Pages

Wednesday, September 19, 2012

Primeira semana da volta as aulas

Semana passada finalmente as aulas comecaram, tanto no curso que eu ja frequentava e no college, que diga-se de passagem eu estava curiosa pra saber como tinha ido no meu teste. As aulas comecaram na segunda mas eu so fui mesmo na quinta, isso porque com a mudanca brusca de tempo que andou por aqui eu piorei da sinusite e logo fiquei de cama. Mas na quinta eu fui para da o ar da graca e ver a cara da galera. Minha primeira surpresa foi que so 3 alunas do semestre passado voltaram, e para ser uma surpresa melhor (espero nao contar vangatem antes da hora..rs) as au pair malas sem alca nao vao voltar, uma ja voltou para o Brasil e a outra vai daqui uns meses.

No sabado fui para o college toda curiosa com meu resultado e para minha surpresa eu fui super bem, tao bem que fui para o nivel 6. Aqui o nivel do ingles vai ate o 8, mais na pratica eu so tenho mais 1 nivel acima porque os niveis sao de 2,  por exemplo, minha classe e nivel 5,6 e a proxima e 7,8, acho meio confuso isso, mas funciona desse jeito em muitos lugares. Se por um lado eu fiquei feliz, pelo outro eu comecei a me preocupar. Eu moro aqui ha quase 10 meses, e foi aqui que comecei a fazer um curso de ingles, ate entao no Brasil eu tinha comprado um livro de gramatica e fui estudando para ter uma nocao, tanto que quando cheguei nao falava quase nada. 

Eu sei que aprender ingles nao e um formula pronta para todo mundo, cada um vai de um jeito e num ritmo diferente, tem gente que fala super bem mas tem dificuldade em escrever, outros escrevem e entendem mas nao falam e por ai vai. Eu consigo entender bem, mas escrever e falar para mim sao um desafio. Eu adoro escrever, mas para escrever em ingles eu tenho uma preguica do caramba, tanto que me saboto, muitas vezes uso o google tradutor para me ajudar em vez de quebrar a cabeca. Isso porque eu sou esquecida e desligada de natureza, entao imagina como e para alguem esquecido como eu lembrar as palavras e as formas certas de escrever certas coisas, entao eu perco a paciencia e corro pro google...rs. Mas agora tomei vergonha na cara e comecei a me forcar a lembrar as palavras, meu vocabulario e pobre ainda, mas eu preciso comecar por algum lugar, senao quando eu comecar as materias mais complicadas e tiver que escrever "aqueles" textos vai ser muito pior. 

Falar tambem e complicado, primeiro e que eu morro de vergonha do meu sotaque, falo errado muitas coisas, nao consigo pronunciar certas palavras direitos e como no caso do escrever eu sou terrivel para lembrar o jeito certinho de falar. O resultado e completa vontade de nao falar nada...rs. Mas ja sei que nao posso tambem, entao vou tentando falar um pouquinho aqui, outro tantinho ali, pra ver se pega no tranco e deslancha a coisa aqui...rs.

Eu andei fazendo uns calculos meio doidos em minha cabeca, e decidi que quero tentar o TOEFL em junho ou julho do ano que vem. Assim eu ja vou poder comecar as materias importantes no college no proximo fall. Eu sei que minha meta e um pouco ambiciosa. Mas eu penso bastante na minha idade, nao quero estudar ate os sei la quantos anos, quero aproveitar muitas coisas em minha vida antes dos 40, entao a hora e agora, ja que "cai" nessas turmas mais avancadas, quero fazer valer a pena eu estar la, to enfiando a cara e mergulhando no universo english mode on...hahaha....Bem agora se vou dar conta e outra historia e no final eu volto pra dividir os resultados...rs

Beijinhos
Share with the world:

20 comments:

  1. Oi Monique ! Finalmente criei coragem e estou comentando aqui . Legal vc ter falado sobre cursos e tal , até te enviei um e-mail falando sobre isso . Sei que vc vai tirar de letra pois te senti muito motivada e motivação, prá mim, já é 50% do trajeto percorrido . Vai dar tudo certo ! bj Lana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oieee!! Que bom que voce criou coragem =)Realmente to super motivada mesmo, e a coisa aqui vai ter andar nem que for na pressao e empurrao...rs... Espero que de tudo certo tambem.
      Beijinhos

      Delete
  2. Gigii!! Que benção!! Fiquei super feliz por vc e por sua pontuação ser no nível 6! Tudo isso é resultado do seu esforço e dedicação, você merece!
    Você chega lá! Como vc disse, cada um é diferente, então a gente precisa é focar nas nossas fraquezas, e isso você está fazendo com as suas.
    Parabéns, e manda bala, amiga! Tô orgulhosa de você! E feliz que vc nao precisar ouvir cacas das malas da suas sala, hahahaha.
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado tacita, eu tambem fiquei feliz e mega preocupada agora, porque por mais que cada seja diferente, e por mais que eu esteja trabalhando minhas fraquezas tenho medo de nao conseguir ou nao dar conta do ritmo. Bem mas vou fazendo o melhor que posso, afinal preciso comecar por algum lugar. Essas malas fora da turma foram uma alegria a parte...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  3. Olha!! foi super bem no teste, hein?! que ótimo, flor! eu acho que tu tem que entrar de cabeça no inglês mesmo e achar o que tu mais gosta no idioma, pra ficar gostoso aprender. Cada pessoa aprende de um modo diferente mesmo... Conheci muita gente que chegou aqui sem falar nada e hoje são super americanizadas no inglês. Tu vai chegar lá, com certeza.

    Que bom que as malas foram embora kkkkk

    bjo aninha

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clau fui tao bem que nem acreditei...rs. Eu ainda to tentando achar o que gosto, por enquanto tenho tentado ver meus filmes prediletos em ingles e ler livros tambem, mas ainda to tentando achar o melhor caminho para meu aprendizado. Meu sonho e chegar um dia nesse estagio da vida, onde meu ingles vai deixar de ser barreira, bem o negocio e dar o primeiro passo da caminhada.
      Beijinhos

      Delete
    2. Monique, desculpa eu me meter assim no comentario dos outros (desculpa Clau hehe) mas nao existe um metodo melhor do que o outros, o melhor mesmo eh voce mesclar, e fazer um pouco de tudo, ver filmes com legendas em ingles (pra voce se familiarizar com as palavras como sao escritas e ao ouvir voce sabe como sao pronunciadas), ler livros, de crianca, adolescente, adultos, revistas, sites em computador, blogs em ingles... qualquer coisa ajuda. Porque se a gente soh ler livro intelectual a gente acaba perdendo de aprender palavras mais casuais, expressoes do dia a dia, e vice e versa. Entao o melhor eh fazer um pouco de tudo, e ajuda muito :)

      Delete
  4. Nossa Gigi, que progresso hein!! Parabéns!!! Sabe que eu não tenho muitos problemas em falar em outro idioma?!? mas as vezes algumas pessoas me travam, é incrível, assim como outras me deixam super a vontade e eu perco o medo de falar. Também me saboto com o google translator as vezes, hehe :-(.Agora em outubro volto para outro curso de alemão, ainda tenho muito o que aprender neste idioma. O problema é que eu preciso de estímulo externo, não sou nem um pouco self-motivated. A gente chega lá:-). Beijosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra voce e uma sortuda...rs..Eu nao tenho essa facilidade para linguas nao, mas como voce tem pessoas que me sinto super a vontade em falar outras nem abro a boca para emitir um som...rs..engracado isso. Legal que voce vai voltar, com estudo e determinacao voce consegue, se faltar determinacao lembra que onde voce mora precisa falar...rs..isso tem funcionado bem comigo...rs.
      Beijinhos

      Delete
  5. é.. o negócio é não ter vergonha de soltar a lingua. Eu lembro que qdo comecei a estudar ingles eu morria de vergonha de conversar. Mas como eu gosto muito de ingles, comecei usar a internet para conversar com estrangeiros... Quando fui fazer intercambio no Canada, já falava mais que tudo..hashahaa... eu gosto de conversar..hehehe
    Esse negócio de vergonha, no meu caso, eu me julgava de mais...muito exigente comigo mesma e medo do que os outros pensariam...
    O mais importante vc ja tem, vontade de vencer esse idioma e meta bem definida..siga em frente

    ReplyDelete
    Replies
    1. Menina sua ideia de usar a internet e boa, mas para mim que ja convivo e respiro ingles o tempo todo preciso mesmo e de coragem pra soltar mais a lingua...rs. Eu sou bastante exigente comigo e morro de medo de errar por me preocupar com o que os outros vao pensar, e na verdade eu deveria era nem me importar com isso. Vou seguindo na minha meta e espero conseguir chegar la.
      Beijinhos

      Delete
  6. As au pair mala sem alça não vai mais voltar kkkkk ri alto aqui Monique rsrs,ainda bem né? mala sem alça tem que ficar longe mesmo.
    Primeiramente parabéns pela nota, fiquei feliz que vc conseguiu, veja só como vc sabe é só perder a timidez na hora de falar e o resto vem com o tempo. É falando errado que se acerta Monique e pouco a pouco vc chega lá, to aqui na torcida:)
    Bjkss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah nem fala essas malas fora ja e um noticia otima para comecar as aulas mais do que motivada...rsrs. Obrigado, eu tambem fiquei feliz e preocupada...rs...Mas eu preciso perder a vergonha, ja vou comecando a falar aos poucos e como voce bem colocou com o tempo e com os erros a gente chega la. Obrigado pela torcida ;)
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique,

    eu ja moro aqui ha quase 20 anos e no comeco tb me sentia meio assim... Eu ja tinha estudado ingles desde os 5 anos de idade antes da gente se mudar pra ca, entao tinha uma boa nocao, mas nao eh o mesmo que morar no pais e experienciar a cultura.

    Na verdade, nao foi ate eu comecar a faculdade que eu realmente aprendi. La era forcada a falar ingles (em casa era sempre portugues com meus pais e irmas) e fui me soltando, mesmo falando errado e com sotaque (pergunta so pro meu marido, foi quando ele me conheceu). Eh pratica, eh 'confidence', eh so ir de cara e coragem mesmo e deixar a vergonha de lado. So assim que voce comeca a improve.

    Hoje em dia o ingles tipo passou a ser minha primeira lingua e ate com minhas irmas e meu pai eu ja falo mais ingles do que portugues. Talvez pq eu raramente falo portugues no meu dia a dia.

    Convido voce a praticar comigo entao no meu novo blog - que escrevo em ingles (blog.lucintra.com). Ainda nao consegui ter tempo de escrever frequentemente, mas estou tentando fazer tempo pra isso, ja que eh importante e ligado ao meu site profissional.

    E serio, voce ja esta super avancada pra so 10 meses aqui! Pensa no quanto ja conseguiu accomplish! Deixa a vergonha de lado que voce vai ver como vai improve much, much more!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero um dia chegar nesse ponto onde o ingles vai entrar de vez na minha cabeca...rs. Mas eu posso imaginar que no inicio nao deve ter sido muito facil para voce, alias acho que nao e pra ninguem. Eu ja fui no seu blog, mas vou tentar deixar os proximos comentarios em ingles. Eu tento ver e analisar por esse lado de que para 10 meses a coisa foi boa, mas sei que ainda falta muito para chegar "la".
      Beijinhos

      Delete
  8. Ah mas a senhora vai dar CONTA SIM!!!!!!!!! Voce eh inteligentissima Monique, e antes mesmo de perceber voce ja estar falando pelos cotovelos (eh assim que escreve? nem lembro mais). E voce nao esta sendo amibiciosa, ou melhor, esta, mas eh uma ambicao super realista e voce eh super capaz. Nao to dizendo isso pra puxar seu saco nao viu, mas porque realmente, sabendo o quanto voce eh estudiosa e inteligente, voce vai conseguir. E nao acho que voce esta fazendo errado olhando no Google. Esta também eh uma forma de aprender. A melhor coisa pra melhorar o vocabulario eh ler. Ler, ler, e ler. A coisa que eu mais fazia no meu primeiro ano como Au Pair era ir numa livraria (Barnes and Noble eh minha preferida) nos meus dias de folga e ficava la HOOOORAS lendo, de tudo, revistas de fofoca, livros de auto-ajuda... primeiro comecei com livros de crianca, depois passei a ler livros de adolescente porque a linguagem era um pouco mais facil do dia a dia de conversas e tal, depois fui passando pra livros maiores... e revistas sao otimas porque tem uma linguagem mais atual, aquela casual. Entao TUDO eh valido. Voce aprende palavras lendo, e quando for falar algo, acaba lembrando depois como aquela palavra foi usada e ai voce passa a incorporar a tal palavra ou ateh mesmo frase e expressao nas suas conversas do dia a dia. Tenho certeza que voce consegue. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tomara que eu de conta Nani, porque e dificil pra caramba...hahaha. Eu leio bastante, ainda bem que gosto porque serve de incentivo a mais, eu leio ate bula de remedio...rs. Eu percebo que meu vocabulario aos poucos vem crescendo, vamos ver no dia TOEFL...rs
      Beijinhos

      Delete
  9. ah, esqueci de comentar... dei risada quando voce falou das au pairs malas sem alca, hahahaha. Pior que tem umas assim mesmo. Eu mesma ja conheci muitas na epoca que eu era au pair. E outras que eram super legais tb. Espero que agora voce encontre umas bacanas. haha :)

    Parabens Monique! Continue assim.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi maior alivio isso, pelo menos essa turma ta mais legalzinha que a anterior...rs.
      Beijinhos

      Delete
  10. Você vai conseguir, eu falo, mas nem tudo é perfeito, o importante é ter significado e também tem palavras que não tem como pronunciar mesmo ahaha, quanto a escrever é mais fácil quando você tem algum assunto real, tipo escrever cartões pra amigos americanos, senão só se esforçando bastante.
    Você é uma garota esperta, vai se dar bem :)

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic