Pages

Tuesday, September 9, 2014

Sobre relacionamentos a distancia.

Outro dia vi um caso que me partiu o coracao e me fez pensar o que certas pessoas tem na cabeca. Uma moca que estudou comigo me ligou pra falar de uma colega de classe brasileira que tava com problemas com o marido, como eu me mudei pra ca porque me casei com alguem daqui e bla bla bla, ela pensou que talvez eu tivesse algumas ideias ou orientacoes pra ajudar a moca. 

Pelo que entendi a menina casou com um americano, se mudou para ca e depois de algum tempo comecou a sofrer nas maos do cara, se eu entendi certo parece que o cara ate bate nela. Infelizmente eu nao posso fazer muito pra ajuda-la, alias olhando pra historia dela me doeu o coracao de uma forma, porque a menina mal fala ingles, nao trabalha, nao tem dinheiro, nao conhece ninguem, nao tem familia aqui, quantas meninas a gente nao conhece na mesma situacao nao e mesmo? E provavelmente muita de nos que mudamos de pais viemos na mesma situacao ou com alguma semelhanca.

Casamento e dificil pra todo mundo, nao importa se voce vive no mesmo pais ou nao, a chance de dar certo ou errado, de ser a pessoa certa ou nao, terminar em divorcio ou nao, sao as mesmas pra todo mundo (tecnicamente pra quem "escolhe" com mais cuidado nao deveria ser, mas anyway). Eu nunca casei com um brasileiro e tive uma vida marital no Brasil entao nao posso dizer que sei, mas desconfio que to 99.9% certa quando digo que um relacionamento a distancia e dificil, casar com alguem de outra nacionalidade e se mudar para outro pais e mais dificil ainda. Nao adianta voce falar a lingua da pessoa, essa lingua nao e a sua, nao adianta voce estudar a cultura da pessoa essa nao e a sua cultura. A forma de se comunicar, de se comportar, o jeito de levar a vida e tudo muito diferente de onde voce nasceu e se criou.

Nao to falando essas coisas pra assustar ninguem, eu sou a favor de que todo mundo deve viver seu sonho, lutar pela sua felicidade (desde que nao prejudique ninguem e claro), e se ser feliz pra voce e casar com um estrangeiro e mudar de pais, entao mude e va ser feliz, mas por favor no meio do caminho tenha a precaucao de se certificar de que nao ta comprando gato por lebre. Tem muita historia feliz e perfeita no reino encantando do blogger, o que pode fazer muita gente pensar que todo mundo aqui (e em outros paises) sao ricos, bonitos, generosos e perfeitos, mas como dizem aqui let`s get real, nao existe perfeicao em lugar nenhum assim como tem gente boa e ruim no Brasil ta cheio de gente boa e ruim fora do Brasil tambem, e inclusive ta cheio de gente violenta, alcolatra, irresponsavel, endividada e etc.

Vez por outra eu ouco umas historias macabras de meninas que mudaram pra ca e passaram por poucas e boas. Algumas dessas historias eu percebo que tanto sofrimento poderia ser facilmente evitado se elas tivessem usado um pouco mais de cautela. Nao to dizendo que todo casamento entre pessoas de paises diferentes que acaba em divorcio e culpa de alguem, as vezes nao da certo, as vezes um mentiu para o outro, enganou, enfim ta cheio de gente ruim e dissimulada nesse mundo, as vezes o casal nao combina, mas as vezes falta bom senso mesmo. Eu nao sou uma pessoa com muita experiencia de vida mas posso deixar alguns conselhos aqui:

# Conheceu o principe, antes de jurar amor eterno e mudar de mala e cuia, converse com ele, pergunta onde trabalha, tente conhecer alguem da familia, amigos, lugar onde mora. Da uma de boba um dia e liga pro trabalho dele pra fazer uma surpresa, envie um cartao pro endereco e nao fala nada a respeito, essas coisas podem parecer sem sentido mas voce vai descobrir se ele trabalha onde falou, se o endereco dele e mesmo o que ele te deu e claro voce ainda ta fazendo uma otima surpresa pra ele. 

#Antes de mudar para o pais de vez, deixe ele ir ate o seu e conviver com sua familia, seus amigos e observe como ele se comporta. Se possivel faca o mesmo com ele, visite o pais dele primeiro e observe como  ele se comporta na vida cotidiana dele. Isso e algo que pode ajudar muito voce a descobrir o tipo de pessoa que ele e. 

# Decidiram casar? Pesquise sobre o lugar, pesquise sobre qualidade de vida, pesquise quanto dinheiro e preciso pra duas pessoas viverem, se lembre que provavelmente por um bom tempo ele vai ser o unico trabalhando, ja imaginou recem-casada num pais estranho ja tendo discussoes interminaveis por causa de dinheiro? Tendo que morar com parentes do marido? Como voce vai se sentir sendo financeiramente dependente de alguem? De largar um emprego (talvez bom, talvez publico) pra morar em outro pais com uma boa chance de por muito tempo trabalhar em algo fora da sua area, ganhar menos e nem mesmo no cargo que voce tava acostuamada antes? Eu sei que muita gente nao pensa nisso, mas pensar nisso tudo e em muito mais e importante pra saber se voce consegue, afinal voce nao quer se sentir infeliz nao e?!

# Nao va pra outro pais sem nenhum dinheiro! Tenha algum dinheiro guardado, pelo menos o valor que cobre o custo da passagem de volta, e seria bom ter algum $$ sobrando caso voce precise se hospedar num hotel, pegar um taxi, etc. Mas porque voce precisa de dinheiro, afinal ninguem casa pensando em separar nao e?! Muito simples e se ele virar alguem agressivo como o marido da menina que comecei falando no post? O que voce vai fazer sem dinheiro, sem amigos, sem familia e sem lugar pra ir? Vai ficar apanhando em casa? Vai ser abusada fisicamente e psicologicamente por um sapo que se fingiu de principe? A gente nunca pensa no pior, nas chances das coisas darem errado, mas vai por mim, melhor safe than sorry e dinheiro guardado nao mata ninguem pelo contrario e bom saber que voce tem um plano B ou C caso o plano A de errado. 

 E sobre a menina que nao pude ajudar espero de coracao que ela tenha conseguido sair de casa e ir pra um lugar seguro, ou ter voltado para o Brasil, enfim qualquer coisa que nao envolva ficar apanhando de homem covarde =(

Share with the world:

20 comments:

  1. Que horror... mas infelizmente isso acontece. Vira e mexe escuto alguns casos semelhantes por aqui também. Tem sim meninas que foram ingênuas, mas tb tem aquelas que não foram enganadas não! Aquelas que na esperança de uma vida a dois e mudança de país, tiveram a ilusâo de que poderiam mudar o outro...
    Olha Monique, isso é triste. Infelizmente nestas horas a gente não tem mesmo muito o que fazer, pq o nosso círculo de amigos e/ou pessoas que podemos contar (principalmente quando não estamos no nosso país) também é restrito e no mais, tem muita gente que recua e não quer se meter com este tipo de "confusão", digamos assim. Espero que a menina tenha conseguido ajuda pra se sair dessa. Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente acontece ne, e tao triste. E verdade eu esqueci desse ponto que tem meninas que acreditam que e possivel mudar o outro, o que na minha opiniao e igualmente triste. E dificil ajudar mesmo, eu nao sei como essa estoria acabou mas espero que ela tenha conseguido sair da casa.
      Beijinhos

      Delete
  2. Poxa vida, fiquei com o coração partido :( espero que essa moça consiga sair dessa situação...
    Você deu umas dicas ótimas, Monique. Engraçado que pra mim tudo parecia tão óbvio (a necessidade de checar certas coisas e tentar conviver pessoalmente por um tempo antes de casar) que nunca passou pela minha cabeça que talvez fosse bom dizer isso pra outras meninas... ingenuidade minha, pois provavelmente há muitas meninas que não devem pensar em tudo isso. Como você disse, nenhum casamento é seguro, nem entre brasileiros, mas tomar certos cuidados diminui as chances de algo tão ruim acontecer.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Voce falou uma coisa certa, eu sempre achei isso tudo tao obvio mas aparentemente pra algumas pessoas nao e, acreditam que todo mundo que e de fora do Brasil e legal e bonzinho. Eu tambem to me sentindo mau pela garota ate agora.
      Beijinhos

      Delete
  3. Que triste essa história e mais triste ainda por imaginar que ela entrou nessa por ingenuidade e cheia de expectativas. Espero que ela consiga sair dessa e fazer das cicatrizes aprendizados e não amargura.

    ReplyDelete
  4. Nossa que DR heim?! Mas hoje dia acreditar em príncipe é furada, coitada ela encontrou foi um sapo mau isso sim, muito triste.

    O jeito é torcer por ela e que o final seja feliz mesmo que sozinha.

    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, espero que ela se livre desse encosto e consiga ser feliz.
      Beijinhos

      Delete
    2. Monique, desculpe me intrometer no comentário alheio, mas eu consigo acreditar que uma situação dessas, que envolve violência física e psicológica, possa ser chamada de "DR". afff, é cada uma que a gente tem que ler :-(

      Delete
  5. Uma história complicada, Nique. Pobre menina. Realmente nem tudo são flores e é como você citou, pode dar errado em qualquer lugar, mas nesse caso de estrangeiro, suas dicas são valiosas, o melhor é verificar tudo o que puder sobre o rapaz para não ter que passar sufoco depois, principalmente porquê ela foi para um país totalmente diferente de onde ela nasceu e cresceu. beijinhos e bom final de semana.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Casamento requer cuidado e maturidade se for pra sair do pais de origem entao precisa de tudo dobrado.
      Beijinhos

      Delete
  6. Ps.: Espero que ela consiga ter um final feliz. ;)

    ReplyDelete
  7. Nossa, que perrengue. Difícil a situação da menina, mas todo cuidado eh pouco ainda mais em casamento de cultura e pais diferente. Espero que ela consiga sair desta situação.

    Beijos

    ReplyDelete
  8. Situacao muito complicada mesmo! Infelizemente tambem ouvi varios casos de meninas que vieram e o principe encantado virou sapo, mas claro que conheco muito mais historias de casamentos de sucesso. No meu caso, quando eu vim me mudar, minha mae me deu minha passagem de presente, e insistiu em comprar a de vinda e a de volta, porque caso algo acontecesse eu teria pelo menos como voltar pra casa, e a porta estaria aberta. Acho que o melhor conselho eh ser cuidadosa, e confie nos conselhos da sua familia, sabe, nao custa nada ouvir aqueles que tem um pouco mais de experiencia do que nos, nao eh mesmo?
    Realmente espero que essa menina tenha conseguido voltar ao Brasil em seguranca! Se vc tiver mais noticias, let us know! xoxo e boa semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E suas dicas sao otimas, ouvir a familia e passagem de ida e volta ajudam bastante. Deixo sim, mesmo porque eu to querendo saber o que aconteceu tambem.
      Beijinhos

      Delete
  9. É tão triste ver como estas histórias de mulheres que sofrem em um relacionamento abusivo com estrangeiro são constantes :-( Achei suas dicas ótimas, pq é bem como vc falou, nos blogs normalmente só vemos as histórias que deram certo, mas existem tantas outras que deram errado. Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. E triste mesmo, e legal ver e ler sobre historias que deram certo mas acho que muitas meninas tem isso como algo que acontece pra todo mundo e acabam em situacoes como essa por ingenuidade ou ate mesmo falta de maturidade.
      Beijinhos

      Delete
  10. Menina, que coisa triste!
    E sim, casamento é difícil mesmo, mas é bom. Eu mudei para os EUA com meu marido e foi bem difícil, imagina quando se tem a barreira da língua e outras coisas. Isso que você disse do dinheiro da passagem e algo mais é algo importantíssimo! Eu e meu marido temos sempre a reserva para voltar para casa, caso algo aconteça. Espero que essa menina consiga achar uma saída!

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic