A experiencia de estudar aqui acho que e muito diferente do Brasil, primeiro pela carga horaria, aqui americano vive tudo intensamente, as criancas ficam na escola ate por volta das 3 da tarde, depois disso e uma maratona dos pais de levar para as aulas extracurriculares, eles tem muita preocupacao de preparar os filhos para o futuro, para entrar em boas universidades e conseguirem bons empregos, mas ao mesmo tempo em minha opiniao esquecem de que crianca tem que ter tempo para ser crianca e que estudar tambem cansa, nao sou a favor da preguica mas tem familias que pegam muito pesado nessa area e sobrecarregam muito os filhos.
Na universidade e a mesma coisa, e aquela maratona intensa de coisas pra fazer. Por um lado acho que cursar faculdade aqui e mais facil que no Brasil mas por outro e mais trabalhoso, porque tem muito homework pra fazer, fora os trabalhos extras. Eu nao tenho nada contra homework, mas tenho contra a quantidade enorme que eles passam, eu juro que achava que curso superior deveria estimular e desenvolver um senso mais critico dos estudantes aliados com o ensino, nao essa extensao do ensino medio que eles fazem. Outra coisa e que nao importa a area que voce vai cursar, existem materias gerais para todos os cursos, mesmo que voce nunca va usar na sua vida profissional, como matematica, historia, fisica, literatura e etc. Eles alegam que isso e pra ajudar a desenvolver uma visao de mundo, mas num pais onde as pessoas passam quase a vida toda pagando o valor dos emprestimos educacionais (que facinho passa dos 200 mil dolares dependendo de onde voce opte estudar) me parece muito injusto fazer alguem estudar coisas que nao servem pra nada a nao ser pagar a mais.
Americano e bicho pratico, no Brasil quando voce vai comprar material escolar e tanta opcao que a gente ate se sente perdido, cadernos decorados, ficharios fofinhos, canetas e mais canetas pra fazer a festa das tracas de papeis que nem eu. Aqui voce vai em lojas como Staples ou amazon.com procurar material escolar e sao aqueles ficharios pretos, ou coloridos mas sao tao horriveis que voce fica com o preto mesmo, os lapis amarelos, as canetas sem graca e nenhumazinha folha decorada pra fichario =( Acho que isso e bom para os pais que nao precisam ficar desesperados com as listas de material escolar e os precos de tudo. Claro que voce pode sempre dar umas voltinhas por dollars stores algo como lojas de 1.99 ou livrarias que sempre da pra achar uma ou outra coisinha mais fofa. Em NYC por exemplo, perto da library tem uma livraria japonesa, pra quem gosta de coisas decoradas e em especial de gatos, vai fazer a festa la dentro, so precisa preparar o bolso porque as coisas sao meio carinhas.
Google images |
Minha nova pasta =) |
No inicio do semestre meu estojo ainda tava cheinho, pois aproveitei minha viagem ao Brasil pra trazer muitas canetas, lapis da "Faber Castell" e lapiseiras porque essas vagabundas chinesas que vendem aqui me irritam demais, entao comecei o semestre com meu estojo "entupido". Depois de umas semanas comecei a reparar que todo mundo me pedia tudo emprestado (e devolver pra que ne?!) e que meu estojo estava cada dia mais pobrinho. Foi ai que reparei que so eu tinha um, e so eu tinha mais que uma caneta em maos, entao comecei a ficar mais espertinha e deixar o bichinho dentro da minha bolsa, porque vamos falar serio ne, caneta nao e tao caro assim, da perfeitamente pra ter vegonha na cara e comprar, ainda mais aqui que se vende os pacotes com as pencas. No meu niver ganhei de uma amiga japonesa um estojo bem pequenininho, achei perfeito porque agora nao vou carregar um estoque todo comigo =) Menos material pra emprestar...rs.
Estojo antigo e o que vai ser usado. |
Claro que to generalizando pelas coisas que observei no meu ultimo semestre, com certeza deve ter muito americano que e precavido e tem seu material extra ou gosta de coisas mais enfeitadas, mas na minha ultima turma nao vi nenhum assim nao. E onde voces moram, e do mesmo jeito? Tem alguma grande diferenca entre o Brasil e onde voces estao?
Beijinhos
Tá aí uma coisa que nunca reparei no Canadá. Mas a maioria das pessoas, assim como eu, não levavam quase nada. Eu não gosto de ficar fazendo anotações pq sinto que perco muito da aula. Mas isso também depende da matéria, claro. Esse fim de semana me inscrevi num curso de francês e vou ter que arrumar um caderno pq é o tipo de coisa que se não anotar, vou esquecer.
ReplyDeleteQue curso vc tá fazendo aí?
Eu concordo com vc que americano tem homework pra caramba. Acho isso um saco.. Mas, fazer o que né?
Beijo, Moni
Eu ja sou seu contrario, eu anoto tudo porque me ajuda a concentrar e nao deixar minha mente "viajando" durante a aula. E cursos de linguas precisa de material e muita anotacao mesmo porque a gente precisa sempre rever essas coisas. Eu to fazendo so cursos de matematica por enquanto.
DeleteBeijinhos
Monique, no mestrado que eu comecei a fazer era igualzinho: muito homework e pouca discussão. Mesmo porque existem temas "proibidos" e muita coisa é falada por cima para não ofender ninguém (e gerar um processo). O que eu acho interessante é que, de forma geral, meus colegas faziam todos os hw, participavam das aulas com perguntas (vale ponto participar), tiravam notas super altas, mas quando o professor solicitava algo "livre" que dependia de um pouco de criatividade, o pessoal não sabia que direção tomar. Nunca prstei atenção na questão do estojo e eu gosto de anotar tudo, dessa forma consigo me manter atenta :).
ReplyDeleteQueria que você falasse mais dos seus colegas, como você se sente com eles, o quanto é diferente da sua experiência no Brasil...:)
Eu sou como voce Lorna, preciso anotar tudo pra me ajudar a ficar concentrada e nao perder nenhum ponto importante. Eu nao tenho uma turma fixa, e tudo muito misturado e tenho turmas com pessoas diferentes o tempo todo, mas voce me deu uma boa ideia para um futuro post.
DeleteBeijinhos
Pensava que essa história de emprestar e não devolver fosse um hábito, exclusivo, dos brasileiros... hahaha mas parece que não! :P E de fato, nós gostamos de tudo enfeitado, eu mesma sou assim, o bom deles é como você disse, eles não gastam muito com isso. beijinhos
ReplyDeleteAqui tambem o povo tem esse pessimo habito...rs. E o bom de ter tudo simples e que se gasta menos mas e tao boring olhar pra tudo tao padronizado e sem nenhuma fofura...rs.
DeleteBeijinhos
Se eu emprestasse eu ia pedir de volta no fim da aula, e se a pessoa saísse de fininho antes de mim na próxima aula a pessoa não escapava! rs Eu adoro essas coisas de papelaria, cadernos fofinhos, bloquinhos, tenho aos montes! Por um lado não ter cadernos enfeitados nem nada de mais por aí é que como você disse não gasta muito dinheiro, e além do mais economizamos o tempo na loja, kkkkkk
ReplyDeletebeijos
Ah eu ja tentei fazer isso, mas nao deu muito certo nao, perdi minhas canetas mesmo...rs. Eu adoro tudo fofinho, rosinha cheio de detalhes e o lado bom e que e mais barato mas acho tudo tao feio que gasto tempo escolhendo os menos piores...rs.
DeleteBeijinhos
Monique,
ReplyDeleteassim que fui estudar na Alemanha eu notei como tudo era tão diferente do Brasil. Eu fui sem levar caderno nem nada. Mas assim como os americanos, vi que os alemães também são bem práticos. Os cadernos são muito simples e eu pelo menos nunca vi caderno de capa dura ou esses fichários que vemos no Brasil. Agora existe um mundo de canetas, lápis, borrachas e outros acessórios escolares! Tem loja que eu fico louca sem saber o que comprar. Por falar nisso, descobri há pouco tempo quando me mudei, que a Faber Castell foi fundada nos arredores de Nuremberg, onde moro. :)
beijos
Ana
Acho que so no Brasil a gente tem essa infinidade de opcoes de cadernos e ficharios decorados, provavelmente pelo mundo afora as pessoas sao praticas...rs. Ah que legal que a Faber Castell foi fundada por ai, eles tem algum tipo de loja especial ou tour pela fabrica deles? Afinal sao tao famosos pelo mundo.
DeleteBeijinhos
Monique, eu tbm acho que eles pesam a mao no homework mas por um lado, eu acho que isso faz o estudante chegar um pouco mais preparado para aula. Na minha faculdade no Brasil sempre tinhamos homework, mas como n contava ponto, era pouca gente que fazia. Eu concordo com vc que a facul aqui é meio extensão do Ensino Médio, e na verdade não acho tão ruim. Explico rsrsrs Quando terminamos o EM somos adolescentes ainda, decidir uma carreira que teoricamente é para vida toda, é algo muito grande para alguém que viveu tão pouco. Eu acho que as college aqui dão mais tempo para os estudantes se desenvolverem como adultos. Por isso eu acho que eles dividem entre o undergrad e o gradschool. Admito que gosto deste sistema, pq o aluno não sai do meio acadêmico enquanto aprende o que qr fazer da vida. Os preços das faculdades me incomodam bastante, eu admito rsrsrs Eu n fiz mtos semestres até agora, (apenas 3) e neles encontrei professores que estimulavam mto o senso critico (morro de saudades das minhas aulas de composition) e outros nem tanto. Eu moro em uma cidade liberal, politizada e isto refelte mto nos profissionais que ministram aula nas faculdades. So far, tive vontade de matar um professor hahaha o que tá bom para quem já fez mais de 30 créditos rsrsrs
ReplyDeleteEu admito que sou prática rsrs N tenho estojo, carrego minhas canetas na bolsa. No entanto, tenho saudades das minhas folhas de fichário decoradas rsrsrsrs Boa sorte neste novo semestre, Monique! Bjsss
Eu nunca tinha pensado por esse lado de manter o estudando num meio academico ate se decidir o que fazer da vida, e bom mas por outro lado eu acho que estudar aqui e tao caro que chega ser muito injusto fazer as pessoas terem que ficar mais tempo e fazer materias que nas vias praticas nao ajudam em nada. Eu acho homework algo muito bom mas aqui e demais da conta, eu pelo menos me sinto mais sobrecarregada que preparada pra aula...rs. Eu aqui to me tornando pratica que nem eles por falta de opcao mas que sinto falta do meu material la do Brasil eu sinto....rs.
DeleteBeijinhos
Eu por natureza, e por ter me formado em Licenciatura, carrego um estojo relativamente grande e que possa caber TUDO!
ReplyDeleteE quando digo tudo, é tudo mesmo rsrsrsrs: corretivo, tesoura, régua, durex, cola, etc. etc. etc, uma mulher previnida vale por duas ;)
Quando estudei nos EUA durante seis meses, a maioria dos alunos não tinha estojos tão completos quanto o meu... muitas meninas adoraram a ideia e acabaram que adotando o estojão tmb rsrsrs mas a maioria era estrangeira (aprendendo a língua inglesa), então não pude perceber esta diferença que tu falou no post em relação aos americanos de levarem apenas o básico para a sala de aula.
Achei interessante o que tu falou tmb em relação a decoração dos objetos.... vdd, lá tudo é mais clean. Aki, nossa, eu pareço uma criança escolhendo lápis, cadernos, rsrsrsr tem um mais fofo do que o outro rsrsrsr
Acho que por ter sido professora adquiri essa mania tambem, mas aqui ja diminui pela metade meu "kit sobrevivencia" escolar...rs. Aqui e mesmo tudo muito clean, chega ser chato..rs.
DeleteBeijinhos
Nossa, agora que vc falou da lapiseira.... as lapiseiras tb tem aquela borrachinha no topo. Eu não gosto de lápis porque gosto de escrever com ponta fina e lápis vc precisa ficar apontando. Não tive experiência com estudantes suíços, mas no cursos de alemâo que fiz, só eu levava estojo...hahahahaha, deve ser coisa de brasileiro mesmo :-).
ReplyDeleteEu tambem prefiro lapiseira, alias 99.99% das pessoas preferem, isso foi porque me marcou ver tanta gente usando lapis...rs. To chegando a conclusao que estojo e coisa nossa tambem...rs.
DeleteBeijinhos
Oi Livia bem vinda ao meu blog!
ReplyDeleteBeijinhos