Pages

Wednesday, January 20, 2016

The joys of living in a building.

Quem ja acompanha o blog tem tempo sabe que não gosto de morar nesse predio. Mas por motivos de força maior $$ ainda estou por aqui. A localização do predio e otima, o predio em si e muito bom mas o problema são os vizinhos. Deixa eu dar uma resumida como e a nossa realidade imobiliaria aqui para voces entenderem melhor certas coisas.

Eu moro no suburbio em uma cidade coladinha em NYC, pra quem não sabe NY e um Estado muito caro de viver, comprar uma casa aqui não e tarefa facil. Os preços começam por volta dos $600 mil dolares mas em geral casas nessa area custam em torno de um milhão de dolares e up. Somado ao valor da casa e preciso desembolsar todo ano dependendo do tamanho da propriedade de  $9 - $20 mil dolares pra pagar a taxa da propriedade a cidade. E ainda e preciso acrescentar aos gastos o valor do oleo para aquecimento durante o inverno; e claro ainda tem as contas mensais de luz, agua...

Dificilmente alguem tem dinheiro pra pagar esses valores de uma vez, então e normal fazer um loan com o banco (emprestimo) pagar as prestaçoes mensais. Não e dificil imaginar que quanto mais voce pede emprestado maior e a prestação pra pagar de volta. E claro voce precisa somar juros e toda uma conta maluca em casos de emprestimo pra casa. Esses valores são pra comprar uma casa em Lower Westchester (parte proxima de NYC), quanto mais afastado de NYC for a cidade, mais barata as casas são, mas comparado com outros Estados aqui nos U.S. NY e um Estado bem caro de viver. E se voce quiser comprar um apartamento em NYC um milhão provavelmente vai te pagar um estudio (nosso famoso kitnet) em alguma area beeeemmm afastada e olhe la.

Como filmes mostram o tempo todo, em geral depois de um divorcio ou da morte de um dos conjuges e preciso "vender" a casa e mudar pra um lugar menor, mais longe...mas em geral as pessoas mudam pra um apartamento. Por que e quase impossivel que uma unica pessoa consiga pagar por esses valores pra continuar vivendo em uma casa. E geralmente depois da aposentadoria as pessoas mudam pra um apartamento por aqui. Aqui não temos SUS e depender do Social Security (famoso INSS)  pra viver depois de se aposentar significa que voce vai passar fome. Aqui e muito forte a cultura de juntar dinheiro no famoso savings account pra quando ficar velho e precisar. Resumindo, depois de velho voce vai viver do que voce juntou a vida toda e precisa agir de forma inteligente pra não ter que ir morar na rua, ou passar fome.

Esses motivos explicam por que tanta gente idosa vive no condominio que eu moro. Muitos desses idosos são uns malas sem alça que vivem aqui por uns 20 anos ja. E sabe-se la por que eles acham que todo mundo que muda pra ca tem que viver debaixo das regras que eles estabelecem. Mas essas regras são algo oficial do co-op? Claro que não! Eles são so um bando de malucos com muito tempo livre. Assim que  mudei pra ca sofri muito com esses malas.

Por exemplo, se eu ligasse o liquidificador de manha ja tinha gente batendo na minha porta reclamando do barulho; dia de limpar a casa era infernal porque era eu ligar o aspirador de po não dava 10 minutos ate a velha de baixo vir aqui reclamar. Eu nunca liguei o aspirador de po ou o liquidificador muito tarde da noite ou muito cedo ja pra não incomodar ninguem. Eu deixei chegar num ponto onde ate a TV eu ligava bem baixinho pra não ter ninguem batendo na minha porta. E vivi desse jeito por alguns meses ate chegar meu dia de furia. A velha de baixo veio aqui reclamar do aspirador e eu mandei um F%^& *$# bem grande na cara dela seguido de uma batida de porta que ate o pessoal do predio em frente deve ter ouvido.

A vizinha que me odeia que vivia enchendo o saco com a questão do barulho, ja ouviu um F#$% &^* bem grande tambem pra me odiar de vez agora. Eu sei que falando desse jeito pareço ser uma grossa. Mas eu não abuso, eu so ando de meia em casa e tenho maior consideração com os horarios pra ligar o aspirador, com o volume da TV, etc..enfim eu tento ser o mais respeitosa possivel, mas aqui tambem e minha casa, e onde moro e acho que tenho o direito de viver em paz e fazer minhas vitaminas quando quero. E percebi que se não desse uma cortada drastica nessa velharada, iria continuar sendo chatiada com essas idiotices.

Assim como o barulho dever algo chato pra velho, tambem e pra mim. O vizinho que mora em cima vez por outra limpa o apartamento dele depois da meia noite, e eles tem um baby que provavelmente anda com algum tipo de carrinho pelo chão, o barulho e chato? E sim, mas la e a casa deles e apesar de chato ninguem vai morrer por conta de um barulho longe por alguns minutos. Minha filosofia agora e se não gosta se muda pro meio do mato ou vai pra uma casa. Desde que todo mundo e pobre pra afford a house aqui, então aprendam a viver em um predio e respeitem o espaço alheio.

Eu entendo que pessoas idosas são mais complicadas de lidar, e imagina um monte no mesmo lugar. Sempre sai brigas, fofocas e problemas com o jeito que as coisas são feitas, pois cada um quer do seu modo...as vezes parecem um bando de criancinhas mimadas, mas admito que e dificil ter aquela paciencia que sempre quis com eles. Eu ignoro varias coisas aqui e ali, mas sempre tem um e outro que consegue me tirar do serio...eu me sinto mal depois, mas ai quando o tempo passa e eu vejo que eles pararam de pentelhar me da uma certa satisfação.

Eu meio que conto os dias pra ir embora desse apartamento, mas ai eu lembro que ainda preciso terminar a faculdade, arrumar um emprego...Zzzzz...Mas to positiva de que vou embora daqui um dia, e cada dia que passsa e um dia a menos vivendo no paradise...rsrs.

Beijinhos







Share with the world:

13 comments:

  1. gente, que coisa... esses velhos... meu pai. sei como é. e acho que vc está certa de ter dado um basta pq se não esse povo acha que pode fazer e acontecer. espero que vc consiga comprar sua casinha muito em breve! um dia vc ainda vai vir contar aqui sobre sua nova home <3
    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. E a noticia que me sinto mais ansiosa pra dar, que mudei daqui...rsrsrs....ainda vai demorar um pouco mas um dia esse dia chega. <3
      Beijinhos

      Delete
  2. Nossa, super te entendo. Acho, inclusive, que eu teria menos paciência que você. Uma coisa que afeta muito, é que as casas/prédios nos EUA não são feitos de alvenaria, né.. As divisões internas principalmente. Isso aumenta tanto o barulho. Eu ficava bem irritada com o barulho dos meus vizinhos, mas SEMPRE mantive em mente que todo mundo merece ficar a vontade em casa. Be strong!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O jeito que tudo e construido aqui (de papel) afeta muito na qualidade de vida de quem vive dentro dos apartamentos/casas. Meu predio não e dos piores, mas e que o povo aqui e muito sensivel a barulho, chega ser ridiculo sabe mas e a vida.....rsrs..to sendo mas valeu <3
      Beijinhos

      Delete
  3. Nossa também acho horrivel as contrucoes daqui, eu sou contra barulhos de madrugada ou os exageros durante o dia mesmo, mais nunca fui bater na porta de ninguém. Agora no seu caso, esses idosos abusaram mesmo, foi ótimo o chega pra lá. Nem me fale de preços, moro em HI, tudo caro igual a NY. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. As contrucoes de papel daqui sao triste mesmo, acaba gerando esses problemas. Por ai e caro como aqui tambem? Toda vez que checo a lista de lugares mais caro pra morar eu vejo NY e SF sempre no topo...Minha conclusao e que os EUA e um lugar caro de viver...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
    2. Sim, HI (Honolulu) sempre tá na lista dos lugares mais caros pra se viver, sempre vejo NY e SF também.

      Delete
    3. Aqui pra gente quando falam do Hawaii sempre deixam a entender que a falta de oportunidades nas ilhas faz o custo de vida alto, mas não achava que era no estilo de NY e SF...to horrorizada, o USA e mesmo terrivelmente caro de se viver =(
      Beijinhos

      Delete
  4. Ai que saco, eu super te entendo. Já passei por isso no antigo prédio que morei, mas nada tão sério quanto o seu caso. O alemão é muito chato com barulho. Aqui não se pode usar aspirador de pó a noite e nem aos domingos. Fudeu se a pessoa só tem tempo de limpar a casa no domingo né. No prédio que morei tinha um escritório embaixo e um dia bateram na minha porta pra dizer que eu pisava muito forte. Eu fiquei tão sentida, porque sempre andei de meia em casa, mas depois desse dia parecia que eu andava pisando em ovos. Me sentia mal dentro da minha própria casa. Estou feliz que mudamos e aqui não tenho vizinhos chatos, pelo menos por enquanto. Força aí, torço pra que você consiga realizar seu sonho de sair daí!
    bjão

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui nao tem regras para uso de aspirador mas o bom senso e sempre usado, eu evito usar o aspirador a noite e fins de semana, mas quando os horarios apertam eu limpo final de semana mesmo e to nem ai pra se alguem achar ruim...rsrs. Eu entendo voce Ana, era assim que me sentia por muito tempo aqui mas um dia bateu aquela iluminacao sabe..as construcoes sao ruins e todo mundo sabe disso e morar num predio e aprender a toletar os barulhos dos vizinhos entao desencanei e liguei o "darsi"...aquele famoso vai ser f....quando alguem vem encher a paciencia com coisas sem cabimento...Mas to feli que voce saiu desse predio chato e ta num lugar melhor, um dia eu chego la tambem...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  5. AI Monique, que raiva deste povo! Acho que vc está certíssima em impor seu espaço também. Não é nada justo que vc não possa ter o mínimo de liberdade pq eles estão de mau humor com a vida... Eu moro em attached condo e inclusive tem um apartamento acima do meu. Um casal de senior mudaram para o apartamento de cima e olha, eles fazem 10X mais barulho do que os antigos vizinhos que tinham dois bebês e dois cachorros :-( E ainda assim, nunca reclamei... Povo mais chato! Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui em NY não sei por que o povo e chato desse jeito, por mais que barulho e chato e tals a gente vive em sociedade mas enfim cada pessoa e de um jeito ne =(...Espero que seus novos vizinhos nao sejam barulhentos ao extremo.
      Beijinhos

      Delete
  6. Monique, as vezes a gente precisa mesmo "dar uma de louca" (impor respeito) para as pessoas nos respeitarem. Você faz bem de não ficar levando desaforo pra casa, rs... afinal regras de convivência devem ser servir para todos e não por um ou dois que querem impor regras individuais, onde os únicos beneficiados sejam eles mesmos. Enfim, espero que você consiga o seu cantinho fora dai o quanto antes :-). Bjs

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic