Bem pra quem acompanha meu blog por algum tempo ja sabe ou percebeu que tem tempos que estou procurando um novo lugar pra chamar de lar doce lar. Pra quem não sabe a novela de achar algo ja dura uns 2 anos. Não vou entrar no merito que NY é cara, é muita gente disputando pouco espaço, muitos apartamentos e casas são velhos, e precisam de muita renovação o que encarece o que ja é caro.
Pois uns quase 2 meses atras achei um lugar que amei, o prédio era lindo, o super era legal, o apartamento era maior e o location perfeito. Ele fica basicamente na mesma rua so mais proximo da estação de trem. Fiz a oferta, foi aceitada, movemos para a fase pega empréstimo, contrata advogado pra checar tudo e no meio do processo a nossa agent falou que tinha um casal procurando um apartamento aqui no predio, eles viram o apartamento gostaram e informalmente o deal foi fechado. Porem foi deixado bem claro que era necessario comprar o outro primeiro.
Tudo parecia perfeito, eu tinha uma viagem que comprei em dezembro do ano passado pra inicio de junho que não tinha como ser cancelada. Então antes de ir comecei a colocar as coisas menos usadas nas caixas por que assim que voltasse seria encontro com o board do prédio e assinar o contrato depois, oficalmente contratar a empresa que iria arrumar o chão e pintar e começar a mudança ao mesmo tempo no processo de venda do atual apartamento. Fui viajar contando os minutos pra voltar pra finalmente mudar daqui.
Mas ou como dizem aqui however faltando uns 3 dias pra voltar a agent manda email dizendo que o dono resolveu mudar o preço pois ele achava que tava vendendo o apartamento dele muito barato. Veja bem depois de tudo basicamente arranjado e eu ter gastado dinheiro contratando advogado (aqui é necessario, mas vou fazer um post explicando depois o processo de comprar um apartamento e as diferenças entre co-op e condominium) o mané aumentou o preço em uns $15 mil. Eu ainda perguntei num email de volta se ele iria consertar o que precisava pra justificar o aumento, mas a resposta foi não, ele so achou que tava vendendo barato demais.

Recebi outro email da minha agent perguntando se eu tinha um counteroffer, e eu respondi o email com um counteroffer de $30 mil a menos (fiquei pirracenta!). Claro que ele não aceitou, o apartamento dele ainda ta no market e por esses dias a agent ligou dizendo que ele ta reconsiderando o valor inicial. De raiva agora to oferecendo $5 mil a menos, pois sei que ele não vai aceitar e se aceitar quem não quer comprar agora sou eu. Isso infelizmente é comum aqui, o dono muda de idéia e aumenta o valor da propriedade depois de tudo acertado, eles pensam que esse é um bom jeito de tirar mais dinheiro do comprador, pois ele ja ta animado com a compra, ja passou pelo processo de pegar empréstimo e ja se deu o trabalho de contratar e gastar $$ com advogados.
Avisei o casal que queria comprar esse apartamento que moro que infelizmente o outro deu zebra, e assim cheguei de viagem desencaixando tudo e morrendo de raiva. A temporada de procurar outro lugar pra mudar ta oficialmente over por esse ano. Continuo no mesmo address, usando os mesmos adesivos com meu endereço até abrir a nova temporada de procurar outro lugar. Esse foi o primeiro quase de junho.
A outra foi que recebi pelo email do departamento de "emprego" do meu college um "referral" pra trabalhar como secret shopper. Funciona assim, eles pagam voce pra voce entrar numa loja, compra alguma coisa e depois mandar um questionario avaliando serviço, limpeza, agilidade no check out e por ai. Me cadastrei no site, recebi um email de alguem avisando que meu primeiro assignment viria pelo correio, o que indeed chegou.
Recebi um cheque de $1.980 dolares pra depositar na minha conta. Depois de depositar teria que transferir $800 pra alguem em Albany pelo Moneygram e mais $800 pelo Western Union pra alguem no Texas. O resto era meu pagamento pelo dia de serviço. Obvio que isso é um scam! E obvio que não percebi.
Como veio pelo email official do meu college, eu idiotamente acreditei pois existe uma compania com o mesmo nome que é legitima. Fui la e mandei o dinheiro pelo Moneygram e pelo Western Union. No caminho pra casa quando enviei um text pro cara avisando que ja tinha feito as transferencias, ele ficou louco perguntando pelo numero da transação e querendo uma copia do recibo. Ele disse que se eu mandasse na hora ganharia um bonus de $100 dolares. Isso me pareceu generoso demais e então a burra aqui decidiu verificar na internet tudo.

O nome da empresa legitima tem ".com" o dessa suposta empresa tem "jigsy.com" quando eu pesquisei no google o endereço do email pra enviar o questionario, em um site apareceu como scam. O meu coração gelou e comecei a ligar pro meu banco, Moneygram e Western Union. O Moneygram cancelou de boa e avisou que a operação ja tinha sido flagged como scam e congelada. O western Union deu mais trabalho eu consegui recuperar o dinheiro que enviei mas tive que brigar muito pra conseguir meus $52 de fee de volta, o que alias ainda não recebi, vai vir pelo correio. Lição aprendida, a gente precisa checar tudo e quando algo é bom demais pra ser verdade, é por que é. Felizmente não perdi dinheiro "so" supostamente $52 (ate receber o cheque) e o banco iria cobrar uma taxa depois que o cheque voltasse, mas eles ja devolveram o valor.
Denunciei a empresa, o site, os emails e o telefone que me contataram em alguns lugares pela internet pra alertar as pessoas, por que as vezes a nossa guarda fica off ou a gente ta com a cabeça tão imersa em outras coisas que um email vindo de um lugar que voce confia apesar de hackeado e ser um scam passa batido e nessa a gente perde dinheiro e ganha mais dor de cabeça.
Outro dia tava pensando que a gente vive em um tempo que não tem paz em lugar nenhum. Voce viaja pra um resort fechado por que acha que é mais seguro, mas precisa ficar alerta o tempo todo pra ninguém te drogar pelas bebidas e a gente acabar sendo roubado, ou no pior caso tendo orgãos removidos. A gente recebe ofertas de emprego, mas varias são fraudulentas, voce vai comprar alguma coisa online precisa checar mil vezes pra ter certeza que não vai ser roubado. Até quando voce vende coisa online agora precisa checar muito o comprador e a forma de pagamento por que até nisso deram um jeito de roubar. Hoje em dia nossa guarda precisa ta sempre on, voce pisca e pronto ja era. Seria tão bom se essas pessoas usassem essa esperteza toda pra criar algo util a sociedade como uma empresa que gera empregos, ou uma idéia pra vender por ai.