Pages

Sunday, September 22, 2013

Coisas que teria sido bom saber antes de me mudar.

Esses dias eu estava conversando uma conhecida sobre relacionamentos a distancia, mudanca para outro pais, adaptacao, casamento, etc.  Tinha bastante tempo que eu nao tinha uma conversa assim com alguem, foi uma conversa meio engracada, pois admito que tive aquela coisa de comparar um pouco minhas perspectivas com as dela, e no final a gente "saiu" com essa listinha de coisas que fazem parte da nossa vida e de conselhos que teriam sido bons receber de alguem. O tom e meio de brincadeira mas algumas coisas acho que todo mundo ja passou ou pelo menos ja pensou...rs.

- Casar com um estrangeiro e dificil pra caramba, nao e aquela vida linda e cheia de fotos de lugares bacanas que varios blogs tentam empurrar pra gente. 

 - Casar com estrangeiro requer exercicio de paciencia grande de ambos, pois leva tempo se adaptar a um casamento e a um pais diferente, e pra eles leva tempo se adaptar a gente e a nossa adaptacao a todo resto. 

- Homem e bicho chato, por mais que a gente tente se convencer que nao sao.

- Pensar em divorcio e voltar pra "casa" as vezes acontece. 

- Naquelas "brigas" a tentacao de dizer que vai voltar pro seu pais e grande, mas e bom resistir porque isso so cria mais magoas e piora os problemas.

- Conceitos de decoracao, limpeza, higiene e organizacao mudam muito de pessoa para pessoa, requer tempo ate se acostumar com varias coisas, e mais ainda mudar outras. 

- Internet vira artigo de necessidade basica. 

- Dias tristes e chorosos vao acontecer.

- Saudades da familia que chega doi no peito tambem.

- O numero dos considerados amigos e talvez familia vai cair muito.

- Tem que se acostumar a ouvir do povo pelo Brasil que voce agora ta bem de vida, mesmo se voce vive endividado e no sufoco, pra eles viver em outro pais e coisa de "gente rica".

-Quem avisa amigo e: cuidado com essas comunidades de brasileiros, as vezes isso traz mais dor de cabeca que qualquer outra coisa, aprenda a ser seletivo em suas amizades e cuidado com o que fala. 

- Infelizmente "alguns amigos" so vao lembrar de voce quando eles estiverem saindo de ferias para sua cidade e se oferecem pra ficar na sua casa pra matar as saudades, enquanto na verdade so querem uma estadia free. Outros vao te procurar com listas gigantescas de "produtinhos" pra levar pra eles em suas visitas ao Brasil (claro sem querer saber se voce pode levar ou nao).

- "Frio" de 20 graus celcius nao e mais o mesmo depois do seu primeiro inverno por aqui.

- Coisas bobas as vezes se tornam problemas gigantescos.

-Se voce achava que depois do k1 viveria mais feliz ao lado do seu amor, desculpe ser sincera mas sua angustia vai ta longe do fim, pois ainda existe uma coisa chamada AOS no meio do seu caminho, mas pelo menos voce vai ta junto do amor de sua vida.

- Viver pesquisando preco de passagem aerea, mesmo se voce nao tiver dinheiro pra comprar. 

- Passar por crises existenciais.

- ter que repensar sua carreira profissional.

- Muito provavelmente tera que dizer adeus a manicure e ao salao toda semana.

- A mesma regra aplica pra alguem limpar sua casa que nao seja voce mesma.

- Se odeia dirigir e bom comecar a se acostumar com a ideia.

- Carro deixa de ser artigo de luxo ou superfulo pra virar necessidade basica pra sua vida por aqui.

- Ter seu proprio carro = liberdade.

- Quando voltar ao Brasil, vai se chocar com o preco de tudo e vao te chamar muito de pao dura.

- Vai se horrorizar com os valores das casas por aqui.

- Vai adorar a forma que te tratam em (quase) todo lugar.

- Nao ter filas kilometricas em bancos e motivo de regozijo.

- Enviar cheque pra pagar coisas pelo correio faz parte.

- Receber uma cartinha de alguem da sua familia ou amigos pelo correio e como ganhar diamantes. 

-Sentimento de solidao faz parte, e muito dificil fazer amigos por aqui. 

- Requer tempo se acostumar com comidas diferentes.

- Achar uma caixa de bombom na Nestle ou da Garoto e motivo de felicidade.

- O que e caldo de cana mesmo?

- Viver sem outras pessoas reparando como voce se veste e libertador. 

- Pais que valoriza educacao e taaaaaao diferente do Brasil...

- Feriado prolongado e ferias de 30 dias nao te pertencem mais.

Bem isso e o que me lembro, mas acredito que para quem tem filhos a lista se extende um pouco mais, que tal deixar sua contribuicao para essa listinha?

Beijinhos

Share with the world:

51 comments:

  1. Olá Monique, muito útil suas dicas para quem quer morar ou casar fora.
    Abraços.Sandra

    ReplyDelete
  2. Já faz um tempinho que sigo esse blog, mas acho que nunca fiz um comentário. Adorei o post. Meu namorado é irlandês e mudar para a Irlanda é algo que penso muuuuito em fazer (ou não). Acho que sou bem realista, apesar de sonhadora, e sei que mudar de país por um homem tem sim suas vantagens e desvantagens. Acho que tenho medo ainda. Vamos ver no que dá, né?
    Belo blog, Gigi. Adorei.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Paula e bem vinda oficialmente ao meu cantinho =)! Eu entendo suas preocupacoes e duvidas que surgem quando se pensa no assunto, pois antes de casar com meu marido pensava muito sobre o assunto afinal mudar de pais com estado civil de uma vez nao e nada facil. Como voce falou tem vantagens e desvantagens, e o medo sempre vai te acompanhar ate mesmo depois de casada e vivendo na Irlanda voce vai se pegar sentindo assim. O jeito e se dar o tempo que precisa e analisar bem o relacionamento. Boa sorte em sua escolha.
      Beijinhos

      Delete
  3. Realmente é mesmo "difícil" se relacionar com um estrangeiro, tem o "choque cultural" e outras coisitas... e nas brigas, independente da nacionalidade, certas coisas é melhor nem dizer... suas dicas são interessantes pena não poder deixar uma "contribuição". beijinhos e tenha uma excelente semana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah o choque cultural em relacionamentos a distancia sao um problema a parte mas o resto e igual a todo relacionamento, tem os mesmos problemas e estresses. Obrigado.
      Beijinhos

      Delete
  4. Muito interessante a lista, Monique! Acho que todo mundo deveria ler antes de ir embora de vez do Brasil :)

    Mas fiquei curiosa com uma coisa: você escreveu "Vai se horrorizar com os valores das casas por aqui", mas em que sentido? As casa são caras ou baratas? hehe

    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Marcela, eu acho que gostaria de ter lido uma lista assim em algum lugar antes de vir pra ca, acho que prepararia o espirito melhor pra encarar essa mudanca toda. Aqui as casas sao muito caras, os precos comecam perto do milhao sabe, e olha que sao casas vagabundas e em lugares nem tao bons assim, as "ideais" estao perto dos 3 milhoes, casa por aqui em NY e um absurdo de caro.
      Beijinhos

      Delete
  5. Oi Gigi, leio sempre o seu blog. E aqui, encontrei muitas informações importantes antes de vir. Acabei de chegar e me casar. Um mês aqui e já constatei muito do que você falou. Por enquanto, infelizmente, muitas das experiências não muito boas. Adaptar a tudo o que foi mencionado, dói. E muito. A sensação de incompreensão, de frustração... a tudo isso acrescenta-se o estado emocional que muitas chegamos, com o coração partido de deixar nossos queridos, com aquela duvida que sempre vem como um ventinho leve balançando a certeza da nossa decisão. Mas as coisas se ajeitam melhor com o tempo, espero. Eu, como algumas vim morar beeem distante de cidade grande. Para mim, estar presa em casa sem carro, sem nenhum meio de transporte, e sem nada (só casas) por perto e terrível. E olha que eu sabia muito bem de tudo isso antes, mas viver é muito diferente do que simplesmente imaginar. Felizmente, para muitas noivas/ esposas as coisas são mais fáceis. Tudo depende de uma serie de fatores e inclusive da personalidade de cada uma. Espero que as meninas leiam o seu post com muita atenção porque é fato o que você disse. Considerar tudo e se preparar psicologicamente antes de vir ajuda muito. As flores são lindas, cheirosas, românticas mas, os espinhos existem, não podemos ignorá-los. Obrigada por me ajudar muito com o seus posts. Maria.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola bem-vinda ao meu blog e obrigado pelo comentario =)! Me falaram isso que vou te falar agora e hoje em dia posso te garantir e verdade, os primeiros meses sao os piores, afinal voce ainda ta se acostumando a ficar longe da sua familia, amigos, esta vivendo em um lugar novo, com uma lingua que nao e a sua e casamento nao e algo facil pior ainda com tanta mudanca envolvida, entao nao se desespere, nao arranque os cabelos, com o tempo tudo isso que voce ta passando e sentindo tende a melhorar muito. A duvida e normal a gente ter, afinal trocamos nossa "vida" por algo desconhecido e longe de tudo, mas daqui a pouco voce entra no ritmo daqui, e acredito que deposi que voce se entrosar, conseguir um emprego vai se sentir melhor, quanto ao carro eu sei o quao ruim que e, apesar de eu nao ter um nao posso nem reclamar muito porque tenho transporte publico por perto para alguns lugares. Gostei muito da sua analogia e e assim mesmo, e antes de vir super concordo que as meninas deveriam se preparar psicologicamente. Fico feliz em saber que os posts do blog puderam te ajudar =) Mas como recem-casada e recem chegada eu desejo a voce um super welcome e muita felicidade em seu casamento, que Deus possa abencoar muito sua uniao.
      Beijinhos

      Delete
    2. Obrigada pelas palavras de apoio Monique! É tão bom ouvir algo assim de quem realmente entende a "nossa' realidade. Deus abençoe a você e sua família com toda sorte de bençãos. Maria

      Delete
  6. Oh Monique, me perdoe. Comentei agora no seu blog pela primeira vez e te chamei de Gigi por causa do blog. Espero que voce nao se importe. Maria

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao se preocupa, Monique, Gigi, pode me chamar como quiser =)
      Beijinhos

      Delete
  7. Afe ! Isso é o que eu chamo de choque de realidade !
    Fiquei pensando em tudo o que você escreveu . Sempre há diferenças entre o que a gente acha e o que as coisas realmente são .
    Acho que vou dar um fora no George ...
    hahaha

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma coisa e verdade, a realidade de mudar pra outro pais e um pouco dificil, principalmente no inicio mas nada que o tempo e a paciencia nao te ajude a superar, entao deixa de ser besta e da logo um pega no George de vez pra ele nao fugir mais....rsrrsrs.
      Beijinhos

      Delete
  8. Hahahahahahaha, que post perfeito! Concordo com tudinho, Gigi! Hihihihi!!!
    Algumas coisas sao triste, mas a realidade é assim. Lol! Principalmente a da lista de comprinhas do povo...afffff, isso me mata!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que voce gostou do post, a nossa realidade nao e muito facil nem aquela maravilha que muita gente pensa ne, mas faz parte...rsrs...Essa listinha de compras e de matar um de raiva mesmo, ta no meu top list de coisas que odeio...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  9. Que post delicioso, Monique!!!!!!!!! haha
    Adorei demais!!!!!

    Beijo!

    ReplyDelete
  10. Post perfeito! Eu me considero uma pessoa bem pe no chao... passei mais de 4 anos namorando a distancia e decidindo se me mudaria ou nao. Nesse tempo, pesquisei muito sobre o pais e cultura, e achei que estava bem preparada. Mas nada e como imaginamos. Para o bem e para o mal. Ao mesmo tempo que nos surpreendemos com pequenas coisas e gestos tao comum pra eles mas que ainda causam surpresa pra gente (outro dia, comprei um jogo de lencol. Cheguei em casa, abri e vi que nao era o que eu queria. Fiquei brava comigo mesmo por ter aberto o pacote e ja pensando que nao seria possivel troca-lo e marido teve que me avisar que nao ha nada de errado em mudar de ideia e trocar um produto! Fiquei tao impressionada! O pior pra mim e a sensacao de ter regredido... coisas que sempre achei simples, ficam tao complicadas quando recomecamos. Ou, coisas que os gringos sempre fizeram com um pe nas costas e eu acho um monstro de 7 cabecas, porque nao tinha a menor pratica em fazer. Marido e sogra, por exemplo, morrem de rir do tempo que eu levo pra passar uma camisa. Isso acaba afetando minha confianca e eu acabo nao me sentindo preparada, por exemplo, pra engravidar e ter um filho aqui...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola bem vinda ao meu bloguito! Nao tem pesquisa nem preparacao que chegue perto da realidade de mudar para outro pais, e muito dificil no inicio e depois com o tempo a gente consegue se adaptar mas mesmo assim sempre tem coisas que parece que a gente nao consegue absorver nao e?! Essa sensacao de regressao tambem faz parte, eu sinto muito isso com coisas tao bobas, tambem fiquei um pouco mais medrosa e insegura depois que vim pra ca, morro de medo de me perder de nao conseguir me comunicar, de nao da conta das coisas. Poxa que mancada deles, afinal estamos em outro pais, falando uma lingua que nao e nossa, se adaptando a um estilo de vida diferente e tendo que reaprender muita coisa, nao deixa eles te abalarem desse jeito nao (sei que e mais falar do que praticar) e se eles acham voce sendo devagar pra passar roupa, para de passar e deixa ele andar amassado por ai que rapidinho ele muda o comportamento...rs.
      Beijinhos

      Delete
  11. Adorei o post...eu acrescentaria a questão da língua para quem não é fluente, vai pesar demais em todos os sentidos e já que é difícil fazer amizade acho que nos apegamos demais quando conseguimos fazer alguma por aqui, por isso muitas vezes confiamos demais nas pessoas . Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. OI Kel bem vinda ao meu blog =)! Essa questao eu sei muito bem, pois quando cheguei aqui nao falava nada e sofri bastante por conta disso, ainda estou aprendendo o ingles mas agora ja consigo me virar melhor mas essa questao da lingua faz muita diferenca. E fazer amigos aqui e dificil, tambem acho que a gente tem tendencia a se apegar demais e acabar confiando muito nas pessoas mas as vezes isso pode trazer tantos problemas. Gracas a Deus eu nunca tive problemas desse tipo mas ja conheci pessoas que tiveram e eu vi como foi dificil pra elas lidarem com isso. Bem espero que nunca aconteca com a gente.
      Beijinhos

      Delete
  12. Ai Nik, n tenho nen o que tirar nen acrescentar. Vc falou tudo! parabéns pela sinceridade...hohe depois de 4 anos por aqui...já me sinto bem mais adaptada...e aquela angustia de tá longe, já n é mais tão frequente...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que todos nos que fomos viver longe de "casa" acabamos passando por muitas situacoes parecidas, mas o bom do tempo e que quanto mais por aqui mais a gente se adapta e aprende a gerenciar a saudade da familia melhor.
      Beijinhos

      Delete
  13. Menina, de forma geral todos esses tópicos acontecem comigo também. Claro que não passei pelo problema de adaptar ao "marido estrangeiro", mas teve uma adaptação também. Como a gente não conhecia o sistema aqui, perdemos dinheiro, fomos enganados etc e tudo gera estresse. Com certeza a mudança de país não tem só o lado bom e olha, só porque a gente usa calcinha da VS e bolsa da MK (só de exemplo mesmo), normalmente a gente tá longe de ser rico :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que todas nos que vivemos fora do Brasil, passamos por muitas dessas situacoes, e muito dificil no inicio pra todo mundo e por mais que voce nao precisou se adaptar a um marido estrangeiro, voces dois tiveram que se adaptar a um novo pais e acho que a necessidade de paciencia mutua pra essa situacao e bem parecido, ou nao? Morri de rir voce falando das calcinhas da VS e bolsa da MK eu nao tenho nenhuma...rsrs....essas coisas por aqui sao normal e tem precos acessiveis pra todo mundo, como voce falou nao precisa ser rico ou se enforcar no cartao de credito para ter essas coisas e muitas outras, diferente do Brasil onde produtos importados custam os orgaos do corpo.
      Beijinhos

      Delete
  14. Gigi é bem por aí mesmo, to nem um mês aqui (sexta faço um mês) e já pude vivenciar muitas coisas que você escreveu.
    Semana passada eu tava organizando os forms pro AOS e pensando "bem que essa fase deveria ser bem mais fácil" mas achei melhor deletar esse pensamento e encarar logo a realidade, nesses processos de tudo pode acontecer

    ReplyDelete
    Replies
    1. Stefane acho super inteligente sua decisao de fazer logo esse AOS e se livrar disso, eu nao sei se eles ainda estao demorando pra atender o pessoal ou nao, mas e aquilo, quanto antes voce faz mais cedo voce se livra e tem seus documentos em suas maos. E os primeiros meses por aqui acho que sao os piores, e o choque da cultura, e aprender a viver com seu esposo, gerenciar a saudade da familia e amigos, mas com o passar do tempo as coisas ficam melhores, voce vai se adaptando e sua vida vai ficando mais harmoniosa, eu sei que e mais facil falar do que praticar, mas paciencia e o que precisamos por aqui, especialmente no inicio da vida por essas bandas.
      Beijinhos

      Delete
  15. Oi Monique
    Nossa que post mais autêntico e sincero. Só para constar hoje eu comi um bombom da Nestlê kkkkkkk. Acho que o pior de tudo é ficar sem feriado e sem férias kkkkkkkk. Brincadeirinha! Já sabia que não é um conto de fábulas viver fora do país, como a maioria das pessoas pensam, pois tudo na vida tem seu lado bom e ruim. Procure pensar no lado positivo, quando sentir muita falta de sua família, sei que isso é o que mais pega!
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai ai ai toda vez que falo dos bombons sempre tem alguem vindo me dizer que comeu ou ta indo comer um....rsrsrsr. Se acostumar com essas ferias mixurucas nao e muito facil nao...rsrs...mas enfim dizem que a gente se acostuma com tudo nao e, entao vamos esperar que sim...rsrsrs. Falou tudo Luciana, nao e nenhum conto de fadas se mudar para outro pais, tem lados bons mas tem lados ruins tambem, tem saudade da familia e a gente precisa aprender a ter paciencia e seguir com a vida. Hoje em dia ate que estou bem tranquila por aqui, mas nos primeiros meses foi dificil a lidar com um turbilhao de emocoes e situacoes, mas como muita gente me aconselhou e eles estavam certo, o tempo resolve a maioria desses problemas e quanto a saudade a nossa saida e se planejar, juntar dinheiro e ir visitar a familia sempre que da.
      Beijinhos

      Delete
  16. Passando para te desejar uma ótima quarta!!
    Abraços.Sandra

    ReplyDelete
  17. Monique, fico impressionada de como as vezes as pessoas podem ser tao diferentes, mas acabam passando por situacoes hiper semelhantes, mesmo quando o caminho e' percorrido de forma um pouquinho diferente!! Felizmente, a diferenca de onde moro e' que casa e' bemmmmm mais barata que em SP, e tbm da maioria das grandes cidades americanas!! O que eu posso acrescentar na lista: licenca maternidade, a mais longa que ja vi durou 6 semanas e a facilidade de poder comprar praticamente tudo pela internet. Bjss e otimo post

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade Aline, toda vez que converso com alguem sobre adaptacao eu percebo que muitas das coisas que passei e senti sao exatamente iguais ou muito semelhantes a experiencia deles. Esse e o lado bom de morar por ai...rsrs...aqui as casas sao muuuuito caras, alias o custo de vida aqui por NY e muito caro. Eu amo essa facilidade de comprar e retornar tudo, seja pela internet ou na propria loja, a experiencia de "comprar" por aqui e muito boa. Essa da licenca maternidade eu nao sabia, caramba isso e muito pouco tempo =/
      Beijinhos

      Delete
  18. Oi Monique, adorei o post. E eh realmente tudo o que passamos. Oh meu Deus, casamento ja eh dificil, imagine casamento com uma pessoa de outro pais e outra cultura. Eu estou cortando um dobrado, eh muito diferente. E olha que morei mais de uma ano por aqui ate me casar. O que mais estou tendo problemas agora eh a falta de amigos. Eh muito dificil fazer amigos Americanos. E olha que estou na faculdade, tenho contato com outras pessoas diariamente. A rotina deles eh mto diferente da nossa. As vezes fico muito frustrada. O choque cultural eh muito grande. Acho que antes de me casar, eu me adaptava melhor as mudancas. Agora acho tudo mais complicado.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fernanda o primeiro ano e o mais dificil mas depois melhora e voce vai aprendendo e se adaptando ao casamento, cultura e a tudo mais. Tambem acho fazer amigos por aqui dificil, as pessoas sao diferentes, o ritmo de vida e corrido demais, eu tambem me sinto frustrada demais por isso, mas espero que ao longo dos anos isso mude. De tempo ao tempo e tenha paciencia que daqui a pouco as coisas comecam a melhorar.
      Beijinhos

      Delete
  19. Oi Mo!

    Posso falar.... achei genial seu post!
    Sério mesmo.
    Eu ainda não casei, mas morei um tempo com meu noivo e tudo o que tu disse acima... é a pura verdade. E a forma que tu colocou as idéias... ficou poético! :) AMEI!

    Ps: eu acrescentaria tmb na lista a dificuldade, no início, em relação a linguagem.... penei bastante para ser compreendida no começo, viu?!

    Beijos carinhosos :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que muitas dessas coisas sao normal pra todas nos, mas com o tempo a gente se adapta e se acostuma e as coisas vao ficando melhor. A lingua e um problema e tanto, mas com os meses isso tambem melhora.
      Beijinhos

      Delete
  20. Gostei da dics
    Pagina do blog no facebook,curte?
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br
    Beeijos :*

    ReplyDelete
  21. Monique, e você acha mesmo que se alguém tivesse te alertado de tudo isso, você teria mudado de idéia e não teria casado nem mudado para o exterior? Você acha mesmo que nunca ouviu, algumas dessas coisas ditas por outra pessoas? E se eu te disser que tudo isso, ou quase tudo, e mais algumas coisas, aconteceriam independente de vc ter ido morar no exterior ou não. Mudanças na vida de uma mulher e também do homem acontecem com o casamento. Seja feliz simplesmente. Um abraço. Raquel.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Raquel o objetivo do post foi ser engracado falando de coisas podem acontecer com alguem que ta mudando para outro pais, casamento e dificil e todo mundo sabe disso, mas uma coisa e ouvir e ler a respeito e outra completamente e vivenciar a experiencia. E independente de recebermos conselhos sobre essas coisas, acho que dificilmente alguem muda de opiniao, mas se mudar tambem foi a escolha da pessoa e a gente tem mais que respeitar.Obrigado pela dica mas so pra constar eu sou uma pessoao feliz ;)
      Beijinhos

      Delete
    2. Olha a intromissao rsrsrs Eu nao acho que a intencao do post foi dizer que a Monique teria mudado de opiniao se soubesse destas coisas antes de casar e mudar de pais. Casar com estrangeiro e mudar de pais e' sim diferente de casar com alguem da mesma nacionalidade e continuar no seu pais, como tbm e' diferente de casar com alguem da mesma nacionalidade e mudar de pais. Quando vc e' expatriada e visita varios blos de expatriados vc ve muito mais as pessoas falarem da parte boa de mudar de mudar e deixam de fora alguns detalhes nao assim tao bons... Mudancas faz parte da vida, mas casar e mudar de pais sao duas mudancas enormes acontecendo ao mesmo tempo... diferente de quando vc faz uma de cada vez... Foi isso que a Monique colocou aqui, pequenas coisas que seria legal sim ver mais gente comentando, pelo simples fato de vc poder sentir q vc nao e' um alien e sentir certas coisas, que elas fazem parte do pacote... Nao e' para tentar convencer ngm a mudar de opiniao...

      Delete
    3. Aline nao e intromissao nenhuma =) O meu objetivo foi esse mesmo, usar um tom meio de brincadeira pra falar das dificuldades que envolvem mudar para outro pais, aprender uma lingua nova ou se adaptar a ela e casar ao mesmo tempo. Os blogs sao pessoais e cada um da o tom que quiser ao seu, mas eu vejo muitos mostrando uma vida glamourosa, linda e maravilhosa como se fosse feliz o tempo todo e como se a gente nunca passasse por nenhum tipo de problema proveniente disso tudo. O que gera ate reacoes engracadas as vezes quando a gente fala dos problemas e muitas pessoas nos julgam como infelizes ou passando por dificuldades enquanto a realidade e que esse tipo de escolha traz um lado nao muito bom que a gente convive diariamente, como saudade da familia e as vezes sentimentos negativos. E como voce muito bem colocou meu objetivo nunca foi convencer ninguem de mudar de opiniao, porque eu acredito que ninguem nesse mundo depois de ler esse post vai desistir de algum projeto mas foi so pra falar de coisas que eu e outra pessoa comparamos e percebemos que tivemos experiencias parecidas. Isso tudo so pra reforcar o que voce falou e pra dizer que voce entendeu o que quis dizer =)
      Beijinhos

      Delete
  22. Passando para te desejar uma boa semana!!
    Abraços. Sandra

    ReplyDelete
  23. Monique querida, vou chover no molhado mas este post está super mega óptimo!! Eu me revejo em quase tudo o que você escreveu, excepto os problemas com a papelada (felizmente, porque eu o-d-e-i-o burocracia)... daqui a algumas semanas vou fazer 5 anos de Suécia e continuo passando por isso que você escreveu.
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que certas coisas dessa lista a gente nunca deixa de passar ne, obrigado.
      Beijinhos

      Delete
  24. Oi Monique,
    caí de paraquedas aqui e gostei muito desse post. Poxa, a sua lista se adaptou bem ao meu modo de pensar. E o engraçado é que fui lendo e fui vendo como algumas coisinhas tão pequenas se tornam realmente significantes para nós que moramos fora, como sentir falta de caldo de cana. Eu mudei o ano passado para a Alemanha e vivi muitas das coisas que você citou. Muitas vezes foi uma confusão na minha cabeça, mas hoje em dia já estou mais adaptada com a vida no exterior. Dei uma lida em alguns posts e gostei bastante. Vou passar a te seguir!
    Abraços
    Ana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ana, bem vinda por aqui =)! Acho que toda essa mudanca nos deixa sensivel e muito vulneravel e essas coisinhas pequenas e bobas acabam virando problemoes as vezes. Os primeiros 6 - 12 meses sao os piores mesmo, onde os choques sao mais intensos e a gente se sente mais vulneravel a tudo. Mas com o tempo a gente se adapta melhor e se sente mais "em casa" mas mesmo vez por outra a gente ainda passa por algumas coisas dessa listinha nao e?!..rs. Obrigado.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic