Pages

Tuesday, April 17, 2018

O paradoxo da vida e da morte no Brasil - parte 1

Eu estava escrevendo um post sobre a visita da minha mãe, o frio artico que pegamos e como estraguei quase todas as fotos por que não conseguia parar de tremer andando por NYC. Mas ai na Pascoa, no dia que muita gente comemora a ressurreição de Jesus, onde a celebração da vida toma conta do mundo e no mesmo dia da mentira no meio da madrugada recebi uma ligação do meu irmão me avisando que meu pai tinha falecido, pareceu ate uma brincadeira de mal gosto da vida. 

Não tem panico maior na minha vida do que pensar na ideia de todo mundo morrendo e eu ficando sozinha. Não tem panico maior para imigrante do que receber ligaçoes sobre pessoas da familia morrendo.  Não é so a dor de perder alguem, é a angustia de não ta presente, de não da suporte para seus irmãos, sobrinhos...

Eu evito fazer posts reclamando do Brasil, mas a verdade é que se o Brasil é um pais muito ruim para os brasileiros viverem, parece que tudo fica muito pior quando alguem morre. A primeira coisa que fiz quando recebi a noticia foi correr pra procurar o primeiro voo disponivel para o RJ, so achei voo saindo segunda a noite e era pela Avianca com uma escala de 30 horas por algum lugar da America Latina. Tentei voos saindo de Miami, Boston, Canada, o inferno a quatro sem sucesso. Nenhum voo (pelo menos com seats available) saindo no domingo. Ate botei umas coisas na mochila pra ir por aeroporto direto e tentar a sorte la, mas isso tambem não deu certo. 

Enquanto eu corro atras de voos, meus irmãos estavam correndo atras das coisas do enterro, por sorte nosso pai tinha plano funerario, então não precisamos lidar com abutres funerarios em uma hora tão dificil. Mas o RJ a cidade maravilhosa, so tem de maravilhosa o nome, por que o resto é/ anda uma bosta. Não sabiamos quando seria o enterro por que não tem vaga nos cemitérios. Sem saber certo a data do enterro, ainda estava correndo atras de um voo. Resumindo a historia, o enterro foi na terça de tarde, o meu voo chegaria terça de noite, então optei por não ir (aconteceu tanta coisa, que talvez eu escreva sobre isso um dia, talvez não, por agora esse paragrafo vai ficar meio bostinha mesmo) 

Meu pai vivia com outra mulher por alguns anos, então as decisoes foram feitas em conjunto com ela. Na mesma semana do enterro, a criatura ja deu entrada no inventario e até ligou pra gente pra avisar que é "tudo" dela. Vamos clarificar que "tudo" é quase nada, e quando ela conheceu meu pai ele ja era aposentado, e ja tinha construido a vida dele, logo ela não tem legalmente direito a quase nada. Mas enfim, alem da dor e da angustia ainda temos que lidar com mulher rampeira que nem esperou o corpo esfriar pra pedir coisas que nem pertencem a ela. 

O Brasil é um pais muito merda de viver, voce não tem segurança, saude, educação, igualdade social e muitas outras coisas. Meu pai morreu de uma infecção que tinha tratamento, negliencia médica em emergencia de um hospital publico que nem deixou transferir ele pra um hospital particular. A mulher dele sabia por dias que ele precisava de transferencia e não avisou nada pra ninguem e nem correu atras de transferir ele, e como ela não era procuradora dele (meu irmão, irmã e eu nessa ordem que eram os representantes legais dele) falsificou documento, mentiu no obituario, enfim criou uma dor de cabeça desnecessaria pra gente. No quesito justiça, o direito de familia virou uma palhaçada. A lei existe mas vai da cabeça de cada juiz julgar cada caso, legal né?! Não vou nem me aprofundar nos assuntos por que cada um deles merece um post proprio. 

Como perdi o enterro, e com o semestre na reta final to esperando pra ir ver minha familia. Mas honestamente cada dia e uma mistura de culpa e tristeza e nos outros bate uma certa angustia de so ter minha mãe viva agora. Meu pai morreu com 61 anos, de uma morte tão estupida que me deixa perplexa. A vida no Brasil não vale nada. Erro medico, negligencia medica, roubo de politicos, "vitimas da sociedade" tirando vidas, e nada muda, ninguem ta nem ai. Quando se morre tem a falta de respeito de nem ter onde enterrar (eu particularmente optei por cremação mas as outras pessoas envolvidas não quiseram) e dane-se voce, sua dor e seus direitos.  

Share with the world:

14 comments:

  1. Monique, sinto muito por suas perdas, por todas essas dores. Eu não imagino a dureza de receber um telefonema desse, de viver isso tudo à distância. Não há divergência política ou de opinião que diminua meu respeito e carinho por você. Sinto muito, muitíssimo por tudo isso, e espero que seu pai esteja em paz, e que o tempo traga a paz que você e sua família merecem em vida. Um abração bem apertado! Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Gabi! Nem sei mais o que falar alem de obrigado pelo suporte.
      Bjs

      Delete
  2. Monique, sinto muito pelo acontecido. Infelizmente a morte é a única certeza da vida e passar por um momento como esse é sempre muito difícil, principalmente estando longe. Mas não se culpe por não ter conseguido ir... espero de coração que a sua angústia seja pouco a pouco minimizada e que esse nó na garganta se desfaça com o tempo. Sei que a justiça no Brasil parece algo utópico, mas faz bem desabafar.
    Que o seu pai seja recebido em paz onde quer que esteja e que você e sua família tenham a serenidade necessária para passar por esse momento tão difícil e doloroso. Um abraço Monique.

    ReplyDelete
  3. moni, sinto demais pelo seu pai. mal posso imaginar essa angustia de estar longe em um momento como esse. te desejo força e paz. e o meu abraço mais apertado.
    beijos

    ReplyDelete
  4. (1/2) Monique, li o seu texto com um peso enorme no coração. Em primeiro lugar eu quero extender o meu carinho e meus pêsames pelo falecimento do seu pai. Não tenho nem idéia da dor que você passou e da frustração de tentar bater o tempo para chegar para dar um último adeus, além da revolta por toda a situação do hospital e com a mulher do seu pai.
    Achei muito sensata as suas colocações sobre a situação política e econômica do Brasil e pra ser sincera, eu não consigo mais entender o que está acontecendo por lá. Achei que há dois anos quando teve o protesto dos 20 centavos o Brasil tinha finalmente acordado, o povo ia brigar pelos seus direitos e os políticos iriam morrer de medo e a limpeza seria feita. Infelizmente o movimento morreu, os políticos continuam roubando na cara dura e a população apesar de sempre pagar o pato não faz absolutamente nada. Quase caí de costas quando ouvi falar que o Lula iria se candidatar a presidente e que tinha muita, mas muita intenção de votos. O problema da desonestidade e do tirar vantagem parece que está enraizado tanto na cultura, virou tão normal, que uma grande parte da população se puder tirar vantagem de alguma situação vai fazê-lo. No fundo acho que também é um sentimento de que como ninguém cuida de mim como deveria eu vou cuidar e buscar o que é meu. Só que com muitos pensando deste jeito um vai passando a perna no outro e aí a corrupção e desonestidade vai se infiltrando em tudo quanto é lugar.
    Tenho acompanhado com tristeza a situação da violência do país e em especial pelo Rio de Janeiro. Sinto muito que a sua família tenha sido mais uma vítima da violência da cidade e que a impunidade juntou à dor da perda do seu irmão com a descrença e revolta pelo um sistema que está tão quebrado que parece que só sai prejudicado pessoas do bem.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Paulistana, voce colocou como me sinto com relacao a tudo de uma forma tao coerente e simples que so posso dizer que concordo e sinto o mesmo.
      Bjs

      Delete
  5. (2/2) Acredito que todos os seres humanos devem ser tratados com respeito e dignidade, mas quando uma pessoa comete um crime não pode ficar impune porque só vai aumentar as chances dela continuar fazendo coisa errada. O problema é muito complexo porque nas penitenciárias do Brasil os encarcerados são tratados como bichos, ao mesmo tempo que o crime continua lá dentro e acho muito difícil alguém sair de lá "reformado" porque como dizem as cadeias hoje em dia viraram escolas de criminosos. Os policiais são mal-remunerados e equipados e muitos acabam se aliando aos bandidos primeiro para poderem continuar vivos e depois porque como disse lá em cima, a filosofia do "vou cuidar do que é meu" acaba tomando conta.
    Acho que o governo precisa cuidar dos direitos dos seus cidadãos, oferecer educação, saúde e segurança e até mesmo assistência social (por um tempo determinado). Existem pessoas sem recurso nenhum e sem este dinheiro teriam grande dificuldade de colocar comida na mesa (tenho familiares nesta situação e dou graças a Deus pelo dinheiro que recebem todo mês e que não chega nem perto de ser um salário mínimo). Por outro lado é revoltante ver o abuso de pessoas que deixam de estudar e trabalhar porque sabem que tem uma bolsa pra receber do governo. De novo, "vou cuidar do meu e aproveitar o quanto posso", então esse dinheiro vou pagar pelo celular novinho, ou a roupa cara só pra mostrar que estou por cima da carne seca.
    Sinceramente, eu não sei o que pensar do Brasil. E vem chegando outubro, é ano de eleição presidencial e eu não tenho a menor idéia em quem votar. Aliás, a cada ano que passa eu sinto mais revolta em ter que votar para cargos do Brasil, já que mesmo que eu tente saber o que está acontecendo é difícil acompanhar um candidato o suficiente pra votar com consciência - fora que nas últimas eleições as urnas nem tinham sido fechadas aqui na Califórnia e eles já estavam dando resultados finais das eleições, fiquei sentindo que perdi o meu tempo para ir até o consulado pra votar de bobeira, que o meu voto não valeu de nada... mas enfim...
    Desculpa o comentário longo, mas é um assunto que dá muito pano pra manga e muito complexo pra escrever em apenas algumas linhas...
    Quanto à sua ida ao Brasil, digo à você que quando você tiver possibilidades - depois de suas provas e obrigações, vá e fique ao lado da sua família, sua presença será importante pra eles assim como será importante pra você também estar ao lado deles para resolver eventuais pepinos mas principalmente para dividir o luto e a dor com eles.
    Que Deus traga paz ao seu coração e da sua família.

    PS: No meu perfil tem o meu email, se puder e quiser mande o seu Skype que a gente conversa!

    ReplyDelete
  6. Eu entendo e concordo com seu pensamento, o problema da pobreza e da desigualdade acaba criando muitos outros problemas, por isso tanta gente, em especial os adolescentes entram pro mundo do crime. As cadeias nao recuperam ninguem ao contrario aprofunda o problema e todo mundo tem essa nocao de que a justica nao funciona.

    Eu acredito que o governo deve sim ajudar quem precisa, como voce colocou muito bem o problema e que tem gente abusa, nao sou contra cortar a ajuda mas uma fiscalizacao melhor ajudava a evitar isso, mas por outro lado no pais onde todo mundo tenta garantir o seu, quem vai se preocupar com quem ta ganhando uns poucos reais indevidos?

    Eu nao sei em quem votar, eu pesquiso, eu acompanho alguns politicos com esperanca de que talvez eles sejam boas opcoes, mas olha e dificil. Ate hoje nao consigo entender por que as urnas eletronicas nao dao comprovante impresso pra eleitor de quem ele voltou. No RJ uma certa oligarquia politica foi toda presa (pai e dois filhos) todos eles foram pegos em audio dizendo que pagaram 160 mil reais por cada urna pra garantir a vitoria deles. Se um vereador que e peixe pequeno perto dos nossos ministros consegue comprar "votos" e ganhar, o que dira os outros cargos o que dira o presidente. Como que confio num sistema que nem meu voto vale nada?

    Eu nao me importo com o comentario longo, como comentei eu gosto de debate, de trocar ideias de abrir a mente pra coisas ou pontos de vista que nunca tive, acho que isso ajuda a gente a crescer como pessoas e a pensar amplo, expandir nossos horizontes internos...Mas como voce disse cada parte dessa "conversa" da muito assunto e meu post foi so eu desabafando na internet toda minha raiva e frustracao com nosso pais e conterraneos, talvez daqui uns dias eu me arrependa da segunda parte do post, pois tem a questao de eu me sentir ferida e com raiva e eu sei que isso atrapalha o julgamento da situacao.

    Eu vou depois que o semestre terminar mesmo, assim posso ficar mais tempo, e ajudar melhor a resolver possiveis pepinos e dividir as dores.

    Obrigado pelo comentario, e eu sou lerdinha que nem reparei que voce tem o email la...rsrs...desculpa.
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Monique, querida, abraço apertado em você! Escreva, desabafe, xingue, tenha raiva... tudo isso e muito mais é mais do que seu direito. Independente do que eu concorde ou discorde de você, quero apenas dividir que você têm meu total apoio e que estou disponível 24h 7 dias da semana se você precisar. De verdade! Viva seu luto sem culpas de se sentir de forma x ou y. Espero do fundo do coração, que de alguma forma, vc e sua família encontrem algum conforto e tenham que lidar com menos problemas externos e burocráticos que a morte de quem se ama traz. Beijos e conte comigo <3

    ReplyDelete
  8. Moni, sinto muito por tudo o que aconteceu, lidar com a morte já nao é algo fácil, nao poder estar perto então, imagino como você deve ter se sentido, e logo depois ter passado o que você passou com a mulher do seu pai, nao consigo nem imaginar, meus sinceros sentimentos, sinta-se abraçada por mim.
    Beijos,
    Tety
    simplesrotiina.blogspot.com

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic