Pages

Thursday, April 26, 2018

O fim da saga da cidadania

Depois de quase sete anos morando nos "States" e esperando por um ano e tres meses por uma decisão sobre virar cidada Americana ou não, finalmente sexta passada foi minha cerimonia de naturalização. Mas como todo imigrante que se preste até chegar nesse dia foi uma saga.

No final de Janeiro eu fiz a entrevista pra cidadania. Voce faz um juramento de ta falando a verdade, dai tiram sua foto e digitais pela milésima vez, fazem 5 perguntas (comigo fizeram 6) de um livro com 99 questoes que cobrem a historia do pais, politica, geografia e alguma outra coisa que esqueci. O livro voce recebe no dia do biometric, que é bem no inicio do processo, esse biometric é agendado logo apos voce dar entrada no processo e pagar o fee. Então voce precisa provar que entende ingles por escrever algumas sentenças que o entrevistador vai ditar, responder algumas perguntas e claro levar um milhão de documentos pra provar o que eles ja sabem e ja tem em mãos.

A minha entrevista foi tão rapida que mal entrei na sala, o entrevistador fez o juramento com a mão direita levantada, perguntou as questoes, da minha vida, do meu visto, ja me deu o papel pra escrever,  e nisso tudo eu nem tinha sentado ainda, fiquei ate meio zonza com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. Depois de me olhar com uma cara de papel higienico ele falou que tava encaminhando meu processo pro aproval e sai de la uns 4 minutos depois sem entender bem o que tinha acontecido. 

O veredito final com o parabens voce provavelmente vai ser um Americano

Guardei os cartoes com as perguntas por motivos sentimentais. 
Depois da entrevista veio mais espera, ate que no dia 01/04 (sim no mesmo dia que meu pai faleceu) no meio da confusão de achar voo, e resolver tudo relacionado ao enterro, eu passei na minha caixinha de correio e vi a carta com a data agendada pro oath cerimony pro dia 20/04. Dia vinte chegou e la fui eu pro Federal Plaza perto do Brooklyn bridge jurar todo meu amor e dedicação a "América". Depois de passar pela segurança do prédio que é pior que de aeroporto, me dirigi pra salinha de espera onde de novo conferem carta, documento, sua cara, e sei la mais o que. 

Foto torta pra não sair as outras pessoas tirando foto aqui.
A gente espera numa sala diferente da cerimonia, dai quando chega o seu horario eles chamam primeiro seus guests, e depois as pessoas que vão jurar são chamadas pra entrar. Dai a gente faz uma filinha basica, entra na sala onde tudo vai acontecer, e adivinha? Passa no guinche, mostra a carta e os documentos de novo. A pessoa do guinche fica com o(s) documento (s) (nesse caso green card, permits, etc), e voce segue com sua cartinha em mãos pra falar com outra pessoa que vai te dizer onde sentar, e pra essa pessoa voce da a carta. 

Vista da entrada na sala da cerimonia
Depois que sentam voce no seu lugarzinho, voce fica la esperando o povo todo ser acomodado para dai começar tudo. Na carta fala que a cerimonia dura 4 horas, na verdade durou um total de uma hora e quarenta minutos, mas a maior parte do tempo é pra acomodar todo mundo (cerca de 170 pessoas pra fazer o juramento), a cerimonia mesmo deve durar entre 30-40 minutos. 

Meu "kit cidadão" me esperando na cadeira
Eu não tava muito animada com essa cerimonia não, mas o speech que a Officer do USCIS deu foi até legal. Ela falou sobre a importancia de votar, tolerancia e que cada um de nos é responsavel por fazer o pais melhor. Ninguém citou o nome do atual presidente, e nem veio o nome dele no meu certificado, eu tava triste com essa possibilidade. Mas voltando a cerimonia, eu vi tanta gente chorando, que foi impossivel não ficar feliz por eles, por mim e por todo mundo ali. A minha jornada com a imigração foi dificil, eles perderam meus documentos duas vezes e atrasaram tudo, mas durou "so" mais ou menos 7 anos lidando com eles de tempos em tempos, mas tinha gente ali tentando a cidadania por mais de 20 anos. Como não se alegrar por eles? 

Bem no final da cerimonia aparece um video do atual presidente parabenizando a gente. A mensagem foi tão legal que provavelmente é um script que ele teve que ler, e a maquiagem dele tava otima, sem aquela rodela branca nos olhos, fiquei surpresa pois pela primeira vez na vida vi esse homem falando calmo e não falando merda.

E voces ai chamando ele de intolerante, francamente heim?!
 No final da cerimonia outros offices saem de uma salinha e começam a entregar os certificados, e dai acaba. Voce pode tirar fotos, voce pode abraçar as pessoas, voce pode ir embora e pode falar com os officers que provavelmente são os unicos simpaticos que voce encontrar na "jornada". 

Essa foi a office que deu o speech mais legal que ja ouvi. 

Enquanto a cerimonia em si não me animou muito, no caminho de casa me dei conta que podia me livrar de todos os papeis inuteis que venho guardando por anos que so ocupavam espaço no meu closet. Foi libertador colocar isso tudo na minha frente e rasgar. Nem acredito que oficialmente acabou meu relacionamento com a imigração, com certeza não vou sentir saudades. 


Bye bye papéis, não vou sentir saudades.

Se não tem bizarrice não é minha vida, então vamos aos causos rapidinhos:
  •  O senhor que sentou no meu lado fedia tanto que so dele virar a cabeça o cheiro levantava.
  •  Tinha alguém sentando perto de mim que não parava de peidar, tipo era aquele cheiro da morte. Eu pedi para trocar de lugar mas a office falou que não podia pois os lugares estavam marcados pra facilitar a entrega do certificado.
  • Tinha alguem la que trouxe a mulher e a amante, rolou um barraco contido no final da sala.
  • O fedido não parava de chorar durante a cerimonia, ate pensei em dar um abraço mas o cheiro tava demais. 
  • Por circunstancias externas eu não tive nenhum convidado, então eu pedi um cara perto de mim pra tirar uma foto minha com a office que deu o speech que gostei, depois o zé ruela cismou que queria 5 dolares por foto tirada. Nem mandei ele ir passear né.
  • Achei mais duas moças na mesma situação que eu do forever alone, e ai nos juntamos e todo mundo tirou foto, a união faz a força.
  • Eu não tirei muitas fotos mas fui embora com a sensação de nunca mais precisar voltar e....










Share with the world:

8 comments:

  1. Hahahaha MOniqueeee! Deu boas risadas com o povo peidando de nervoso hahaha.. cheiro de morte define. PARABÉNS!!! Que jornada longa, mas recompensadora, heim? Um grande sossego na sua vida daqui pra frente! E com a honra de ter um presidente sem rodela no olho e sem FALAR MERDA, veja que maravilhosidade? hahaha Melhor presságio não há, tempos bons vem por aí :) Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. To rindo agora por que na hora deu vontade de chorar...ha ha ha. Realmente esse milagre mas as Coreias assinando acordodo de paz e agradecendo ele, to achando que isso e pressagio por meses desenrolados e melhores pela frente. Well, se não for pra mim, pelo menos pro mundo ta sendo...rsrsrs.
      Bjs

      Delete
  2. Parabéns pela conquista Monique!! Sem dúvida ter a cidadania americana te "livra" de muitos aborrecimentos.
    Que coisa esses bastidores hein....hahaha Pior que isso só se você pegasse esse povo em um vôo longo, já pensou? Isola!!! Bjs e boa semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Sandra. So de nao precisar nunca mais renovar nada, da um alvio na alma que nem sei explicar...rsrs.

      Aff voo com gente fartando e a morte mesmo, isoladissimo...ha ha ha
      Bjs

      Delete
  3. Uhuuuuu!! Que maravilha, Monique!!! Finalmente vc está livre desta maratona burocrática com a imigração! Estou super feliz por vc, menos por você ter aguentado as bizarrices rsrsrs Bjss

    ReplyDelete
  4. Parabéns! Só quem passa pelo sistema da imigração americana sabe o alívio que é chegar nesta etapa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, e um alivio enorme mesmo, a gente fica mais feliz pelo fim de lidar com a burocracia do que virar cidadao em si...he he he
      Bjs

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic