Pages

Monday, November 5, 2018

Saudade dos blogs antigos

Esses dias tava tentando sair do estado de preguica para escrever no blog. Tava lembrando da epoca que era mais facil ter inspiracao, falar sobre "eu", dividir coisas do dia a dia. Hoje em dia com a caixa de pandora que a internet abriu da um certo medo se expor na internet, falar sobre assuntos mais particulares e especificos. 

Eu tava olhando os blogs que eu sigo que nao postam ja tem forever. Era tao legal acompanhar a vida, a mudanca, os choques culturais que as pessoas dividiam conosco. Sei la, dava uma sensacao de ta junto ali na jornada de cada um. Sinto ate saudade dos posts sobre imigracao, papeladas e afins. Eu sinto muita saudade de quando o blogger era mais gente como a gente, ou como ja li pela blogosfera, quando era sobre a vida real. 

Nao me entenda mal, ainda ta cheio de blog legal pelo universo da internet. Mas as pessoas que falam da vida real, que se abrem online sao cada vez mais dificieis de achar, e infelizmente elas tendem a sumir. Hoje eu percebo que os blogs poderiam ser dividos nos grupos:

- Floresta Magica;
- Cidadao do Mundo;
- Entrepreneur;

Floresta Magica ou familia margarina

Esse e o mais cliche de todos. A criatura imigra pra outro pais, e so posta foto da casa instagravel, dos filhos sempre limpinhos, a vida perfeita num filtro lindo do instagran. Nada contra ser feliz e ter uma vida perfeita, mas vamos ser realistas, qual vida e feita so de momento gratidao, good vibes e perfeicao? Eu acompanho blogs assim, entao eu assumo minha culpa de dar audiencia pra algo que considero nocivo. Acho que o que me atrai e a diferenca pra minha vida. Aqui a vida acontece, e messy, as fotos saem feias, o cabelo nao ajuda, o metro me enlouquece e apesar de ser grata pela minha vida tem dia que sai muitos f*** you, I hate my life, sai choro e decepcoes tambem. 

Eu acho os blogs floresta magica muito nocivos, por que quando imigramos acho que nos colocamos ou acabamos numa situacao mais vulneravel. E ai amigo vem as comparacoes...imagina o dia merda de alguem, com as fotos felizes para sempre que e vendido pelos expatriatos? Uma vez eu li na Folha de Sao Paulo uma reportagem sobre o numero grande de brasileiros que imigraram pra Portugal e agora estavam pedindo ajuda pra voltar pro Brasil. Muitos falaram que quando conversaram com brasileiros que moravam la, ou leram blogs, ou acompanhavam gente no instagran a imagem vendida era de terra encantada. Eu sei que besta e alguem que acredita em redes sociais, mas usando a tal da empatia, imagina pra quem nunca saiu do pais, quando ler sobre a vida na Europa so achar relato bom. Eu ja imigrei e entendo os perrengues com imigracao, adaptacao, lidar com a saudade e recentemente com a perda de familiares e posso afirmar que isso nao e facil! Tambem to vacinada pra esse filtro de vida perfeita que muitos tentam vender.  

Eu tenho um familiar que ta planejando ano que vem mudar pra Europa, eu tenho ajudado a procurar informacoes mais praticas sobre custo de vida, regularizacao, escola para os filhos, etc. E extremamente frustrante nao achar quase nada sobre coisas praticas e importantes que qualquer um imigrando precisa saber. Eu so acho foto pesadamente "fotoshapada" nas florestas/matos/bosques magicos da vida. Ou entao fotos de viagem, ou sobre lojas, sobre o filho de um ano de idade que ja fala 15 idiomas, sabe fazer um software and ja ta fazendo aulas de direcao. Eu acho receitas sobre cozinhar comidas diferentes, a visita da familia e dos amigos, reclamacao dos presentes enviados pelos correios que nunca chegam, etc...mas um post sobre valores de aluguel ou valores pra comprar uma casa que e bom nada. Como arrumar emprego? Nada; Choque cultural? Nada; Processo de imigracao? Nada. 

O blog e algo muito pessoal, e fica a cargo de cada um postar sobre o que bem entender. E dificil falar sobre pessoas nao falarem sobre coisas reais quando eu tambem nao faco, entao e um pouco de hipocrisia minha. Acho que o que causa mais frustracao e a falta de opcao. Antes tinha uma variedade muito grande de assuntos e formas de escrever, hoje em dia e tudo muito limitado. Todo mundo segue mais ou menos a mesma formula. 

Cidadao do Mundo

Esse e o meu nocivo favorito. Sabe aquele blog que o dono/dona em cada post ta em uma parte diferente do mundo? Pois e desse mesmo que estamos falando. Eu amo viajar, e leio/vejo fotos desses blogs pra me inspirar ou ajudar e decidir onde passar as ferias ou um dos poucos feriados prolongados aqui.  Se gosto tanto por que falo que e nocivo? 

Bem simples, voce ja viu esse povo falar sobre como faz pra poder viajar tanto? Eles dificilmente falam sobre $$, emprego e planejamento para viagens. Entao passa essa nocao pro resto da terra brasilis que basta ir morar no exterior pra voce ficar rico e poder viajar o mundo sem compromisso com emprego, contas pra pagar ou responsabilidades familiares. Pior ainda e quando a criatura casa com um gringo e a vida vira uma viagem, ai que o estereotipo de que todo gringo e maravilhoso e rico fixa no imaginario popular.  

Essa galera cidadao do mundo me lembra uma aula de sociologia sobre capital cultural. Aqui vai a definicao tirada da wikipedia: 

"na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, é um sinônimo de poder.[1] Consiste em ativos econômicos, culturais ou sociais que se reproduzem e promovem mobilidade social numa sociedade estratificada.[2]"

Pensando no poder economico, e o beneficio social de conviver a vida quase toda com pessoas com maior poder aquisitivo, me diz se um brasileiro pobre ou classe media baixa, que imigra pra poder trabalhar e melhorar a vida, vai ter as mesmas oportunidades e estilo de vida do  filho de ministro, diretor de multinacional ou outra pessoa do mesmo naipe? Essa logica nao e so pra viver viajando, isso influencia tambem a sua qualidade de vida em qualquer lugar. As oportunidades no mercado de trabalho, o bairro que voce vai morar, as pessoas com quem voce vai ser amigo, etc.

Na sentenca "A burguesia fede" se aplica inclusive com quem voce vira amiguinho no exterior. O povo com mais $$ mesmo pelas redes sociais se reconhecem e se juntam. Por isso que certos "blogueiros" viram amiguinhos e as vezes tem outros na mesma localidade que ninguem nem comenta nos posts da criatura por que  sabe como e, pobreza pega. Isso acontece com todo mundo? Nao sei, provavelmente tem excecoes, mas e algo pra se esperar pois acontece muito.

Voltando por blog cidadaos do mundo, e muito legal acompanhar a viagem deles, tirar ideias, tirar duvidas e seguir com sua vida.  Outra coisa legal que essa galera fofa me faz dar altas risadas e quando eles viajam mas nao visitam locais turisticos por que isso e coisa de turista e eles nao sao turistas eles sao cidadoes do mundo...kkkkk....gente se voce vai a Paris e visita a torre Eifel, ou nao, tanto faz voce ainda e um turista, voce ajuda a aumentar o custo de vida, lotar as ruas e consumir. O resto e bullshit que a gente tenta se convencer pra ajudar no ego, ou no nosso status de que somos melhores que os outros. Outro ponto na teoria do capital cultural, e outro ponto na teoria do Veblen. 

"Conspicuous consumption is a term introduced by the Norwegian-American economist and sociologist Thorstein Veblen in his book "The Theory of the Leisure Class" published in 1899. The term refers to consumers who buy expensive items to display wealth and income rather than to cover the real needs of the consumer" (wikipedia)

Entrepreneur

Todo mundo tem o sonho de trabalhar pra si proprio, mas esse grupo de blog levou a coisa pro proximo nivel. Sabe aqueles blogs chatos que tem tanto anuncio que voce nem sabe onde ta a leitura de tao busy que o negocio se encontra? Pois e....eu acho que tem limite entre fazer dinheiro e se boicotar por causa do exagero. 

Ah e nao vamos esquecer os fotografos. O blog "pessoal" nada mais e que portfolio disfarcado. Afinal eles precisam de um lugar pra espalhar as fotos da floresta magica, pesadamanete trabalhadas no photoshop e igualzinho ao trabalho de gringos que comecaram esse trend bem antes deles. Nada contra o estilo, e so que e igual a todo resto. Falta originalidade e falta talento pra trazer inovacao. Tem nada pior que querer algo diferente e os professionais so sabem repetir o que ja viram outra pessoa fazendo.  

Geralmente esses fotografos sao os mesmos que comecaram com a vida na floresta magica. Eles nao podem ver um matinho dando mole que ja tao la tirando foto. As vezes eu acho que certos paises da Europa nao tem cidades, so floresta e que o povo vive "da terra". Todo ensaio fotografico e no meio do mato, fotos mega expostas e com tons rusticos. Nao vamos esquecer o sol atras da cabeca do subject.  Seria legal por exemplo com tanta cidade historica e castelos por la, um ensaio nesses lugares pra dar um break pro mato. 

Enfim esse post todo foi so pra dizer que ultimamente bateu uma nostalgia da epoca que as pessoas eram mais reais. De ler historias de vida, dos posts sobre fracassos e acertos. O blog sempre foi uma ferramenta unique e espero ansiosamente pelo dia que as pessoas vao ter saudade dessa epoca retro de serem mais verdadeiras. Ate la me resta implicar.

P.S.: Isso nao e indireta para o blog de ninguem, nao e indireta para os blogs que sigo ou tenho aqui na minha lista de leitura. E so desabafo virtual mesmo.
Share with the world:

4 comments:

  1. Paulistana na CaliforniaNovember 9, 2018 at 5:26 PM

    Entendo perfeitamente o que você quer dizer Monique. Eu gostaria muito de poder ser mais aberta e falar mais coisas sobre a minha vida no blog, mas como já quebrei uma vez a cara e não acredito em anonimato na internet, eu prefiro me reservar um pouco. Mas faz falta mesmo ler algo mais pessoal, principalmente agora que blog virou um meio de ganhar dinheiro. Acho dificuldade de encontrar boas histórias pra ler porque os blogs mais autênticos acabam sendo um pouco abandonados...
    PS: Agora estou com problema que não consigo logar em um monte de blogs pra comentar, uma pena...

    ReplyDelete
  2. Dei umas boas risadas com esse post hahaha.. entendo total, e na medida do que eu consigo me expor, tento não ser essas pessoas rs. Quando eu tava me mudando pra Suíça, penei pra achar em algum lugar site pra procurar apartamento. A porra do passei pra Jungfrau tinha umas cinco vezes em cada blog (e no lonely planet, e em qualquer guia também), mas um postzinho pra falar do bendito site de aluguel, da calculadora de imposto, isso não tinha...
    Por essas e outras eu fui limitando mais o que consumo, porque também acho de certa forma nocivo. Te entendo bem!

    ReplyDelete
  3. Estava conversando com uma amiga recentemente e ela falou que a nova agora são os posts de youtube, que quase ninguém foca em blog mais. Como sempre gostei mais de ler do que ouvir rsrs sigo olhando os blogs, mas admito que há muito tempo não olho blogs novos, continuo com os blogs de sempre, então acho que me sinto menos afetada pelo que vc descreveu rsrs Bjs

    ReplyDelete
  4. Entendo perfeitamente seu posicionamento, Nique. Sinto muitas saudades da blogosfera. Era algo que realmente me fazia feliz. Hoje antes de fazer um post, entrei no e-mail e vi convites de parcerias, vi comentários positivos em vídeos antigos e bateu uma nostalgia tão boa que me inspirei pra compartilhar o que ando fazendo. Cheia de medo pelo o que aconteceu no passado, mas postei. Gostei de ter notícias suas. beijos grandes

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic