Pages

Monday, June 3, 2013

Escolha = Consequencia.

Eu sempre odiei estudar linguas, nunca fui boa nisso e nunca tinha me atraido, quando eu estava por volta dos meus 9 anos de idade, meus pais me colocaram em um curso de ingles, curso ate renomado e pelo menos no sudeste um dos mais caros que existe, mas como eu nao gostava nao fazia esforco nenhum para aprender, eu tambem me sentia um peixe fora d`agua porque era um curso com alunos misturados, eu era a unica crianca no meio de adolescentes e jovens adultos, nem preciso dizer que logo fiquei isolada. Meus pais nunca entenderam porque eu odiava tanto aquele curso, e as "espertas" das professoras tambem nao tinha nenhuma ideia de que meu isolamento na sala nao estava colaborando, ate que um dia por fim eu sai. Hoje em dia pensando nisso eu  percebo o absurdo de colocar uma crianca que ainda estava sendo alfabetizada na escola junto com um monte de macaco velho mas isso foi em 19... ah deixa pra la mas foi muito tempo atras.

Meus pais optaram por nao investigar se as condicoes pra eu aprender uma segunda lingua eram adequadas as minhas necessidades e eu por consequencia nao quis aprender naquele ambiente e fiquei ainda mais aversa ao ingles. Nao to culpando meus pais mas nao tem como negar que se eles tivessem feito alguma coisa a respeito hoje em dia nao estaria aqui sofrendo pra aprender o ingles, mas nao adianta chorar sobre o leite derramado agora e correr atras do prejuizo e fazer o melhor que posso. Pelo menos na minha vida minhas escolhas trouxeram consequencias algumas boas outras nem tanto, e acredito que isso seja um fato na vida de todo mundo por ai. 

Eu conheci o Rich meu queridissimo marido e por consequencia de nossa decisao de ficar juntos eu vim parar aqui, e como nao estudei ingles antes, agora estou tendo que me esforcar e aprender.  Uma coisa que e bem conhecida por quem ja me acompanha e que eu nao trabalho, eu optei so por estudar por agora. Essas escolhas nao sao faceis de lidar, porque eu vivo num lugar onde nao entendo 100% de tudo, tenho que reaprender muitas coisas e pensa em alguem burro pra aprender linguas, pois esse alguem sou eu. E eu nao trabalho e pensa em alguem com independencia financeira desde os 18 anos e agora burra velha sendo dependente do marido, pois e esse alguem sou eu tambem. Mas essa escolhas nada faceis ainda trouxeram consequencias que tenho que lidar na minha vida.

Apesar da fabula das novelas que marido estrangeiro e tudo rico e glamouroso, isso nao e verdade a gente tem uma vida comum e como so um trabalha a gente precisa controlar nossos gastos pra poder fazer e pagar tudo que precisa e quer. A gente economiza, tenta comprar coisas em sale, usa cupom e tenta nao meter o pe na jaca. Quando a gente sai pra almocar ou jantar fora a gente tenta restaurantes mais baratos ou vai em algum dinner mesmo e sai pra restaurante caro so de vez em quando, meu telefone nao e top de linha e meu plano e simples. Nao to falando essas coisas pra reclamar da vida ou chorar miseria so to querendo mostrar que as vezes pra gente fazer alguma coisa tem que abrir mao de outras.

De vez em quando eu sou obrigada a ouvir perolas sobre como minha vida e maravilhosa, como eu sou sortuda de poder ficar em casa e nao precisar trabalhar, como sou inteligente porque estou aprendendo ingles, dentre outras besteiras. Eu odeio ouvir essas coisas porque geralmente vem de pessoas que podiam ta fazendo a mesma coisa mas pelo fato das prioridades serem diferentes precisam tomar outras decisoes, ai depois vem chorar que queria ter uma vida como a minha, como se minha vida fosse um mar de rosas. As vezes da vontade de ser a senhora sinceridade porque parece que as pessoas a medida que os anos passam em vez de ficarem mais maduras e sabias estao sofrendo do efeito oposto, cada vez mais imaturas e idiotas.

Eu penso que se voce quer trocar o Iphone todo ano para ter o ultimo modelo, trocar de carro a cada tres anos para dirigir sempre um semi-novo e um carro diferente (mesmo quando voce nao tem a carteira de motorista), quer ir pra "balada" todo final de semana, viver no mall fazendo compras e posar com um status de "ryca e phyna" que voce nao tem, entao nao pode nem em sonho reclamar de limpar casa dos outros ou de limpar fralda suja de bebe. E pior se voce nao fala nem a lingua do pais e nao quer fazer esforco nenhum pra aprender nao pode reclamar das dificuldades encontradas, certo? Afinal se voce ta sem tempo ou nao tem como ir pra algum lugar a internet ta ai e cheio de lugar onde voce pode ir com um clique e aprender, por mais que nao seja sala de aula e melhor que nao fazer nada em prol de voce nao e?!

Nao to falando isso pra jogar indireta para pessoas do facebook, de blogs ou da minha vida virtual, eu to falando de pessoas que eu convivo e que estudam comigo no meu curso, pessoas que dizem que querem ir pra faculdade mas sequer tem um diploma do High School, que nao falam ingles direito (como eu) e que nem se esforcam para aprender e ficam nessa conversa pra boi dormir de sorte de ter marido assim ou de marido assado, mas que tambem nao fazem nada para mudar sua propria realidade. Eu conheco uma que  dirige uma mercedez e anda so "nas grifes" e nao pensa voce que ela usa bolsas da Couch ou algo do tipo e Louis Vuitton pra cima, adora posar de riquinha mas vive reclamando que trabalha sendo nanny de crianca malcriada que ela queria mesmo era estudar e ter uma carreira fazendo outra coisa, mas pergunta se a filha topa cortar os gastos e economizar pra alcancar o tal sonho? Nao mesmo, entao minha resposta curta e grossa e agradeca a Deus as criancas malcriadas que pagam suas contas no final do mes. E ela nao e a  unica que pensa desse jeito, tenho certeza que todo mundo conhece no minimo uma pessoa assim.

Eu nao sei o que se passa na cabeca desse povo por esses dias, nao consigo entender qual o problema da minha geracao e dessa proxima que esta vindo por ai. Como se o fato de privar-se de alguma coisa para conseguir outra fosse o maior castigo do universo. Nao sou ninguem pra julgar outros, eu nao pago as contas das outras pessoas e nem elas as minhas, entao tambem nao tenho direito de julgar ou criticar as escolhas delas, mas quando vem com esse papo de comparacao nao tem como nao levar para o pessoal, porque nada cai do ceu as coisas so acontecem quando a gente trabalha e corre atras. Tenho certeza que cada um de nos pra conseguir certos sonhos ou realizar projetos teve que se abdicar de algumas coisas, faz parte do processo natural da vida de aprendizado e crescimento. Infelizmente ou felizmente (nao sei), quando a  gente se encontra em alguma situacao onde sente que precisa mudar a gente so tem dois caminhos ou aceita ou faz alguma coisa, mesmo que os resultados nao sejam imediatos mas um dia eles chegam.

Beijinhos
Share with the world:

20 comments:

  1. Monique, cada pessoa tem uma dificuldade diferente, e você é com línguas que nem eu com matemática. Você está morando nos EUA e precisa aprender o inglês, mas não se desespere, ok? Como você disse num outro post, só porque um aprendeu rápido quer dizer que você não é inteligente. Isso não tem nada a ver.

    Eu tenho muita preguiça dessas pessoas que acham que a vida de quem é casada com um estrangeiro tem uma vida de rainha. Pelo o que eu leio por aí eu nunca vi nenhuma com uma vida assim. Imagino o quanto deve ser difícil pra você aí, cada um tem seus problemas, e como você disse, as consequências das escolhas.

    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Todo nos temos dificuldade em alguma area, mas acho que com atencao maior e trabalho duro a gente consegue compensar ou pelo menos nos virar. Eu tenho preguica de lidar com essas pessoas tambem e nao so essas que acham que morar no exterior e ganhar na loteria, esse povo em geral que adora comparar a vida do que voce tem com o que eles tem, mas o esforco que fazemos para chegar onde queremos isso parece que ninguem ve, e como se tudo caisse do ceu e nao e por ai.
      Beijinhos

      Delete
  2. Monique eu acho que nessa vida tudo tem um preco...só respirar que sai de graca pq o resto sempre tem alguma consequencia ou preco a ser pago.
    Outro dia estava conversando sobre isso, sobre pessoas que arrumam responsabilidades e depois näo aguentam a porrada e ficam se fazendo de vítima.Aqui tem uma pessoa assim, casou teve um filho atrás do outro e agora vive reclamando e enchendo o saco de todo mundo que não tem tempo pra nada, e eu com isso ??
    Eu tive a minha fase de ficar em casa e me dedicar aos estudo e agora estou entrando no mercado de trabalho aos poucos, mas sempre ouvia uma piadinha por estar em casa, agora que resolvi trabalhar esculto piadinhas do mesmo jeito por não ser ryca e ter que trabalhar rsr, vai entender.
    Bjos e fica com deus.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Renata esse povo e complicadinho ne?! Acho que com essa coisa de internet e muitas redes sociais essas comparacoes de vida ou as "vitimas" parece que ficaram mais evidentes. Eu nao gosto de ouvir essas coisas tambem, se voce arrumou o problema ou nao ta nem ai pra fazer alguma coisa pra mudar entao nao enche a paciencia alheia com reclamacoes infinitas, ate entendo que as vezes todo mundo sente uma necessidade de resmungar um pouco mas isso e so um pouco nao o tempo todo.
      Beijinhos

      Delete
  3. Gigi, sei exatamente como você se sente, mas cada um sabe aonde seu calo aperta, né verdade?

    Eu, também, tenho uma enorme dificuldade para aprender Inglês, por motivos diferentes dos seus, mas tenho... contudo, vejo que assim como eu, você faz algo... você estuda! Sobre piadinhas, ouço direto, dos mais variados assuntos... outro dia desses, tive que ouvir: acho que você nunca vai casar! outra pessoa disse: quando é que você vai abrir a fábrica? (a fábrica que ela dizia, era pra eu ter filhos)... af! como se eu fosse uma qualquer. =/ Essa gente é muito chata né? Parece que gosta de nos ver pra baixo!

    Desabafar é bom, ficar triste não... Felicidades sempre! Beijos e muito sucesso! =]

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente esse povo das piadinhas e das gracinhas vai existir sempre no nosso caminho. Mas o importante e seguir em frente e deixar eles pra tras vendo a poeira do nosso sucesso...rs. Eu nao to tristinha nao foi so um desabafo de um comportamento que reparo que acontece cada vez mais e que nao consigo entender mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  4. Olá Gigi, esses dias tava conversando com uma amiga do k-1 que já faz um tempo que está nos EUA e ela tava contando como é difícil essa dependência financeira, o idioma e a adaptação em geral, e enquanto isso todo mundo lá no Brasil ficava perguntando como estava indo a vida de "dondoca" realmente ninguém sabe onde o sapato aperta :/

    ReplyDelete
    Replies
    1. A adaptacao em geral e muito dificil mas com o tempo acho que a gente se acostuma, e ninguem faz ideia onde o nosso calo aperta mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  5. Monique
    Eu entendo o que você disse , passo por situações semelhantes e olha que ainda nem sequer consegui dar o meu 1º passo em direção ao meu sonho (aquele que te contei sabe ?) . Enfim , as coisas acontecem quando tem que acontecer , mas a gente precisa estar disponível prá fazer acontecer . Se está na nossa mão , bem , se não está , corre atrás e tenta ser paciente . Duro é aguentar as piadinhas durante o processo , mas o que importa é que você está vivendo sua vida e esse povo chato de tanto reclamar vai acabar perdendo oportunidades e ficando prá trás . Cada um colhe o que planta !
    \o/
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah menina essa gente e um porre mesmo...nao importa o que voce faz sempre tem alguem dando pitaco sem nocao onde nao e chamado. O jeito e fazer cara de paisagem e move on.
      Beijinhos

      Delete
  6. Gigi, é aquela velha história: A gente colhe o que planta. Por isso eu estudei e vou continuar estudando por aqui.
    Não dá pra crescer sem se esforçar. Eu prefiro um futuro legal do que roupa de grife. Essa é a minha prioridade. Cada um tem a sua e que pena que tem gente superficial nesse mundo.
    Já vi umas mocinhas num tal grupo do facebook e pensei: "coitado do marido, aposto q ele nem conhece a peça direito"... KKKKKKKKKK

    #medo

    Parabéns pelo esforço que vc tem feito!
    beijo, beijo

    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nada na vida cai do ceu ne Rebis a gente colhe o mesmo o que planta e se nao estamos colhendo nada e porque ta nao plantamos tambem. Nesses grupinhos e cada figura, pior e quando comeca a fogueira de vaidades onde uma quer mostrar pra outra que tem mais e pode mais, ai ninguem merece mesmo, o melhor e sair correndo...rs. Obrigado =)!
      Beijinhos

      Delete
  7. Oi Monique
    Belo desabafo, acho que o blog é para isso mesmo. Estamos aqui! Hoje mesmo estava falando para o Daniel, meu filho de doze anos que nada é conquistado sem esforço, pois ele quer sair do Inglês, ele acha que está muito atarefado, com a Escola nova e as aulas de música em São Paulo, mas ele faz com uma turma da idade dele kkkkkkk, eu não o obrigo, mas falei que lá na frente ele irá sentir falta, como o que está acontecendo contigo, mas vc vai vencer essa barreira, vc é brasileira, não desiste nunca!
    Bjos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nem foi desabafo Lu foi so um pensamento que botei pra fora...rs. Mas fala pro seu filho que Ingles pra ele que e musico e uma boa ideia manter porque as melhores escolas de musicas do mundo estao fora do Brasil e la lingua falada vai ser provavelmente ingles. E se ele nao se animar coloca ele pra ler esse post aqui...rs...hoje em dia e mais facil ne, quando eu era crianca muuuuuitos anos atras nao era tao bem estruturado como hoje em dia.
      Beijinhos

      Delete
  8. Isso ai Nik, adoro certos assuntos que vc coloca no seu blog. Vc e uma pessoa centrada! e pra mim, deu uma aula nessa sua postagem. falou tudo quando disse que muitas vzs pra se conseguir alguma coisa, tem que abrir mao, por algum tempo de outras...E quanto a roupa de grife? isso n me interessa, n dou valor a essas coisas. Conheço pessoas ricas aqui, ricas mesmo...que falaram que jamais jogariam dinheiro no lixo com essas idiotice...e tudo que eles tem hoje, devem ao modo sábio de viver...vc ta certíssima...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tudo na vida requer sacrificio e boas escolhas nao e mesmo?! Sei la o que acontece ultimamente que ta cheio de gente querendo tudo, parece que nao sabem que isso e impossivel. Acho que quem e rico e porque soube gerenciar bem o dinheiro que fez, alias essa e a primeira regra pra ser rico...rsrs. Obrigado.
      Beijinhos

      Delete
  9. Primeira coisa, não chama a minha amiga Gigi de burra e velha não, pq eu tenho muito orgulho de tudo o que já alcançou, e eu sei que ela vai alcançar muito, muito mais! =)
    Vc está certa, e eu estou no seu time. Eu tb estou aqui gastando horrores com as aulas da faculdade, ao invés de gastar com coisas que vão embora rápido. Estudar é para longo prazo, e morre com a gente. Minha esperança é com que todo esse esforço e investimento $$, é um dia ter um emprego bom. Sou sua fã, e não nego pra ninguém. Vc pode ter desecanado quando era pequena, mas agora está aqui batalhando para se comunicar com as pessoas do país que te acolheu. Aqui tem um monte de estrangeiro que eu conheci que mora aqui há anossssssss (anos eu digo até décadas) e nao sabem falar um "how are you?". Agora pensa pq alguns Americanos tem preconceito com estrangeiro?
    Lute, que você consegue. E quem investe em coisa que se joga fora, só perdendo tempo de nao estudar e $$.
    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha...obrigado tacita voce e um amor =). A gente e que ta certa, dinheiro nao cai do ceu e se a gente nao investir bem pra ter um bom retorno no futuro, a vida nao vai ficar melhor daqui uns anos. Eu tambem ja cruzei com algumas pessoas assim, e apesar de nao concordar ate entendo porque muitos americanos tem bronca de imigrantes, afinal eles decidem vir morar aqui mas nao querem se adaptar ao estilo de vida e nem sequer aprender a lingua do pais. Mas esse nao e nosso caso e vamos chegar "la" =).
      Beijinhos

      Delete
  10. Monique, florzinha, vc não é burra para aprender línguas, cada um tem aptidões diferentes, e tenho certeza que vc já evolui muito e em pouco tempo, um reconhecimento disso é o award que vc recebeu :) Aprender uma língua quando adulto é mto mais difícil, e vc está correndo atrás sem ser acomodada!! As pessoas têm o triste hábito de nos julgar por tudo, e esquecem de olhar o próprio "rabo". Se vc estivesse trabalhando e focando pouco no aprender inlgês, com certeza alguém criticaria e faria comentários inconvenientes dizendo que vc é acomodada com a língua e um monte de outras críticas -- o povo nunca está satisfeito com a própria vida e com a dos outros tbm. Vc investe em vc mesma, e isto é o que pessoas inteligentes fazem!! Vc sabe que os sacrifícios de hoje são a base para um futuro sólido, os que não sabem, continuam investindo em bens materiais!! Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como e triste isso ne Aline, essa coisa de julgar todo mundo sem sequer saber o que o outro ta passando ou suas limitacoes. Verdade qualquer um com juizo e com um pouco de bom senso aprende a investir em si e ignorar essas coisas chatas que acontecem em volta.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic