Pages

Monday, August 6, 2018

O que vou ser quando crescer - versão gente grande.

Quando eu era jovem e morava no Brasil me formei em algo que amo fazer - Historia; e apesar dos salarios baixos e dificuldade de achar emprego, eu fui trabalhar em outra coisa que amo - educação .
Quando mudei para ca comecei a pensar sobre que carreira seguir, eu tinha a idéia de fazer um doutorado em Historia no NYU e dar aula. O plano tava traçado, o unico problema era que não se acha mais emprego pra dar aula de Historia, seria muito arriscado dever horrores no doutorado para no final ter altas chances de nunca trabalhar na area. Obviamente bateu um certo desespero sobre o que fazer com minha vida aqui. 


Analisando as chances de conseguir emprego com achar algo que suportaria fazer, decidi por engenharia. Eu sei que não tem nada a ver com minha area, não via matematica desde os 17 anos, e sempre odiei fisica, mas como sou atraida por arquitetura (e não tem emprego pra esses tambem) optei por cursar engenharia civil. Porém, quando chegou a epoca de estudar engenharia fisica eu cheguei a conclusão que com certeza eu odeio fisica demais pra ser uma engenheira civil. E dai voltei a estaca zero repensando o que posso fazer.

Pensei em engenharia mecanica....


Pensei em engenharia eletrica...



Pensei em Bioengenharia...


Então voltei a estaca zero pensando no que fazer da vida, na verdade queria fazer algo tipo geografia, psicologia, ou algo relacionado a ser assistente social e trabalhar com imigrantes aqui, mas de novo não tem emprego pra esses majors e quando voce encontra o salario não e bom, tipo pagam muito pouco mesmo, pagam menos do que voce precisa pra viver aqui. A verdade é que o mundo ta superpopulado  e os majors com empregos mais legais ja foram "tomados"...


Enfim voltando a pensar o que fazer e sem clue nenhum, fui conversar com os advisors do college. E ai ela sugeriu fazer computer science ou engenharia de software. Um dos meus professores por um tempo ficou enchendo meu saco pra me formar nisso. Eu sempre imaginei que programadores passam a vida na frente do computador, e eu tenho tendinite, gosto de ler livros, pintar, costurar, fazer nada  e ter fins de semana off do trabalho. Então a ideia não me atraia nem um pouco. Outra coisa foi que sempre imaginei que essa area e pra quem desde novo ja tinha interesse e tava aprendendo por conta propria. Bem, essas ideias erradas sobre a profissão foram esclarecidas e cheguei a conclusão que tudo na vida é uma questão de aprender. Decidi dar uma chance e fiz um curso de python (uma lingua pra escrever programas) pra experimentar a coisa. O curso foi bem legal, gostei e achei "doable", porem requer muito tempo estudando, mas qualquer STEAM major é basicamente do mesmo jeito e pelo menos em computer science não tem fisica...


Abre um grande parenteses pra uma historinha rapida aqui: 

Enfim passei no curso e la fui eu toda felizona pra proxima etapa que foi fazer o primeiro de dois cursos de C++ (outra linguagem pra programar). Tava achando que ia fazer programa pra reloginho, fazer uma calculadora, ou qualquer coisa basica do tipo que li pela internet. Mas peguei um professor doido ou muito equivocado. Eu tive que fazer dicionario que filtrava palavra por fonema e letras, tive que fazer um jogo onde um robo coletava debris em volta da terra. Olha eu não sabia nada disso e o cara não ensinou nada disso tambem, as aulas foram todas teoricas sem um exemplo, foi um hell de class pra fazer. Eu me sentia a pessoa mais burra e estupida do universo.


A coisa ficou tão mal que decidi contratar pelo upwork alguem com experiencia pra fazer os meus projetos (errado eu sei, shame on me). Contratei duas pessoas e as duas devolveram o dinheiro pois nem eles entendiam o que o professor queria ja que ele era bem especifico no tipo de code que ele queria. Eu tinha parte dos projetos prontos e foi um tal de pegar livro, ver youtube, ler blogs e tentar fazer os projects, nesse processo todo aprendi a fazer o tal robo e o dicionario do inferno? Aprendi nada! So me estressei. Eu fiz uma reclamação no forum do curso e dai 95% dos estudantes reclamaram da mesma coisa e uma rebelião começou. A coisa ficou tão mal que até a presidente do college teve que intervir. 

Agora pensa comigo, se é pra não aprender nada ou aprender by myself pra que to pagando mais de quatro mil dolares numa classe? Acho inadmissivel que no pais onde college é absurdo de caro ter gente tão incompetente em sala de aula. Comecei outra rebelião pedindo meu dinheiro de volta e pra resumir fizeram um curve, mudaram umas coisas e passei no curso com C. Meu GPA era 3.92 out of 4.00. Eu mantinha ele alto pra ter mais chances de ganhar uma bolsa de estudo, esse C ai me ferrou um pouco mas pelo menos passei (sem saber nada) e salvei o dinheiro pago. 

Fim da historinha de volta pro focus do post

Sem ainda ta convencida de que computer science era pra mim, fui conversar com um professor/advisor  em outro college que aceitou me ver. Ele foi bem honesto e falou que a classe de C++ que fiz não pode servir de parametro para a carreira pois uma classe que deveria ser a primeira 101 foi ensinada como uma classe de terceiro nivel pra alunos bem experientes (aqui ele deixou a entender que os meus projects nem eram pra estudante mas pra pessoas que ja estavam coding por anos e tinham bastante experiencia na lingua). Ele me aconselhou a refazer a classe no verão como não credito, e mudar de college pois o que estou não é bom nessa area (no kidding!). 



Durante esse verão to refazendo esse curso online pra ver se é algo aturavel que vou fazer no resto da minha vida profissional. E um sentimento meio sweetbitter pois tem hora que gosto tem hora que odeio. Mas eu sempre lembro que ja fiz tanta classe na area de exatas que se eu ficar nesse major além de ter emprego quase garantido depois de formada ou até mesmo antes, é que ja vou ter passado da metade do curso. Nem acredito que agora basicamente so preciso estudar coisas relacionadas a minha area (seja la qual for).  


Se eu mudar pra outra area relacionada a humanas ai o bicho pega pois vou precisar fazer muito mais classes, afinal os requerimentos vão mudar muito. So isso me motiva a continuar onde estou pois não vejo a hora de me formar e me livrar de professores, comprar livro caro e aturar as "crianças" na sala de aula, gente voltar pra escola mais velha é bem diferente do que a primeira graduação que voce fez. Rola uma falta de paciencia com os amiguinhos....



Aguardemos cenas dos proximos capitulos, mas espero aprender isso e gostar, afinal não vejo a hora de vir aqui postar minhas fotos jogando o chapéu pro alto e ja graduada. Ops deixa eu voltar pra tortura, quero dizer estudar...








Share with the world:

7 comments:

  1. Nossa, você é MUITO guerreira, porque eu acho que morreria de fome na vida, mas jamais encacaria uma engenharia hahaha.. Parabéns! E acho que você está certa de ficar fuçando e tentando achar a sua praia, agora que resolveu "começar do zero". Você merece ser feliz e satisfeita no trabalho, e fique firme que você se encontra. Só lembre sempre que não existe neverland, e a única coisa boa de trabalhar é ter férias hahaha.. no geral vc sempre vai ficar meio de saco cheio! Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu amava ser professora, e as ferias de mais ou menos 2 meses era uma vida que acho que nunca vou ter...rsrs...mas fora isso voce tem razao e ficar fucando e tentar ficar firme em algo que suporto fazer pra fazer $$ e poder viajar e curtir a vida...he he he.
      Bjs

      Delete
  2. guerreira é apelido, hein. haja pique e força nessa peruca.
    espero que todo esforço dê muitos bons frutos.
    xx

    ReplyDelete
  3. Meneina, que bom que você decidiu conversar com esse moço da outra college. Vc imagina se você não tivesse ido? Vc iria achar que tinha algo errado com o curso ou com você. Ás vezes a second opinion é muito golden. Agora com as coordenadas do outro profissional você tem um norte. Olha vc pagar caro pra o cara não dá aula é muito ruim mesmo. Eu tive um professor no Brasil, nosso primeiro semestre, ele fez a gente dá aula O SEMESTRE INTEEEEEEIROOOOOO, a gente tudo manga verde !!!! Não sabia falar em público, nem nada. Ele só vinha e sentava na cadeira e avaliava a gente... Not cool!

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente o mundo ta cheio de profissionais incompetentes, e muito professor ruim pra tuitio caro demais...rsrs...Obrigado.
      Bjs

      Delete
  4. Monique, você vai colher os frutos do seu esforço. Eu acredito nisso. Uma pena que você não consegue dar continuidade à carreira que você tanto amava aqui, mas isso é a parte da vida de expatriado que quase ninguém comenta. A gente no novo país precisa muitas vezes começar do zero e ralar muito pra ser alguém.
    Você irá conquistar o seu lugar ao sol. Eu acredito nisso!

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic