Pages

Tuesday, November 27, 2012

Primeiro ano de sobrevivencia aos EUA!


Fonte google images

Hoje esta fazendo exatos um ano do momento que sai do aviao em solo estadunidense no JFK em direcao a uma vida nova em um pais de lingua estranha para minha pessoa e mudando meu estado civil =)  As vezes tenho a sensacao de que ja passou mais do que isso e que vivo aqui ha uns 10 anos...rs. 

Nesse um ano muita coisa aconteceu na minha vida por aqui, foram momentos bons e ruins, literalmente senti minha vida como se fosse uma montanha russa com muitos altos e baixos e tudo acontecendo muito rapido, nao e a toa que digo que nesse primeiro ano eu sobrevivi, nao acho que foi uma vida normal mas sim um periodo de amadurecimento, aprendendo a viver com outra pessoa e a comecar praticamente do zero com outros parametros em minha vida, entao entre mortos e feridos eu sobrevivi...rs.

Posso dizer que amadureci muito e descobri que sou forte bastante pra encarar muita coisa que nunca imaginei que conseguiria antes, descobri que tem muita gente boa no mundo porque nos momentos mais dificeis e onde eu precisei de um "ouvido amigo" apareceram pessoas que ate entao eram estranhas me ajudando e me decepcionei com tantos ditos amigos que simplesmente sumiram ou so aparecem quando precisam de alguma coisa. Saudade e uma palavra e um sentimento permanente em minha vida agora (de quem nao e?).

Mas tambem vieram coisas boas (eu acho) como conhecer novas culturas convivendo com gente de tantos paises diferentes, aprendi a ser mais tolerante, prudente e calma. Me espiritualizei mais, me sinto mais conectada com Deus e tambem sinto ele mais perto de mim. Experimentei novas comidas, novos estilos de roupa (tentei) e finalmente comeco a entender e me fazer entendida em ingles, o que traz como consequencia direta uma qualidade de vida melhor porque agora nao fico mais com medo de alguem vir falar comigo, ja vou em qualquer restaurante sem medo de fazer meu pedido falando com o garcom, tambem agora peco informacao e me sinto mais confiante para conhecer os lugares por aqui indo de onibus ou trem, mas como nao sou perfeita continuo odiando andar de subway porque ainda vivo me perdendo nas linhas. 

Voces podem rir mas sabe de duas coisas que morro de saudade (tirando minha familia e claro) e do meu telefone tocar, aquela coisa de ter meus amigos me ligando e conversando sem parar por ele e a segunda de um "amigo" por perto. To falando sabe daquele amigo que a gente tem que nao tem medo de contar nada, de chorar, de ter que ficar medindo as palavras ou o assunto, aquela pessoa que te ouve e te diz na sua cara se nao ta legal ou se ta, sei la como explicar aqueles amigos de verdade, aqueles que nao precisam de cerimonia ou outras coisinhas e so se ver, danar a falar, rir ou chorar. Nao ta na lista mas morro de saudades dos meus gatos =(. 

Entre coisas boas e ruins acho que hoje so tenho o que comemorar e esperar e trabalhar para que no proximo ano eu nao "sobreviva" aqui, mas que eu consiga ter uma vida e vive-la normalmente ou mais perto disso possivel.  

Beijinhos



Share with the world:

24 comments:

  1. Heyyyy, Parabéns Gigi!!!!! Um ano passa voando, né? Eu no marco do 1o ano também essa sensação doida de que parecia que já estava aqui há muito trmpo, haha. Que maluco isso.
    Que bom que com tudo o que aconteceu esse ano, só você crescer como pessoa. A gente vi vivendo a dosar a saudade de amigos e família, né? Fazer o que. =( Mas vamos sobreviver, haha.
    Um beijo minha querida, e parabéns pelo 1o ano de muitos. =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Passou super rapido e parece que e mais tempo, mas vai entender ne...rs. E verdade a saudade e um caso a parte mas vamos sobreviver.
      Beijinhos

      Delete
  2. É tanta novidade que realmente parece que 1 ano viram 10.... Espero que o próximo seja muito melhor! bjs

    ReplyDelete
  3. Gostei da sua reflexão, e apesar de já estar for por quase 4 anos, ainda tenho as mesmas sensações que vc tem. Às vezes parece que cheguei aqui ontem, principalmente em relação ao aprendizado da língua. Mas na maioria das vezes tenho a sensação de que já moro aqui por muitos anos, é muito estranho.

    E a saudade, obviamente, anda sempre comigo. Também sinto falta dos amigos de verdade, daqueles com os quais não precisamos fazer cerimônia ou pisar em ovos, daqueles amigos que vão na sua casa pra te ver e estar com você, e não pra prestar atenção se sua casa é feia ou bonita, o que vc tem e o que vc não tem. Aqui a palavra de ordem é competição, principalmente entre brasileiros.

    Mas tenho fé que um dia a gente chega lá!

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. As vezes eu penso que essa sensacao estranha nunca vai passar porque sempre vai ter coisas a serem aprendidas. Acho que esse lance da saudade infelizmente nao tem muito o que fazer sobre, eu torco para que a gente consiga algum dia ter algum amigo por pert o para amenizar a falta dos amigos pelo menos. Tambem tenho fe nisso...rs.
      Beijinhos

      Delete
  4. Eu entendo tão bem o que você está sentindo... Pena que não estamos mais perto para conversar e rir. Espero que no próximo aniversário de permanência nos EUA possamos falar sobre isso pessoalmente. Vamos torcer né?! Bj Lana

    ReplyDelete
    Replies
    1. E pena mesmo voce nao poder estar por aqui ainda, mas no proximo eu espero que voce esteja e a gente pode bater aquele papo.
      Beijinhos

      Delete
  5. Parabéns!!!!
    E o mais importante eh que voce esta ao lado do homem que voce ama! muitas felicidades e muitos mais anos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, realmente estar do lado de quem amo ajuda muito a passar por tudo isso e que nos proximos anos tudo seja melhor!
      Beijinhos

      Delete
  6. Monique, o primeiro ano é meio que um laboratório, né? Tanta coisa junta e misturada vindo na mesma direção que às vezes é difícil de digerir tantas mudanças. Parabéns por 1 ano em solo americano e pelas conquistas[sim, conquistas pq viver em terra de gringo não é pra todo mundo não!]alcançadas.Quanto à saudade e à amizade, compartilho com você do mesmo sentimento.

    Acho que as pessoas aqui são muito polidas, querem mostrar o que não são[ mais fortes do que realmente são, mais especiais do que realmente são, mais bondosas do que realmente são].Palavras do meu próprio esposo: o americano tem essa necessidade de sempre mostrar que está tudo bem e que tudo está sob controle, mesmo que as coisas estejam desmoronando.Parece que se mostrar que não tá tudo bem é sinal de fraqueza, mas aí depois que a bomba estoura as pessoas ficam estarrecidas pq pensava que o fulano had it all together.

    Anyway, sinto falta daquela amizade sincera, sem máscaras, de igual pra igual tb.

    Bjos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E mesmo o primeiro ano e um aprendizado incrivel. Obrigado e verdade essas mudancas todas sao dificeis pra gente principalmente pela parte de sentir falta da familia e dos amigos. Voce falou tudo eu acho as pessoas aqui desse jeito, tao mais interessadas em exibir o quao boas e suas vidas sao do que dividir a sinceridade de uma amizade, e esse tipo de amigo faz tanta falta.
      Beijinhos

      Delete
  7. Parabéns Monique,faço das suas palavras as minhas :) mas conseguimos :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso ai ja estamos conseguindo daqui para frente a vida vai ser melhor.
      Beijinhos

      Delete
  8. Parabéns Monique!!

    A Line escreveu que está a viver fora há quase 4 anos e que ainda tem as mesmas sensações que você... E para mim é igual, estou na Suécia há exactamente 4 anos e continuo a aprender, a descobrir, a explorar, a adaptar-me, a ter saudades todos os dias, a comparar, a amadurecer... É um processo longo, mas muito construtivo.

    Não sei se é assim com você, mas quando eu vim para a Suécia eu passei a ter muitos momentos de solidão, longe de família e amigos verdadeiros, e isso fez com que eu tivesse mais tempo para pensar e reflectir, "mergulhar" mais em mim mesma...

    Beijos e muitas felicidades!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Viver fora do pais onde nascemos e um aprendizado constante pelo visto, como voce mesmo falou um aprendizado longo mas construtivo. Comigo acontece o mesmo, acho que solidao e um sentimento permanente por muito tempo ne, mas tenho fe que um dia isso vai mudar e a gente vai superar isso.
      Beijinhos

      Delete
  9. Primeiramente parabéns Monique!!Acho que o primeiro ano em solo estrangeiro é como um desenvolvimento de um bebe, a gente tem que aprender a andar, falar, experimentar novos sabores, etc.
    Senti exatamente tudo que vc sentiu, o contato com Deus e a tolerancia se transformaram nos meus maiores aliados aqui e quanto ao telefone tocar ai como eu sinto saudades...:(
    Um bjão e otimo findi pra vc.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade Renata o primeiro ano e o mais dificil aparentemente porque e quando a gente descobre tudo e aprende a se virar por outros lugares.
      Beijinhos

      Delete
  10. Oi Monique!! Estou no seu blog pela primeira vez...sempre vejo voce comentando no blog das meninas e fiquei curiosa sobre seu blog...Fiquei muito contente em "te encontrar"...Parabens pelo seu primeiro ano na terra do Tio Sam...estou aqui a 4 meses e tem passado muito rapido ... espero gostar muito daqui tambem...xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela visita Adriana e seja sempre bem-vinda =) O primeiro ano passa muito rapido, desejo que voce se adapte bem por aqui e logo possa sentir que aqui e sua casa.
      Beijinhos

      Delete
  11. Monique, que estes aprendizados no primeiro ano te ajudem na adaptação para os próximos anos, já que a adaptação é diária. Cada dia a gente aprende e se surpreende mais (positiva e infelizmente negativamente!). Eu ainda tenho tanto que aprender... mas a gente vai seguinte com força e fé!! Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. E mesmo cada dia e uma coisa diferente, coisas positivas, negativas, boas e ruins, mas essa e a vida. Eu tambem tenho muito o que aprender, mas com o dia a dia a gente chega la.
      Beijinhos

      Delete
  12. Ehhh Parabens pelo um ano de USA (estou comentando revisitanto tudo que tinha deixado para tras nos ultimos tempos, entao nao me chama de louca nao tah?! rsrsrsrs)Adorei a sua reflexao!! Acredito que o primeiro ano de certa forma eh o mais chocante e o que mais aprende! Essa coisa de amigo eh tao curiosa ne?! Eu tenho amigos aqui, mas tem duas amigas minhas do Brasil que me fazem uma falta danada... Somos amigas desde os 6 anos de idade, e temos aquela cumplicidade que nem eu e marido temos, e me sinto super pezarosa pq nao acredito que nunca vou ter essa cumplicidade por aqui. So estas amigas sabem me ler ate de cabeca para baixo, sabem cada detalhe, cada cara feia e felicidades tbm, enfim, elas fazem uma falta terrivel na minha vida. Bom, que os seus proximos 365 dias por estas terras continuem assim, sempre seguindo em frente!! Vc eh impressionante Monique, tomou as redeas da sua vida e tem tracado um caminho incrivel!! Estou sempre aqui na torcida por vc!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado! Eu vi os comentarios e ja estao todos respondidos...rs. Amigos sao o que mais sinto falta, eu conheco pessoas aqui mas ninguem muito intimo ou confidente. Poxa legal voce ter amigas ainda dessa epoca as minhas mais antigas foram do meu primeiro emprego. Ah obrigado, eu tenho tentado fazer meu melhor, mas ta muito longe do ideal mas to chegando...igual lema das formidas devagar e sempre...rsrs.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic