Pages

Monday, July 2, 2018

A estoria dos "quase"

Bem pra quem acompanha meu blog por algum tempo ja sabe ou percebeu que tem tempos que estou procurando um novo lugar pra chamar de lar doce lar. Pra quem não sabe a novela de achar algo ja dura uns 2 anos. Não vou entrar no merito que NY é cara, é muita gente disputando pouco espaço, muitos apartamentos e casas são velhos, e precisam de muita renovação o que encarece o que ja é caro.

Pois uns quase 2 meses atras achei um lugar que amei, o prédio era lindo, o super era legal, o apartamento era maior e o location perfeito. Ele fica basicamente na mesma rua so mais proximo da estação de trem. Fiz a oferta, foi aceitada, movemos para a fase pega empréstimo, contrata advogado pra checar tudo e no meio do processo a nossa agent falou que tinha um casal procurando um apartamento aqui no predio, eles viram o apartamento gostaram e informalmente o deal foi fechado. Porem foi deixado bem claro que era necessario comprar o outro primeiro.

Tudo parecia perfeito, eu tinha uma viagem que comprei em dezembro do ano passado pra inicio de junho que não tinha como ser cancelada. Então antes de ir comecei a colocar as coisas menos usadas nas caixas por que assim que voltasse seria encontro com o board do prédio e assinar o contrato depois, oficalmente contratar a empresa que iria arrumar o chão e pintar e começar a mudança ao mesmo tempo no processo de venda do atual apartamento. Fui viajar contando os minutos pra voltar pra finalmente mudar daqui.

Mas ou como dizem aqui however faltando uns 3 dias pra voltar a agent manda email dizendo que o dono resolveu mudar o preço pois ele achava que tava vendendo o apartamento dele muito barato. Veja bem depois de tudo basicamente arranjado e eu ter gastado dinheiro contratando advogado (aqui é necessario, mas vou fazer um post explicando depois o processo de comprar um apartamento e as diferenças entre co-op e condominium) o mané aumentou o preço em uns $15 mil. Eu ainda perguntei num email de volta se ele iria consertar o que precisava pra justificar o aumento, mas a resposta foi não, ele so achou que tava vendendo barato demais.




Recebi outro email da minha agent perguntando se eu tinha um counteroffer, e eu respondi o email com um counteroffer de $30 mil a menos (fiquei pirracenta!). Claro que ele não aceitou, o apartamento dele ainda ta no market e por esses dias a agent ligou dizendo que ele ta reconsiderando o valor inicial. De raiva agora to oferecendo $5 mil a menos, pois sei que ele não vai aceitar e se aceitar quem não quer comprar agora sou eu. Isso infelizmente é comum aqui, o dono muda de idéia e aumenta o valor da propriedade depois de tudo acertado, eles pensam que esse é um bom jeito de tirar mais dinheiro do comprador, pois ele ja ta animado com a compra, ja passou pelo processo de pegar empréstimo e ja se deu o trabalho de contratar  e gastar $$ com advogados.

Avisei o casal que queria comprar esse apartamento que moro que infelizmente o outro deu zebra, e assim cheguei de viagem desencaixando tudo e morrendo de raiva. A temporada de procurar outro lugar pra mudar ta oficialmente over por esse ano. Continuo no mesmo address, usando os mesmos adesivos com meu endereço até abrir a nova temporada de procurar outro lugar. Esse foi o primeiro quase de junho.

A outra foi que recebi pelo email do departamento de "emprego" do meu college um "referral" pra trabalhar como secret shopper. Funciona assim, eles pagam voce pra voce entrar numa loja, compra alguma coisa e depois mandar um questionario avaliando serviço, limpeza, agilidade no check out e por ai. Me cadastrei no site, recebi um email de alguem avisando que  meu primeiro assignment viria pelo correio, o que indeed chegou.

Recebi um cheque de $1.980 dolares pra depositar na minha conta. Depois de depositar teria que transferir $800 pra alguem em Albany pelo Moneygram e mais $800 pelo Western Union pra alguem no Texas. O resto era meu pagamento pelo dia de serviço. Obvio que isso é um scam! E obvio que não percebi.

Como veio pelo email official do meu college, eu idiotamente acreditei pois existe uma compania com o mesmo nome que é legitima. Fui la e mandei o dinheiro pelo Moneygram e pelo Western Union. No caminho pra casa quando enviei um text pro cara avisando que ja tinha feito as transferencias, ele ficou louco perguntando pelo numero da transação e querendo uma copia do recibo. Ele disse que se eu mandasse na hora ganharia um bonus de $100 dolares. Isso me pareceu generoso demais e então a burra aqui decidiu verificar na internet tudo.

O nome da empresa legitima tem ".com" o dessa suposta empresa tem "jigsy.com" quando eu pesquisei no google o endereço do email pra enviar o questionario, em um site apareceu como scam. O meu coração gelou e comecei a ligar pro meu banco, Moneygram e Western Union. O Moneygram cancelou de boa e avisou que a operação ja tinha sido flagged como scam e congelada. O western Union deu mais trabalho eu consegui recuperar o dinheiro que enviei mas tive que brigar muito pra conseguir meus $52 de fee de volta, o que alias ainda não recebi, vai vir pelo correio. Lição aprendida, a gente precisa checar tudo e quando algo é bom demais pra ser verdade, é por que é. Felizmente não perdi dinheiro "so" supostamente $52 (ate receber o cheque) e o banco iria cobrar uma taxa depois que o cheque voltasse, mas eles ja devolveram o valor.

Denunciei a empresa, o site, os emails e o telefone que me contataram em alguns lugares pela internet pra alertar as pessoas, por que as vezes a nossa guarda fica off ou a gente ta com a cabeça tão imersa em outras coisas que um email vindo de um lugar que voce confia apesar de hackeado e ser um scam passa batido e nessa a gente perde dinheiro e ganha mais dor de cabeça.

Outro dia tava pensando que a gente vive em um tempo que não tem paz em lugar nenhum. Voce viaja pra um resort fechado por que acha que é mais seguro, mas precisa ficar alerta o tempo todo pra ninguém te drogar pelas bebidas e a gente acabar sendo roubado, ou no pior caso tendo orgãos removidos. A gente recebe ofertas de emprego, mas varias são fraudulentas, voce vai comprar alguma coisa online precisa checar mil vezes pra ter certeza que não vai ser roubado. Até quando voce vende coisa online agora precisa checar muito o comprador e a forma de pagamento por que até nisso deram um jeito de roubar.   Hoje em dia nossa guarda precisa ta sempre on, voce pisca e pronto ja era. Seria tão bom se essas pessoas usassem essa esperteza toda pra criar algo util a sociedade como uma empresa que gera empregos, ou uma idéia pra vender por ai.


Share with the world:

8 comments:

  1. Nossa Monique, que raiva isso tudo! Agora to mesmo passada com o proprietário sem vergonha... que feladaputa. Devo dizer que no Brasil, uma vez a oferta feita, o cara não pode mudar não (pela lei, claro, na vida acontecem outras coisas). To chocada! Tomara que encalhe esse apartamento e ele não venda logo pra parar de ser ambicioso.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui tambem deveria ser assim, mas como era um apartamento de co-op ate o contrato ser assinado nada e garantido e tudo pode acontecer...e aconteceu...ha ha ha...o apartamento ta encalhado ate agora, mas enfim como sou malcriada tambem nao quero mais...rsrs.
      Bjs

      Delete
  2. Oi Monique, eu me lembro sim dessa sua saga de procurar pelo seu cantinho. Poxa vida, que sacanagem tudo isso hein?! Não existe por ai nenhuma lei de proteção, isto é, já que você já havia feito a oferta com advogado e tudo? No mais, espero que esse tiozinho tenha o que ele merece pra deixar de ser ganancioso.
    E essa história do cheque? Menina, realmente o mundo está caminhando de um jeito que está me dando medo. Temos que ficar atentas com tudo a nossa volta. Que triste. Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando a gente compra apartamento de co-op aqui nada e garantido ate a assinatura do contrato que so acontece bem no final do processo e infelizmente o comprador fica vulneravel a essas coisas.

      Realmente a gente precisa ficar antenada 100% do nosso tempo...rsrs.
      Bjs

      Delete
  3. NOOOOOOOOOOSSA Monique!!!! O meu sangue ferveu por você! O cara da casa foi muito sacana né? Nem te conto como anda o mercado imobiliário aqui pra você não enfartar! Quando compramos a nossa casa o cara queria mudar o preço depois que fizemos a nossa oferta, mas como a gente assinou um papel que nem lembro o nome (como se fosse a promessa de venda) ele não podia mudar de idéia, mas ficamos em cima pra não perder os prazos porque se a gente não tivesse papelada do financiamento tal dia, ele podia desfazer o negócio. Boa sorte pra você e olha, não desanime! É bem clichê, mas a casa certa pra vocês vai aparecer!!!
    Tinha muita vontade de procurar um emprego de mystery shopper ou então coisas que pudesse fazer de casa, mas já ouvi tanta história de falcatrua que eu não tenho coragem de ir pra frente com a idéia! Sabe que até tenho medo de mandar currículo pela internet? Eu tento não perder a fé nas pessoas, mas olha, confesso que está cada dia mais difícil confiar em alguém.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando e casa tem esse documento mesmo, mas como foi apartamento e tem co-op a gente precisa encontrar com o board antes de assinar qualquer coisa e isso so acontece no final do processo, tanto que o financiamento e entrada ja tem que ta disponivel pra voce fazer a oferta. Eu nao to desanimanda nao so cheia e decidi da um tempo pra ate pra pensar melhor em outras opcoes ou villages diferentes. Eu conheco algumas que sao legitimas mas pagam bem pouquinho, eu ate um post aqui perdido sobre isso que acho que vou republicar ....agora sobre fe nas pessoas realmente ta brabo mas sempre tem uma pessoa ou outra que ajuda a manter um fiozinho de fe...rsrs.
      Bjs

      Delete
  4. veeeelho, que raiva. principalmente da questão do apto pq a gente cria toda uma expectativa de tudo, começa a pensar na decoração, na vida no novo lar e ai o cara faz uma sacanagem dessas. puxa vida. eu ia ter ficado arrasada. tbm to nessa batalha de buscar um novo lar e por aqui é a super valorização de determinadas regiões que nem são nobres, nem nada. ou casa sem documento o que impossibilita financiamento e a pessoa ainda quer mais de meio milhão de reais. tipo, quem tem esse dinheiro em conta? afff...
    boa sorte em tudo e que vc ache o apto dos seus sonhos por um preço mega bacana.
    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, ja tinha tantas ideias de decoracao que me senti bem frustrada...rsrs. No RJ ta do mesmo jeito Paulinha, ta ridiculo essa especulacao imobiliaria pelo Brasil e boa sorte pra voces tambe, espero que achem um novo lar bem rapidinho.
      Bjs

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic