Pages

Monday, March 19, 2012

A historia de (muitas) Soraya

Fonte: Google imagens
Ontem eu vi o filme "The Stoning of Soraya M.", para quem nunca ouviu falar, Soraya foi uma mulher que morreu apedrejada no Ira em 1986, vitima de uma armacao de seu marido que queria o divorcio para se casar com uma menina de 14 anos e nao querendo sustentar a ex-mulher e 2 filhas, a tia no dia seguinte a sua morte consegue contar a historia para um jornalista que a escreve num livro que se transforma em um best-seller.  A historia e daquelas que a gente fica com um no na garganta de tanta revolta. E triste mas vale muito a pena ver ou ler o livro ou fazer os dois. 

Impossivel nao pensar sobre o assunto e nao se chocar com tamanha crueldade. Quando eu tava na faculdade de Historia, uma das primeiras coisas que me foi ensinado foi que devemos olhar o diferente com respeito e nao baseados nos nossos conceitos e padrao de vida atual ou de onde vivemos. Pensei bastante sobre esse "choque cultural" e sabe qual conclusao cheguei? Que nao existe um choque cultural na minha revolta, pois sou mulher e o que aprendi de quase 6 mil anos de historia da humanidade, e que na maior parte das culturas em especial depois da expansao do cristianismo, a mulher so se ferrou. 

O que a Soraya passou, tenho certeza que muitas de nos ja ouvimos falar ou conhecemos mulheres em situacoes parecidas. Quem nao conhece uma mulher que foi traida pelo marido? Quem nao conhece mulheres que depois de construir uma vida junto com o parceiro o dito cujo simplesmente resolve dar um pe na bunda dela por uma mais nova? Um pai que faz de tudo para nao pagar pensao aos filhos? Homens sem escrupulos ou nenhum carater? Homens que agridem mulheres? Homens que matam mulheres por motivo da tal maldita honra? Tenho certeza que infelizmente todo mundo conhece pessoas nas situacoes acima, a diferenca que provavelmente onde voce vive uma mulher vitima de fofoca ou de uma armacao do marido  nao corre o risco de morrer de forma tao cruel como o apedrejamento.

Dia 8 de marco foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres, e quanta abobrinha eu li sobre as pessoas falando que nao se precisa de um dia especial ou que o povo quer e so mais um feriado. Gente dia 8 de marco nao e feriado (inclusive essa data foi escolhida devido ha uma manifestacao nos EUA onde algumas mulheres morreram reivindicando justamente igualdade), mas um dia para se lembrar o quanto lutamos e ainda temos que lutar por igualdade de direitos, sim DIREITOS, nao queremos ser iguais aos homens ou ser homens, mas sim ter o mesmo direito a respeito e dignidade que eles tem. 
Tenho certeza que vem muita mulher por ai dizendo que ja somos iguais, ai eu pergunto sera? E comprovado que mulheres em cargos similares de homens costumam ganhar menos, ainda ha grande relutancia em dar cargos de chefias para  mulheres e na minha opiniao a parte mais cruel disso tudo, ja se passaram decadas desde o inicio da luta feminina por igualdade de direitos, e o eu acho que so conseguimos foi mais sobrecarga. Mas porque eu digo isso? Bem, vamos acompanhar meu raciocinio, uma mulher e casada, tem filhos e uma carreira, quando ela sai do trabalho e volta pra casa o que e esperado dela? Que va fazer janta, ver se as criancas estao bem na escola, conferir dever, ver se esta tudo em ordem e ainda dar atencao para o marido. Alguns podem dizer, a mais pode-se pagar empregada e diminuir as tarefas domesticas a quase nada, ta certo, mas mesmo tendo uma empregada, quem quando chega em casa do trabalho vai conferir se ta tudo em ordem?

Essa e a minha opiniao sobre o assunto, e claro que as coisas estao mudando, tem muitos homens responsaveis por ai que ja entenderam que mulher nao e empregada full time e que sao parceiros de verdade chegando junto para o que der e vier. O perfil do nosso mundo ta mudando muito rapido, mas infelizmente acho que nosso valor (feminino) nao ta acompanhando o ritmo. Mais uma vez eu penso e me sinto triste porque evoluimos tanto tecnologicamente, mas socialmente as vezes acho que estamos regredindo em vez de progredir.

Bem ver esse filme e sentir que seus problemas viram brincadeira perto da vida dessas mulheres, o mais triste e que isso foi verdade e ainda acontece na vida de milhares de mulheres. Eu depois de ver o filme tentei buscar na internet mais informacoes sobre a familia da Soraya, como o que aconteceu com sua tia, suas filhas e se isso gerou algum tipo de punimento para o marido dela, e infelizmente eu nao descobri nada. A unica coisa que descobri e que o Ira o segundo pais (perde pra China) em matar seus presos e que a morte por apedrejamento ainda existe, e pior ainda no interior do pais. Se voce nao acredita, faz uma busca pelo youtube, voce vai achar muitos videos de apedrejamento. O mais cruel e ver que isso e diversao para esses homens, alguns tao fazendo um lanchinho e vendo uma coisa tao horrivel.
Para quem gosta do tema, ou se interessa eu indico 2 livros super interessantes que abordam o assunto:

cidade do Sol- Do mesmo autor de O cacador de pipas, conta a historia de duas mulheres que vivem no Afeganistao, que em determinado momento tem suas vidas enlacadas; apesar do livro nao ser baseado em fatos reais, retrata muito bem a rotina dessas mulheres, o final depende do seu ponto de vista, pode ser meio feliz ou meio triste.

Fonte google imagens

O Livreiro de Cabul - Conta historia de uma familia afega apos a queda do Taliba, o livro foi feito por uma jornalista que viveu durante 3 meses com a familia. Conta a historia de um homem que tenta recontruir (ou pelo menos sonha) sua livraria. Ele e o chefe de uma familia, ele tem 2 esposas e 5 filhos. A autora destaca em especial a vida das mulheres Sharifa que e sua esposa mais velha, Sonya a esposa mais nova e Leila que e a irma dele e tratada como escrava.

Fonte google imagens

Infelizmente as mulheres nesses paises arabes e de doutrinas islamicas/muculmanas sofrem muito, e tambem nem da pra esquecer os crimes que acontecem contra elas na Africa. Eu nao sou favor de promover livros/revistas/filmes sobre violencia explicita. Mas quando eles vem atraves de denuncia, acho que e importante a gente ve e se informar, nao e so pra saber ou so por ver, mas sim pra tentar de alguma forma ajudar. Mas ajudar essas mulheres como? Bem existem varias formas, voce pode doar dinheiro ou ser voluntario em ONG`s (serias e claro) que trabalham dando ajuda material e psicologica para muitas mulheres. Voce pode ajudar a pressionar o governo em prol de paises ocidentais comecarem a fazer pressao politica em cima de paises onde isso acontece, a sua participacao pode ser atraves de assinatura de abaixo-assinado, peticoes, participar de movimentos em prol dessa causa, etc. Estou falando que alguem precisa virar ativista politico? Claro que nao, podemos ajudar de varias formas e atraves de atitudes muito simples, a internet ta ai pra isso, pra ajudar.

Esse post daria um livro se eu fosse colocar ele todo, entao eu vou dividi-lo em 2, no proximo post eu continuo o assunto eu vou tentar postar sobre o trabalho de alguma ONG seria. Mas se voce que estiver lendo esse post souber de alguma forma de ajudar, seja como voluntario, doacao ou so divulgar o trabalho de alguem, por favor nos deixe saber, compartilhe nos comentarios. Sendo uma boa dica eu divulgo tambem no proximo post sobre o assunto ;)!

Beijinhos




Share with the world:

20 comments:

  1. Oi Monique! Que post MARAVILHOSO!
    Eu já li o livro "A cidade do sol", só pra chorar, né? Cara, essas mulheres sofrem e MUITO...
    Sim, nós ainda sofremos muito preconceito. Mulher que fica com muitos é galinha, homem q fica com muitas é garanhão e por aí vai.
    Apenas descordo qnd vc fala q os homens fazem isso e aquilo, traem, deixam a mulher na mão, etc.
    Infelizmente, hj em dia tanto os homens qnt as mulheres traem, do mesmo jeito q tem homem deixando os filhos de lado, tem mulher engravidando de um e dizendo q o filho é de outro.
    Muitas mulheres confundiram direitos iguais com "temos direito de transar com quem quisermos e se ele trai, tb vou trair".
    É difícil falar sobre relacionamento e comportamento.
    No resto, concordo completamente com vc!!!

    Mal posso esperar pelo próximo post.

    Bjo gde
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca se voce chorou lendo a cidade do sol, vendo esse filme voce vai chorar ainda mais, eu chorava igual um rio e senti uma coisa tao ruim dentro de mim, e chocante, mais chocante ainda e saber que isso e verdade e que a realidade deve ser muito pior. Concordo com seu ponto de vista, tem mulher achando que igualdade e fazer as mesmas coisas erradas com os homens, e nao tem nada haver uma com outra. Ainda existem muitas mulheres (nao to criticando ninguem so explicando) que largam mao de uma carreira para cuidar de uma familia, e tem muito homem que ainda pede isso para as suas esposas, e nao raro quando a coisa acaba em divorcio, tem muito homem que simplesmente nao quer pagar pensao, ou que ate mesmo nem quer dividir os bens de forma justa. Tem muitos que durante um relacionamento traem suas esposas, troca por uma mais nova e por ai vai. Realmente tem muita mulher impossivel por ai, traicao e abandono nao e exclusividade dos homens, mas ao meu ver eles ainda sao maioria em fazer isso. Mas como disse no post, os tempos estao mudando rapido, e tem muito homem se conscientizando que precisa agir diferente, e tem muito mais que milhoes por ai que sao maravilhosos pais e parceiros.
      Beijinhos

      Delete
  2. Gi, eu n conhecia essa historia, a verdade è q tem muitas coisas para as bandas de la q agente nao sabe...bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nany se voce se interessar e quando puder veja esse filme ou leia algum desses livros, voce vai se sentir tao revoltada pelo que essas mulheres passam.
      Beijinhos

      Delete
  3. Oi Monique! Achei o seu post super interessante. E um assunto que com certeza nao acaba mais. Mas tem mulher que gosta ou entao e forcada pela cultura a se submeter a essas situacoes. Como aquelas mulheres que andam de burca (acho que e assim q se escreve), toda de preto, um calor danado, respeito que e cultura e tal, mas da uma reparada do jeito que elas olham para a gente que nos consideramos normais e livres. Elas acham um horror. Acredito que ha uma linha bem fina entre ignorancia e respeito aqui. Elas acham que somos muito "soltas" e nos achamos um horror o que elas permitem fazer com elas em nome da cultura, religiao, familia...enfim you name it. Tem homem que nos respeita, nos ve como profissionais e infelizmente ha aqueles que nos ve como um "pedaco de carne". Eu como mulher gosto de ter a minha independencia financeira, ser respeitada no ambiente profissional, fui criada para me virar sem homem. Mas nem por isso dispenso o meu salto alto, os paparicos do marido. E la no fundo acredito que seja muito mais dificil ser mulher do que homem. Ponto para nos! Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Re, realmente tem mulher que gosta da cultura ou acha que isso e o certo e aceita isso na boa, mas a maioria e obrigada e abusada, as meninas sao dadas em casamento muito novas, isso tudo pra manter as mulheres sob controle. E se alguma nao quer aceitar as regras ou o marido com idade pra ser avo delas, acaba morta. Entao muitas se submetem por medo de morrer, alias por medo de como morrer. Entao descordo um pouco em dizer que elas permitem serem tratadas assim. Em paises ocidentais muitas seguem a religiao deles e tem uma vida totalmente diferente, elas nao aceitam serem tratadas como coisas.
      Eu fui criada como voce, a ser profissional, ser competente, nao depender de homem, e tambem gosto de ganhar um chamego de me vestir mais atraente, nao precisamos parecer homens pra merecer respeito. E com certeza e muito mais dificil ser mulher do que ser homem, muitos pontos pra nos!
      Beijinhos
      Beijinhos

      Delete
  4. Nossa!eu já li cidade do sol, esse tipo de livro me consome. Já li vários livros relacionados a esse tema.

    Vai a dica de outros: Uma burca por amor, Flor do Deserto (esse eu amei d+)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eide eu nunca li esse livro que voce recomendou, mas vou dar uma pesquisada, obrigada pela dica.
      Beijinhos

      Delete
  5. Oi Monique, posso falar?
    Primeira vez no seu blog e ADOREI!
    Li seu post sobre parecer estar sobrevivendo.. rs senti bem isso durante um tempo!
    Nossa, voltarei mais vezes:)
    Mto bom entrar em um blog onde tem conteúdo e uma gostosa leitura!

    Te convido pra conhecer o meu blog tb!
    juju-cardoso.blogspot.com.br

    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Juliana bem vinda ao meu blog!! e claro que voce pode falar, alias sempre que quiser viu!
      Eu fui la no seu blog e gostei muito do post, entendi porque voce se identificou com o post do estar sobrevivendo, no inicio e bem isso ne?! Ficarei feliz em te ver por aqui =)
      Beijinhos

      Delete
  6. Gigi querida!! Fiquei curiosa de ver esse filme, ou melhor...ler o livro!! Nossa, como as mulheres desses países sofrem. Fiquei interessada no "O Livreiro de Cabul". Esse livro
    "Cidade do Sol" é LINDO demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nossa, eu li o "Caçador de pipas", não tem o que comentar...chorei rios...
    Estou ansiosa para seu próximo post!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijo, saudades docê!=)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacita e triste mas o filme e otimo. Ah eu tambem li os dois chorando horrores, e bonito e triste ao mesmo tempo. Esse livreiro de cabul e um livro mais jornalistico mas igualmente muito bom.
      Beijinhos

      Delete
  7. oi aninha! guria, eu deixo de assistir esses filmes porque me revolto com as injustiças que o ser humana é capaz de fazer... me dá uma dor no peito e vontade de chorar =(

    eu vi o filme "o caçador de pipas" e achei incrível!

    bjo flor

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clau, isso e normal, da uma revolta e uma tristeza muito grande mesmo.
      Beijinhos

      Delete
  8. Oi Gigi!! Olha por aqui eu vejo muitas mulheres com véu, com burca, menos. Pra mim é super complicado entender a cultura delas, mas eu respeito. Nos cursos de alemão que eu frequentei sempre havia alguma mulçumana, algumas eram mais modernas (não usavam véu) e outras eram mais "rígidas" mesmo. Uma vez em um curso, a escola tinha por hábito fotografar os colegas em cada novo nível e colar a foto da turma com o professor na porta da classe. Um dia o marido de uma moça mulçumana apareceu na escola (fora do horário das aulas) e fez um escandalo, rasgou a foto, mostrou que estava armado, enfim um escarcéu, tudo porque considerou desrespeitoso a foto com a mulher dele cercada por colegas (homens) do curso!!
    Um livro super interessante que li sobre este tema foi o "Princesa - a real história da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus", é uma história real que foi narrada por uma verdadeira princesa árabe e escrito por uma americana (Jean Sasson). Muito interessante, vale a pena ler. Além desse há mais dois livros dela neste mesmo segmento.
    Fiquei com vontade de ver este filme também!! Vou procurar. Muito legal a sua dica :-). Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra realmente e um cultura muito diferente da nossa, e acho assim como voce que merece nosso respeito. Tem coisas que a gente fica passada em ver e saber. Eu gostei da indicacao do seu livro, depois vou procurar ele. Pode ver o filme e ler o livro, sao otimos.
      Beijinhos

      Delete
  9. Monique, muito obrigada pela dica!! E' mto triste ver o qnto o mundo ainda e' atrasado em tantos sentidos. Sou a faor de que cada cultura deve ser respeitada. No entanto, violencia, injustica e machismo, para mim, n e' cultura, mas sim ignorancia!! Bjusss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aline voce falou pouco mas disse tudo, uma coisa e respeitar o diferente outra e ver essa violencia, injustica e machismo sendo aplicada usando como apoio uma religiao e um livro que nem fala que e pra fazer isso.
      Beijinhos

      Delete
  10. Monique, que post ótimo! Gostei principalmente do trecho em que você comenta sobre o acúmulo de tarefas das mulheres. É uma coisa que sempre me irritou incrivelmente, porque é super injusto. Muitos homens argumentam, sobre suas mulheres que não trabalham fora, que elas têm de cozinhar, limpar e lavar porque não têm um emprego. Mas tenho certeza de que se elas tivessem elas ainda seriam obrigadas a chegar em casa e tomar conta de tudo. Ou, como você bem lembrou, no caso daquelas que podem bancar empregada e babá, elas ainda terão de administrar tudo, fazer lista de compras, checar se tudo foi feito direito. Enquanto o homem só tem de trabalhar. É muito injusto, tem muita coisa errada ainda e o que me incomoda mais é perceber que há tantas mulheres machistas por aí porque são essas que vão educar uma nova geração de meninos e meninas machistinhas. Ótimo post! Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois e Eli, machismo infelizmente e algo forte e ainda muito presente na vida moderna. Voce lembrou bem, que tem tanta mulher machista por ai que da ate vergonha, porque infelizmente serao mais filhos e mais uma geracao perpetuando uma coisa que ja devia ter sido dado um basta ha muito tempo.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic