Pages

Tuesday, April 30, 2013

Andando de bus.

Semana passada finalmente acabou meu curso intensivo de ingles que estava fazendo no college. Como esse curso so era oferecido no main campus entao nao teve jeito, por quase tres meses fiquei dependendo de onibus, porque aqui em casa so temos um carro e gracas a superpolucao da area vou continuar sem ter carro por um bom tempo. Para tentar me animar o Rich me falou que andar de onibus por aqui e diferente de andar de onibus no Brasil e que era muuuiiito melhor, so se for muuuuito melhor nos sonhos dele...rs. Eu vivia no RJ antes de vir pra ca, e onde eu morava passavam varias linhas de onibus e como plus eu ainda tinha van ou kombi, nunca passei mais de 10 minutos no ponto esperando por transporte.

Em todos os pontos tem os horarios que os onibus passam no weekdays e weekends, sempre ouvi na "reza popular" que sistema publico de transporte por aqui e pontual, bem no Westchester county nao e muito nao, mas os horarios ajudam a ter uma ideia de quando seu onibus vai passar, dentro do onibus toda vez que ele se aproxima de algum transcenter, por alguma rua ou avenida principal ele fala, o que e bom pra voce nao perder seu ponto e se nunca foi no lugar antes pelas referencias fica mais facil se achar. 

Os onibus em NY nao aceitam dinheiro, so o metrocard que pode ser usado no metro e onibus ou moedinhas, voce deve depositar o valor exato em moedas numa caixinha de metal na entrada do onibus. No RJ e comum motorista ter funcao dupla de dirigir e receber o dinheiro da passagem, provavelmente as empresas se inspiraram no modelo daqui mas por aqui o motorista so dirige porque os passageiros so tem duas opcoes, ou paga em moeda o valor exato ou tem o cartao. 

Para ir para o college eu precisava pegar dois onibus, um ate White Plains e depois no transcenter pegava outro para meu destino final. Entao eu tinha que coordenar os horarios dos dois, eu precisava pegar o onibus de 1:22 entao chegava no transcenter as 1:58 e esperava ate 2:13 pra pegar o segundo onibus, nesse esqueminha eu chegava na hora e se caso tivesse algum atraso eu tinha uma margem de tempo entre eles sem me prejudicar. Nas duas primeiras semanas foi tudo bem, o primeiro onibus atrasava muito pouco, tipo ele passava sempre por volta de 1:25  que nem da pra considerar atraso e o segundo sempre foi bem pontual. Mas a partir da terceira semana mudaram o motorista e ai comecou meus problemas porque esse motorista era muito lerdo ele passava quase na hora do proximo onibus, coisa de quase meia hora de atraso e quando ele passava na hora eu nao conseguia chegar no transcenter 2:15 ou um pouco mais que isso e tava sempre perdendo meu onibus e esperando quase 40 minutos pelo proximo e na sequencia chegando atrasada na aula (porque o motorista do segundo onibus nao "podia fazer o favor" de atrasar ne, estava ele la ou na hora certinha ou antes dela =/).

Por causa do atraso o onibus vinha cheio, assim como no RJ os onibus daqui estao cheios de sem nocao, aquele povo que ouve musica sem o fone de ouvido, os que gritam no telefone, aqueles que sentam e pra nao deixar ninguem sentar do lado colocam a bolsa e mesmo com gente em pe nao se toca, etc. Mas o pior nao estava dentro do onibus, foi um doido que cismou com minha cara no transcenter. Quando eu perdia meu onibus eu tinha que esperar mais ou menos uns 40 minutos ate pegar o outro, ai tinha um cara de origem arabe, provavelmente imigrante tambem que "se sentiu meu amigo" cada semana ele vinha com uma historinha diferente, uma semana ele queria conversar sobre a vida dele comigo, eu ficava mudinha e olhando pro nada fingindo que nao era comigo, na outra semana a abordagem dele foi tentar me vender uma pintura horriveis que ele fez, na semana seguinte tentou me vender um cordao feito de sei la o que, ate um dia que fiquei esperta e comecei a esperar meu onibus em outra plataforma e so ia para o lugar certo depois que ele "sumia". Quando eu tinha a "sorte" desse louco nao ta por la, devia ser o amigo mala dele que vinha substituir, esse foi um outro doido que so aparecia bebado, mas esse tentava ser "amigo" de todas as mulheres que via pela frente, como "bom amigo" tentava dar de presente uma garrafinha de cachaca...rsrs.

Quando o curso acabou eu fiquei tao feliz, mas nao foi nem pelo curso em si mas pelo fato de nao precisar mais depender daquele onibus, agora no verao eu vou fazer uma outra classe la (de muitas outras que virao) mas agora decidi estudar de manha, no horario da manha o intervalo dos onibus sao menores e como tem muita gente indo para o trabalho, acho e espero que os motoristas sejam mais "espertos" no sentido de conseguirem cumprir o horario. Uma das desconfiancas que tenho dos horarios a tarde serem tao ruins e que muitas linhas de onibus tem uma pausa de mais ou menos uma hora na hora do almoco, ou vai ver que empurram tambem os motoristas mais lerdos para os horarios que na teoria nao tem tanta procura. Mas esse horario "sufrido" nao me pertence mais.

Beijinhos
Share with the world:

23 comments:

  1. Hahaha que saga pra chegar no curso! Então aí também tem gente que escuta música sem fone de ouvido? Aqui na Alemanha eu nunca vi, mas aqui também tem gente que coloca a bolsa no assento do lado, e os jovens são muito barulhentos! heheh

    Que bom que agora você está livre desses ônibus, tomara que o trajeto do próximo curso não seja tão chato que nem esse :) beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi uma saga mesmo...rs. Infelizmente tem gente sem educacao que faz isso sim e os jovens aqui quando entram em grupo sao muito barulhentos tambem, acho que faz parte do perfil desse povo...rs. Acho que de manha vai ser bem mais tranquilo.
      Beijinhos

      Delete
  2. Nossa Monique, ninguém merece. Já tive gente doida no metrô de Boston querendo comecar conversa. Mas não pessoas boas mas com "ar" estranho sabe. Eu fingia que não entendia a língua. Funcionou. O cara parou de conversar e quando sai do metro corri. haha
    Mas olha onibus aqui nos EUA é uma porcaria mesmo. Nao digo o onibus em si, muitos sao otimos, a maioria (se nao todos) tem ar condicionado, avisam as paradas (como voce falou), etc e tal. Mas o horário deles é que mata mesmo! Não tem variedade, o que dificulta muito. Entre um onibus e outro, dependendo de onde a pessoa mora temos que esperar um tempao. Mas tem lugares que nem onibus tem. Entao melhor do que nada. Mas em preferencia de transporte publico, prefiro o metro. No de NY andei poucas vezes, muito confuso pra mim. Mas o de Boston, AMO. Aprendi super rápido, é coordinado por cores, tem mapas em tudo que eh local (com cor pra cada linha), o de NY nao era assim colorido (pelo que me lembro) entao tinha dificuldade em me encontrar quando lia os mapas nas estacoes. O metro em Chicago tb é otimo. Cortam o tempo pela metade do que levamos de carro e de onibus. E os horarios sao bem mais pontuais. Que bom que voce nao tera que pegar o mesmo onibus no mesmos horario. Mudar de horario e ares sempre ajuda. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Antes achava que gente doida assim era exclusividade do RJ agora cheguei a conclusao que eles tem em tudo quanto e lugar mesmo...rs. Eu tambem prefiro andar de metro (apesar de ser confuso) mas "subindo" para esses lados de onde moro nao temos essa opcao, so trem ou onibus e como onde estou estudando nao tem estacao do trem so tenho a opcao do onibus. Eu nem posso reclamar muito porque eu ainda tenho onibus e os horarios nao sao tao ruins quanto em muitos outros lugares mas que as vezes enche a paciencia eles enchem sim...rs.
      Beijinhos

      Delete
  3. Vou te contar! Sem noção dentro do ônibus (e fora também !) aparecem em todas as ocasiões . Será que esse povo brota da terra ???? Rs ...
    Lana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que eles sao que nem rato e barata, brotam de tudo quanto e lugar e estao infestando o planeta...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  4. Monique do céu!!!! KKKKKKKKKK Aqui não passa ônibus perto da minha casa. Só tem ônibus nos "projects" que são as casinhas todas iguais que o Governo dá pra gente sem teto, ou seja, FAVELA! haha
    Aí as linhas são do Projects pro Shopping. Shopping pro Projects. Deve haver outra linha, mas não conheço e nunca vi.

    Me admira a tua força de vontade! Parabéns!

    Beijo
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui tem muitas linhas de onibus, dependendo de onde voce vai nao da pra ir de carro pois nao tem onde estacionar, entao transporte publico tem que ser mais abrangente. O ruim e que no Campus que peguei as ultimas classes fica num "buraco" mas mesmo assim da pra ir de boa, so fica ruim mesmo quando um onibus atrasa porque faz voce perder o segundo e causa todo o problema...rs. Obrigado.
      Beijinhos

      Delete
  5. Parabéns pela conclusão do curso! :)E muito boa sorte no próximo que está por vir :)

    Vou te falar... você é um exemplo pra muita gente que reclama que não faz nada ou que diz que não consegue sair de casa porque não tem carro ;)

    mas que é uma maratona, é, heim?! rsrsrsrs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Claudia =)! Eu tenho e sorte isso sim porque bem ou mal eu tenho bastante opcao de transporte publico por aqui porque tem muita gente que vive em lugares onde simplesmente eles nao existem. Estudar em si por aqui ja e uma maratona e indo de onibus ainda e aventura em dose dupla...rs.
      Beijinhos

      Delete
  6. Eu já passei muito aperto com esse negócio de ter que pegar ônibus. Os ônibus daqui também não aceitam mais dinheiro, no início achei chatinho ter que comprar o cartão, mas hoje em dia acho muito mais prático. Dependendo do horário, os ônibus daqui também lotam de estudantes muito mal educados, e eu tento evitar esses horários.

    Eles também não são super pontuais, eu nem ligo quando eles atrasam um pouco, mas o que me mata de raiva é quando eles passam uns 5 mins adiantado, aí sim, eu bufo de raiva!

    Os horários são muito espaçados também, mas fora isso ainda prefiro pegar ônibus aqui do que no Brasil, rsrs.

    Bjo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem sempre uso o cartao, acho pratico e rapido. Aqui tambem nos horarios que os estudantes estao saindo das escolas e meio chato porque eles sao muito barulhentos, afinal adolescentes sao tudo idiota pelo mundo todo....rs. Isso e uma coisa que eu odeio tambem, quando onibus passa adiantado eu fico pra morrer de odio, o onibus em si aqui e melhor mas quando penso nos horarios acho que preferia os do RJ mesmo, mas a vida e assim nunca da pra ter os dois ne?!....rs.
      Beijinhos

      Delete
  7. Oi Monique
    Nossa que viagem, literalmente mesmo einh amiga?! kkkkkkk. E a gente reclama do transporte público aqui no Brasil! Achei engraçado a história do árabe que quis ser seu amigo kkkkk.
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lu nao e so o Brasil que tem problemas com transporte publico nao, viu voce pode vim para um pais mais desenvolvido e ainda sofrer por conta dos "busoes"....rs. Aqui e cada doido...rs.
      Beijinhos

      Delete
  8. Nossa e as pessoas reclamam do Brasil, depois disso, em termos de transporte, acho que aqui tá melhor mesmo, Gigi... rs Mas que bom você terminou seu curso, sucesso em tudo! ^^
    beijos e bom feriado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Brasil nao e o unico pais com problemas em transporte publico por aqui tambem temos, mas eu ainda posso chegar onde quero de onibus tem muitas cidades aqui nos EUA que nem onibus existe ou se tem carro ou fica trancafiado em casa sem ter como sair.
      Beijinhos

      Delete
  9. HAHAHAHAHA, tô morrendo de rir das "pinturas horríveis" do moço. Kkkkkkk!! Gigi, mas é cada loko nesse mundo. Eu hein? Ainda bem que vc deu uns perdidos (haha, sempre que falo perdido eu lembro da Cali, lembra dela falando assim? hahaha) no rapaz. E eeeeee, ainda bem que mais um semestre se findou. Arrasa, Gigi! Sou sua fã!
    Beijo, beijo! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Menina pintura foi ate elogio, aquilo era uns borroes de tinta totalmente descordenados...rsrs, aqui e cheio de louco eu lembro muito de uma coisa que uma amiga dizia que era, se cercar vira hospicio se jogar um lona pro alto vira circo...rsrs. Ah Cali com esses "perdidos" dela era hilario mesmo, as vezes fico rindo sozinha lembrando disso...rs. Verdade mais um semestre esta indo pra gente e outros virao mas no final sobreviveremos e triunfaremos...rs. Obrigado =).
      Beijinhos

      Delete
  10. Uhuuuu, parabens por mais um term que chegou ao fim :) Certeza que vc vai tirar o proximo de letra!! Aqui em Ann Arbor o transporte tbm e' tipicamente americano rsrs os onibus passam em intervalos super longos :( Como a cidade e' pequena, todas as linhas sao coordenadas, entao vc nunca precisa esperar mais de 10min para fazer uma conexao, o que e' otimo. O Onibus tbm nao vai para todos os lugares, bairro mais afastados nao tem onibus, mas ate que eu nao me estresso com o transporte publico daqui nao. Eles sao bem pontuais por aqui, atrasam mto raramente. Eu tenho um app do transporte local, entao consigo acompanhar onde o onibus esta e qnto tempo vai demorar para chegar no ponto q estou -- o app e' uma mao na roda rsrsrs Bjsss

    ReplyDelete
  11. Que intervalo absurdo esse de 40 min!!!Olha Monique por aqui eu nåo tenho do que me queixar em relacao ao sistema de transporte mas o que me deixa mais irritada é essa história da bolsa no banco pra ninguém sentar, eu vou e sento de propoósito e nem peco licenca rsrs o povo fica passado rsrs.
    Bjoss e otimo findi.

    ReplyDelete
  12. Mo,

    Primeiramente parabéns pela conclusão do curso de inglês.
    Achei muito legal esse post porque as pessoas daqui tem mania de reclamar e muito do transporte público daqui e dizem que aí por ser primeiro mundo não tem atraso e nem onibus cheio, enfim a horta do vizinho sempre é melhor. rsrs

    Uma ótima semana.
    bjs

    ReplyDelete
  13. Parabéns por ter terminado o curso!! :)
    Usar os transportes públicos pode ser uma verdadeira aventura, lá em Portugal eu passei anos dependente do ônibus e cheguei a ter que alterar os meus horários para evitar certas pessoas. Olhando para trás é tudo muito engraçado, mas quando uma pessoa está no meio da situação pode ser bem angustiante.

    Um brinde à sua liberdade! ;)

    Beijos

    ReplyDelete
  14. Ah "mermã," não é só em NY esse dilema em Phoenix também tem :S, devia ter mais linhas de ônibus, ou mais rotas diferentes porque as que têm não são suficientes.

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic