Pages

Tuesday, April 12, 2016

New York City e sua Gentrification.

Ninguém pode negar que New York é uma das cidades mais excitantes do mundo pra viver. Morar aqui é uma mistura de lidar com pessoas do mundo inteiro ter uma vida cultural intensa e sempre se preocupar com valor do aluguel e da violencia que ta crescendo ultimamente. Eu vivo um caso de amor e ódio com essa cidade, ao mesmo tempo que adoro ouvir e ver pessoas do mundo inteiro, ter contato com outras culturas, os museus, os restaurantes exóticos e toda atividade cultural que eu encontro, eu simplesmente odeio como e caro de viver aqui e como a qualidade de vida e pobre.

Em uma cidade como Nova York, onde o mundo inteiro que morar é dificil manter a diversidade. A tendencia e que com a chegada das pessoas mais ricas, os mais pobres vão sendo empurrados pra fora por conta dos valores mais altos de alugueis. E com a demanda alta por melhores moradias, os donos investem em renovaçoes o que significa aumento do valor pago, e logo mais pessoas são "chutadas" pra fora. Como a gente chama aqui, o famoso gentrification. Vale lembrar que NY e uma cidade sem espaço, logo os novos poucos predios construidos são voltados para os que tem mais dinheiro (ricos).

E isso vai criando uma pressão por mais moradias acessiveis, e ao mesmo tempo vai aumentando o numero de moradores de rua na cidade, pois quem e dono de alguma coisa quer fazer o maximo de lucro possivel, então ao mesmo tempo a gente tem falta de moradia para pobres e mais apartamentos para os com mais dinheiro. Por exemplo, entre 2-3 anos atras com $2.000 dolares voce alugava um apartamento de um quarto pequeno ou um studio, hoje em dia com $3.000 voce não aluga nada sozinho, voce precisa de um roommate pra alugar o mesmo apartamento. A media do salario de um average americano por ano aqui e de $32.000 o que da 2.667 por mes, mas vamos dizer que o cara qui tem um segundo emprego (muuuiiita gente aqui tem e precisa de um) e ele consegue fazer uns $46.000 por ano que da $3.834 por mes, isso sem descontar as taxas, o que depois das taxas o salario fica por volta dos $38.000 o que da $3.166.

Junta ao valor do aluguel contas normais como luz, agua, telefone, transporte e adiciona o debito educacional. Pra quem não sabe estudar aqui custa muito caro, e muito normal as pessoas pedirem dinheiro emprestado (7 em cada 10 estudantes pedem dinheiro emprestado para estudar) para o banco, governo ou algum non profit organization. Quando o cara termina a faculdade tem uma bola de neve de dividias pra pagar. Os EUA tem uma divida escolar de mais de 1.2 trilhoes em media um estudante se forma com $26.000 de divida pra pagar a bancos/governo e isso sem os juros (eu tirei essa informação da internet mas tenho a impressão que os numeros são maiores). Agora imagina viver em NYC, pagando valores surreais de aluguel, suas contas, comida e mais emprestimo. Eu não vou nem incluir gastos com remedios, medicos, planos de saude, taxa pra pagar, carro, seguro do carro, etc...

Ainda existem alguns lugares onde voce encontra moradia menos caras como nas areas mais afastadas do Brooklyn, Long Island ou no Bronx. O Bronx e um lugar extremamente problematico de morar e o borough mais pobre de NYC, ninguem quer ir pra la, mas ate la o gentrification ja ta começando a chegar. E o dia que o Bronx "cair" sei la o que vai ser dessa cidade. Eu moro no suburbio e ate aqui a gente percebe os efeitos dos valores das casas e apartamentos por conta da gentrificação em NY.

O lado mais imediato e triste dessa loucura e o custo humano alto que a gente tem aqui. Cada dia mais pessoas e familias inteiras perdem suas casas e vão pra rua. A cidade não tem shelter suficiente pra abrigar todo mundo. O valor do aluguel social (o governo paga um lugar pra elas viverem por um tempo) que varias familias aplicam não paga nada aqui, e provavelmente em lugar nenhum proximo da cidade. A cada dia tem mais pessoas com algum tipo de problema mental indo morar nas ruas, e na mesma proporção tem aumentado a violencia. Hoje em dia pra andar de metro ou pelas ruas e bom prestar atenção por que agora ta na "moda" atacarem pessoas e darem facadas no rosto, injetar doenças via seringa, ou bater em alguem.

Viver aqui custa em media 68.7% mais caro que viver em qualquer outro lugar dos EUA (provavelmente São Francisco deve ser quase o mesmo). Então se alguem ainda conseguir ter algum dinheiro depois de pagar aluguel, transporte, comida, dividas, etc...vai sair pra se divertir e aproveitar a diversidade de restaurantes, shows, atividades culturais, bares, etc....Porem contudo e entretando, aquela cidade magica do Sex and the City ou outras series historicas da cultura pop e MUITO mas MUITO cara! Os valores dos shows aqui e ridiculo, não vou nem comentar as entradas dos museus pra não desanimar futuros visitantes. E os valores das bebidas (pra quem bebe) e mais o tip pro bartender fazer o que ele/ela recebe pra fazer. Pelo menos muitos restaurantes tem os preços mais camaradas (uma coisa boa pra salvar).

New York City e magica pra visitar um tempo e cair fora, pra viver eu acho que não vale a pena. E legal ter tanta variedade perto de casa, mas do que adianta se em geral a gente passa o mes inteiro se matando de trabalhar dia apos dia so pra pagar o essencial? Tudo bem que da pra uma pessoa estudar e se formar em algo que pague melhor, mas o mesmo individuo ainda vai ter gastos altissimos. E se ele/ela decidir construir uma familia vai ser dificil por que agora tem que começar a pensar onde vai morar por causa das escolas, e talvez isso signifique viver em areas mais caras; e ai o ciclo de gastos/falta de dinheiro/estresse recomeça. Eu vejo brasileiros e pessoas de outros paises chegando as duzias por aqui toda semana com $500 - $2000 dolares no bolso pra recomeçar a vida, eu fico com o coração apertado com as dificuldades que eles passam, mas infelizmente pra alguem vir tentar a sorte aqui precisa de muito mais; ou pelo menos chegar com um trabalho certo e com data pra começar.

Eu tentei dar uma simplificada nas informaçoes pro post não virar um livro, e nem ficar muito chato, mas o problema que a gentrificação dessa cidade ta causando e muito mais complexo e delicado. Eu deixei varios temas importantes de fora, talvez no futuro eu fale sobre eles...mas a ideia principal acho que deu pra entender que viver aqui REALMENTE e caro e pra quem ta planejando mudar pra ca e bom ter planejamento e cuidado, por que infelizmente e muito facil virar homeless e muito dificil conseguir qualquer tipo de ajuda.


Beijinhos


Share with the world:

19 comments:

  1. Adorei o post Monique. Tenho um post sobre gentrificação no rascunho há tempos, mas não consegui concluir porque nunca morei num lugar tão afetado. Sei que em várias cidades tem bairros que costumavam ser o "alívio" imobiliário. A comunidade jovem, então, hipsters e tals, começou a invadir esses espaços, fazendo hype em torno deles, de maneira que praquela população que morava lá, ficou inviável bancar o valor dos alugueis. Isso porque aí todo mundo quer morar lá. Em Berlim tem um bairro chamado Kreuzberg, que era habitado basicamente por imigrantes turcos, e acabou virando a meca hipster. O que aconteceu? Esses turcos ficaram sem ter onde morar, sendo empurrados mais pra periferia - pra mais longe do lar que construiram longe da sua pátria, né. Mesma coisa com os mexicanos do Mission em San Francisco. Sei que em Williansburg aí em NYC o valor do aluguel foge bem ao Brooklyn em geral. Isso me deixa com gosto amargo na boca... Aqui em SP um movimento começou pelo Centro, mas não decolou. Me aliviou, porque fico pensando nas velhinhas que moram por ali a vida toda, nos peruanos, que batalham muito, e foram acolhidos naquele lugar, agora ficando sem ter onde morar. Não consigo achar legal, embora tenha gostado de passear por todos esses bairros que citei.

    Ps - em agosto passarei 2 dias em NYC. Comprei uma passagem que faz longas escalas na cidade, então tenho duas paradas, uma na ida e outra na volta, as duas de dia todo. Será que conseguimos nos encontrar? Gostaria muito, ainda que fosse pra um almocinho tranquilo :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mesmo não tendo morado num lugar afetado, acho que voce consegue escrever de boas as suas impressoes sobre o assunto =) Como falei no post eu deixei muita coisa de fora se nao o post iria ficar muito grande. Os Hipsters tem uma certa "culpa" por que tao sempre procurando o proximo bairro "trendy and cool" pra morar, e acabam ameaçando as pessoas que vivem nesses lugares. Mas aqui o que pegou muito foi uma lei que existe que se alguem investir mais de $500 mil dolares na cidade eles recebem o Green Card, então um monte de chines e pessoas do oriente medio compraram muitos apartamentos na cidade, renovaram e coloracaram de volta no mercado com valores altissimos, aos poucos os moradores foram mudando pois pessoas com mais dinheiro foram atraidas pra esses apartamentos. E aqui tava cheio de pessoas de outros paises tentando alugar espaços pra abrir lojas/empresas/whatever e acabou mudando muito a cara do comercio pequeno local de varias partes da cidade. Tem lojas muito antigas aqui que estão fechando as portas por que eles não conseguem pagar um aluguel que aumentou de 3.000 pra 14.000, e assim eles vão sendo retirados do mercado.

      Mas em NYC e complicado por que a cidade em si atrai gente do mundo inteiro, especialmente gente com mais dinheiro...o que naturalmente expulsa quem não tem tanto..mas ai eu me pergunto, o que a gente faz? Proibi pessoas novas de virem aqui? Deixa a cidade virar uma cidade de ultra ricos? O governo se mete? E os donos das propriedades como ficam? Admito que não tenho resposta pra essas perguntas, acho que ninguem tem, o que e uma pena.

      Eu vou adorar te encontrar =) A unica coisa e que em Agosto eu vou viajar, ainda não defini as datas (sabe como e a procura por passagens e promoçoes) mas espero consegui ta aqui quando voce vier. Uhuu to animada agora...rsrs.

      Beijinhos

      Delete
    2. Eu chego aí dia 21 de agosto, em JFK às 13:30. Como é domingo, se você estiver por aí deve ser mais fácil. Depois, volto na manhã do dia 1 de setembro. Meu voo sai no dia 1 às 5 da tarde, então seria um almoço. Vamos ver se dá certo, tomara, né? :) Beijos!

      Delete
    3. Em agosto eu não sei mas em setembro com certeza por aqui. Acho que rola heim =)
      Beijinhos

      Delete
  2. às vezes a gente ta aqui planejando, sonhando, mas nem imagina como é a realidade mesmo em outro país né? Eu sempre aconselho a ir primeiro passar umas férias e verificar se a vida real vai condizer com a sua situação financeira e aí sim começar a planejar de verdade. Não tá fácil não.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não e facil mudar pra outro pais, mas alguns sao piores que outros...rsrs...planejamento e tudo nessas horas.
      Beijinhos

      Delete
  3. Gostei das informações, escreve mais. Aqui estão construindo muitos prédios de luxos tb, em quatros anos cresceu demais, tem até uns protestos a favor da preservação da natureza, também não tem espaço, vejo muita coisa que você falou acontecendo aqui, mas claro que a capital aqui é bem menor. Ah mas como é lindo aqui. Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Voce podia fazer um blog contando como e viver no Havai, deve ser otimo =)
      Beijinhos

      Delete
    2. Já pensei em fazer, mas desisti, por enquanto fico só como leitora mesmo, rs. Boa semana :)

      Delete
  4. vc já deve ter visto essa lista, todo ano muda a colocação, mas as cidades são as mesmas.
    http://www.cbsnews.com/pictures/10-most-expensive-cities-in-america/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu li o link outro dia, ta facil viver nesse mundo nao...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  5. Flor, este seu texto caiu como uma luva para eu mostrar para uma amiga. Estávamos discutindo de custo de vida e da gentrificação e ela acredita que quando você para uma cidade mais cara (aqui nos EUA), o seu salário passa a ser compatível com o custo de vida daquela pessoa e eu estava explicando para ela que não é bem assim, que o salário as vezes pode aumentar sim, mas o custo de vida em alguns lugares é tão irrealista, que o aumento do salário ainda não é compatível com o custo de vida. Neste período que estava à procura do nosso novo lugar para morar, eu fiquei chocada com as diferenças de valores, que a gente sabe que existe mas quando o "vivemos" o choque é ainda muito maior. Eu ainda estou estupefata de quão barato é uma casa no Texas rsrsrs Obrigada por dividir esta visão tão realista sobre a cidade de NY! Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. As pessoas nao tem ideia no que estao se metendo quando mudam pra ca. A gente avisa que e caro, mas eles acham que e exagero, aqui e absurdo mesmo. O Texas e muito barato, eu vi uns alugueis por la por curiosidade, menina $500 dolares voce mora bem la, aqui com o mesmo dinheiro tu não aluga nem um closet pra viver dentro...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  6. Olha a reportagem do dia 18 de abril:

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/04/1761829-ricos-e-pobres-disputam-cubiculos-em-meio-a-hipergentrificacao-em-ny.shtml

    ReplyDelete
  7. Eu sonho em fazer a Universidade de Syracuse e já estou mega preocupada em como pagar a moradia por lá (preocupação por antecipação é meu sobrenome). Eu sei que não é NYCity, mas os preços no estado todo me preocupam. Nem sei como faria, tendo de pagar faculdade, para pagar aluguel de 3.000 :(. Aqui em Utah as coisas são mais baratas, acredito. Não tem tanto o que se fazer, mas vale pelo preço baixo dos imóveis e tranquilidade.

    ReplyDelete
    Replies
    1. NY State e mais barato que NYC mas mesmo assim e mais caro comparado com outros Estados. Em Syracuse voce nao teria como ter um dorm? Em geral sao mais baratos.
      Beijinhos

      Delete
  8. Aqui tbm não está muito diferente ... um aluguel de um ap de 2 quartos 4.000 reais, fora a fila da espera que é horrível.
    Saudades :) Bjokss

    ReplyDelete
  9. Sabe que quando eu morava no Brasil eu sempre dizia que só moraria nos EUA se fosse pra morar em New York. Aquelas coisas que a gente fala sem saber do que fala sabe? Anos depois, eis que começo a namorar meu atual marido e foi quando ele me contou como eram as coisas em NYC que eu fui realmente "conhecer" alguns dos problemas da cidade. E é justamente isso o que você falou. Acho que NYC deve ser realmente incrível, mas a cidade é tão cara pra viver que imagino que boa parte desse "incrível" seja vivido por quem realmente tem muito $$$. Eu tô morando em Chicago agora e a cidade é um pouco mais cara que Houston (onde eu morava quando me casei) mas nem se compara com NYC. Com o valor do aluguel de NYC da pra alugar um apartamento de 2 quartos aqui, em região boa e ainda sobra pra pagar umas contas...hahaha

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic