Pages

Wednesday, January 4, 2012

Um mes e meio de sobrevivencia in USA

Essa semana ta fazendo um mes e meio que to aqui sobrevivendo como o titulo do post diz...rs. Sem exageros, essa foi  uma sensacao constante nos primeiros dias e as vezes ainda me sinto assim. Eu vou tentar contar um pouco como ta sendo minha adaptacao por aqui.

Morar em outro pais e engracado, tem dias que sinto que cheguei ontem, e tem dias que parece que sempre vivi aqui. Cheguei no meio de um turbilhao emocional, eu tinha tanto medo de ta fazendo o errado, de jogar tudo pro alto no Brasil e vir pra ca a custo de nada, pensava na loucura de ter que aprender e ser fluente em outra lingua na minha idade, ja que nao e novidade que quanto mais velho mais dificil e. Mas nao vou resumir esse periodo em medos, mas eles fizeram parte do meu cotidiano e pra ser honesta ainda hoje eu sinto um pouco. E quando dizem pra gente que casamento e dificil, acreditem, e dificil mesmo...rs. A gente sempre passou periodos de tempos juntos, mas aqui com ele, convivendo com a rotina dele, e bem diferente, no Brasil muitas pessoas fazem uma visao maravilhosa da nossa vida aqui, mas nao e uma vida de princesa nao, e dificil, ter que conviver com uma pessoa e ainda se adaptar a uma nova realidade longe de tudo e todos que nos e conhecido, da vontade muitas vezes de pegar um aviao e voltar, mas como nao decidimos casar ontem,  foi um processo longo, achei o mais coerente dar um tempo pra gente e nao nos cobrar tanto. 

Quando cheguei nao vim iludida esperando um homem mega carinhoso, ja tava avisada e preparada pra enfrentear costumes bem diferentes de onde vim, por exemplo, ele nao beija em publico, nao anda de maos dadas, nao abraca, nao faz declaracoes maravilhosa a casa 5 minutos. Mas depois de umas semanas eu percebi que ele tem um jeito mais sutil de demonstrar e fazer carinho. Quando estamos na rua, ele sempre faz um carinho nas minhas costas de leve e nao muito demorado, ultiimamente ele tem se esforcado em andar de maos dadas, no outro dia ate arriscou um selinho rapido no shopping, fiquei surpresa isso pra ele e um avanco e tanto. Eu nao pressiono muito, deixo meio que a criterio dele, mas ele tem tomado essas atitudes por conta propria e eu acho bem bacana. Outra coisa legal, e que ele sempre traz coisas que sabe que gosto  ou me leva pra experimentar comidas diferentes, a lugares que ele sabe que vou gostar. Acho essa uma forma legal dele demonstrar carinho, e ainda me ajuda a limpar casa e so fazemos comida juntos, e bem divertido. Acho essa ideia deles valorizarem e ajudarem nas coisas dentro de casa bem fofo, acho que e um forma de reconhecer que mulher nao e empregada e todo mundo deve ajudar. 

Falando em casamento, acho tao estranho que aqui dentro de casa ele so usa meia, eu nao consigo ficar longe da minha havaiana. Banho e um caso a parte ne, eu nao fico sem no minimo 2, mas por aqui o povo parece que nem faz questao de tomar banho. Andando pela rua eu vejo cada criatura bizarra! Eu tava numa loja uma vez e me deparo com uma galerinha com  aquele moleton de quem acabou de sair da cama, cabelo amarrado para o alto (Pelo amor de Deus, sera que esse povo aqui nao tem espelho nao?), e aquela cara inchada de quem sequer lavou ela. Eu sei que aqui tem muita gente pobre, que perdeu o emprego, mas acho que tomar um banho e colocar uma roupa decente pra ir na rua transcede a questao economica isso pra mim e higiene e bons modos.


Muitas vezes me sinto sozinha e isolada, e muito ruim a sensacao de nao ter ninguem perto de mim. Ate hoje tambem tenho dificuldade em ver essa casa como minha casa, minhas coisas, nao sei explicar essa sensacao, mas e como se eu fosse visita e nao residente daqui. Para quem ainda vai vim, se tem como conhecer outras pessoas que vao morar proximo de voces, facam isso, e muito bom saber que tem outras pessoas como a gente por perto. Acho legal nesse ponto procurar um curso ou algo pra fazer, assim tem uma chance de conhecer outras pessoas, ou pelo menos sair de casa e poder falar sabe, tinha dias que ficava em casa sem sequer ouvir o som da minha voz, e angustiante. Desde que cheguei tambem me tornei meio medrosa, no sentido de sair sozinha por aqui, pegar onibus, trem, metro ou qualquer coisa, tenho panico de me perder e nao saber voltar, de nao conseguir me comunicar, enfim isso e algo que comecei a trabalhar sobre. Eu sou muito observadora, entao toda vez que a gente saia de carro eu prestava atencao no caminho e no que tinha proximo, agora ja me arrisco em ir andando para lugares perto, como library, parque, lojas e achei um caminho para um shopping mas esse anda 30 minutos. Mas pegar transporte publico eu ainda fico suando frio so de pensar. Mas resolvi parar de me cobrar tanto, vou fazer essas coisas no meu tempo, quando me sentir segura e confortavel de fazer.

O transito aqui eu acho surreal, e tanto carro, e tanto semaforo. Eu acho os motoristas aqui meio barbeiros, eu fico desesperada so de me imaginar dirigindo por aqui. Acho uma confusao os semaforos, tem hora que fecha tudo, que abre tudo, que para virar nao tem nada, voce sai enfiando o carro e vai. Ainda nao entendo como a coisa funciona aqui. Eu odeio dirigir, nem no Brasil eu fazia isso, mas aqui vou ter que superar esse desgosto, porque como dizem sem carro voce nao e ninguem. Ate que por aqui tem transporte publico, mas os onibus demoram cerca de meia hora para passar, e para ir ao mercado ou dependendo do lugar nao tem onibus, entao ja to triste so de pensar em dirigir aqui...rs.


Preconceito aqui e uma coisa forte e definitivamente nao me acostumo com essa "cultura" estranha. Nao vou me demorar nesse assunto porque ele merece um post a parte, mas sobre os negros americanos a gente aprende na escola sobre todo racismo e preconceito que eles sofreram e ainda sofrem ne? So que, eles tambem sao super racistas e preconceitusos, alias aqui eu tenho a impressao que e todo mundo contra todo mundo, em geral funciona assim, latino so anda com latino, negro com negro e branco com branco, claro que nao e todo mundo assim, mas isso foi uma coisa bem clara e perceptivel desde quando cheguei. Tem bairros que so moram negros, outros so latinos e outros so brancos, e e perigoso algum desavisado passear por essas regioes. Eu sei que parece absurdo pra quem le imaginar algo tao arbitrario, mas infelizmente e verdade, os famosos "guetos" americanos existem. Ao meu ver isso e um problema social terrivel nesse pais e que deveria haver uma preocupacao maior de quem governa, principalmente em educar e orientar a populacao que atos racistas ou preconceitusos vao muito alem do branco para o negro, mas e de qualquer raca ou qualquer pessoa para outro diferente dele. Nesse ponto sinto falta do Brasil, por mais que exista preconceitos por la tambem, acho que nem de longe seja parecido com aqui, voce nao precisa ter medo de andar em certos lugares por causa da sua cor de pele ou de sua origem. Acho que no Brasil o problema tem haver com seguranca, areas carentes e abandonadas pelos governantes. E o tambem acho que la o preconceito e mais social do que racial, tipo quem tem dinheiro nao gosta muito de quem nao tem, claro que isso nao e uma regra, e tem muitas excecoes.

Aqui realmente as coisas sao mais baratas, em parte porque o imposto de tudo e menor do que pagamos no Brasil. Nao e dificil perder o controle e querer comprar tudo que ve pela frente...rs. Eu admito que ja perdi o controle uma vez, porque fui vendo certas coisas tao baratas, que nao resisti, quando vi comprei varias coisas que nem precisava e nem eram prioridade na minha vida. Esse vai ser assunto para um outro post tambem..rs. Mas depois de um tempo eu aprendi a me controlar melhor...rs.

Ver tv aqui foi uma das coisas que mais senti diferenca. Os jornais (news) acho que dao enfase demais no que acontece nas regioes aqui dentro dos USA, nao tem por exemplo falando nada do que acontece pelo mundo afora, muito raro so aparece o problema com o Ira e o tal funeral la do carinha da Coreia. Acho isso tao chato, e e tanto programa de juiz na tv, meu Deus que chatice...rs. Agora aqui tem comerciais muito mais legais que no Brasil, to apaixonada pelo comercial daquele largato da geico e aquele com os muppets cantando a musica do Queen, tao fofo...rs.

O ingles e algo que sempre me preocupou muito, eu ja estava estudando no Brasil, mas cheguei aqui longe dele ta fluente. E em 1 mes e meio eu consegui a fluencia? Infelizmente nao, mas continuo em busca disso...rs. Eu resolvi fazer um curso de ingles aqui, que diga-se de passagem tem para todos os gostos, niveis e bolsos. Eu fugi daqueles cursos voltados para estrangeiros que tanto anunciam na tv e internet pelo Brasil. Eu achei melhor e mais barato procurar estudar num College, que e tipo uma faculdade, costuma ser mais em conta, mas mesmo assim o preco nao e dos mais baratos. O mais em conta que vi ta em torno de 800 dolares um curso de 3 meses. Mas se a grana estiver curta e possivel procurar igrejas tambem, eu vi que a igreja batista mantem um programa de ESL por 25 dolares, e o curso deles dura em torno de 3 meses e se nao me engano sao 2 vezes na semana, por mais que nao seja o melhor de todos e melhor do que nada.  Mas se nao tiver nada disso perto de onde mora, pode procurar uma library, tirando pela que tem perto de onde moro, eles tem varios livros, revistas, DVD`s e diversos materiais de ensino de ingles, algumas inclusive mantem cursos gratis de ESL, acho que vale a pena pesquisar. Mas se nao da para comecar logo num curso e possivel com um pouco de disciplina  manter um programa para aprender ingles. E ao contrario do que muita gente diz por ai, e super possivel estudar em casa e aprender ingles muito bem. Para me ajudar a aprender o mais breve possivel, eu tomei algumas medidas para me forcar a aprender nem que seja na marra...rs. Nao tenho canal da globo em casa, fujo da tentacao de ver os programas em espanhol e vejo os programas quando possivel com aquela legenda para surdos ativada. No inicio parecia que todo mundo tinha um ovo na boca nao entendia nada, mas depois acostumei, ja consigo entender muita coisa =)

Wow, escrevi muito e ainda tinha mais assunto...rs. Entao acho que vou terminar esse post por aqui mesmo e depois faco outro continuando. Mas so para terminar, aqui e bem frio e eu to amando esse tempo =)! So ando frustrada por ainda nao ter conseguido ver neve =( ...tinha ate comprado uma cenoura pra fazer um boneco de neve e colocar a cenourinha no nariz...rs.

Beijinhos

**Para quem quiser participar do sorteio do quarteto de sombras, da para se inscrever ate amanha de noite, e so ir para esse post aqui e comentar dizendo que quer participar, deixando seu nome, pais onde mora e e-mail para contato, esse comentario nao sera divulgado e o resultado sai na sexta de manha.




Share with the world:

12 comments:

  1. Querida Monique , imagino como se sente sozinha , esta num Pais estranho que nao e o seu no começo da um pouquinho de Depre . Depois nem parece ,voce se acostuma .E quanto ao seu amor ser timido , logo logo ele começa a se soltar mais , ja deu um selinho em publico esse e um bom começo.E quanto a tv deve ser chato mesmo,a tv brasileira e a mais animada com certeza .Eu acho que nao terei problemas quanto a Tv , pq meu noivo e Tecnico em Comunicaçao, e ele tem Tv a cabo de graça, entao verei o que passa no meu Brasil. Quando eu estiver se sentindo sozinha ,pensa que ha um Deus que te ama , voce nunca estara sozinha porque Ele esta com voce em cada minuto da sua vida .E com certeza dias melhores virao ! Monique , feliz Ano Novo, muita Saude , paz , amor e sucesso na sua Vida ! Beijos Linda !

    ReplyDelete
  2. Monique querida, adaptação é difícil mesmo, e voce esta passando por 2 ao mesmo tempo(mudança cultural e casamento).
    Passei pelo mesmo, mas tenho a diferença de ter marido brasileiro,mas as duvidas e medos estavam la independente da nacionalidade de maridex..rs.
    Posso te dizer uma coisa que foi o meu caso, o primeiro ano foi o mais dificil de todos que estou casada, de loooonge, e estou casada ha 18 anos.
    Cada vez vamos conhecendo mais nosso parceiro e isso torna as coisas mais faceis, se existir dialogo,claro!
    Vai melhorar, voce vai ver. O mais importante é voce encontrar ocupacoes pra que a sua mente nao pense besteiras, o que for...hobbys, trabalho...vida virtual...etc...e encontrar tempo pra voces dois!!!
    Um super 2012 pra voce!!!
    Bjks!!

    ReplyDelete
  3. Ei Monique ate que fim vim comentar ne?
    Pois bem seu post adorei vium, eu ainda particulamente nao tenho muito o que falar da America pois tem pouco tempo que estou aqui, ja algumas coisas estou gostando a convivencia esta indo bem espero que continue entre altos e baixos claro...
    Sobre ficar sozinha realmente 'e um saco tem que procurar algo pra fazer e 'e verdade mesmo o que vc disse quem esta vindo pra ca em fazer amizades que moram perto se sente pelo menos um pouco confortavel que tem pessoas ao seu redor; sair sozinha ainda nao me arrisco apesar de ter gravado alguns lugares ainda mais que o bus passa aqui tbm em meia em meia hora...
    Olha fique feliz por seu noivo esta comecando a ser ''atrevido' com vc pois como voce 'e ruim esta do lado da pessoa e la no seu pensamento querer aquele carinho um cafune..rss
    A tv realmente 'e chato ainda bem que ja gostava de uns programas daqui e desenhos hehe o ruim claro o ingles agora com legenda com sua help ficou um pouco melhor de entender...
    Mas logo vamos conseguir vc vai ve!Penso tbm de entrar num college muito melhor..
    Entao linda quero aqui aproveitar de te desejar um lindo e harmonioso cheio de amor e paz para sua familia !!!Beijos!!

    ReplyDelete
  4. Adorei seu post! Wow como passa rápido, já passou tudo isso desde que vc chegou? Eu também sentia como se aqui nao fosse minha, as vezes ainda sinto, mas já melhorou bastante. Sobre a tv, as vezes eu colocava legenda, mais por preguiça, mas agora eu consigo entender sem legenda, depois tenta fazer o teste pelo menos de vez em quando pra vc ver, como vai entender tudo. E com o tempo e ainda mais o com seu curso, vc vai estar entendo tudo, eu nao tenho d;uvida, Gigi!!! Sobre a demonstraçao de carinho, vc pelo jeito já entendeu, mas tem um livro que mostra bem isso, acho que já comentei com vc, chama: As 5 linguangens do amor. E é bem isso como vc disse, ele te toca nas costas, te ajuda em casa, e nesse livro mostra que cada um tem uma linguagem diferente, uns demonstram amor com elogios, outros ajudando em casa, e assim vai...Beijo querida!

    ReplyDelete
  5. Como fiquei feliz de ler esse post Monique. Voce esta sendo madura de estar dando tempo ao tempo e tendo paciencia. As vezes a gente se desespera querendo que tudo aconteca logo: aprender ingles, se sentir em casa, e ser independente... mas tudo eh um processo gradual. Agora parece que ta demorando, mas logo voce olhara pra tras e nem tera se dado conta de como aprendeu tudo e como se sente super em casa. Foi assim comigo, e com todo mundo. Estou feliz por ver que voce tem a cabeca aberta, e esta disposta a tentar. Feliz pelo Rich estar se esforcando tb, afinal, como diz uma amiga minha: casamento eh uma vida de duas maos, tem que haver sacrificios e esforcos dos dois lados pra dar certo. Continue assim. Logo logo voce estara como eu: se sentindo completamente em casa, e quando vou ao Brasil me sinto uma estrangeira na minha propria terra haha
    Beijo grande

    ReplyDelete
  6. aninha monique!!! eu não sei você... mas eu to feliz que vamos morar perto!
    e nada de meeeeedo! eu nao tenho medo de fazer nada sozinha aí... vou te carregar junto comigo, hein?? mas até lá já vais estar super adaptada, tenho certeza!!

    bjo bjo
    ps.: até hj não sei se posso chamar de aninha ou se vc prefere monique... avisa!!!

    ReplyDelete
  7. Ana, daqui a pouquinho mesmo o teu ingles ja vai estar fluente, e tudo e questao de tempo. Quanto tu mais sair, fazer amigos, estudar mais ele vai melhorar e tu vai entender tudo.

    Tambem acho muito legal o fato do seu noivo estiver se esforcando para te deixar feliz. E como tu disse ele te demonstra tambem de outras formas, o importante e que ele te aprecia no jeitinho dele.

    Ah eu estou sempre de meia hehe, se nao o meu pe congela mesmo a casa estando quentinha. Tem varios custumes diferentes, se adaptar nao e facil mas e preciso para que possamos ser felizes e tudo vem com o tempo, acredito que para nos demore, ja morei aqui antes e quando cheguei queria ir embora porque foi um choque grande demais, principalmente em relacao a comida, chorei e agencia pediu para eu dar uma chance, na outra semana fiz muita amizade comecei a sair, conhcer mais aqui e tive uma experiencia maravilhosa, uma pena que o pessoal ja voltou para o Brasil ou moram em outros estados =(, porque sinto falta de amizades aqui, mas logo isto muda tenho certeza. Beijos

    ReplyDelete
  8. Monique, que bom que você está sendo madura para lidar com este período tão delicado de adaptações. Respeite as suas limitações e seja gentil consigo mesma, não se cobre tanto pois como a Nani disse, tudo é uma questão de tempo. Cada dia que passar será uma conquista diferente, uma descoberta diferente, logo mais você se sentirá completamente confortável e adaptada!

    ReplyDelete
  9. Brunna, aos pouquinhos as coisas vao se acertando e a gente vai se acostumando e se adaptando ao jeito um do outro. Agora a tv sem globo e por opcao minha mesmo, senao vou ficar tentada a ver tv em portugues...rs. Obrigada e que voce tambem tenha um excelente 2012!
    Beijinhos

    Tati, e verdade as duas adaptacoes sao terriveis, e uma mudanca completa na vida da gente ne?! Obrigado pelas dicas, aqui gracas a Deus temos muito dialogo, disso nao posso reclamar. Wow 18 anos de casamento e muito tempo, depois voce passa no seu blog pra gente umas dicas pra ajudar...rs.
    Beijinhos

    Cintia, que bom que voltou!!! Olha no inicio e tudo uma chatice mesmo, mas com o tempo da pra se acostumar pelo menos com a programacao, eu ja via varios seriados no Brasil, entao aqui continuei vendo. E procurar um curso de ingles acho que e a melhor coisa que a gente pode fazer por nos mesmas, quanto mais cedo conseguirmos nos comunicar, mais vamos poder voltar a ter uma vida ne. Depois escreve la no seu blog como ta sendo a vida aqui...rs
    Beijinhos

    Nani, menina acho que e preciso ter mente aberta aqui sabe, eu nao resolvi vim ontem, entao pensei que o melhor e tentar de verdade porque se algum dia eu achar que nao vou ser feliz aqui pelo menos terei a consciencia limpa que eu fiz o que pude. Ele tambem tem se esforcado muito, e ultimamente eu sinto que encontramos o tom da coisa...rs. Como sua amiga ai falou e tem toda razao, e uma via de mao dupla, os dois precisam tentar porque um so nao vai conseguir fazer funcionar. Eu tambem resolvi da um tempo para as coisas, como voce falou eu ate queria que tudo andasse mais rapido, mas nao vai, entao melhor aceitar esse fato logo..rs. E nao vejo a hora de me sentir em "casa".
    Beijinhos

    Tacia, eu so consigo colocar legenda em alguns programas, tem outros que nao funciona de jeito nenhum ou eu nao sei usar...rs. Mas a sensacao de totalmente perdida passou, tem horas que entendo muito bem, outras nao. No meu caso a minha maior dificuldade e em falar, ate que entender eu sinto que ta indo bem, mas depois do curso espero eu que isso mude...rs. Eu lembrei muito desse livro que voce falou, eu procurei ele na library aqui perto pra eu ler. Cada um tem um jeito de demonstrar carinho, o dele e assim mais discreto pela rua, como eu ja sabia nem encrenquei com isso, mas admito que fico super feliz com essas tentativas dele =)!
    Beijinhos

    Clau, meu medo e mais pelo fato de nao dominar o ingles do que de andar por aqui em si, mas quando voce chegar vamos bater muita peeeeerna...rs. Eu tambem to super feliz por voce ser minha vizinha aqui, e tao bom ter pessoas super gente boa e queridas pertinho da gente. E pode chamar de aninha, monique, gigi, ja to acostumada com os tres, porque cada um chama de um jeito...rs.
    Beijinhos

    Van, concordo com voce adaptacao nao e facil nao, e brabo, tem dias que da vontade de voltar. Mas nessas horas eu respiro fundo e penso que ta tudo muito recente, entao vamos ao famoso dar tempo ao tempo..rs. Ele tem o jeitinho dele sim de demonstrar carinho, de tentar me agradar, com o tempo vou aprendendo a perceber isso melhor e dar valor a essas atitudes dele e vice-versa. Amigos aqui faz maior falta, mas assim como eu, voce daqui a pouco vai conhecer muita gente e essa lacuna da nossa vida vai ser preenchida.
    Beijinhos

    Paulistana, bem-vinda ao blog!!! Eu to pensando assim ultimamente, sendo gentil e nao me cobrando tanto, acho que tudo vem no seu tempo, entao to aprendendo a respeitar. E mesmo sabendo que ainda vai demorar um pouco, eu nao vejo a hora desses dias chegarem sabe, me sentir em casa, me sentir confortavel aqui, ve como meu novo lar. Obrigado pelo comentario e volte sempre que quiser =)!!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Oi Monique, faz um tempao que nao comento aqui... Estava sem tempo pra nada. Mas estou aqui rindo e concordando ao mesmo tempo com voce. Ja estou aqui ha 5 meses, ainda nao escrevi sobre isso no meu blog, mas vou.
    Estou namorando ha 04 meses, e o que voce escrever eh super verdade. Mas o bom eh a gente descobrir as maneiras que eles tem de demonstrar carinho. O meu jah esta um pouco mais soltinho, jah andamos de maos dadas pela rua, mas comprimento em publico eh beijo no rosto, abraco e raramente um selinho.
    Fico feliz que seu marido esta te ajudando na casa, pq eh bem dificil.
    Quanto ao ingles, vc vai se soltar. Mas nao fique com medo do transporte publico, veja o intinerario na internet que nao tem erro.
    Fico feliz por voce estar encarando a situacao com a cabeca erguida e otimismo :)

    Beijosss

    ReplyDelete
  11. Fernanda, e normal ficar sem tempo, quando a gente chega e tanta coisa pra organizar e colocar em dia ne?! Eu acho eles diferentes dos brasileiros, no sentido de serem mais discretos, mas mesmo assim, tem o jeito deles de demonstrarem. Mas o seu anda de mao de dada, ja e um avanco...rs...Com o tempo quem sabe ele nao se solta mais um pouco. Boa ideia a sua, saber o itinerario pra nao se perder, vou fazer isso =)
    Beijinhos e obrigado pelas palavras de apoio!!

    ReplyDelete
  12. Oi querida e assim mesmo eu tb as vezes me sinto como vc, mas estou amandoo morar aqui em Jacksonville o clima e maravilhoso. bjs

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic