Pages

Monday, January 17, 2011

Essa profissão ingrata...

Já vou avisando antes de você continuar lendo, estou num momento depre geral...então já sabe o que vai encontrar nas próximas linhas...



Ser professor no Brasil é uma tarefa muito difícil, eu diria que é uma profissão ingrata, porque agente estuda quatro anos, faz estágio que nem sempre é remunerado e depois de formado não vemos nenhum retorno, é triste viu. Mas porque eu estou dizendo isso? Ano passado eu trabalhei em dois lugares diferentes e nenhum dos dois e da maioria dos colégios e cursinhos por ai, faz vínculo empregatício com seus professores e não pagam passagem, décimo terceiro, férias ou qualquer outro benefício, ai chega as férias escolares e agente fica na angustia sem saber se vamos ter ou não turmas, ou se vamos continuar no quadro de horário, porque aparece um parente, um amigo dos donos e eles tiram agente na maior pra colocar seus conhecidos, mesmo que esses sejam uns bostas incompetentes. Mas infelizmente acho que isso não é novidade. Ai um monte de gente diz "Ah, faz concurso, que é melhor" ok , meu filho, concurso é bem melhor, mas quem diz que eles chamam? Eu já fiz concurso pro Estado e diversos municípios do RJ, me classifiquei muito bem, e até agora a fila simplesmente não anda. É verdade que tem uma carência muito grande de professor, mas do que adianta ter carência se não contratam? E tanto o Estado quanto a rede privada fazem a mesma coisa, sucateiam a educação com turmas super lotadas, com estagiários em  vez de profissionais formados, porque dessa forma se paga menos e diminuem os tempos o máximo possível para economizar no pagamento de funcionários e embolsar mais. O que fazer diante dessa situação? Pelo menos eu me sinto impotente. Quando me formei foi um inferno pra conseguir emprego porque não tinha experiência e sem experiência não tinha emprego, e foi um longo tempo nesse ciclo infeliz, e ninguém aceitava o estágio como tal, depois que consegui finalmente a maldita experiência, começa a palhaçada de quererem sei lá o que, porque cursos eu tenho, pós eu tenho, experiência eu tenho, o que mais essa maldita gente quer??? Outra coisa que me irrita profundamente são aqueles sem noção que me dizem: "ah, mas quando é um bom profissional, e tem uma boa formação não fica sem emprego"  Cara, que ódio que tenho disso, eu me formei bem e muito sou muito boa no que faço, e não aceito mesmo alguém querer me botar pra baixo com esse papo. 
Desculpe o desabafo, mas eu vou me casar daqui uns meses, e o que não falta agora é gasto, e não da pra ficar sem emprego. Tenho ido a algumas entrevistas e nada acontece, já to ficando desesperada, hoje cheguei de uma, me sentindo tão horrivel, tão cansada disso tudo, que só consegui tomar um banho, deitar na cama e chorar a tarde toda. Já passamos da metade de janeiro, se não começar a aparecer algo agora, depois das aulas começarem é que não aparece mais. Já pensei na possibilidade de outra área, porque não é possível que um curso superior não vá ajudar em nada...mas to vendo que não....quando vejo os anúncios, os salários, o horário de trabalho e as exigências dá até um arrepio na espinha, é de matar o ser humano.
Não gosto de ficar reclamando da vida, eu sou muito grata a Deus por muitas coisas boas que tenho e elas não são poucas e são as mais importantes, eu tenho uma família maravilhosa, eu tenho amigos, eu tenho saúde, eu tenho um amor, e tem tanta gente por ai em situação muito pior que a minha, mas não consigo me sentir melhor...me sinto muito angustiada e preocupada....vai entender.....
Share with the world:

6 comments:

  1. Linda, esses comentários estúpidos que o povo faz não devem ser ouvidos ser ouvidos, porque não fazem sentido nenhum. Realmente essa profissão não é reconhecida aqui, e é uma das mais importantes profissões que existem!! Fica calma, que vai dar tudo certo. Até as aulas começarem oportunidades podem surgir! Estou torcendo e orando por você! beijinho, Tacia

    ReplyDelete
  2. Obrigado florzinha, vou me acalmar. Mas esses estúpidos fazem muita raiva mesmo, e junta com a desvalorização. Mas obrigado, eu também ando orando muito por mim.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Oiiiiiiii Monique!!!!
    seu blog esta lindooo!!! Obrigada pelo Post -vim aqui retribuir - Sobre o profissão, eu bem sei o que é isso, o bom e que você ainda ganha por aula dada, eu estou formando agora em Julho 2011 (Pedagogia) e te confesso, tenho que ralar muuuuuuuuuuito, e o salário, o salário é muuuuuuuuuito Baixo! Não dão valor mesmo a nossa profissão.. Fica triste não!!! as aulas vão começar a bombar mesmo em Fevereiro, daqui a pouco aparece algo para você fazer!!!
    Boa Sorte!!!!

    ReplyDelete
  4. Oi Joana, obrigado pela visita e seja sempre muito bem vinda!! Infelizmente a educação no Brasil não é nada valorizada, eu na época do estágio dei muita aula de graça e depois de formada a coisa ficou menos pior porque melhorar...não melhora. Agora para nosso consolo vamos morar em um país onde a educação é valorizada e com um mestrado temos ótimas chances de conseguir um bom emprego na área.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Oi querida! eu sei MUITO BEM como vc se sente! sou de uma família de professores, e minha mãe sempre dizia a mim e a meus irmãos para sermos professores, pq nunca falta emprego (a pessoa pode até ganhar pouco, mas não falta emprego). Sem contar q tem férias todo ano.
    Eu e minha irmã gêmea (é, tenho uma!) decidimos não nos enveredar por esse caminho, como nossos irmãos mais velhos, e fizemos museologia. Tive muitos amigos q resolveram ser professores (letras ou história), e no fim das contas eles encararam o mesmo q vc. Os q se deram bem mesmo foram os que resolveram fazer um concurso para algo nada a ver e estudaram durante anos até cair os zoio pra conseguir passar no concurso. A vida tá braba. Quado fiz vestibular pensei em tentar história mas como não queria ser professora, e queria algo q me desse um aprendizado amplo em várias áreas das ciências humanas, resolvi tentar museologia, e carreguei minha irmã gêmea comigo. Gostei muito do q estudei, mas depois de 7 anos na faculdade, fiquei um ano desempregada. Fiz vários concursos pra minha área, quase fui chamada em dois, mas como não fui, eu pensei.. "deve ser pq Deus quer mesmo q eu vá pros EUA"..... Há uns anos atrás, Wayne (o bofe) cogitava em vir morar aqui, talvez.... mas algumas coisas mudaram e acho q agora eu é que vou pra lá. Se eu for pra lá, eu vou ter q arrumar o q fazer tb, pois aqui eu tenho uma profissão, e lá eu não vou ter nada... acho q vou fazer mestrado e trabalhar em qq coisa....
    Bom, agora consegui um temporário na Ilha Fiscal, estou adorando, e vou levando a vida assim, Deus me guiando, sem as angústias, sem as ansiedades. Já fui uma pessoa muito ansiosa, mas depois de muita coisa na vida e tratamento médico, aprendi a controlar isso. Por isso que nesse período em que fiquei desempregada eu não fiquei deprimida. Vou levando assim, devagar e sempre, Deus tem caminhos que nós não entendemos, e temos q ser calmos, acima de tudo... no final vai dar tudo certo, vc vai ver!! :)

    ReplyDelete
  6. Pois é menina,nem estudar por anos em uma faculdade tá garantindo agente uma colocação depois de formado. Pessoalmente em nivel de profissão acho muito melhor agente ir do que eles virem, porque aqui é muito ruim mesmo de emprego. Mas lá voce pode fazer um mestrado em alguma área, pesquisa na região onde voce vai morar, quais as melhores áreas. Quer dizer que voce tem uma irmã gemea, e que ainda trabalha na mesma área que voce!!! Super legal!!
    Mas tá certo a vida é assim mesmo, agente tem que ir levando do melhor jeito, nao adianta se desesperar por algumas coisas...Mas legal voce ta trabalhando na sua área agora.
    Beijinhos.

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic