Pages

Tuesday, July 23, 2013

Indo a praia.

O calor por aqui ta de matar, o problema nao e o calor e a humidade que ta super alta, nos ultimos dias a sensacao termica tem sido de por volta 50 graus celsius. Com tanto calor nao tem como evitar programas que envolvam agua, como ir a praia ou a piscina. Eu nunca tinho ido a praia por aqui, alias ja fui a Long Island e a New Rochelle mas isso foi a passeio nao foi pra tomar banho e nem foi no verao. 

Umas semanas atras resolvemos ir a praia, pois tava quente demais e a gente tava de saco cheio de so ficar em casa (nesse calor nao tenho vontade de fazer nada pela rua). Saimos com vontade de ir pra New Jersey mas como o transito anda pavoroso e ainda juntou com a obra infernal da George Washington Bridge, que no verao nao e tarefa facil de aturar, nos desistimos no meio caminho (e depois de 45 minutos parados) e fomos para a praia do Playland em Rye, NY. Isso mesmo o parque tem piscina e praia, como eu nunca tinha ido estava com uma expectativa de encontrar algo assim:

Fonte google images

Eu sei que as praias por aqui nao sao la bonitas, mas achava que pelo menos tinha onda e uma areia normal de praia. Ate que a praia nao foi das piores mas lembrava mais um lago do que uma praia propriamente dito, podem conferir nas fotos ai de baixo. 

Fonte arquivo pessoal

Fonte arquivo pessoal

Ir a praia por aqui e um pouco diferente de ir a praia no Brasil, primeiro que por la praia e algo publico, voce nao precisa pagar para entrar, e ta la sempre aberta ao publico. As praias por aqui (NY) sao pagas, tem hora pra abrir e fechar, e tem cercas, como voce pode ver na foto ai de cima. Nao sao em todas as praias mas algumas como essa que fui, tem pessoas trabalhando e "tomando conta" do lugar. Na verdade eles fazem trabalho de salva vidas mas tambem tomam conta de como as pessoas se comportam na praia. Por exemplo, nao pode jogar bola na areia porque tem pessoas em volta, se alguem tentar, o carinha la do alto vai comecar a apitar e apontar pra voce ate voce parar de fazer isso. Nao pode ter boia, mascara de mergulho, brincar de brigar dentro da agua e mais um monte de outras regras, por um lado e chato mas pelo outro ate que nao e tao mal porque voce nao e incomodado com coisas como crianca correndo e jogando areia em voce, ou algum sem nocao jogando bola e ela caindo na cabeca dos outros. 

Os habitos das pessoas sao um pouco diferente tambem. Eu nao vi nenhum vendedor ambulante nas areias vendendo ou alugando nada. As pessoas levam suas proprias comidas e agua, e normal ver caixa termica ou isopor em volta de todo mundo, e nao vi ninguem com bebida alcoolica, o que alias e proibido de ter na praia e todo mundo antes de entrar tem seus pertences vasculhados para terem certeza que nao tem nenhum tipo de bebida alcoolica com voce. Tambem ha uma preocupacao louca com bloqueador solar, especialmente com criancas. E a limpeza e um caso a parte, todo mundo cata seu lixo e leva consigo embora. 

Os biquinis sao um caso a parte, eu vi de todos os tamanhos; os homens nao vi nenhum usando sunga de praia, todo mundo de short ou bermuda. Meu marido saiu de casa assim pra ir a praia: 

Arquivo pessoal.

Eu quase tive um troco quando vi isso em casa, quem e o doido que vai a praia de bermuda, camisa, blusao e tenis? Aparentemente ele e alguns outros, acreditem se puderem ele nao foi o unico vestido assim. Ele nao quis entrar na agua porque segundo ele tava muito cheio, tive que rir ne, o dia que ele for em Ipanema em pleno verao ou no carnaval, ele vai ver que isso era praticamente uma praia deserta, tinha uns doidos assim na agua, com o plus de uma meia batendo na canela, cheguei a conclusao que aqui tem doido pra tudo. Quando o pessoal ia entrar na agua, foi normal ver muita gente usando chinelo ou sandalia, mas nessa onda eu aderi e gostei, pois como a agua nao e transparente nao dava pra ver onde eu tava pisando, eu sei que e bem limpinho mas ficar na agua de sandalia de borracha sem precisar pisar na areia foi tudo de bom =)

As praias como as piscinas tem capacidade maxima de pessoas, e se elas chegam nessa capacidade sao fechadas e mais ninguem pode entrar. Aluguel de guarda-sol e cadeiras deve ser feita na bilheteria, voce deixa um deposito de 10 dolares para cada uma e no final do dia quando voce retornar voce pega 7 dolares de volta. E tanta regrinha que parece ate chato ir, mas pensando bem achei tudo muito organizado e a ideia ate que e boa, assim tudo fica mais facil e evita aqueles ambulantes insuportaveis gritando no seu ouvido e tentando te vender ou alugar alguma coisa. 

Nesse dia a gente comprou ingresso combinado com a piscina tambem, mas ela tava muito cheia, tava dificil achar um lugar para ficar entao decidimos ficar so na praia mesmo. Eu nunca fui muito fa de praia mas foi bom depois de tantos anos (no RJ eu nao costumava ir a praia tambem) ir em uma me refrescar nesses dias quentes. Mas ainda continuo com vontade de tentar pegar um dia desses para ir pra NJ conhecer "as praias" por la. 

Beijinhos

Share with the world:

34 comments:

  1. Nossa, Gigi, a parte mais chata é o pagamento, mas em compensação algumas regras deveriam até ser copiadas aqui pro Brasil, pois o que mais vemos é lixo na areia da praia, nunca vi tanto descaso com as nossas praias que são uma das mais lindas do mundo. beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pelo menos a entrada e baratinha sabe, custa 2 doletas, seria muito bom se no Brasil fizessem o mesmo, pois a gente tem praias lindas e elas merecem um cuidado a mais.
      Beijinhos

      Delete
  2. Na verdade eu nem posso comparar com praia no Brasil porque eu só fui duas vezes na vida, na primeira eu tinha 3 anos e na outra vez eu odiava sol e areia e me recusei a sair do hotel (me obrigaram a ir junto), mas pra falar a verdade eu gostei da organizacao, acho que com certeza deve ser melhor do que ficar ouvindo vendedor ambulante gritando do seu lado o tempo inteiro, e cada um vendendo coisas diferentes. E como era a agua, Monique? A agua tava quentinha tambem ou nao? beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. A organizacao e tudo de bom e nao ter vendedor ambulante enchendo a paciencia e melhor ainda. A agua era escura mas limpinha e muito gelada...rs...eu acho que a agua por aqui em quase todo pais e bem gelada, mergulhos so sao bom em calor extremo...rs.
      Beijinhos

      Delete
  3. Oi Monique
    Estou voltando as atividade blogosféricas. Muito legal o post. Nossa, a cultura daí é bem diferente mesmo, tudo organizado kkkkkk, mas o forte do Estados Unidos não são as praias kkk, exceto Miami, pelo que eu vejo na TV, ainda mais vc que foi acostumada com as praia do Rio! Porém quem não tem cão caça com gato né?!
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que voce ta de volta Lu =). Por aqui organizacao e tudo na vida dessa gente, alias com excecao dos carros, closets e garagens que e uma zona...rs. Aqui o forte e comprar mesmo sabe...acho que praias bonitas so la pra Florida e Bahamas, nao da nem pra comparar com as praias do RJ e ate covardia...rs.
      Beijinhos

      Delete
  4. Monique a praia que fui em Massachussets era mais ou menos assim tb. Voce chegou a entrar na agua??? Eu tentei na epoca, e soh coloquei os dedinhos do peh pra nunca mais. haha. Mesmo no meio do verao com um calor insuportavel a agua eh um gelo que soh! Nao consegui.

    Agora, praias aqui nos EUA boas mesmo (eu nunca fui pra CA pra dizer mas dizem que la sao geladas tb) sao as da Florida! La sim eh gostoso de ir (e olha que como voce tb nao sou muito fa de praia, ou melhor eu gosto de praia, mas nao gosto de ficar torrando no sol e a areia me incomoda, etc e tal) mas de vez enquando eh bom. Se eu morasse na Florida iria mais a praia. As praias de la sao gostosas, agua morninha, limpa, arei branquinha... e sao de graca haha. Deve ter umas particulares mas a maioria eh de graca mesmo. Fora isso, praia nos EUA nao tem muita graca. Mas se eu tivesse a chance de morar perto de uma mesmo que fosse sem graca e gelada, mesmo que eu nunca entrasse na agua, eu iria na boa. Uma coisa que sinto falta eh do barulho do mar, do cheiro da maresia, do frescor da praia, nao sei explicar.
    Adorei este post!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Entrei na agua sim e ela era muuuito gelada, mas como as temperaturas por aqui estao altas e nos ultimos dias a sensacao termica foi de 50 celcius, ate que agua gelada nao "doeu" tanto...rs. Eu nunca fui fa de praia pra ir e ficar torrando, nem gosto muito de entrar no mar o que eu gosto mesmo e poder caminhar na areia de noitinha e ouvir o barulho das ondas, isso eu sinto muita falta aqui. Eu acho que entendo sua saudade, estamos no mesmo barco...rs.
      Beijinhos

      Delete
  5. Ai queria ir num lugar bem quente e com praia porque aqui onde eu moro tá em gelo! kk
    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai manda um pouco pra ca entao porque aqui ta dificil ta aguentar...rs.
      Beijinhos

      Delete
  6. Essa de pagar para ir a praia é nova pra mim, rs.... E os trajes que a gente vê no verão por aqui são mesmo engraçados no início, kkkkkkk. Os velhinhos daqui (e as vezes nem tão velhinhos assim), gostam de usar papete com meia, eu acho tão estranho, rs....
    Não temos praias na Suíça, mas em compensação os rios e os lagos são maravilhosos, mas a água é super gelada rs... e as piscinas públicas são de ótima qualidade :-). Bom verão por ai e aproveite!!! Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem fiquei meio chocada no principio mas agora ja acostumei com a ideia, mas continuo nao gostando...rs. A agua de tudo por aqui e um gelo tambem, mas quando o calor aperta esse e o menor dos problemas...rsrs. Obrigado =)
      Beijinhos

      Delete
  7. meu sonho eh conhecer a praia
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Um dia voce realiza esse sonho =)
      Beijinhos

      Delete
  8. Uffff 50 graus!!!! Bem quente messssssmo kkkkkkk

    Dei risada do povo que entra de meia, batendo na canela, na água rsrsrsrs Diferenças de cultura, né?! Fazer o quê?! Mas que é engraçado, é... hauhauahau :)

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso e uma cena engracada de ver mesmo, mas diferencas culturais sao assim mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  9. Realmente Monique, sua experiência aí é bem diferente da nossa realidade brasileira.
    Obrigada pelas palavras de conforto que deixaste no meu blog.
    Abraços.Sandra

    ReplyDelete
    Replies
    1. E ir a praia por aqui e bem diferente mesmo. De nada, espero que voce ja esteja mais animadinha e conseguindo lidar com seu sentimento de perda.
      Beijinhos

      Delete
  10. Pelo menos em organização é dez né? O verão Europeu tb tá matando por aqui, esses dias estou pra fazer tb um programa desses, na praia ou montanha...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui o calorzao parece que ja esta indo embora, as temperaturas tem ficado mais amenas.
      Beijinhos

      Delete
  11. Passando para te desejar uma ótima sexta.
    Abraços.Sandra

    ReplyDelete
  12. Olá Monique! gostei de conhecer teu blogue!
    Virei mas vezes para te ler!

    Essas realidades diferentes às vezes nos espantam mesmo. As logo te acostuma!
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela visita =)! Verdade as diferencas de costumes as vezes nos pegam de surpresa mas no final a gente se acostuma bem.
      Beijinhos

      Delete
  13. Ah eu adorei o fato de parecer uma lagoa, muito mais gostoso e tranquilo para ser refrescar!!!! Fui na praia na Florida e amei, não era fechado assim e água era maravilhosa. Já em Boston era privativo tb. bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. A agua e bem gelada mas eu tambem gosto de lugares mais calmos como esse. Dizem que as praias na Florida sao as melhores, o dia que eu for vou poder comprovar.
      Beijinhos

      Delete
  14. A sério? As praias são pagas e têm horários? Que estranho, nunca vi algo assim. Aqui na Suécia, e também em Portugal, as praias são de toda a gente... para o bem e para o mal. Acredito que o sistema americano seja melhor em termos de limpeza e segurança mas ainda assim acho que é pena ter que pagar para ir curtir a praia. Como fazem os pobres?

    Aqui também estado MUITO calor! Acho que o último veräo quente que tivemos aqui na Suécia foi em 2010 por isso imagina se o pessoal está a curtir por aqui!!

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Por ai e como no Brasil, as praias sao patrimonio publicos e ninguem precisa pagar nada pra frequentar. Dizem que na Florida e alguns lugares na California as praias sao publicas tambem, mas enfim cada pais com suas peculiaridades. O valor da entrada e barato, acho que e 3 dolares, acredito que mesmo os pobres daqui consigam ir a praia. Imagino que ta todo mundo perto da agua pegando sol e nadando pra se refrescar...rs.
      Beijinhos

      Delete
  15. Oi, Mo

    Nossa! essa foi demais pagar para ir na praia, queria ver isso aqui no Brasil. rsrs
    Mas uma coisa é certa, se tivesse que pagar com certeza as praia seriam mais limpas e mais seguro para deixar as coisas na areia e dar um belo mergulho.

    Bom! o importante é se refrescar, então aproveite sempre que puder.

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. O dia que praia for paga por ai, ai realmente acontece uma revolucao no pais...rsrs. E se voce coloca um precinho bem baixo acho que continuaria meio complicado na questao da seguranca mas so de se fechada a gente imagina que seriam mais policiadas e logo a criminalidade cairia. Nesse calor e bom mesmo ter um lugar pra mergulhar e se refrescar desse calorzao.
      Beijinhos

      Delete
  16. Eu adorei a praia lá na Georgia. Gostei muito do esquema americano de levar sua farofa pronta para o dia na praia. O que eu acho mais legal aqui (antes eu achava estranho) é o tamanho do biquini. Você usa o que achar mais confortável, não precisa ser o da moda, você precisa estar bem e ponto. E isso vale para todo o resto da roupa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu adoro essa coisa de cada um na sua, e isso nao e so nas roupas e em tudo, ate na farofa da praia...rs.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic