Pages

Monday, May 16, 2016

A vingativa de Westchester.

Mas um post da serie senta que la vem estoria....

Mais de um ano atras eu fui num desses novos (e muito idiota) novas formas de network/aplicar pra emprego aqui. O negocio e num bar, e tipo um encontro entre pessoas de um evento no Facebook, onde empregadores e desempregado vão tentar se conhecer melhor num ambiente descontraido e sem aquela pressão de uma entrevista de emprego. A ideia e legal, mas na pratica não funcionou muito bem. A impressão e que sempre aparece muito mais aplicantes que empregadores. 

Na unica vez que fui, tinha umas 30 pessoas num bar minusculo, e desses 30 se tinha uns 5 pra oferecer emprego era muito. A ideia do netwok e legal, mas o problema e que em NY e todo mundo um bando de *jerks* então e aquela historia todo mundo quer emprego, todo mundo quer dicas valiosas mas ninguem ta disposto a dividir informaçoes. E os lugares escolhidos para os encontros em geral tem consumação minima. Alem de não ter garantia se algum empregador vai aparecer, voce ainda precisa desembolsar uma graninha. 

Depois de umas meia hora andando em circulo e ja ficando cansada de tanta gente falando asneira ao mesmo tempo, e pau da vida que gastei tempo e dinheiro indo la pra nada, vem alguem e diz que tinha umas brasileiras no grupo tambem, e o cara aprensentou nos 3. Uma era ilegal e tava la oferencedo $10 mil dolares pra alguem casar com ela (pois e ne, antigamente acho que eles tinham o bom senso de tomar cuidado na hora de oferecer isso, hoje em dia eles estão mais cara de pau) a segunda era uma desses seres iluminados que eu sempre tenho vontade de jogar de alguma ponte. 

A gente mal se apresentou a mala e claro la vieram as perguntas se eu tava la pra procurar ou oferecer alguma coisa. Assim que a amiga se tocou que não tinha nada pra oferecer pra ela, ela saiu com aquele discurso lindo que brasileiro tem a mania feia de chegar aqui e ja querer ajuda pra conquistar o espaço. Ai veio aquela historia linda de superação e como ela chegou no topo do mundo sem ajuda de ninguem, sem derrubar ninguem, e como em breve bla bla bla, mas a familia bla bla bla, e a vida aqui bla bla bla. Resumo, a garota convidou a gente a deixar de ser encostadas pra trabalha e se virar sozinhas, *pausa pra muito riso interno e meditaçoes pra não jogar o copo d`agua na cara dela.* Serio, me admira pessoas que vão em evento de network com uma mente dessas, alias so pra fazer show ne, se tivesse no topo mesmo não tava la, tava trabalhando as duas da tarde de uma quinta-feira. 

Pausa na historia pra dar uma ideia da vida agora: Arrumei um emprego pra trabalhar de casa, o emprego ate que e legal, mas o problema e que ultimamente passo mais horas tentando trabalhar do que trabalhando. E fiz a burrice de comentar desse emprego com um amigo meu, que e amigo dessa menina tambem. Okay a historia pode continuar agora...

A vida seguiu e mais de um ano depois o amigo em comum, um belo dia veio me perguntar em que site eu vi a oferta do meu emprego. Na hora me veio aquele instinto problematico de perguntar o por que da pergunta. Ai ele falou que uma amiga tava precisando de emprego, na hora bateu aquela certeza que era a "amiga iluminada" e não e que era?! Eu sei que e feio, mas so falei que achei online e não ajudei. O cara começou a insistir tanto, mas tanto pra eu indicar a menina, que fiquei ate me sentindo mal.

Ele não gostou da minha falta de vontade de ajudar a conterranea, por mais que não gosto dessas coisas eu me limitei a dizer que conhecia ela, e ela nunca me ajudou em nada, então eu preferia indicar pessoas que assim como eu estavam dispostas a dar um help a outros. Pra que eu fui dizer isso, ouvi uma ladainha que a menina da aula de portugues, ta sem alunos e horas suficientes, ta pra perder o apartamento dela, o gato ta doente, o Brasil ta em crise...e por ai foi a conversa. Eu juro que ate me senti mal e decidi ajudar a menina, eu pedi pra ele falar pra ela me mandar mensagem pelo Facebook que eu passava pra ela o email do responsavel por contrataçoes e tudo mais. 

Passou uns dias a menina me mandou mensagem, assim não deu um bom dia, não foi legal nem educada, foi uma mensagem do tipo, pra onde eu envio meu curriculo? Me deu um odio, ja to ajudando alguem que foi nojento comigo e ainda com esse tom. Respondi de volta, fazendo umas perguntas (se vou indicar alguem, quero ter certeza que vou indicar alguem qualificado, afinal não quero queimar futuras bridges)  e explicando algumas coisas sobre o trabalho. Primeiro ela não gostou das perguntas, ainda me dei o trabalho de tentar explicar que ja que to indicando quero ter certeza que não vou me queimar com meu empregador. Sem falar que não sou obrigada a ajudar ninguem. Mas a segunda parte que e a cereja do bolo foi, ela não podia me indicar pra trabalhar onde ela dava aula por que ela não trabalhava horas suficientes, e mais gente la significava mais competição...


Parei pra pensar e analisar tudo em 30 segundos, a primeira vez que a gente se encontrou ela foi um sebo, dai ela precisa de ajuda, to disposta a ajudar e e em vez de ser um docinho de educada ela ainda quer agir como se fosse superior ou como se ela tivesse me fazendo um favor, e ainda me manda essa de de competição e não indicar sem ter pedido nada pra ela?! Ah não, ate pra ser idiota tem limite ne. A vontade foi mandar tomar em tudo quanto era orificio, mas resumi a um boa sorte em encontrar um emprego e beijos de luz. Bloquiada, deletada, e lição aprendida de nunca mais dar confiança pra gente doida. 

Passou algumas semanas, e o tal amigo em comum veio me perguntar quanto tempo levou pra me responderem quando apliquei, de novo perguntei por que ele queria saber. Ele claro pensando que sou otaria, me respondeu que era curiosidade, mas ele sabia o nome da função e muitos detalhes que nunca falei pra ele. Tenho certeza que ele voltou no nosso historico de conversa pra ver o que falei pra ele e de la ele saiu pra pesquisar e ajudar a menina. Me senti "estuprada" pois contra a minha vontade acabei ajudando alguem que não queria ajudar (e ca entre nos não merece ajuda). Fiquei com muita raiva do rapaz, não deletei do meu Facebook mas tambem fiquei mais fria e perdi a confiança. 

Ele percebeu e pelo menos não ofendeu minha inteligencia fingindo que não fez o que fez. Ele me falou que a garota precisava de ajuda e não me custava nada ajudar. A minha unica resposta foi, e a minha vontade onde entra nessa historia? Ou seja, total falta de respeito, pra voce score uns pontos com a garota. Ele ate pediu desculpas e tals mas o dano ja foi feito.

Para o meu senso de satisfação ela não conseguiu o emprego (pois não estão contratando ninguem, pelo contrario estão demitindo muita gente) e o cara não deu uns pega na menina. Não que isso seja motivo pra alegrar meu dia, mas um pouco de satisfação deu....


Liçoes do dia: Menos informação da sua vida pra ditos "amigos" e mais qualidade de vida.
                        Gente doida, voce deleta, bloqueia e passa longe.
                        Não precisa sentir pena de gente FDP.

Ate a proxima,

Beijinhos.

Share with the world:

14 comments:

  1. Eu heim. Tem gente que é encosto, né. Fico puta da cara com gente que não tem humildade, e pior, não tem senso de solidariedade. Gosta muito da solidariedade alheia pra tirar proveito, mas na hora de ser solidário, sabe nem o que é. Fez mais que bem de mandar essa tipa passar longe!
    E dei bastante risada com o título do post, hahaha.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gostei do "puta da cara" e o "tipa"...rsrs...nunca tinha ouvido essas expressoes. Olha brasileiro vivendo no exterior tende a ser bicho complicado, por que quer ser esnobe, ve o proximo como inimigo e não ajuda! Claro que não e todo mundo, mas aqui onde moro eles tendem a ser maioria, infelizmente =( Eu tambem, eu lembrei daquelas tirinhas do jornal quando era adolescente com esses titulos bizarros...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  2. Não poderia concordar mais, como dizem na minha terra: quem tem pena do "miserável" vai pro lugar dele. Ajuda é pra quem merece. Muitos você ajuda e depois te puxam o tapete, como já vi em vídeos e mais vídeos no youtube de Brasileiros aqui nos Estados Unidos. Olho aberto sempre e bico fechado sempre também, infelizmente é necessário. Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente por aqui os brasileiros tendem a ser muito miseraveis. Eles puxam o tapete mesmo, botam voce pra baixo, invejam sua vida, e não ajudam ninguem, eles veem o proximo como um inimigo a ser derrotado e enviado pra longe deles, um terror...esses são motivos que me fizeram nunca me envolver em uma comunidade de brasileiros por aqui. Aqui a gente precisa dos dois olhos abertos e o bico extra fechado.
      Beijinhos

      Delete
  3. Caramba!!! Como tem gente sem noção Monique, eu ainda fico pasma com este tipo de atitude. Quem está precisando de trabalho não precisa se rebaixar e nem lamber o chão do outro para ter ajuda, mas um pouco de humildade, cordialidade e educação faz toda a diferença.
    Uma coisa que eu percebo na colônia de brasileiros e portugueses por aqui também: muita gente vê um conterrâneo como concorrente ou inimigo. É muito triste isso! Por isso eu também aprendi a manter a minha boca fechada e só abri-la para quem é meu AMIGO e eu confio. Mas, a vida é assim mesmo, a gente ganha experiência (boas e ruins) em toda e qualquer situação. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente e desse jeito Sandra, aqui as pessoas são muito sem noção. A gente não precisa se rebaixar pra receber ajuda, so educação ja ajuda muito a nossa causa. Mas enfim vai entender a cabeça de certas pessoas. Fico triste em saber que eles são assim em todo lugar, eu achava que era so aqui por causa do jeito que as coisas funcionam...e aprendi uma boa lição que e selecionar melhor os amigos, pelo menos a parte do boca fechada eu ja aprendi uns anos atras...he he he.

      Beijinhos

      Delete
  4. Mas menina!! Quando a gente pensa que já viu de tudo heim?? Fala sério, são pessoas assim que queimam nossa "raça" por aí e realmente não dá vontade nenhuma de ajudar, muito menos indicar pra trabalho, eu sou muito seletiva com essas coisas porque não gosto nem de pensar em me queimar, não indicaria também não e seria beeem sarcástica pra pessoa entender e se tocar, me conheço...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossos amiguinhos brasileiros vivendo no exterior em geral sao terriveis de lidar. Eu penso como voce, nao gosto de me queimar e sou seletiva mas enfim a vida segue...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  5. Eu sInceramente não tenho paciência pra determinados papos de gente sem noção.
    Por essas e por outras estou selecionando melhor as pessoas, incluo brasileiros e qlqer nacionalidade.
    Bjokas

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem, gente sem nocao passo super longe.
      Beijinhos

      Delete
  6. Hahahaha "não deu uns pega na menina" foi simplesmente a melhor parte do post. BEM FEITO!
    Sendo bem sincera, eu detesto essa "obrigação" que brasileiro acha que todo brasileiro fora do país tem em ajudar. Sempre leio esse discursinho nos grupos de brasileiros nos Estados Unidos; "não adianta pedir ajuda de brasileiro, porque, ô racinha, nunca ajuda os irmãos blablablá". Mas gente, tem contrato que a gente assina para estar sempre a postos, tipo International Job Guide? Vem com o green card?
    Fala sério. Bom saber que esses grupos de encontrinhos com empregadores são roubada! E tá mais que certa em bloquear mesmo. Já odeio gente educadinha, mas que só me procura para pedir ajuda, imagina mal educadinha!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu concordo e discordo de voce. A gente nao tem obrigacao a nada, tambem sou contra essa expectativa que outros fazem...algo do tipo, sou novo aqui, voce vive aqui a mais tempo nao custa nada ajudar..nao e bem assim ne. Agora acho que falta na nossa "comunidade" um certo senso de empatia de estender a mao ao proximo, e fazer a vida melhor pra todo mundo, mas com tanto folgado da pra entender. Morri de rir com a parte do gente educadinha, por ai mesmo...e tenso a coisa...kkkkk.

      Beijinhos

      Delete
  7. Nossa, essa história que aconteceu com você chega a ser clássica; eu não tenho muito contato com a comunidade brasileira aqui porque vivo ha pouco tempo, mas já ouvi diversas histórias assim. Seja de gente que só se aproxima porque precisa de uma "ajudinha" em alguma coisa, seja de gente que quer puxar seu tapete e por aí vai. Eu tenho certeza de que existe muitos brasileiros legais, e conheci alguns em Houston que morro de saudade, mas tem uns que haja paciência viu. Independente da nacionalidade, o negócio é seguir aquela lei de "te trato como você me trata" e pronto. Bjos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa historia nao foi a primeira e nem vai ser a ultima, infelizmente gente folgada e sem nocao tem as pencas por ai. Eu nao tenho contato nenhum com comunidades de brasileiros, apesar que conheco alguns mas selecionei os pra chamar de amigos e os que corro. A gente precisa selecionar muito mesmo e evitar os problematicos...rsrs.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic