Pages

Tuesday, October 8, 2013

Voltando a vida de estudante.

Ha um tempo atras eu fiz um post falando sobre voltar a estudar e dificuldade que eu estava tendo em escolher uma carreira por aqui. Entao dando sinal de vida sobre o assunto, eu escolhi fazer engineering science em um college, e se eu der conta do recado daqui uns dois anos eu me transfiro para o curso de civil engineering em uma universidade, e depois de mais dois anos estarei pronta para o mercado de trabalho, agora se vai ter emprego ja e outra historia ne?!...rs

Nao tem nada decidido definitivamente, eu tenho deixado em aberto outras opcoes de carreiras, como e caro demais estudar nesse pais, eu tenho tentado achar algo que eu goste, que o indice de desemprego nao seja muito alto e que o salario ganho nao seja muito baixo, afinal vou ter uma divida educacional consideravel pra pagar no final dos quatro anos de estudo. Nesse primeiro semestre eu to fazendo so uma materia de matematica pra ter uma ideia se consigo ou nao, e ainda to fazendo mais um curso de ingles porque percebo que ainda preciso trabalhar no meu aprendizado da lingua.

No verao eu fiz um curso de ingles voltado para alunos que querem estudar por aqui, o curso foi de longe o mais dificil porque eu tinha que ler e escrever muito, mas achei que valeu muito a pena. Eu decidi comecar no college onde ja fazia os cursos de ingles, isso porque ele e um dos mais baratos da regiao e como eu ja era aluna do ESL Institute por mais de um semestre e sou residente da regiao, nao precisaria fazer o TOEFL, so o exame de entrada que todo mundo faz. Durante todo meu curso a professora preparou a gente para fazer o temido "essay" de qualificacao. Mas dois dias antes da prova descobri que alem do essay precisava fazer uma prova de matematica, interpretacao de texto, gramatica e outra coisa que nao lembro agora, eu gelei na hora, afinal ja fazia  mais de 14 anos que nao estudava matematica e ainda ter que fazer uma prova disso nao seria facil; passei os dois dias antes da prova estudando muito e arrancando os cabelos de raiva da minha falta de informacao. Fiz a prova e passei raspando em matematica, interpretacao de texto e gramatica fui bem mas no essay nao. Quando a gente nao vai bem, eles obrigam o estudante a fazer um pre-college curso, isso e bom para estudantes muito fracos pois da a base necessaria para fazer as materias normais, mas se voce e do tipo que corre atras do prejuizo e estuda por conta propria, com certeza nao fica nada feliz de te pagar caro pra caramba (mesmo valor de uma credit class) por um curso que nao da credito de nada.

A minha nota do essay achei muito injusta, briguei, chorei, pedi para revisarem, mas disseram que foi isso e pronto. Por fim enviei um email falando que fui avaliada injustamente por conta de ingles nao ser minha primeira lingua, que eu tinha certeza que fiz o essay bom suficiente pra entrar nas credit class de ingles e literatura que preciso, mas por preconceito do professor que corrigiu ganhei uma nota baixa (na verdade ele me deu 7.5 enquanto eu precisava de 8.0 para entrar nas credit classes). Depois de muito estresse e para eles nao darem o braco a torcer me deram uma autorizacao para refazer meu essay, autorizacao essa que ta aqui guardada esperando meu estado de espirito melhorar pra ir fazer o essay novamente.

Enfim, enquanto a briga da nota rolava fui conversar com meu counselor, que e a pessoa que orienta a gente sobre as classes que se deve pegar, documentos e outras duvidas que a gente tem. Eu entrei como estudante transferida pois ja tenho um diploma de nivel superior e pos do Brasil e por mais que so vou poder usar poucas materias, acho que e melhor que nada. Na nossa conversa sobre os documentos ele me pediu uma copia do meu historico e diploma original (eu tinha levado os traduzidos), pois seria ele mesmo que faria a avaliacao e como ele era Spanish speaker ele entendia muito bem o portugues. Eu fiz o que ele pediu, entreguei copias em portugues e ingles de tudo, algumas semanas depois o ze mane me liga falando que ta faltando documento, tirei copia de tudo e levei pra ele de novo, ele olhou e falou que tava faltando meu historico e diploma do ensino medio. Juro que nao entendi, ele tem um  historico de toda minha vida escolar em maos, nao fazia ideia o que podia esta faltando naqueles documentos, conversando entendi que ele queria meus boletins do segundo grau pra saber o que eu estudei (oi??), isso nao fez e nem faz nenhum sentido, tentei explicar que o sistema brasileiro e diferente daquilo, ele abriu uma pagina de como o sistema de ensino brasileiro funciona, e sabe qual conclusao cheguei? Que pegar esse povo que fala "portunhol" em vez de portugues e que nao entende nada sobre o pais que esta falando ou pesquisando merece queimar no marmore do inferno. Que site doido, nao tinha nenhum sentido, eu sei que me encheu tanto o saco esse negocio que vim embora e ate hoje nao voltei pra resolver isso, eu sei que preciso ver isso pra ontem, mas anda me faltando coragem pra lidar com isso.

Um dos medos que eu tinha era de nao entender o professor ou ficar perdida na sala de aula, e esse medo ja caiu por terra, eu entendo praticamente tudo que ele e os outros estudantes falam, ate hoje so um dia eu paguei um mico porque nao tava prestando atencao no que ele tava falando, ai quando ele me perguntou alguma coisa eu fiquei com cara de pastel, acho que ele pensou que eu nao entendi por conta do ingles mas na verdade foi lerdeza minha mesmo....rsrs. Nao ta sendo muito facil relembrar e aprender muita coisa ao mesmo tempo, mas ate agora to indo bem. Passo os dias com minhas folhas e livro na mao atras do meu marido pra ele me explicar as coisas (afinal uma das formacoes dele e em matematica), e ele tem me ajudado muito. Ontem peguei o resultado do primeiro teste e a nota foi 97, nem acreditei, na verdade eu acertei tudo mas minha falta de atencao na hora de passar as respostas do caderno de rascunho para a prova  fez o professor me tirar 3 pontos mas poxa ainda e um A e matematica nunca foi meu forte, entao achei que foi super bom. To ate pensando em colocar numa moldura e pendurar na parede...hahaha.

Beijinhos

**Eu sei que o post ta meio doido, muito assunto e sem muitos detalhes sobre algumas coisas, mas como voces podem imaginar eu to sem tempo e cada paragrafo desse merecia um post a parte mas como sei que isso nunca vai acontecer preferi colocar dessa forma e dar noticias do que resolvi fazer. Para quem nao entende o sistema americano de ensino e diferencas entre college e universidade pode dar uma olhada no google ou me perguntar nos comentarios que eu respondo. 
Share with the world:

20 comments:

  1. Dá um self orgulho nessas horas, né? Quanto ao resto, quanta burocracia. Mas eles são mesmo assim. Coragem, moça. Vc consegue rs.

    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Da um orgulho total mesmo...rs. E burocracia e uma coisa chata que ta presente em tudo quanto e lugar, uma hora eu crio coragem e vou la no main campus resolver minhas pendencias, e amem para suas palavras, espero que eu consiga mesmo...rs.
      Beijinhos

      Delete
  2. kkkk
    Ai Monique quanta maldade nesse seu coraçãozinho... Queimar o pobre no mármore do inferno é demais, coitado! Uma voadora ninja muito bem aplicada já resolveria o problema, tadinho ...
    kkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois e ne, vou aceitar sua sugestao para usar da proxima vez que for la...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  3. Fico feliz que tenha decidido o curso, flor. Sobre, a "lerdeza", de vez em quando acontece comigo... hahaa E a pior foi a da Inglaterra. :P beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que todo mundo vez por outra tem esses momentos onde a mente vai longe, ruim e quando a gente paga uns micos por conta disso ne?!...rs.
      Beijinhos

      Delete
  4. Oi Monique
    Parabéns menina! Já está mais que provado que os brasileiros são muito inteligentes, e vc está provando isso para os "gringos" kkkkkk.
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, brasileiros sao inteligentes mesmo, nao sei se to provando pra eles e nem sei se nas proximas materias vai vim uma nota como essa, mas espero que sim...rsrssr.
      Beijinhos

      Delete
  5. Eu acho tao incrivel como os gringos nao entendem as diferencas do sistema de ensino em cada parte do mundo. Eu passei por um aperto bem parecido aqui na Australia. Participei de um processo seletivo em uma empresa e, a ultima fase, era a checagem das minhas referencias. Alem das referencias rpofissionais, eles pediram informacoes sobre a minha formacao academica: faculdade, ano de entrada, ano de conclusao do curso, numero de matricula e ate nota ponderada. Eu passei tudo pra eles. Ate que eles me ligaram dizendo que queriam telefonar na faculdade pra confirmar as informacoes... Oi? Tirando os "minimos detalhes" de fuso horario e que dificilmente o atendente da secao de alunos teria ingles suficiente pra entender o sotaque australiano, eles ignoraram totalmente que instituicoes nao podem sair dando informacoes pessoais pra qualquer um e que e pra isso que existe historico escolar, diploma e todos esse carimbos de traducao juramentada e copias autenticadas. Fora que minha faculdade tem milhares e milhares de alunos e ex alunos e se eles tiverem que passar esse tipo de informacao pra cada um deles, eles nao fariam outra coisa na vida.Tentei explicar tudo isso pro RH da empresa mas eles avisaram que era "parte do procedimento" e teriam que fazer isso de qualquer maneira. Passei pra eles o telefone que achei no site e o email generico de " contato". Mais de um mes depois eles desistiram e eu fui contratada. Enfim, nao e so no Brasil que existe burocracia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo com voce, aqui ninguem sai dando esse tipo de informacao pra qualquer um, nao entendo a logica deles quererem que outros paises facam coisas que eles mesmo nao fazem e sabem muito bem o porque. Que bom que deu tudo certo pra voce conseguir seu diploma, espero que eu consiga resolver esse probleminha o mais rapido possivel tambem.
      Beijinhos

      Delete
  6. Ah Monique, é preciso muita coragem para mudar de rumo e partir à busca do que queremos. Muitos parabéns, viu?
    Até dia 15 deste mês tenho que fazer minha candidatura ao ensino superior aqui na Suécia. Em Janeiro começam os cursos. E apesar de andar há ANOS com vontade de estudar de novo, eu fico cheia de medo apenas de pensar que terei que mudar de cidade e estudar em sueco... Mas como sempre você me inspirou a ter coragem :)
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu entendo seu medo Joana, eu me sinto meio relutante as vezes, mas sabe que as vezes e metendo a cara que a coragem aparece e a gente consegue seguir em frente. Nada de ficar nervosa, voce consegue entao se candidata e parti pra luta, nosso futuro agradece =)
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique, querida, feliz que as coisas estão caminhando!! Feliz que vc decidiu um rumo, mas tbm se permite a possibildiade de mudança :) Acho que é a melhor decisão, pq ao longo do caminho tanta coisa pode mudar né? Honestamente, isto é uma das coisas que mais gosto no sistema de ensino americano, a possibilidade e facilidade em mudar de rumo! Infelizmente, eles são super burocráticos :( Aqui eu tbm precisei do meu histórico do ensino médio, é o padrão deles. Até quando trabalhei no hospital em Cleveland eles eu precisei tbm! Aeeeeeeee, parabéns pela prova de matemática :) E tenho certeza que vc vai conseguir muitas outras notas assim, e que com certeza vai conseguir alguém mais justo para corrigir seu essay!! Um ótimo semestre para vc! Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tambem to feliz de ter comecado a estudar e com a perspectiva de ter uma profissao em alguns anos, essa facilidade de mudar no meio do caminho aqui acho tao bom, porque posso comecar mesmo nao tendo certeza e ver no que vai dar...rs. E verdade, essa parte da burocracia e um saco mas eu to criando coragem pra resolver isso logo. Obrigado.
      Beijinhos

      Delete
  8. Oi, Mo

    Meus Parabéns por ter aprendido inglês na terra do tio Sam porque eu não consigo aprender de jeito nenhum aqui no Brasil que dirá aí...quando estive na Disney passei os maiores perrengues porque não entendia nada, teve um dia que me senti com a personagem do filme "Uma linda Mulher" tinha o $$ mais não conseguia me comunicar, a Gabi que era minha tradutora. Sem contar que até hj sinto vergonha em falar o básico como Milk, Appe, Juice etc rsrs

    Bom! Usufrua dessa oportunidade o máximo porque um dia se vc voltar para o Brasil isso fará toda diferença em uma entrevista de emprego.

    Boa sorte nesse novo desafio!

    Uma ótima semana para ti.
    Bjs *.*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Ro. Nao saber a falar a lingua do pais e um problema ne, faz a gente passar muito aperto...rs.
      Beijinhos

      Delete
  9. Oi Monique, lendo isso aqui relembrei dos seus primeiros post, quando ainda estava batalhando no ingles e agora já partindo para um novo e grande desafio, muito legal, parabens! Eu estou indo para Kansas, para um treinamento e estou com receio do ingles... hehe bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem lembrei deles agora, nem acredito que cheguei ate aqui. Fica com medo nao, voce vai conseguir, depois do choque inicial a coisa deslancha. Boa sorte!
      Beijinhos

      Delete
  10. Ai que legal !! Parabens Monique. Nao falei que voce ia se dar bem? Eu tb nao lembrava nada de matematica, morri de medo quando comecei mas logo perdi quando vi que eu tava dando de 10 a zero nos Americanos. Nos temos um ensino Fundamental muito mais forte que os Americanos, alem do mais, o fato de nos ja termos feito Ensino Superior no Brasil nos ajuda a ter uma vantagem acima dele, a disciplina. Voce eh esforcada, alem de inteligente, vai longe. Eu acho que voce fez bem em comecar ja, mesmo que depois decida mudar de rumo. O bom daqui eh isso, voce pode fazer as materias basicas e gerais primeiro enquanto pensa no que quer fazer. Se quiser mudar, nao vai perder o que ja fez. Mas essa burocracia eh uma merda mesmo. Se eu fosse voce iria procurar outro Counselor. Eu tb tive que dar copia do meu historico escolar do Ensino Medio e do Bacharel. Mas eu escrevi uma carta em ingles explicando que no Brasil nosso Ensino Fundamental eh apenas 3 anos, mas nossas aulas nao sao eletivas (como eh aqui no HIGH School), e sim obrigatorias, e que tinhamos muito mais aulas do que os alunos no High School daqui. Como por exemplo, quimica, fisica e biologia nos 3 anos de Ensino Fundamental, enquanto que aqui eles soh fazem uma ou duas no High School inteiro porque escolhem preencher o resto dos creditos com aulas diferentes como musica, artes, e tal. Aceitaram minha carta e meus historicos, e deu tudo certo. Se este dai estiver te dando problemas, procura outro counselor.
    Boa sorte Monique! Beijinho

    ReplyDelete
  11. Muito legal que você tenha decidido voltar a estudar, Monique. E sei que é um desafio para muitas pessoas fazer isso depois de adulta, em outro país, outra língua. Por outro lado, parece que você tem uma meta e isso é importante. Engenharia é sempre um curso seguro, no sentido de empregabilidade. Meu marido é engenheiro automobilístico e anos atrás, com a crise econômica, as montadoras estavam mandando todo mundo embora. Eram levas todo mês. Ele felizmente foi poupado, mas foram tempos de estresse porque a gente nunca sabia quem ia ser o próximo. Mas sei que a maioria dos colegas de trabalho dele encontraram outro emprego sem grande dificuldade. Acho também que voltar pra escola é uma ótima forma de socializar, melhorar o idioma e sem contar que é sempre válido estudar, né? Te desejo muita sorte e sucesso nesse caminho. Beijo

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic