Pages

Monday, December 17, 2012

Ate quando tragedias como essa?


Esses dias eu como todo mundo (ou quase isso) provavelmente ficou chocado com o atentado de uma pessoal com problemas mentais em uma escola em Newtown, Connecticut que tirou a vida de 28 pessoas, sendo 20 criancas. Com certeza um monte de perguntas nao sai da nossa cabeca, a que sempre e feita repetidas vezes e porque nao ha um controle de armas maior por aqui? Porque a mae tinha tantas armas em casa? Porque isso sempre acontece por aqui?

Tanta gente ja falou sobre isso em blogs, livros, internet, artigos de jornais e revistas. Mas no fundo nao precisa se escrever tanto, afinal nesse mundo o dinheiro esta sempre acima de tudo e controle de armas significa menos lucro na mao de grandes empresas que diga-se de passagem faturam milhoes, bilhoes e por ai vai. E do outro lado aqui pelos U.S. (minha opiniao) percebo que a palavra controle, intereferencia do Estado ou mudancas na constituicao, sao sempre vistas com suspeitas e logo associam essas palavras ou medidas a palavra "comunismo", o que e um absurdo completo mas fazer esse povo aqui entender isso e outra historia.

Que a falta de controle de armas e um problema acho a maioria concorda, mas gente como uma mae com um filho que sofre de problemas mentais tem uma colecao de armas em casa? Eu nao to culpando a mae pelo que ele fez porque quando alguem quer fazer algo ruim, ele faz de um jeito ou outro. Mas para minha pessoa soa tao imprudente uma mae com um filho doente ter uma colecao de armas em casa. Eu algumas vezes me pergunto, se o filho so tivesse em uma crise e nao tivesse arma em casa, sera que acabaria nessa tragedia? Eu sei que nao da pra responder isso mas eu fico com essa duvida na cabeca. 

Aqui nao e raro ver noticias como essa nos jornais e admito que eu tenho medo de se por acaso algum dia meu nome vai estar entre as vitimas, porque todos nos (por aqui) vamos a shoppings, cinema, talvez frequentamos faculdade ou algum curso, e voce ta la seguindo sua vida normal e uma pessoa com algum disturbio resolve que ta na hora de acabar com a propria vida e decide nao ir sozinho, e entao vemos essas noticias por ai e nos perguntamos porque?

Outra coisa que muito me incomoda por aqui e sobre o health insurance, esse absurdo que e ficar doente. Agora imaginem o desespero de pais que tem filhos com necessidades medicas constantes, entao voces perguntam o que tem haver um assunto com outro e eu digo, "tudo". Tudo haver porque se fosse mais acessivel ($$) e mais humanizado tratar de pessoas como esses atiradores talvez essas tragedias nao fossem constantes na vida dessa sociedade. Aqui esse assunto parece que e tabu porque ninguem discute, nao se ve tentativas de desenvolver programas ou cuidados para essas pessoas, alias para nao ser injusta ate deve ter iniciativas desse tipo mas nao sao divulgados ou acessiveis.

Entao fica uma questao o que fazer com essas pessoas? E justo tranca-las em algum lugar e deixa-las viver por la pelo resto da vida como se fossem criminais e nao doentes? E por outro lado e justo deixa-las vivendo entre nos e todo mundo correr o risco de ser vitima de outras tragedias?  Aqui ta o link de uma materia sobre uma mae que tem um filho com problemas mentais e ela da a versao dela de como e conviver com isso.

Eu sei que o assunto e meio pesado para uma epoca do ano como essa onde so se fala em amor, esperanca e outras coisas, mas nao consegui nao falar nada a respeito, tambem sei que o assunto e polemico, todo mundo tem opinioes bastante energeticas sobre tudo isso, mas posso fazer um pedido? Gosto muito quando eu vejo as pessoas dando suas opinioes nos comentarios, nao acho que ninguem precisa concordar comigo e esse espaco e como diria um professor meu e para "pensamentos livres", opinioes diferentes sao super bem-vindas, so peco para se voce quiser discordar seja do meu texto ou de comentarios de outras pessoas por aqui faca isso de uma forma educada e sem ofender ninguem. Obrigado pela compreensao!

Prometo que o proximo post vai ser uma mensagem de Natal bem bonitinha e light ta bom?!

Beijinhos


Share with the world:

14 comments:

  1. Monique, isso que você falou sobre a mãe com filho doente ter armas em casa realmente é um absurdo, aliás, se ele não fosse doente seria absurdo do mesmo jeito porque acidentes acontecem o tempo todo e ter armas em casa não significa estar protegido.
    Essas coisas mexem com a gente, só de ver as fotos das crianças meus olhos enchem de lágrimas. Uma pena que eles não viverão seus sonhos graças a uma pessoa desajustada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu so de ver as fotos ou ouvir sobre o que aconteceu ja me sinto mal e super triste. Essa cultura de armas e violencia por aqui e demais, nao sei quando isso vai parar se e que tem chance de parar algum dia.
      Beijinhos

      Delete
  2. Que triste né Gi, não consigo imaginar o que uma mãe como essa pensa... Se ainda fosse um país super violento, ela teria o argumento de auto-defesa, mas nesse caso?!?!?!?! bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa e a pergunta que todo mundo faz por aqui, ter armas em casa com um filho como o dela.
      Beijinhos

      Delete
  3. Oi Monique, eu fiquei muito triste com o que aconteceu nos EUA, mas infelizmente no Brasil morrem muitas vezes mais pessoas sem motivo algum todos os dias também. Eu sou contra o desarmamento aqui no Brasil, mas eu acho que se a pessoa quer ter armas em casa, tem que pelo menos escondê-las muitíssimo bem, ainda mais se tem crianças em casa ou filhos que sofrem problemas mentais, não é mesmo? Essa semana li aqui no Brasil que um homem matou o próprio filho pensando que ele era um assaltando entrando em casa. O menino fez muito barulho, e o pai, ao ver que era o filho, ficou estressado e apertou o gatilho sem querer, atingiu o filho no coração e o adolescente morreu. Apesar de mortes acidentais assim ocorrerem, eu sou contra o desarmamento porque aqui no Brasil, se você entregar suas armas, os bandidos vão continuar conseguindo armas de última geração, e acho que temos que ter pelo menos a opção de tentarmos nos defender, caso precisemos. Eu acho que antes de uma pessoa comprar qualquer arma deveria haver um curso, algo assim, para mostrar a todos os danos, como tentar manter a calma ao manusear a arma, coisas assim, pois aposto que poderia evitar muita morte acidental como a do adolescente que citei acima. E, claro, que os que possuem armas em casa as escondam bem dos seus filhos.

    Um abraço e melhoras.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O problema da violencia, muitas armas, muitos doidos armados e gente ruim solta por ai, acho que e problema no mundo todo, mas quando a gente ve isso tao perto da gente e com criancas a dor no coracao fica pior. Eu ja sou o contrario de voce, acho que deveria ser proibido ter arma, apenas para pessoas em situacoes onde realmente e necessario e depois de fazer muitos cursos e horas de treinamento e acompanhamento psicologico. Mas o problema e mesmo com isso, os bandidos vao continuar tendo acesso a armas pesadas porque quem fabrica quer vender, e nao ta muito interessado em saber se quem ta comprando e alguem de bem ou nao.
      Beijinhos

      Delete
  4. Monique, eu tb acho imprudente ter armas em casa, independente se você tenha um filho com problemas ou não. É perigoso e pronto. Até crianças normais, movidas pela curiosidade cometem acidentes com armas de fogo. Não sei o que os USA esperam mais que aconteça para mudar as leis de compra de armas. Tem muita gente "grande" envolvida nisso, afinal o lobby de armas movimenta MUITA grana! Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo com voce, nao acho que armas traz seguranca pra ninguem, elas criam mais problemas e mortes que qualquer outra coisa. Tambem nao sei o problema por aqui, mas como eles nao gostam de mudar a constituicao, tem pressao de muito dinheiro por parte das companhias que fabricam armas, o caos do sistema de saude...enfim nem acho que isso vai mudar tao cedo.
      Beijinhos

      Delete
  5. Bom... todos estão se questionando sobre a mãe desse menino ter uma coleção de armas em casa.
    Eu aqui vi superficialmente as noticias, mas algum momento disseram que ele teria "ataques" agressivo?

    Outro ponto. Mães nunca imaginam que os filhos podem ser capaz de fazer algo tão cruel assim, por mais que tenham problemas mentais. Eu acredito que essa mãe quis levar a vida o mais normal possivel com ele (dentro dos padrões americano, com arma em casa).

    ReplyDelete
    Replies
    1. A cultura de armas e violencia por aqui e muito grande Eide, mas o filho dela tinhas serios disturbios e sim a qualquer momento ele poderia ter um ataque ou sei la o que. Em minha opiniao eu acho que foi muito imprudente ela ter armas em casa, e como voce ter uma crianca pequena e deixar armas carregas em cima da mesa e deixar a crianca brincar com elas..Mas enfim, vai saber se isso teria feito diferenca ou nao se ela nao tivesse armas em casa.
      Beijinhos

      Delete
  6. Gigi, minha querida!! O post é pesado mas infelizmente é nossa realidade. Eu concordei com tudo o que vc disse. Muito triste esse episódio, quantas vidas inocentes, crianças. Ai que coraçao até fica apertado quando penso nisso.
    Esse rapaz com problemas assim, deveria ter tido uma supervisão mais de perto, principalmente numa casa com armas. Mas a gente nunca pensa que vai acontecer com a gente, né? Muito triste!
    Um beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade Tacita, a gente nunca pensa que essas tragedias vai acontecer com a gente ou com quem ta proximo, criancas e adultos com necessidades especiais ou disturbios precisam ser observados sempre e com cuidado, muito triste isso.
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique, infelizmente este assunto pesado vai se repetir mtas e mtas vezes, pq ainda a maior parte da sociedade vive em um mundo a parte!! Pensamento retrogrado e injustificavel que usam como base estatisticas deturpadas e discursos ufanistas! Vergonha deveria ser a palavra de ordem, e todo cidadao americano deveria entender que o sg de cada vitima destes tiroteios em massa esta nas maos deles, mas logico que isto nao acontece! Ate quando?! Enquanto isso vamos vivendo esperando pelo proximo caso :( Bjusss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa e uma verdade muito triste, saber que esse nao vai ser o ultimo caso e muitos mais vao precisar ocorrer ate essa gente tomar vergonha na cara no que diz respeito a arma. E vamos esperando que o proximo caso nao seja com a gente ou pessoas proximas.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic