Pages

Tuesday, July 16, 2013

E agora o que fazer?

Google images
Quando eu era pequena eu sempre tive uma boa ideia da profissao que queria seguir quando crescesse, a minha duvida era entre Historia, Jornalismo, Direito e Psicologia. Por fim resolvi serguir por Historia mesmo, pois dizem que se a gente trabalha em algo que ama nao precisa trabalhar nenhum dia da vida. Apesar disso nao ser verdade, tem la um pouco de sua razao. Eu fiz essa escolha consciente que nunca seria rica como professora, mas so de poder ajudar no desenvolvimento e no pensamento critico de outros seres, achava que isso valeria a pena. Em parte valeu, e nunca me arrependi da minha escolha. 

Com o passar do tempo conheci meu marido, e vim para aqui. No inicio eu tinha uma ideia bem resolvida de investir pesado em aprender ingles e depois ver o que faria da vida. O ingles ta indo, ja ando ate de saco cheio de tanto curso e comeco a pensar no que fazer por aqui. Nao menosprezando a profissao de ninguem mas cuidar de crianca malcriada ou limpar casa dos outros nao estao nos meus planos para o futuro. Entao agora comecou minhas duvidas sobre que carreira seguir e o que fazer da vida. 

A primeira decisao foi voltar para o banco da faculdade e aprender uma profissao que de emprego por aqui, ja que Historia nao vai dar certo (infelizmente). Mas que carreira seguir? Eu me sinto tao perdida em decidir que rumo tomar, pior e que eu queria comecar agora em agosto/setembro, mas julho ja passou da metade e to incapaz de decidir alguma coisa..rs. Pesquisando sobre carreira um dia por aqui, me deparei com o programa de Arquitetura, e foi amor a primeira vista. Sei que nao e uma area facil mas eu gostei muuuito, fiquei toda empolgada que finalmente tinha me decidido sobre o rumo a tomar, mas essa empolgacao nao sobreviveu as pesquisas do mercado de trabalho. Apesar de crescer a demanda por esse profissional, o mercado de trabalho e muito volatil e tem muita gente boa querendo um lugar no sol; eu ainda li um artigo no Times sobre nao escolher arquitetura como carreira por causa da quantidade enorme de gente que se forma e nao tem trabalho. Que banho de agua fria, e aqui estou eu novamente pensando sobre o que fazer.

Minha primeira escolha seria psicologia, mas ja passei dos 30 e nos to afim de estudar 4 anos de bacharelado + 2 de mestrado + nao sei quantos de doutorado para dai sair como psicologa e dai poder trabalhar. Se bem que me pergunto se existe a possibilidade de trabalhar em RH de empresas ou em agencias de emprego com o bacharelado, mas ate agora nao descobri a resposta. Ainda estou pesquisando, mas os numeros nao sao muito bons, entao nao sei se vale a pena eu investir nessa area, e como aqui nos US estudar e caro (mesmo faculdades publicas sao pagas), acho que preciso pensar muitas vezes antes de escolher alguma coisa onde o risco de desemprego e grande, afinal nao e so dinheiro envolvido e o tempo tambem e isso eu nao tenho a meu favor. 

A segunda opcao foi sugerida por varias pessoas, que e fazer enfermagem. Eu nunca gostei de area medica que envolve chegar perto de gente doente e com possibilidade de ver sangue, nao e preconceito contra doente e que me sinto mal mesmo. Apesar que nursing e uma das melhores carreiras a seguir devido a necessidade de mao de obra, nao sei se e pra mim. Eu vivo com minha cabeca na lua, ja imaginou se eu matar alguem por nao prestar atencao na dosagem do remedio ou desmaiar so de pegar uma seringa? Nao quero acabar presa e muito menos depois de uma divida educacional enorme descobrir que nao sirvo pra isso. 

A terceira opcao seria fazer engenharia civil. Engenharia e uma boa profissao pra seguir em qualquer lugar, acho dificil esbarrar no problema do desemprego com um major nessa area. Me sinto empolgada, acho que eu gostaria de trabalhar com isso, mas a graduacao e pura matematica, e isso me preocupa. Nunca gostei muito de matematica e ela nunca foi meu forte, adiciona o fato que to longe de contas por uns 10 anos ou um pouco mais, tenho medo de simplesmente nao conseguir. E ao mesmo tempo acho que se consigo vou ser muito feliz, ainda mais que em um futuro distante eu posso tentar uma segunda graduacao em Arquitetura (fazendo beeem devagar e sem stress) ou um mestrado em algo relacionado, porque assim da uma turbinada no curriculo e ainda volto pra algo que gostei muito e seria minha primeira opcao se nao fosse o problema de nao ter emprego. Mas a monstruosa matematica ta la no meio do caminho.

Meu marido me deu a sugestao de fazer Account, nao tem muita matematica, da pra arrumar emprego e ter um salario razoavel, mas sei nao sabe. E dificil agora depois de velha, ter que pensar em opcoes que eu nunca consideraria antes se estivesse no Brasil, afinal pais diferente, necessidades diferentes. E assim tenho passado meus dias e noites nos ultimos meses, pensando que area seguir, onde estudar, o que fazer, etc...E nessas horas mais do que nunca que digo que imigrar nao e facil, nao e so mudar de pais, voce muda sua vida toda, e as vezes ela vira de pernas pro ar. 

O tempo ta acabando e to achando que vou colocar o nome dos cursos num papelzinho e fazer um sorteio, o que sair saiu...rsrs. Eu tambem tenho a opcao de me matricular em alguma coisa e ir fazendo as materias comuns aos cursos que estou em duvida ate ter uma ideia mais clara do rumo que vou tomar, alias acho que e isso que vai acabar acontecendo ate eu amadurecer melhor minhas ideas.

Beijinhos


Share with the world:

28 comments:

  1. A gente se parece muito, eu jamais gostaria de trabalhar na área de saúde porque passo mal mesmo, morro de nojo de sangue e ferimentos, e jamais, jamais mesmo faria qualquer curso com matemática. Eu acho o seguinte: se você já vem com razões assim pra não fazer uma coisa, tipo ter medo de trabalhar com enfermagem, fazer um curso cheio de matemática, que você não gosta... acho que eles não são pra você, pelo o que eu vejo no seu post. Mas se você acha que mesmo você não gostando do curso, tendo medo, você quer tentar, tente!

    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui muitos cursos tem matematica, alguns a parte do programa e mais extensa como a outra, como no caso de engenharia. Realmente esses nao seriam minhas primeiras opcoes, mas tudo que gosto e me interesso nao tem boa area de trabalho. Aqui nos EUA estudar e muito caro, e nao quero nem pensar em gastar tempo e dinheiro na faculdade novamente e no final nao conseguir emprego e ainda ter uma divida educacional enorme pra pagar. Entao eu to tentando entre as areas com melhores possibilidades me "achar"...e mais complicado do que ter medo e fazer algo que gosto porque a vida e mais complexa que isso agora.
      Beijinhos

      Delete
  2. Eu passei por esse momento, ou melhor momentos. Pois durante anos tentei escolher algo pra fazer. No Brasil me formei em Turismo e Hotelaria, com a intencao de vir pra ca apenas pra aprimorar meu ingles pelo programa de AuPair e depois voltar pro Brasil pra trabalhar em Cruzeiros Maritimos e depois tentar emprego em hoteis na Europa. Como acabei casando e ficando aqui vi que a minha area nao era muito boa. Como eu nao tinha tido experiencia nenhuma na area ainda, nao conseguia emprego aqui em hoteis como gerente. Teria que comecar de baixo ganhando pouco, e no restaurante que eu tava trabalhando depois que sai do Au Pair eu tava fazendo muito mais do que iria fazer em um Hotel... Entao que decidi voltar a estudar e fazer algo que desse dinheiro e que tivesse oportunidades de emprego.

    Foi um MARTIRIO a fase de pesquisar que carreira seguir e entender como o sistema de faculdades aqui funcionava. Eu sabia que queria fazer algo na area da saude, porque com a crise era uma das unicas areas que tinham emprego sobrando, soh nao sabia o que exatamente. Eu nao queria de JEITO NENHUM fazer enfermagem (ironia do destino haha), nunca levei jeito, sempre tive medo (pavor) de agulhas, sangue, etc. Nunca tive coragem e nem vontade. Descartei de cara.
    Eu queria algo que nao precisasse de mexer com sangue e coisa e tal e como encontrar essas carreiras??? O que me ajudou foi ir na Barnes and Noble ver livros de carreiras, chamam "occupational outlook handbooks", tem de varias editoras. Sao otimos!!! Neles tem as carreiras, o salario anual, aulas que tem que fazer, etc e tal. Eu nao comprei nao, mas ia la sempre e via, ia lendo, anotando as que me interessavam pra pesquisar mais sobre online depois. Eu queria algo que com um Associate's eu ja pudesse trabalhar e fazer dinheiro. Entao pensei em "physical therapy assistant" (nao precisa lidar com sangue, da pra trabalhar em clinicas de segunda a sexta, pensei em dental Hygiene que tem um salario otimo, pensei em Radiologia (tecnico de Raio X), e ultrasom.
    A que eu mais queria era ultrasom. Sempre tive um fascinio por isso, nao sei porque. Mas nao tem muitas escolas acreditadas de ultrasom em alguns Estados como Arizona, e New Mexico onde moro. Tem bastante na Florida, no Texas, etc, mas como pra la Bryan nao mudaria, e soh encontrei uma no AZ na epoca, eu decidi entao seguir isso. Soh que, pra entrar no curso de ultrasom daquela faculdade eles requeriam que o aplicante ja tivesse um Associate's em alguma outra area da saude. Ai voltei a pensar em Dental Hygiene e pasme, enfermagem, porque com enfermagem eu poderia depois aplicar pra ultrasom, mas com Dental Hygiene nao poderia. E entao foi onde eu acabei decidindo com a cara e a coragem a fazer enfermagem. E pasme, eu gostei! E pasme mais ainda, a melhor parte eh as que tenho que dar injecao, e fazer essas coisas que tinha medo. Eh o mais interessante e o que mais gosto. Independente do que voce for fazer, voce tera de fazer matematica, principalmente se for fazer um Bachelor's, que exige estatistica, calculo, college algegra... eu soh tive que fazer duas, introduction to algebra e intermediate algebra (o nivel acima eh o college algebra), mas se quiser seguir um bachelor's depois terei de fazer estatistica, etc. Mas como voce falou, dependendo da area tera muito mais aulas de matematica, e varios niveis diferentes.

    Nao tenha medo da matematica, eu tb odiava e tb morria de medo, mas consegui pegar e fui muito bem, com certeza voce ira tb.

    E nao escolha "no papelzinho" a carreira que for seguir, pra nao se arrepender depois.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Maritirio e a palavra certa, porque no Brasil a gente tinha ideia bem definida do que fazer e aqui tudo muda entao acho que o sentimento de nao saber o que fazer e mais comum em imigrantes do que eu pensava...rs. Acho que matematica normal, e aquela que vou usar no meu dia a dia se seguir engenharia daria conta, mas o que me assusta sao as aulas de math extra com um monte de coisa inutil e dificil pra caramba, isso me deixa nervosa so de pensar.
      Beijinhos

      Delete
  3. O meu conselho eh:

    1) va numa livraria e procure livros de occupational handbook e pesquisa sobre carreiras que voce estiver interessada e as que voce nunca nem sabia que existia, anote num papel para pesquisar mais em casa tb;

    2) Em casa, na internet, procure em sites de emprego quais os empregos que voce esta enteressada que tem mais oportunidades de trabalho. Dental Hygiene tinha uns 3 empregos por semana no AZ inteiro, enquanto Enfermagem tinha de 50 pra cima. Foi uma das razoes pelas quais decidi fazer enfermagem (alem de que com ela eu poderia depois fazer ultrasom);

    3) Vai na community college que voce pretende estudar, e fala com um advisor, e pergunta quais aulas voce poderia comecar a fazer que valham para qualquer carreira que voce for seguir como por exemplo: Writing (todos tem que fazer, ateh Americanos), Math (matematica), psicologia, sociologia, etc. Sao as chamadas aulas gerais ("general classes"). E assim, comecando essas voce nao perdera muito tempo para decidir. Enquanto voce vai decidindo voce vai eliminando essas aulas, e quando decidir ja as tera feito.

    4) Outra opcao eh, com seu Bachelors voce pode fazer um mestrado, em alguma area e nao precisara estudar tanto quanto estudaria se comecar um Bachelors do comeco. Mestrado eh bem mais caro, mas se voce encontrar algo que gosta valeria a pena.

    Boa sorte Monique :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu ia deixar uma resposta gigante aqui, mas como recebi alguns emails falando sobre quase a mesma coisa, acho que vou fazer um post depois, mas vou deixar um esboco da minha resposta por aqui. Eu olhei livros, eu vi em sites sobre os indices de desemprego e crescimento em varias areas, eu conversei com pessoas que estao estudando e ja trabalham e ja fui no college levar meus documentos e conversar com um counselor por la. A minha lista de profissoes foi reduzida para essas ai do post, e mais social worker que nao escrevi sobre. Sai da minha conversa com o manezinho com mais duvidas do que antes e a opcao do mestrado agora nao funcionaria bem pra mim. Eu ja peguei o cronograma dos cursos e olhei as materias, continuo com muitas duvidas. Se eu nao decidi ate o semestre comecar, vou me registrar anyway e fazer as materias gerais e no meio do caminho vou me decidir, ou se escolher algo agora e quiser trocar eu faco tambem...rs. Mas ate agora nao cheguei a nenhuma conclusao e isso ta me angustiando um pouco, mas como sou meia desesperada isso nao deve ta me ajudando tambem mas enfim uma hora eu decido...rs.
      Beijinhos

      Delete
  4. Monique! Que situação ein? Eu tenho um pouquinho de inveja daquelas pessoas q têm uma vocação desde crianças e depois crescem e viram aquilo q queriam. Eu sou como você, há muitas coisas das quais eu gosto. E também quero estudar de novo, estou indecisa entre assistência social, gestão de recursos humanos e psicologia, mas é quase impossível entrar em psicologia pois as médias de entrada são acima dos 20 pontos (só na Suécia mesmo kk).
    Bem, pelo q vc escreveu, não recomendo a enfermagem. É um trabalho pesado mesmo e envoöväälve muito contacto com doentes. Eu também fico com muito nojo.
    Quanto ao medo da matemática, ele pode ser conquistado!
    Boa sorte!!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que saber desde criancinha o que fazer da vida e seguir ganhando dinheiro com isso e o sonho de todo mundo Joana...rs. Psicologia e um curso dificil mesmo, mas por ai e quase impossivel entrar, se bem que sou da teoria que se voce estudar da pra passar. Enfermagem e minha ultima opcao mesmo, e espero que matematica seja conquistada porque vou precisar...rs.
      Beijinhos

      Delete
  5. Monique, decisão difícil... até porque eu ainda também ainda não me "encontrei" profissionalmente por aqui . Pelo que vejo enfermagem por aqui tb tem boa aceitação, mas não é uma área pra mim. Definitivamente.
    Números tb não gosto. Jamais faria engenharia, porque eu sei que são cálculos em cima de cálculos. Se vc nao se identifica com estas áreas então pra que perder tempo e dinheiro fazendo estes cursos?? Pra conseguir um trabalho que você vai odiar para o resto da vida? Não obrigada, a vida é muito curto pra ficar fazendo algo que não gostamos. Enfim, meu comentário não ajudou muito, rs... mas espero que você encontre o seu caminho :-). Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pelo que vejo enfermagem e bom em quase todo mundo, mas nao acho que seja pra mim...rs. O problema de engenharia nao sao os calculos que se usa pra trabalhar, sao as aulas de matematica extra dificil que nao serve pra nada na profissao que me assustam. Mas apesar da vida curta, trabalhar e preciso e escolher uma profissao tambem...rs.
      Beijinhos

      Delete
  6. Não sei se meu comentário entrou... Vai de novo.
    Oi Monique, agora entendi porque vc achou que meu blog seria sobre história :) Olha, já passei por esta fase em que vc está, é duro mesmo ter que se reinventar. Eu sou fisioterapeuta de formação e paixão, mas em função das circunstâncias acabei seguindo uma outra paixão que são as línguas e hoje trabalho como tradutora e revisora. Será que não seria mais simples vc partir para um curso técnico ao invés de cursar universidade? Existe esta opção? Obrigada pela visita ao blog. Abraço! Marcela (www.seguindoahistoria.blogspot.com)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que todas nos passamos ne, vida em pais diferente traz desafios e necessidades diferentes. Eu pensei em trabalhar com isso, mas por aqui a concorrencia e tao grande que nem tem muito mercado pra ganhar a vida assim. Eu nao sei se aqui tem curso tecnico, eu so vi uns na area da saude mas eram tao caros e limitados que nao achei uma boa nao sabe. Obrigado pela visita =)
      Beijinhos

      Delete
  7. Nossa, Gigi,

    É uma decisão difícil mesmo...

    Uma área que tem crescido muito no mundo todo é TI (Tecnologia da Informação - que é basicamente software e hardware, na tradução programa e máquinas, que seria montagem e manutenção de computadores, enfim Informática... rs) Mas tem que que gostar muito de tecnologia e ter uma noção, do contrário você fica perdida.

    Sobre enfermagem que você citou, sou que nem tu, não gosto de ficar perto de doente e tão pouco de ver sangue, sem preconceito, mas de fato, comigo não rola...

    Nem vou lhe aconselhar a escolher uma área, pois é algo que deve vir de ti. Mas as sugestões da Nani, estão perfeitas, você tem que pesquisar e conversar com pessoas da área antes de realmente iniciar uma nova graduação.

    Desejo-te sucesso e estou certa de que planejando você irá longe.
    E é só o que tenho a dizer.
    beijos e tudo de bom.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Re-escolher uma profissao e muito dificil, especialmente quando as opcoes nao sao as que voce queria...rs. TI e bom pra emprego mas eu nao tenho um pingo de paciencia com software. Essas decisoes sao dificeis mesmo, mas sei que uma hora me decido e me acho por aqui. Obrigado =)
      Beijinhos

      Delete
  8. Monique, esqueci de falar outra coisa que me ajudou tb a "eliminar" as profissoes que eu pensava e tinha duvida. Procura na faculdade ou universidade se eles tem algum programa de "shadowing", tipo sombra de alguem de certa profissao. Eu fiz isso numa clinica de fisioterapia no Arizona quando pensei em fazer curso de assistente de fisioterapeuta, passei 4 horas la e foi as 4 horas mais entediantes da minha vida haha!!! Entao foi facil "eliminar" da minha lista. E fiz tb com Dental Hygiene, o que me ajudou a ver que Dental Hygiene nao da muitas opcoes... sera sempre a mesma coisa, limpando dentes, e caso eu quisesse varias um pouquinho iria ter que fazer outra faculdade... entao com enfermagem eu teria varias opcoes, mesmo se fosse soh formada em enfermagem, posso trabalhar em hospitais, em escolas, pra presidios, companias, viajando, ou com imigracao sendo enfermeira do aviao que eles levam deportados pro Mexico (uma grana otima soh pra "andar de aviao"... e assim vai...

    Nao to tentando te convencer a fazer enfermagem nao viu haha, soh queria dizer que pesquisando, fazendo shadowing voce pode tanto "eliminar" as que considera, quanto "encontrar" algo sobre uma carreira que nao considerava.

    Boa sorte!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A universidade que pretendo comecar tem programas onde eu posso conversar com pessoas formadas nas areas, mas nao tem isso de shadowing, pelo menos nao que eu saiba mas vou pesquisar. Essa de voar com deportados e bom, ate me interessou de novo...rsrs. Verdade as areas sao mais extensas do que a gente imagina.
      Beijinhos

      Delete
  9. Olá Monique!! Em primeiro lugar, você não é velha e nunca existe idade certa para estudar.
    Entendo sua aflição, mas tenha calma, continue a pesquisar e com certeza encontrará algo dentro de sua área.
    Obrigada pelas palavras de conforto deixaste no meu blog.
    Abraços.Sandra

    ReplyDelete
    Replies
    1. De nada Sandra, sei que momentos como o que voce esta passando agora sao muito delicados. Mas desejo que Deus conforte seu coracao.
      Beijinhos

      Delete
  10. Não é fácil ficar na indecisão? mais só decida quando tiver a certeza do que vc realmente quer...já vi muita gente desistir na metade, ou quase no final do caminho...e isso é tempo e dinheiro perdido...fora a frustação...boa sorte na sua escolha Nik...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, e verdade essas decisoes importantes precisam ser feitas com calma e muita reflexao.
      Beijinhos

      Delete
  11. Oi, Monique. Aqui na Irlanda enfrentei as mesmas duvidas que vc e optei por psicologia, terminei meu bacharelado e estou iniciando meu mestrado. Conclusao sem uma especializacao vc consegue um emprego sim dependendo da empresa como assistente no RH, mas para conseguir uma vaga melhor vc precisa se especializar, pq qdo vc se formar vc vai ter somente um bacharel em psicologia "geral" isso nao garante quase nada nessa area de RH e o custo de mestrado e cursos podem doer o bolso. Eu basicamente desisti de ser uma psicologa clinica por causa do custo do doutorado. No momento eu iniciei minha carreira como pesquisadora em neurociencia e estou curtindo bastante. Eu tb estudei contabilidade, aqui tinham bastante numeros, mas nada tao dificil,mas eu acabei me entediando. Se eu pudesse escolher novamente acho q eu teria escolhido biomedicina ou engenharia quimica. Sao areas interessantes e que estao com tudo no mercado. Bjuss boa sorte.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A gente quando muda de pais sofre ne?! E uma duvida terrivel entre uma coisa ou outra. Mas o bom e que pelo menos voce se "achou". Eu ainda tenho pesquisado como funciona psicologia por aqui mas acho que e bem parecido com ai na Irlanda. Obrigado Renata =)!
      Beijinhos

      Delete
  12. Nao é uma decisao fácil Monique. Poderías pensar em jornalismo, como pensavas na adolescencia. Ou entao, antes de partir para a faculdade, ir para college, um associate, curso de apenas 1 ou dois. E mais em conta que a faculdade, já ajudar a ter maos nocao das possibilidades.
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Jornalismo nao me atrai mais como me atraia quando eu era mais nova, mesmo se tivesse no Brasil eu nao faria jornalismo mais. Eu penso em comecar em um college mesmo, por causa do custo e pela possibilidade de so fazer as materias gerais comum aos cursos e com isso ter mais tempo para me decidir.
      Beijinhos

      Delete
  13. Vamos fazer papeizinhos e jogar pra cima... hahahaha... To brincando, mas a ideia foi muito boa... hahahahaha

    Eu acho que voce se matricular em algumas materias eh uma otima ideia, pois voce pode ver se gosta... ter uma melhor experiencia... sei la... sem se comprometer com uma decisão agora... E volta aqui pra contar! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. A ideia e ate boa pena que nao e pratica pra isso...rsrs. Aqui tem essa vantagem que se voce ta em uma duvida mortal sobre que rumo seguir da pra ir fazendo as materias gerais ate amadurecer suas ideias e tomar uma decisao.
      Beijinhos

      Delete
  14. Monique, eu sei como é isso, porque vivo esse dilema. Estava super contente com a mudança e a possibilidade de fazer um doutorado na área dos meus sonhos, até descobrir ontem que não posso fazer. Agora, estou no dilema da área para escolher, se faço um doutorado em outra coisa, se faço um mestrado mesmo, se paro tudo e tenho um filho. AAAAAAAAAAAAA!!! Não guento com isso.

    Em relação a psicologia, você não precisa do doutorado se quiser seguir algumas áreas específicas tipo counseling, O doutorado é bom para quem gosta de pesquisa ou quer ser professor, mas para ser psicólogo clínico (no sentido que a gente conhece no Brasil), basta o mestrado. Outra coisa, se você for fazer doutorado em psicologia, não precisa do mestrado, no próprio programa de doutorado eles tem o programa de mestrado incluído (são 5 anos de doutorado, que na prática viram 6 anos). Ter somente o bacheralado em psicologia não é suficiente para arrumar emprego. só 15% das pessoas só com bacheralado conseguem emprego na área. O curso aqui é muito aberto, sabe. Tem um livro muito legal que li sobre a área de psicologia aqui nos EUA, o livro é daqui, ou seja, é em inglês, mas eu não lembro do nome (peguei na biblioteca). Pode te ajudar.

    Em termos de retorno financeiro, da sua lista, engenharia é o melhor. Mas olha, tem muita matemática! Sei disso porque minha irmã fez engenharia na Califórnia. Em relação a contabilidade, nossa, eu acho matemática pura. Tenho uma colega que é contadora aqui e a vida dela é fazendo conta. Fora saber as leis.

    Eu sei que é uma decisão difícil, eu preciso tomar a minha e pegar um empréstimo enorme (porque pra estrangeiro a faculdade é mais que o dobro do valor). Mas né, ficar sem trabalhar para o resto da vida, não rola...

    Para te ajudar um pouco mais, você já procurou informações sobre saúde pública? Aqui nos EUA, a área é bem diferente do Brasil. Você pode trabalhar em muitos lugares, desde de órgãos do governo a empresas. E aqui tem tanto problema de saúde e muito, muito, muito financiamento na área. Mas é aquele negócio, o salário não é comparado com o de um engenheiro.

    Outra idéia, será que o seu curso de história não pode ser aproveitado para alguma área e você só precisa fazer o mestrado direto? Mesmo que você precise pegar uma matéria ou outra mais específica antes de entrar no mestrado, seria bom aproveitar seu curso no Brasil.

    Eu tenho pensado em aplicar para fazer saúde pública, mas agora o curso online. Tive uma experiência fantástica com os cursos online que fiz. Estou sou aguardando saber pra onde a gente vai.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Meu ponto nao e nem retorno financeiro, mas sim depois de estudar tantos anos e ter uma divida educional grande, eu me preocupo em ter emprego. Eu ja pensei em fazer um mestrado mas todas as areas que eu poderia aplicar sao voltadas para educacao, o que por aqui nao e uma boa area pra seguir porque nao tem tanta oferta de emprego e varias escolas foram fechadas deixando muita gente desempregada. Eu nao sou muito fa da area de saude nao, mas e uma boa ideia dar uma olhada nas opcoes por ai. Obrigado =)
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic