Pages

Tuesday, August 28, 2018

Vamos falar sobre costura?

Cada dia que passa conheco mais e mais pessoas que querem se aventurar nesse mundo, e eu particulamente diria que vale a pena; mas eu sou suspeita pra dizer isso. 

* Qual a melhor maquina pra comprar?
Hoje em dia quase todas as maquinas são digitais, existem aqui no US uma variedade de preço muito grande, a resposta depende do que voce quer fazer com a maquina. Minha primeira maquina foi essa aqui:

Imagem tirada do google images
Nunca tive nenhum problema com ela, foi uma maquina otima mas eu comecei a precisar de uma maquina mais potente e com mais opcoes por que depois de uns anos eu outgrow essa maquina. Ela foi boa pra projetos pequenos e com panos leves, com o tempo eu comecei a costurar com panos mais pensados e maiores,  e minha Singer nao deu conta dos trabalhos e ai decidi upgrade pra uma maquina mais pesada e adequada as minhas necessidades. Minha sugestão é evitar maquinas onde bobina fica na vertical como essa da foto.

Imagem tirada do google images

Uma maquina com a bobina em cima é muito melhor e mais facil pra passar a linha, como essa da foto abaixo:

Imagem tirada do google images

Outra coisa a se perguntar é voce quer maquina pra fazer pequenos consertos, fazer roupas, fazer quiltings, ou uma coisa simples para se distrair de vez em quando? Se voce for fazer quiltings ou projetos grandes na maiorias das vezes é legal procurar uma maquina com o throat mais largo pois assim voce tem mais espaço para trabalhar no seu projeto. Se voce não tem nada especifico na cabeça uma maquina simples vai satisfazer suas necessidades, e por ser mais basica fica mais facil aprender. 

Imagem tirada do google images


* Qual marca comprar?
A gente sempre pensa na Singer, mas hoje em dia ela não é mais sinonimo de qualidade, existem outras marcas como Janome, Juki, Baby lock, Husqvarna Viking, Brother, etc. Eu tinha uma singer que até hoje funciona bem, eu comprei uma Husqvarna Viking que é considerada as super maquinas e tive muita dor de cabeça por que veio um limão. Tudo depende e varia muito, vale a pena uma pesquisa nos modelos que voce gostar. Pesquise sobre o atendimento ao cliente da empresa, pois isso faz muita diferença se voce tiver problemas. Existem muitos grupos no Facebook que voce pode perguntar ou tirar duvidas especificas. 

* Como aumentar a vida util da maquina?
Depois de cada projeto, troque a agulha, limpe com um pincel e se a maquina precisar de oleo de vez em quando coloque, mas se atente por que a maioria das maquinas hoje em dia não usa mais oléo.  Ler o manual e prestar atenção nesse detalhe é importante. 
Nunca jamais sopre a sua maquina, depois de costurar é normal ficar pedacinhos de linha e poeirinhas, use um aspirador pra puxar e o pincel. Se voce assoprar e sua maquina for eletronica voce vai estragar a parte interna por acumulo de sujeira, pois é, parece bobo mas consertar isso é caro, e as vezes nem tem conserto.

* Devo fazer curso de costura?
Minha opinião é que não no inicio. As aulas de costura aqui no US em geral são em lojas onde se vende pano, quando voce chega eles vão te empurrar um monte de coisa pra comprar que é "essencial" para sua maquina, como voce é novo nesse mundo não vai saber se realmente precisa desses "essenciais". Isso é bullshit! Vai no youtube, tente por voce mesma (o), escolha projetos simples, aprenda a controlar a maquina, perceba o que voce precisa, o que vai facilitar sua vida na frente da maquina e dai voce procura cursos se sentir necessidade. Dai voce paga por cursos em areas que voce precisa, compra produtos que realmente vao ser uteis pra voce, etc. Aqui no U.S. dependendo de onde voce comprar a maquina eles dão de 2-4 aulas de graça. 

* Que linha usar?
Maquinas são temperamentais, entre em foruns e veja a melhor marca indicada pra sua maquina. Mas evite comprar linhas para maquina overlock, que geralmente são vendidas aqui nos dollar store. 


Essas linhas saem muito poeira, e essa poeirinha estraga a maquina. Eu tenho usado essas marcas e não tenho reclamaçoes a respeito: 
- Gutermann
- Anton Robison rayon
- Mettler
- Aurifil
- Jenny Haskins
- Madeira
- Metro Brands
- Simthread
- Superior Masterpiece
- Aurofil 


* Qual pano comprar? 
Ja vou avisando que pano é caro! No inicio eu comprava muslim pra treinar, agora compro pano especifico para quilting ou panos que gosto mas eu tento evitar malha a todo custo. O pano que voce precisa depende do que voce quer fazer, uma dica é que no inicio se possivel va na loja e sinta o pano, em geral voce pode dizer na hora se é algo de qualidade ou não. E se for fazer um projeto especifico eles falam o tipo do pano necessario. 

* Eu devo mudar a tensão da maquina conforme o projeto? 
Em geral as maquinas vem na tensão "N" e voce não precisa mexer nisso, se não tiver o N o manual fala a tensão recomendada, e esqueça sobre isso. Deixe o botão da tensão quieto e em paz! Se alguem sugerir mudar a tensão, corra para as montanhas por que isso em 200% das vezes não é o problema.

* Devo comprar revistas ou livros de costura?
Se voce quiser fazer roupas ai provavelmente voce vai precisar comprar os patterns de algo especifico que voce quer fazer. Mas como regra geral va ao Pinterst! La voce acha tudo que precisa e muito mais. Se olhar imagens e ler não é pra voce, vai no youtube, voce vai aprender muito e o melhor de graça.

* Onde é mais barato comprar pano?
Aqui no US eu conheço o Joann`s e esse é o unico lugar por aqui pra eu comprar, mas pelo pais existem outros lugares como walmart, Michael`s, Hobby Lobby, etc. Toda vez que vou no Brasil trago pano, acho mais barato que aqui, porém a variedade é limitada. Eu sou do RJ, acredito que em SP na 25 de março a historia seja bem diferente. 

* Alguma dica?
Sim! toda vez que voce ver pano em promoção compre;
E voce vai perceber que comprar pano e usar o pano são dois hobbies bem diferentes!








Share with the world:

4 comments:

  1. Monique!!! Que legal o seu post, obrigada!! Sabe que eu já pensei duzentas vezes em comprar uma máquina pra eu poder fazer pequenos consertos e projetos, mas nunca me animei porque não quero gastar dinheiro com mais um hobby - e o meu marido me matar no processo!
    Mas acho tão útil, principalmente aqui nos EUA que conserto de roupa é caro e dá uma dó ter que desfazer de roupa porque não vale a pena consertar... sabe que sempre que vou na Joann eu lembro de você!
    Sobre compare panos é o mesmo sentimento com papel pra quem faz cartão! hahahaha eu tenho papel pro resto da minha vida e tenho que ficar longe dos sites que vendem cortadores que eu sempre acho algo que eu P-R-E-C-I-S-O hehehe.
    Boa costura pra você!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ha ha ha infelizmente costurar e um hobby carinho mesmo, mas ele e um otimo passatempo tambem. Eu sou a louca do Joanns mesmo, todo mundo lembra de mim la...ha ha ha.
      Eu entendo e relato com seu drama, eu sempre acho algo que preciso muito e nao posso viver sem, e assim vou acumulando mais coisas que consigo usar...rsrs
      Bjs

      Delete
  2. Eu acho um amorzinho quem entende de costura, curte e cria peças originais. Tem uma moça que trabalhou comigo que ela mandava muito bem de costura. Os modelitos dela chamavam atenção no escritório, tão exóticos e práticos ao mesmo tempo, e ela tinha aquela personalidade sabe?

    Eu não sei direita da esquerda quando se trata de máquina de costurar kkkkkkkkkk !!!

    beijos!

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ReplyDelete
  3. Eu acho o maximo quem sabe fazer roupas, nao e facil fazer as pecas mas ficam lindas e unicas...e realmente quem nunca tentou, ver uma maquina na frente e bem intimidador..rsrs.
    Bjs

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic