la e um cliente, e deveria ser bem tratado. Voce fez super bem em procurar outro banco, tambem faria isso, nao me tratam bem num lugar vou procurar outro, quem perdeu foi eles mesmo!
      Beijinhos

      Delete
  13. Oi querida!
    Vim visitar... bem, acho que o grande lance, não são lugares, são pessoas. A gente tá tão em buscar de sermos melhores, e de repente se depara com gente que não tem o mínimo da gentileza e educação. Morei na Florida, não sabia nada, me desesperava, mas ia para praia ler, e sempre me aproximava dos velhinhos... eles eram pacientes e me ajudavam a persistir...
    Vai sempre dar tudo certo pra vc. Acredite!!!!
    Um beijao!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thais, bem-vinda ao meu blog!! As pessoas complicam tudo e tem o poder de fazer as coisas melhores ou piores. Mas cabe a nos ser superior a essas coisas e seguir em frente. Obrigado =)!!!
      Beijinhos

      Delete
  14. Já vi muito esse tipo de cena, parece que os negros são os mais preconceituosos...mas sabe se lá o por que, se não estão dando o troco. Afinal, como saber quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha??? bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bia, sabe que ate entendo eles terem algum tipo de amargura ou senso de injustica por tudo que ja passaram e nao to dizendo que eles nao tem razao, mas esse negocio de olho por olho vai acabar todo mundo cego. Nao acho que o caminho seja por ai, mas enfim eu acho que cabe a cada um de nos quebrar esse ciclo tao horrivel fazendo nossa parte.
      Beijinhos

      Delete
  15. Oi Monique! E menina, esse realmente eh um assunto muito complicado por aqui. Mas logo, log voce tirara de letra essas situacoes!Bjo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Re, tem razao e dificil, complicado as vezes desanima, mas com o tempo a gente aprende a lidar com certas coisas.
      Beijinhos

      Delete
  16. Oii, Monique. Passando por aki pra saber como vc esta. Nao some nao, espero que vc esteja bem bjuuuss se cuida e fica com Deus!!1

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cath, eu tava meio off esses dias, mas to voltando e ta tudo bem.
      Beijinhos e se cuida tambem e fique com Deus!!
      Beijinhos

      Delete
  17. Realmente isso é muito comum, Monique, principalmente no Sul. Os negros acham que os brancos os devem mundo, fundos e direitos por causa do tempo da escravatura....Me poupe! E com tudo eles usam a desculpa de que "ah é pq eu sou negro, vc é preconceituoso!" - e quanto ao preconceito deles com as outras raças tb.

    O que tb notei são dois extremos. Eles são extremamente educados, polidos,culturados ou são extremamente debochados,mal-educados, favelados.

    Os que subiram na vida, se esforçaram e estudaram não querem nada com o bairro e com as pessoas com as quais foram criadas que apresentam o segundo perfil citado acima.

    Já os debochados acham os que subiram na vida são uns bando de fresco e querem ser metido à branco(?).Nem eles mesmos se entendem entre si!

    Os debochados e de bairros populares geralmente gostam de sustentar a fama de cafetão[homem], que mexe com drogas e com arma e as mulheres, tem fama de fácil, barraqueira.Esses tb são conhecidos por arranjar uma reca de menino e a mulher fica em casa recebendo dinheiro do governo, mas depois falam dos ilegais,rs!Pra mim isso é tão ilegal qto!

    Bjos e bato palma pra vc!

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic