Pages

Sunday, August 4, 2013

Coisas que ainda me surpreendem.

Ja vai fazer 2 anos que vivo por aqui e ainda me surpreendo com certos habitos dos americanos, ou coisas bobas do dia a dia mesmo, como:

- Entrar em shopping, supermercado, metro, trem, etc., e ver o povo com seus cachorros numa boa. Eu nao tenho nenhum problema com isso porque amo bichos, mas ainda me assusto quando vejo eles em lugares que acho que eles nao deviam estar, como um mercado por exemplo, afinal la e onde a gente compra comida, agora ve se da pra comprar frios ou uma baguete onde um cachorro andou "passeando" com seu focinho? Um pouco dificil isso.

Ainda falando de cachorro, e bem conhecido que americano nao e um povo de muito toque, em geral um aperto de mao ou se voce pega amizade um beijinho seguido daquele abraco que mais parece um tapinha nas costas nas hora de dizer um "oi". Essa bolha parece que se extende um pouco para os pets de algumas pessoas. E normal nos parques muita gente deixar seus cachorros soltos, mas ai quando o danado vem "falar" contigo brincando ou cheirando, a reacao natural (pelo menos minha) e de fazer carinho, mas muita gente nao gosta, olha com maior carao feio. Agora se nao e pra tocar entao porque nao deixa o bicho preso na coleira??? Gente doida.

- Coisa bem normal e quando a gente ta no mercado e quer comprar um pao (daqueles tipo baguete), tem a parte de auto-atendimento, onde voce abre a parte de cima da cestinha, pega seu pao e vai embora. Ate ai tudo bem, mas e um tal de ver gente revirando aqueles negocios com a mao, espirrando em cima, ou na pior das hipoteses deixando o pao cair no chao, ai como se fosse a coisa mais natural do mundo pegar ele e jogar de volta na cestinha. Eu tenho nojo total, e quando quero comprar pao vou em um mercado espeficifico porque todo os paes sao embalados individualmente. Aqui em casa evitamos os germes...rs.

- Nao existe caixa rapido para idoso ou gravidas. A fila pode esta dando volta no quarteirao, ninguem deixa eles passarem na frente e eles nao tem atendimento preferencial, esperam como outro cliente qualquer.

- A hora passa voando literalmente, quando eu estava no Brasil parecia que conseguia fazer mais coisas durante meu dia, aqui parece que o dia nao rende, sei la. 

- Controlar o tempo e o $$ durante as compras. E muito facil perder a hora e gastar mais do que devia na hora de ir fazer compras. Primeiro que muitas lojas sao enormes, segundo e tanta coisinha barata e fora as das promocoes que eu fico doida. Eu sou daquele tipo que ve uma coisa e lembra de alguem da familia que gosta daquilo...na hora de pagar ja sabem como e, rsrs.

-Bancos abertos aos sabados e alguns domingos, nem parece que aqui existe final de semana as vezes.

- Montar os moveis que compro. Ainda nao me acostumei com ter que montar moveis.

- Andar com garrafinha d`agua pra todo canto. Isso e um bom costume pra aderir.

- Garage sales, acho essa ideia de tentar vender coisas que voce nao quer tao legal.

- Enviar cartoes de agradecimento. Por exemplo, se voce da um presente pra alguem, provavelmente vai receber um cartao de agradecimento. Esse costume de enviar cartoes dizendo obrigado acontece por inumeras razoes, se voce visitar alguem em uma situacao mais delicada da vida, por ouvir um desabafo, por convidar pra fazer alguma coisa, enfim quase tudo parece motivo pra se enviar/receber um cartao assim. Nao que eu nao seja uma pessoa agradecida, mas admito que sempre envio uma mensagem ou ligo pra dizer obrigado, mas acho tao bacana essa coisa de enviarem cartaozinho agradecendo, tento muito aderir a esse costume, mas ainda ando deixando a desejar.

- Acho esse costume bem legal. Nao e motivo de vergonha nem incomum voce ver pessoas com suas marmitinhas na hora do almoco pelos parques. No Brasil as pessoas sentem um pouco de vergonha de dizer que levam marmita para o trabalho e nem consigo ver ninguem sentado em uma praca confortavelmente comendo sua marmitinha. Aqui o povo faz isso sem cerimonia, pois e algo aparentemente normal.

Beijinhos

**Essas sao coisas que observo entre as pessoas que conheco e nos lugares que frequento, e possivel que em outras regioes do pais os costumes mudem. 

Share with the world:

30 comments:

  1. Essa de animal dentro do supermercado, é o fim!
    aqui na Itália, creio que n se pode, pois nunca vi ninguém com cachorro nos supermercados. Aqui muito pelo contrario, não se deve tocar nas frutas sem luvas, ou apertar para ver se estão maduras...em um supermercado, vc pode ate fazer isso, sem ser notado..mas, n deve! e se for em uma frutaria, n faça, pq vai ser repreendido...tem luvas plásticas, para se pegar frutas e verduras...tb para os paes...nesse ponto de alimentação, acho eles, hiper higienicos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Serio, interessante essa de precisar de luva pra pegar as frutas no mercado, o dia que for na Italia vou lembrar de nao fazer isso pra nao ganhar bronca...rs
      Beijinhos

      Delete
  2. Gigi, mal posso esperar pra daqui uns dias tem minhas próprias observações do estado onde vou morar :D Eu acho tao legal essa ideia de mandar cartões de agradecimento pra tudo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Calma que daqui a pouco vai ser sua hora de vivenciar todas essas novas emocoes e experiencias. Esse costume deles e muito fofo mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  3. Oi Monique!

    Afinal há várias semelhanças entre os EUA e a Suécia... Nunca vi animais domésticos no supermercado mas de resto eles andam bem à vontade e eu adoro isso. Nunca entendi porque é que em Portugal, por exemplo, eles são proibidos de entrar em TODO o lado.
    A questão da marmita, por exemplo, é igual cá na Suécia. Eles trazem a sua própria comida para o trabalho, para a escola, para o parque etc etc. Muitos trazem até o seu próprio café também!
    Mexer nos alimentos com as mãos e voltar a pôr no sítio: check!
    Montar os móveis comprados: check!
    O tempo passa voando: check! (ou entäo sou apenas eu que não o sei gerir, haha).

    A verdade é que estou aqui há quase 5 anos e ainda estranho imensa coisa. Será que algum dia deixaremos de estranhar?

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem adoro ver animais pra todo canto, ate que no RJ eu tambem via, com excecao de lojas, mercados e shoppings. Acho que levar a propria comida ou o que estiver a fim de comer de casa e muito bom, adoro essa ideia de cada um cuida da sua vida e nao tem ninguem reparando. to vendo que realmente a Suecia e bem parecida com aqui, se algum dia eu for parar na Europa ja sei os paises que nao vou sofrer tanto para adaptar...rs.
      Beijinhos

      Delete
  4. hahaha ! Essa gente doida, também se incluem no hall dos marcianos Monique ! E aqui em casa também gostamos de evitar os germes ; )
    Bjs
    Lana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui o que nao falta e doido e porquinho...rs.
      Beijinhos

      Delete
  5. Olá Monique.
    Gostei do post, onde relata a sua vivência onde está morando...hábitos bem diferentes onde moramos aqui no Brasil.
    Abraços.Sandra

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, no inicio e um pouco "choque" mas depois a gente vai se acostumando.
      Beijinhos

      Delete
  6. Alguns hábitos são estranhos mesmo, Gigi... rs E outros, bem legais! =]
    Essa do pão é inaceitável, também, iria preferir os embalados. Para mim, os bancos só devem funcionar em dias úteis, principalmente, por quê existe internet e auto atendimento. Gostei do garage sales também. E a ideia de enviar cartão de agradecimento, é fofa. A da marmita, também é legal... gostei de saber um pouco mais sobre os EUA. beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. E aqui coisa de comida as vezes e um problema, os embalados sao as melhores opcoes e mais limpas tambem. A ideia do cartoes de agradecimento sao mesmo fofas.
      Beijinhos

      Delete
  7. Mo,

    Realmente aí é outro mundo, de todos achei muito legal quanto aos agradecimentos eu particularmente me preocupo em agradecer as pessoas que me presenteiam ao contrários das que costumo presentear, então fico sempre em dúvida se agradei ou não.

    Quanto a marmita, acho que está começando a mudar aqui no Brasil, por que chique é vc fazer regime, exercícios e ainda andar com sua marmita light segundo a Solange Frazão(personal treine), um dia chegamos lá.

    Ps. Os produto vendidos na Sephora aí são muito caro?

    Muita Luz.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse costume de agradecer por receber alguma coisa de alguem (presente, conselho, ajuda em algum momento complicado, etc.) e mesmo bem bacana, mas poxa se voce ta presenteando alguem o que vale e a intencao ne, mas eu entendo voce pois tenho a mesma preocupaca.

      Que bom que essa vergonha da marmita ta passando, porque acho que cada faz o que achar melhor e chato esse negocio dos outros ficarem regulando a vida alheia.

      Depende do produto, tem coisas muuuito caras, caras e nao caras, mas se comparar com os precos vendidos ai no Brasil, vale mais a pena comprar por aqui.
      Beijinhos

      Delete
  8. Quando estive por aí estranhei muito o "abraço" deles.
    Eu com meu jeito toda calorosa ía logo abraçando, abraçando mesmo hauahuahaua então ficava aquela situação estranha... abraça ou não abraça.... por fim, as pessoas que me conheciam já sabiam meu modo de cumprimentar, então LITERALMENTE ADERIRAM ao meu modo super caloroso e brasileiro de abraçar hauahauhau consegui infiltrar um pouco da nossa cultura por aí kkkkkk

    Em relação a hora... hummmm será que não é porque nós vamos ficando mais velhas que a hora parece passar mais rápida?!

    E os cartões... é vero... eu, quando pequena, mandava cartão para todo mundo... depois com a internet, acabo que envio uma mensagem por email... e só.

    Nada substitui o cartão. Bem legal este costume :)




    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem estranhei muito mas agora ja estou mais acostumada e pessoas que convivem comigo ja estao acostumados com meu abraco brasileiro tambem...rs. Quando a gente fica mais velho a hora passa mais rapido mas aqui sei nao heim..parece que o dia so tem 12 horas...rs.
      Beijinhos

      Delete
  9. Oi Monique
    Acho que eu estranharia também os costumes daí kkkkkkkkk. A mulher do meu chefe chegou a semana passada da Disney, e disse que lá, em plena Disney o pessoal come coxa de peru normalmente kkkk. Eu dei muita risada kkkkk, os americanos são bem "farofas" mesmo.
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eles sao bem na deles mesmo, fazem e comem o que acham melhor sem maiores problemas com quem ta em volta...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  10. Menina, agora que tenho cachorro aprendi que antes de fazer carinho você tem de pedir "Can I pet him/her?". Pelo menos aqui, até as crianças pedem antes de fazer carinho. Esse negócio de não ter fila preferencial também acho estranho. As vezes tem gente super debilitada esperando na fila. O que eu achei mais estranho desde que mudei é que o tempo voa! Eu posso passar o dia em casa sem fazer nada e logo logo já escurece. Lembro que minha irmã falava isso e eu achava maluquice, agora sei que é verdade :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. O tempo aqui e uma coisa de louco, passa muito rapido nao sei porque...rs. Aqui nao sei se precisa pedir pra pet os bichos nao, nunca reparei nisso mas vou reparar agora.
      Beijinhos

      Delete
  11. Muita coisa parecida com a Alemanha, os cachorros por todo lado, cartoes de agradecimento. Mas ao contrario dai (desculpe a falta de acentos), aqui domingo eh dia que nao abre NADA, a cidade morre, no inverno eh um horror, porque nao tem nem um shopping pra gente dar uma voltinha. Bjs Ma (seguindo a historia)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui ate abrem mas de 11:00 as 7:00 ou as 9:00 da noite, em alguns lugares por perto tem shoppings que nao funcionam domingo, o que pra mim foi estranho porque no pais do consumismo tudo funcionar em horario reduzido no domingo nao fazia muito sentido...rs.
      Beijinhos

      Delete
  12. Nossa, gostei de saber como eh o EUA, mas eh verdade q os americanos nao comem arroz e feijao so fast food? asuhaushas
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Depende muito, eles nao comem so fast food mas o cardapio da alimentacao das familias vai alem do arroz e feijao, inclui pasta, salada, galinha e outras coisas. Mas e verdade que tem muita gente que vive de comer besteiras.
      Beijinhos

      Delete
  13. Gigi!! Quanto tempo eu nao passava aqui. Tava com saudades dos seus posts!
    Que legal, eu adorei todas as suas observacoes. O que mais me chamou a atencao, foi o fato de levar marmitinhas para o trabalho. NO Brasil todo mundo come fora, afinal, temos um tempao pra horário de almoco, e aqui eu tive que me adpatar com marmitinhas, e todo mundo é assim. Adoro! É uma otima maneira e controlar bem o que a gente come, assim, podemos cozinhar comidinhas saudaveis, e nao correr pro Mc Donalds num dia corrido, como eu fazia antigamente.
    Um beijo minha querida! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, gosto muito desse costume tambem, assim a gente come mais saudavel e nao gasta tanto dinheiro.
      Beijinhos

      Delete
  14. Ai Monique, na Alemanha também tinha essa de pegar o pão com a mão, na hora eu pensava "o que não mata engorda" e comprava, porque ficar com fome não rola, né. Eu acho muito interessante essas listinhas, quero ver como será suas impressões daqui uns 10 anos. Se ao voltar pro Brasil você estranhará o estilo de vida daqui, essas coisas. Muito legal, gostei mesmo.

    beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu ate posso pegar o pao mas nao consigo comer nao sabia, eu sou muito chatinha pra comida. Essas observacoes sao bacanas pra comparar depois de alguns anos assim a gente ve o quanto ja se adaptou...rs.
      Beijinhos

      Delete
  15. Que lindo o seu blog Gigi! Adorei! Eh minha primeira vez por aqui! Tudo isso que vc falou eh bem verdade mesmo, a parte do cachorro eu estou no outro lado da moeda, quando a minha cachorrinha cheira alguem, eles sempre pedem autorizacao pra toca-la, eu acho bem estranho, nunca aconteceria no brasil, quando ela vai brincar com criancas, e a crianca brinca com ela direto, os pais sempre soltam uma: 'ask if you can touch her" lol e eu sempre falo sem problemas.
    Agora uma coisa que me incomoda eh o idoso e as gravidas nao terem "passe livre" em filas ou em qualquer outro lugar, acho que eh porque os idosos aqui sao bem independentes, totalmente diferente do brasil, lembro que meu vo quando completou 65, meu pai tomou de conta e nao o deixou dirigir pra nenhuma parte, por ser perigoso, ele nao tem mais uma visao excelente, mas aqui a coisa mais comum do mundo eh ver idosos dirigindo(eu moro na Florida, destino preferido dos aposentados rs), indo ao supermercado sozinhos, banco, farmacia, eh muito diferente. Meu marido eh oftamologista, entao ele tem pacientes de 87 anos que vao as consultas sozinhos rsrs, acho bem perigoso. Mas tudo eh cultura neh, eh muito bom poder observar de pertinho!

    P.S.Desculpe as palavras sem acentuacao, vc sabe como sao os computadores daqui.
    Um beijo!

    Yasmin

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem vinda ao meu blog Yasmim =) Menina pedir pra fazer no carinho nos pets e uma coisa que me surpreende ate hoje, e tanta formalidade pra momentos tao informais. Falta de filas especias pra idosos e gestantes tambem me deixa um pouco chatiada, morro de pena quando vejo eles nos lugares sem nenhum atendimento especial, mas ate faz sentindo porque como voce mesmo falou aqui os idosos sao muito independentes e e uma populacao grande, entao ate faz sentindo serem tratados como os demais. Nao precisa se desculpar pela falta de acentos, eu tenho o mesmo problema aqui...rs.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic