Pages

Monday, May 6, 2013

Gente complicada.

Mais uma do meu curso que acabou mas isso ficou na minha mente tanto tempo que eu tinha que escrever sobre isso. Eu nao gosto de generalizar as pessoas, sabe aquela coisa de americano e frio, brasileiro e sem vergonha, europeu nao gosta de tomar banho, chines nao vale nada, enfim acho que voces entenderam meu ponto, entao continuando... nesse semestre eu tive a sorte de ter uma turma menos pior que a do semestre anterior mas ao mesmo tempo aquilo foi uma fogueira de vaidades ou entao eu to ficando velha e ranzinza e to perdendo a paciencia facil com gente idiota.

Eu tive aula com 2 professores diferentes, um americano e a outra professora era da Russia, na minha sala tambem tinha 3 alunos russos. Eu vou ser sincera e admitir que por causa da minha experiencia anterior em conviver com outros classmates russos eu tenho uma certa antipatia por eles, talvez a palavra certa nao seja antipatia mas seja resistencia  porque sempre tenho a sensacao que nao vou gostar da convivencia. Logo no primeiro dia quando me dei conta que teria que conviver com quatro deles respirei fundo e repeti pra mim mesma que eles sao de uma cultura com valores diferentes.

A professora foi daquele tipo nunca mais tenho aula com ela, mulher grossa, arrogante e se voce nao entendia a explicacao ela nao repetia, fingia que nao escutava e continuava com a aula dela, sem falar no sotaque que as vezes era dificil pra entender certas palavras. Com relacao a ela eu senti que gastei dinheiro e tempo e nao tive beneficio nenhum. Sem falar que a mulher so sabe falar mal dos US e ainda e meio preconceituosa com pessoas latinas, um dia ela falou que os latinos sao todos iguais, os paises estao na miseria e a melhor foi que America Latina e a mesma coisa que America Central, so se for no mapa mundi la dos ex-comunistas falidos do pais dela, ou seja conhecimento de mundo e zero e etica profissional nao existe no vocabulario dela, porque ela falou daquele jeitinho desdenhando.

Meus tres coleguinhas foram um saco de lidar, primeiro eles "se achavam" gente que povo esnobe do caramba, se sentiam os mais espertos e reclamavam que colocaram eles no mesmo level de todo mundo enquanto eles sabiam mais, detalhe que toda essa sabedoria avancada era fruto da imaginacao desse povo porque na pratica estavamos todos no mesmo barco. Nas ultimas semanas resolveram "ajudar" na pronunciacao da gente, pessoas vindas de lugares diferentes do mundo tem sotaques diferentes faz parte da vida, mas os fofinhos ouviam alguem falando alguma coisa e ja vinham com o corretor de pronuncia ativado, sera que eles nunca se ouviram falando nao? Fora que viviam dando feedback pra todo mundo, coisas do tipo...hei seu ingles ainda ta muito mal, voce precisa estudar mais eu nao consigo te entender, quanto tempo voce vive aqui mesmo? Como eu nao presto me juntei com outra brasileira e toda vez que eles falavam com a gente, faziamos uma cara do tipo Hein?! Desculpe voce pode repetir nao to te entendendo, ahhhh voce quis dizer "isso" Ahhhh voce quer dizer "aquilo"...desculpa mas voces falam com tanto "R" nas palavras fica dificil entender voces. Podem ate querer me pisar mas nao vao conseguir sem sairem pisados tambem, vinganca mode on!

Mas o que nao saia da minha cabeca nao foi isso nao, nem sei como vim parar aqui mas pelo menos foi bom que deu assunto pro post...rs. Tinha uma pessoa vinda da Africa e eles nao gostavam de fazer nenhum trabalho com ela. Vez por outra eu ouvia as "perolas" do tipo..."sabe a fulana e legal mas e negra", "nunca vi um negro antes de pisar na america"..."meu outro professor era legal mas era negro" Um dia nao aguentei e perguntei mas o que tinha a ver o fato ser qualquer coisa com ser negro? Que povo mais racista do caramba, a outra mala que estudou junto comigo ano passado tambem era da Russia e vinha com o mesmo papo...nao sei la mais o que mas e negro...putz meu povo desde quando cor da pele faz diferenca em eficiencia e carater? Quero acreditar que desse lugar que eles vem tem pessoas que sabem agir como seres humanos civilizados e com bom senso porque esses quatro tao representando muito mal a patria deles.

font google images
Essa citacao foi tirada do famoso discurso do "I have a dream" do Martin Luther King, isso foi em 1963 e ja se passaram 50 anos desde entao e eu fico chocada quando ainda me "esbarro" com pessoas tao mesquinhas de pensamento que acreditam que cor da pele e nacionalidade sao mais importante do que o carater do ser humano. Para que serve tanto avanco tecnologico se como pessoas parece que estamos involuindo?

Beijinhos 

Share with the world:

24 comments:

  1. Oi Monique!
    Não consigo ler seus posts sem imaginar você me contando pessoalmente, daí eu olho para a sua foto e começo a rir , não de você , mas de imaginar você contando sabe ? O jeito que você escreve as coisas é muito divertido , faz tudo ficar mais leve , adoro ! E essa frase do Luther King diz tudo! Não é à toa que até hoje as pessoas tem muita admiração por ele .
    Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tive que rir com sua observacao mas eu tento mesmo falar de certas coisas de um jeito mais leve, porque o assunto em si ja e tao triste nao precisa piorar ne?! Ele era um grande homem mesmo, eu gosto muito dele e tenho profunda admiracao por ele.
      Beijinhos

      Delete
  2. Ixi! Que coisa hein?! Nunca conheci um russo, mas tive uma péssima experiência com duas professoras alemãs. Muito grossas e mandonas. No entanto, conheci 2 meninas alemãs e elas eram uns amores :). Sabe que eu lembrei de um colega árabe do meu marido, nossa, ao meu ver, ele é extremamente grosso, mas sei que o tom de voz e a "falta de humor" são relativos a cultura :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu ja estudei com colegas alemas e minha experiencia foi otima tambem, era uns amores de pessoa, agora os russos da vida eu to correndo pra bem longe...rs. Eu estudei com 2 irmaos arabes tambem, e eles eram umas fofurinhas todo mundo gostava deles, a cultura influencia bastante mas a educacao das pessoas e seus valores eu acho que pesam mais.
      Beijinhos

      Delete
  3. Que horror da sua professora e dos seus colegas! E nada a ver os comentários racistas, as pessoas nem percebem o quão racistas elas são no dia a dia, né? E nada a ver um colega ficar falando para o outro pra eles melhorarem a pronuncia...eu tive o problema lá de entender a menina húngara, mas eu nunca disse nada maldoso assim pra ela. Eu pedia para ela repetir, como se eu fosse lerda mesmo, sabe, o que também pode ser, sei lá. É muito complicado lidar com tantas culturas diferentes, não sabemos o que fazer.

    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade Marcela elas pensam que nao tem nada demais nesses comentarios horriveis ou que e ok ser assim, enquanto e terrivel. Aqui quando a gente pega turma nos colleges tem muito disso sabe, e uma fogueira de vaidades, um querendo parecer melhor que o outro e ainda tem uns alunos como esses que estavam na minha turma que sao piores. Eu tambem faco isso, quando nao entendo o que estao falando, peco desculpas e peco para repetir mas nao fico corrigindo ninguem nao porque meu ingles tambem nao e nenhuma perfeicao. Lidar com culturas diferentes e dificil as vezes, o que normal pra gente pra eles nao e e vice-versa mas por aqui faz parte da vida.
      Beijinhos

      Delete
  4. Ai Gigi... eu juro que não sei como vc aguenta passar por isso. E como vc não foi na diretoria ou no coordenador do curso falar dessa professora ridícula?!?!
    Isso me chora demais!!!!
    O ser humano não cansa de me decepcionar! :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca eu podia ate reclamar mas na faculdade ninguem faria nada porque pra removerem essa professora pelo menos 90% da turma teria que ir numa reuniao conversar com o coordenador mas ai eu te pergunto, quem queria ficar depois da hora pra fazer isso? Ninguem, entao eu desisti ja tinha pago, nao teria meu dinheiro de volta mesmo e esse curso foi caro, entao fiquei ate o final mas agora to mais esperta porque antes de pegar qualquer turma comecei a checar os profesores, essa "coisa" so foi minha professora uma vez, agora esses alunos malas nao tem jeito por aqui ta cheio disso =(
      Beijinhos

      Delete
  5. Graças a Deus eu n me deparo com tipos assim. pq se acontecer, eu vou sair no pau com eles rs. Odeio racismo e preconceito, fico indignada, e n consigo ficar calado se acontecer na minha frente...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pior que aqui se a gente sair no pau acaba presa e no meu status nao posso ter passagem pela policia...rs. Eu tenho nojo de gente racista, eu ando tentado ficar calada porque com esse tipo nao tem conversa e so aborrecimento mesmo, entao eu ignoro e corto dos meus contatos.
      Beijinhos

      Delete
  6. Oi Monique
    Muito bom o post! Nossa, eu acho que iria surtar com esse povo kkkkkk. Eu não gosto nem que falem mal da minha cidade, quem dirá do meu país! Esses dias lembrei de vc. O Luciano Huck estava em Boston, e entrevistou vários brasileiros que moram lá, mas eu nem sei em que cidade vc mora, mesmo assim me lembrei de vc, pois vc já é uma amiga virtual!
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. As vezes eu achava isso tambem, mas com o tempo a gente aprende a ignorar porque nao vale a pena entrar em discussao toda hora, entao eu ignoro e corto dos meus contatos, ultimamente esse tem sido meu jeito de protestar. Eu moro em NY e um pouco longe de Boston mas como la aqui ta cheio de brasileiro tambem; oh que fofa obrigado por lembrar de mim, esse mundo virtual e muito legal porque a gente tem amigos em todos os lugares =)
      Beijinhos

      Delete
  7. Nossa Gigi, que situação! Deve ser horrível ter que conviver com pessoas que tem esse pensamento e comportamento! Cade a igualdade? :/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa gente e tao ignorante que ainda nao se "ligaram" que o mundo e feito de diferencas e todos nos precisamos respeitar. E terrivel conviver com pessoas racistas mas o melhor e dar o famoso tratamento de gelo pra ver se eles se mancam e param com isso.
      Beijinhos

      Delete
  8. Nossa, eh demais neh? Eu fico doida quando escuto e vejo gente assim. Nao me seguro tb. Triste ver isso. Pior eh que esse povo tb tem dificuldades nos paises deles e ainda julga outros paises? Que loucos! Os rapazes acusados pelo terrorismo em Boston tb eram Russos. Esse povo vem de lugares onde nao sao felizes, onde enfrentam dificuldades, chegam aqui pra ter uma vida melhor, usam e abusam das facilidades Americanas e ainda saem por ai julgando e falando merda (e fazendo merda). Tb nao gosto de generalizar mas que nessas horas da raiva, ah da!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem ficava enlouquecida e enfurecida agora eu uso a lei do gelo sabe, ignoro e nao dou confianca pra pessoa se tocar. Eu tambem nao entendo essas coisas, muitas dessas pessoas vem parar aqui por conta propria para construir uma vida melhor e nao tem o minimo respeito pelo pais e as pessoas que vivem aqui, e muito triste mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  9. Nossa, Gigi, que chato isso!
    Lá na Inglaterra, todos os meus professores eram excelentes, mas tinha uma que era americana e ela não gostava muito de repetir... sei bem o que é isso! beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Professor que nao gosta de tirar duvidas ou repetir quando a gente nao entende nao e professor, paciencia e fundamental ne?! Muito chato mesmo mas no futuro espero que tenhamos melhores professores...rs.
      Beijinhos

      Delete
  10. Monique! Fiquei com arrepios ao ler este post. Porque eu tive exactamente a mesma experiência com russos e com pessoal da Europa de leste, nomeadamente polacos... no trabalho, pois já há quatro anos que trabalho em ambiente internacional. Até hoje não consegui entender a naturalidade com que essas pessoas fazem comentários racistas, a única coisa que eu sei é que quem faz comentários assim está absolutamente convencido de que isso é normal e que ninguém vai estranhar ou contestar. N-o-j-o!

    Beijos **

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse povo do leste Europeu e terrivel mesmo, parece que se saem do pais mas se negam a adaptar em outro lugar com pessoas vindas de outros paises. Sabe que cheguei a mesma conclusao, morro de nojo de gente assim, passo e fico bem longe.
      Beijinhos

      Delete
  11. Ai Monique, eu me acabo aqui do outro lado da telinha, quando vc conta sobre os seus colegas de curso kkkkkkkkkkkkkkkkkk Tem que rir pra não chorar né... Racismo é algo repugnante. Nunca tive experiências assim nas aulas de alemão, acredito eu, pelo fato da Suíça ser neutra em muitas coisas e acolher muiiiiitos imigrantes de diversos páíses, ela é um país bem tolerante com as diferenças, então, mesmo quem é racista não se manifesta.
    Nunca estudei com russos, uma menina da Ucrânica começou a estudar, mas saiu do curso, mas percebi que ela eram bem grossa sim ou direta, depende do ponto de vista, rs...
    A cereja do bolo foi um colega da Espanha, que se sentia o próprio Rei Carlos! A Espanha tá na M que a gente sabe e mesmo assim ele não se convencia, rs... dizia claramente que o país dele não tinha problemas. Tomara que ele tenha saído da fase de negação... Italianos também costumam ser o Ó, rs... Olha eu generalizando...kkkkkkkkkkkkkkk Bjsssssssssssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Por aqui sempre aparece um ou uns problematicos...rs. Sorte da Suica que as pessoas sao mais conscientes nesse sentido, porque os US e praticamente um pais formado de imigrantes vindos de varios lugares do mundo e tem gente com esse pensamento racista, nao faz nenhum sentido. Esse povo da Espanha e triste mesmo, se acham os "tops" do mundo, tive que rir com a parte da negacao...kkkk...eu ja estudei com italianos e franceses e nao tenho do que reclamar nao, eles eram gente boa...rs.
      Beijinhos

      Delete
  12. Caraca, Monique, mas que povinho mais sem nocao hein?! O duro e' ainda ter que aguentar uma professora sem nocao assim :( Eu ate' hj so conheci uma Russa, mas ela e' super bacana!! Acho uma vergonha encontrar tanta gente retrograda assim em pleno seculo 21! Espero que no seu proximo term vc pegue uma sala mais bacaninha!! Bjsss

    ReplyDelete
  13. Se depois de 50 anos ainda continua assim imagina entåo como era naquela época!!!
    E quanto a esse Zé povinho menina, que isso Monique? Eu passaria muito mal numa classe dessas seria briga na certa mas o que mais irrita é que a gente pode se irritar, dar uns foras nesse povo e eles continuam iguais nunca evoluem, simplesmente lamentável.
    Um bjao!!

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic