Pages

Wednesday, March 21, 2012

Para encerrar o post anterior.

Continuando o assunto do outro post eu achei esse video no youtube super interessante, sobre a historia de uma jovem islamica que relata sua experiencia traumatica dentro dessa cultura ate ela fugir disso tudo refugiando-se na Europa e lancando um livro chamado: "Infiel: a Historia de uma mulher que Desafiou o Isla" Ela fala sobre as angustias e a incerteza e principalmente a contradicao do que ela vivia. A historia dela se tornou um documentario, e pra quem duvida ainda porque essas mulheres tem tanto medo, o cineasta desse filme morreu assassinado por um extremista, e atualmente a Ayaan vive escondida porque esta "jurada" de morte. Esse documentario se chama Submission - part I, e no youtube so tem um pedacinho, pra quem se interessa pelo tema, vale a pena procurar em alguma library pra ver, eu ja to procurando aqui, porque fiquei com muita vontade de ver. 


 
Para quem se interessar pode ler nesse  link uma entrevista que ela deu a Revista Veja em 2005

Todo mundo lembra do fatidico dia 11/09, o dia onde o mundo percebeu o quanto o extremismo e perigoso e para milhares de pessoas foi fatal. Acho que foi a partir dessa data que tudo ligado ao islamismo criou uma dimensao maior pra gente. No inicio no minimo meio mundo comecou a odiar e temer eles. Mas depois com o tempo fomos aprendendo e vendo como a cultura deles funcionava e ai veio o choque em saber que as mulheres nao raro sao coisas e nao pessoas, sao propriedade do marido e nao sua companheira, tem medo e nao tem respeito. Uma triste realidade ne?! Mas existem pessoas trabalhando em mudar isso, vou me concentrar em uma historia que vi na semana que fez 10 anos dos atentados no programa dominical Fantastico da rede globo.

E a historia de uma americana que na epoca dos atentados perdeu seu marido no voo 11 da American Airlines. Na epoca ela era mae de 2 criancas e estava gravida do terceiro filho do casal. Quando ela viu aquilo tudo, soube que seu marido tinha morrido, no inicio ela sofreu e odiou, mas depois que ela soube da realidade das mulheres afegas, que eram maes e viuvas como ela, ela resolveu estender a mao e fazer alguma coisa pra ajudar a mudar isso, ou pelo menos mudar a vida de tantas mulheres que ela conseguisse.
Ser mulher no Afeganistao e triste, na epoca do taliba era muito pior, mas atualmente nao e nenhum paraiso. A cada 2 mulheres 1 e analfabeta, e nao tem nada pior pra uma mulher la do que ser viuva. Isso porque a mulher viuva continua sendo propriedade da familia do marido. Entao ou ela e abandonada a propria sorte ou  vai ser obrigada a casar com o cunhado e nao ter direito a nada, fora os maltratos que vai receber.

Entao com muita ajuda Susan (a viuva americana, agora nao mais viuva porque casou novamente) criou uma ONG chamada AHZU. Ela contou com a ajuda de uma socia/parceira americana-afega chamada Razia Jan. O projeto conta com alfabetizacao dessas mulheres, fornece um lugar para elas ficarem, ensina essas mulheres a desenvolverem atividades que gerem renda, tem agua pra elas lavarem roupa e tomarem banho, e tem um playground no espaco para seus filhos brincarem.  Dentre todos os projetos dessa organizacao eles ja ajudaram mais de 10 mil mulheres afegas, mas infelizmente o numero de mulheres por la precisando de ajuda e de milhoes.

Eu achei a materia on line no site deles, que e esse aqui, a materia e super legal, mas se alguem conseguir achar o video pra ver vai gostar mais ainda. Eu quis destacar essa ONG em especial, porque a condicao das mulheres no Afeganistao e uma das piores possiveis, devido a pobreza e falta de recursos no pais. Segundo me chamou a atencao uma viuva mae de 3 filhos, que estende a mao para ajudar mulheres como ela em um pais onde por muito tempo  abrigou os terroristas que mataram seu ex-marido. 

Esse assunto da tanto post que da pra virar um livro, entao resolvi ser breve nesse segundo para nao ficar tao repetitivo, tambem o assunto e meio pesado, ele sempre me deixa em uma mistura de revoltada com tristeza por essas mulheres.

Beijinhos





Share with the world:

20 comments:

  1. Nossa que triste. Fico imaginando quantas dessas mulheres sofrem...acredito que elas são infelizes a vida inteira, nossa..me dá até um nó na garganta só de pensar.
    Adorei ler sobre essa americana e essa ONG que ela criou, que exemplo. Ao invés de criar o rancor, ela criou um lugar para ajudar outras mulheres, lindo demais.
    Obrigada por compartilhar, Gigi. =)
    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E mesmo, eu tambem fico com um peso no coracao toda vez que leio ou vejo alguma coisa a respeito disso. Acho que essa americana e um otimo exemplo porque poxa depois do que ela passou e mesmo assim estender as maos para ajudar, se ela consegue o que dira outras pessoas.
      Beijinhos

      Delete
  2. Ai... esse comentário não tem nada a ver com seus posts, mas ao ver a foto do seu blog lembrei disso.
    A primavera chegou ai e com ela as flores de cerejeira. Você sabe que no brooklyn botanical park tem essas arvores? ai!!! se um dia, por acaso, estiver lá perto...tira uma foto dessas arvores, plz.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Eide tudo bem? E eu ja fui la no inverno e mais pro meio do ano quando tudo tiver verdinho eu quero voltar la ai eu tiro pra voce a foto dessa arvore. Se nao me engano em Washington D.C. tem o festival da Cherry Blossom, dizem que e lindo, eu queria muito um dia poder ir e ver =)
      Beijinhos

      Delete
    2. Neste parque tambem tem esse festival. Acontece agora em Abril. Dá uma olhada nesse site: http://www.bbg.org/discover/cherries/

      Delete
    3. Menina nem sabia que tinha esse festival aqui tao pertinho. Ai fiquei louca pra conhecer agora, vou tentar ir ver.
      Beijinhos e valeu pela dica =)!!!

      Delete
  3. Monique,

    Como você mesma comentou, além de complexas, essas questões da religião e cultura também são um assunto polêmico. Não quero entrar no aspecto do islã a fundo, e assim como a grande maioria, concordo com o respeito a cultura. Mas, há coisas que vão muito além de religiosidade ou cultura, é questão de direitos humanos, como é o caso da violência sofrida pela mulher em seus direitos nessas culturas.
    Por exemplo, tem uma tribo no Brasil, que se nascerem gêmeos, eles sacrificam um dos bebês, pois eles acham que um tem espírito ruim. Ou sacrificam ou deixam prá morrer, como também é o caso de crianças com deficiência. Vc acha que a FUNAI faz alguma coisa? passa olhando por cima e dizendo q tem q respeitar a cultura. Daí, tem uma ong brasileira que trabalha na proteção desses indiozinhos e já salvou vários. É a ong Atini.
    Como falei, acredito que tem coisas que vão muito além da cultura, tem haver com o direito á vida.
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beth, concordo com voce plenamente, respeitar a religiao e uma coisa outra e ser conivente com a violencia. Eu sabia sobre essas tribos, inclusive essa ong ja apareceu algumas vezes na TV, muito legal o trabalho deles, uma pena os governos que tem poder e estrutura disponivel pra ajudar optam por nao fazerem nada.
      Beijinhos

      Delete
  4. Nik, estou impressionada com tudo q escutei nesse video, se vc tiver mais material sobre esse assunto me avisa ok...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode deixar, se eu descobrir mais algum material interessante eu aviso.
      Beijinhos

      Delete
  5. Nossa, acabei de ver o vídeo! Meu Deus que coisa mais chocante!! Respeitar a cultura, como a Beth citou acima, é uma coisa, mas ficar passivo a violência física e psíquica que essas mulheres sofrem é algo inaceitável! Que alguém (não Allah) proteja essas mulheres. Abs!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois e Sandra, e chocante ver esse video e impossivel nao sentir um aperto no coracao por elas. Apesar de saber que ainda vai demorar muito, espero um dia elas poderem ter alguem que olhe por elas e as protejam de toda essa crueldade.
      Beijinhos

      Delete
  6. Monique, isso é chocante. Lembrei de uma mulher que foi presa pelo pai no banheiro durante (se n me engano) DEZ anos... É muito triste ver que o ser humano não se coloca no lugar do outro.
    Que Deus tenha piedade dessas mulheres e q mais pessoas falem a respeito e lutem por essa causa.
    Parabéns pela iniciativa!

    Gde beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, e chocante mesmo. Ai e esse homem acha que ser pai e fazer isso, infelizmente o ser humano a cada dia ta deixando de ser humano pra ser tornar um monstro, e tanta violencia seja contra crianca, bicho, idosos, mulheres, deficientes, chego ficar enjoada so de pensar em toda essa ruindade.
      Que Deus tenha piedade delas e que em algum momento da historia alguem possa olhar por elas e fazer algo para as protejer.
      Beijinhos

      Delete
  7. Ainda não conhecia, vou ver o vídeo com calma. Como está sua vida aí? Fazendo o que tanto? Beijos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. O vide e chocante mas e otimo, tenho certeza que vai gostar.
      Beijinhos

      Delete
  8. Menina mas que cois especial voce encontrou, ainda existem pessoas boas nesse mundo. Em meio a tanta guerra e ambiacao alguem ainda se disponibiliza a ajudar ao proximo.

    Nao querendo comparar mas aquela novela caminho das Indias tentou mostrar um pouquinho dessa realidade e ate a Juliana Paes ( Maya) tinha ficado viuva ...

    Realmente eh uma realidade muito dura, como ainda existe paises que mutilam mulheres =(

    ReplyDelete
    Replies
    1. E mesmo, apesar de tanta ruindade ainda tem pessoas boas que se disponibilizam em ajudar os outros. Toda vez que vejo isso eu chego a conclusao que o mundo ainda tem esperanca. A realidade dessas mulheres e dura demais, fico na esperanca que alguem possa olhar por elas.
      Beijinhos

      Delete
  9. Oii, Monique. Eu ainda acredito que a tragedia do 9/11 tem muitas outras nacionalidades envolvidas e nao so islam. Infelizmente jamais saberemos a verdade, ja que o governo bush patrocinava o terrorismo e sempre apoiou Israel. Eu acredito que fanatismo eh ruim em todas as religioes e infelizmente o mundo nao esta livre disso.Mas ainda ha esperanca para que um dia tudo melhore. Bjuuusss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Cath,b om ter noticias suas =)!! Olha e verdade que os EUA sempre apoiaram desde de muitas decadas atras grupos terroristas, mas para desestabilizar a influencia da ex-URSS. Enfim, hoje em dia eles se voltaram contra os americanos, nao to dizendo que acho o governo americano inocente, mas tambem nao sou a favor do que aconteceu. Existem muitas ideias de pensamentos sobre quem tava ou nao envolvido naqueles atentados, eu acredito que foram so os talibas mesmo, mas enfim, so o tempo e a historia vai dizer ou deixar menos obscuros certas coisas. Assim como voce, eu acredito na esperanca de dias melhores vindo pelo futuro.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic