Pages

Sunday, August 21, 2011

Ilha Grande

Semana passada o Rich estava aqui no Brasil, como dia 13/08 fazia exatos 365 dias da última vez que agente se viu pessoalmente, então ele conseguiu uma folguinha pra passar uma semaninha aqui comigo. Tudo bem que uma semana é tão pouquinho tempo pra ficar junto, mas antes isso do que nada. Entre alguns passeios que fizemos por aqui, aproveitamos pra conhecer Ilha Grande.
Ilha Grande fica localizado na parte sul do Estado do RJ. É um lugar muito bonito, com uma floresta tropical preservada e protegida. As praias são paradisíacas, tem aquelas mais badaladas, mas também existem inúmeras desertas onde só se chega de barco ou através de trilhas pela mata.
Lá só da pra chegar de barca partindo de Mangaratiba (Barcas S/A - custa R$ 14,50) ou de barcos particulares partindo de Angra dos Reis ou Conceição de Jacareí, esse lugares ficam a mais ou menos 2 horas do centro do RJ e o valor das passagens são em torno dos R$ 40,00 saindo da rodoviária. Os preços dos barcos variam de R$ 15,00 até R$ 30;00 e é bom dar uma checada nos horários, porque não tem o dia todo não. A viagem do barco demora cerca de 1 hora. Só pra chegar lá, é bom preparar o bolso porque sai meio caro e é bem demorado. Existem também diferenças de preços para finais de semana e dia de semana e alta e baixa temporada.
Existem pousadas pra inúmeros gostos e condições financeiras, mas em geral é um lugar de serviços básicos não espere muita sofisticação, o café da manhã é super simples. Conseguimos pegar uma boa promoção, como agora em julho e agosto é inverno e baixa temporada conseguimos uma pousada com diárias de R$ 50,00. Pra quem for dou o conselho de ficar na Vila do Abraão, que é a maior vila da região e tem uma maior diversificação de coisas a fazer e lugares pra comer. Falando em comida, é outra coisa que é meio caro por lá. Existem alguns restaurantes que oferecem prato feito, os valores vão de R$ 10,00 até R$ 20,00, mas o restante é facada mesmo.
Se você for precisar usar a internet, se prepare pra sofrer, porque o valor da conexão é de R$ 0,30 o minuto e além de caro a internet é lenta. E em geral diversos comércios fecham da hora do almoço e só voltam a funcionar pelas quatro da tarde.
Existem inúmeras escunas pra conhecer lugares mais longes, ou se você quiser pode alugar um táxi boat pra levar e buscar em algum lugar específico. Isso é ótimo pra ficar e aproveitar aquelas praias mais reservadas, mas como tudo nessa ilha é carinho pra caramba, isso também não foge a regra.
Eu e Rich gostamos de ficar perto da praia, admirar a paisagem mas essa coisa de ficar torrando no sol igual ovo frito, não é com agente. Um dos atrativos da Ilha Grande pra gente são as trilhas em meio a floresta e a vista das praias desertas com aquela água verde esmeralda super límpida que dá pra ver o fundo. Fizemos em 5 dias cerca de 40 km de trilhas, foi cansativo mas foi uma delícia.Os lugares que conhecemos fazendo  trilha foi Lopes Mendes, Vila de dois rios, Saco do Céu e Cachoeira da Feiticeira.
Lopes Mendes é uma praia bem badalada por turistas, em especial espanhóis. É bonita e da pra chegar por trilha, que é cerca de uma hora e meia andando, ou por barco onde cobram R$ 25,00 ida e volta.

Lopes Mendes

Praia de Palmas

Vista do alto da trilha

A região do Saco do Céu é uma das trilhas mais difíceis de fazer, a mata é bem fechada a trilha é estreita e levamos cerca de duas horas e meia só pra ir, é possível passar por várias praias muito bonitas e  também pela cachoeira da Feiticeira, eu admito que tive receio dessa trilha, principalmente porque vi uma cobra enorme no meio do caminho, mas correu tudo bem. E quando chegamos ainda fomos gratificados por ter alguns kilometros de praia só pra gente...rs.

Ruínas do Aqueduto

Poção

A vila de Dois Rios é onde localizamos as ruínas do antigo presídio, pra falar a verdade tem pouquíssimas ruinas por lá, mas existe um museu contando a história do lugar e alguns casos famosos. Como essa trilha é a principal ligação entre a vila de 2 rios e Abraão, ela é bem larga, parece uma estrada. Aconselho fazer de bicicleta, o aluguel do dia da bicicleta custa R$ 40,00. Nós também demos sorte nesse dia e tivemos a praia quase que exclusiva pra gente.

Mirante da curva da morte

Vista do presídio ao longe

Alguns dos uniformes que os presos usavam

Vista da praia de 2 Rios

Praia de 2 Rios

Nós também fizemos uma escuna pra gruta do Acaiá, essa gruta que na verdade é uma fenda debaixo das pedras permite uma vista linda de um espelho d'água, infelizmente minha câmera é uma porcaria e as fotos não ficaram tão boas pra vocês perceberem a beleza do lugar. Na mesma escuna paramos em Lagoa Verde onde tem muitos peixes e é possível mergulhar e ver a vida marinha. Paramos em Araçatiba e na praia de Japariz. Essa escuna dura o dia todo, custou R$ 40,00 por pessoa, a parada pro almoço é meio tarde, lá pelas 16:00 e pra entrar na gruta é preciso pagar uma entrada de R$ 5,00 por pessoa, já que ela se localiza numa propriedade privada.

Araçatiba

Gruta do Acaiá

Entrada da gruta

Sente esse buraco pra entrar..rs

Lagoa Verde

Araçatiba

A Ilha Grande ficou famosa há 2 anos pelo acidente da encosta na pousada que matou algumas pessoas, mas olha essa ilha é enorme e a região do acidente é chamada de Bananal e é super longe da região onde vai mais turistas. Então se alguém quiser conhecer pode ir sem medo de ser feliz.
Beijinhos e boa semana!!!

Share with the world:

12 comments:

1. Uau, um ano? Tiro meu chapéu pra você! A gente se encontrava por uma semana a cada 2 meses e eu já achava um absurdo, imagina um ano inteiro! Imagino a saudade de vocês e a alegria do reencontro! Que delícia! E que lugar lindo! Adorei o tal poção! Nome doido, mas adoro água doce. Praia não curto não, mas as fotos ficaram lindas. A melhor parte de ficar longe são esses reencontros, né? Pena que passam voando! Mas logo, logo vocês não vão te de dizer good bye anymore. Beijo

ReplyDelete
  2. Que coisa, Gigi, dia 11/08 fez um anoq não vi o Wayne, quase o mesmo dia!! :)
    Eu ameeeeei as fotos!! o Wayne ficou doidinho p/ ir tb!! quem sabe na lua de mel! rsrs Bjs!!

3. Lindo lugar! Amei as fotos!

Bjos!

ReplyDelete
  4. Lindo demais, que bom que aproveitou muito nestes lugares maravilhosos =), só imagino a saudades que você estava. Eu fiquei um ano e dois meses sem ver e te entendo completamente, é bem díficil e triste ás vezes mas o reecontro é maravilhoso. Beijos

5. Monique, que fotos lindas, e acho que deve ter sido bacana ter ido mais fora de época. Quero muito levaqr o namorido em um lugar assim, mas com as nossas férias que mais parecem um feriado prolongado rsrs está difícil rsrs. Um ano, nossa, o coração devia estar mais do que apertado!!
    Bjuss

6. Que belas paisagens!! O lugar realmente é lindo, gostei da dica. Beijos*

7. Que local lindo:) Meu esposo iria amar esse espaço bem viva a natureza :)! coloque uma fotinha de vcs juntos:!)

Bjos

8. Monique,
    Que lindas as fotos!!! Nossa, me pareceu mesmo ser uma lua-de-mel!!! Praias paradisiacas, so voces dois!!! Fiquei com vontade de conhecer!!!

Super beijo
    =**

ReplyDelete
  9. Verdade! Uma semana é pouco, mas o que importa é a qualidade de tempo juntos e não a quantidade de dias. E pode ter certeza que essa semana juntos devem ter sido inesquecíveis, não é mesmo?
    Amei as fotos!!!!
    Bjs

ReplyDelete
  10. Eliane, pois é um ano e agente nem sentiu passar, as coisas foram aparecendo, ficamos sem tempo e quando demos por si, já estávamos 1 ano sem se ver. Realmente a saudade tava super grande, e foi ótimo esse reencontro mesmo sendo só uma semaninha, mas melhor que nada né?!..rs..Eu também não curto praia, só de noite pra passear, mas o Rich queria muito conhecer e fui com ele, mas não me arrependi o tempo tava tão fresquinho, uma delícia...é o poção é engraçado,mas a água da cachoeira geladinha deve ser ótima no verão.
    Beijinhos

Cali, quem sabe não dá pra vocês conhecerem quando ele vier da próxima vez? Lá é lindo e com certeza vão adorar.

Cláudia lá é lindo mesmo, vale a pena conhecer.

Va, então você entende bem como é ficar tanto sem se ver, é triste mas é tão feliz né?! Foi uma semana super corrida mas foi ótima, fiquei juntinho o tempo todo, espero em breve tá juntinha com ele de vez.
    Beijinhos

Aline, o coração já tava espremido de tanta saudade...rsrsr. Foi ótimo ter ido la fora de época, tudo vazio e mais barato e deu pra curtir melhor o lugar. É essas férias ai são ingratas, mas se der, vocês vão adorar.

Vida boa, lá é lindo e se você puder conhecer vai adorar.

Gisley, se seu marido gosta de natureza vai adorar esse lugar, é lindo demais!!
    Beijinhos

Jo, foi ótimo ter passado essa semana com ele lá, se um dia você puder conhecer, não vai se arrepender é lindo demais

Flávia, é mesmo qualidade é melhor que quantidade, e esses dias foram maravilhosos demais.

ReplyDelete
  11. Ai que lindo Monique!!!! Que bom que Rich pode ir te ver. Como voce disse, uma semana pode parecer pouco, mas é melhor do que nada né? Já deu pra matar as saudades. Bryan, irmao, pai e madrasta amam fazer trilhas. Eu gosto se nao tiver perigo de algum animal me comer (como urso por exemplo haha). Eu tava indo com eles fazer trilha no Colorado mas depois que meu sogro contou que viu um urso recentemente e que ele quase borrou as calças, eu simplesmente desisti de ir. Eu hein, meu maior medo é morrer sendo comida por um animal (urso, tubarão, aranha haha). To fora. Mas essa da ilha grande eu teria vontade de fazer, e Bryan acho que iria adorar, pois é bem diferente das trilhas que ele está acostumado. Ai é um ambiente "tropical", totalmente diferente do ambiente montanhoso aqui dos EUA.

Adorei as fotos!!! Beijinhosss

12. Nani, é verdade uma semana é melhor do que nada..rs. Eu até que não tenho problemas com animal com exceção de cobra, que eu tenho pânico. E foi justo com uma enorme que fui topar um dia, nos outros deu um certo medo de continuar fazendo trilha, mas engoli e medo e fui fazer.E se vocês gostam de fazer trilha, vão adorar ILha Grande, podem ir sem medo de ser feliz...rs. As vistas, a mata, os animais e principalmente as praias praticamente desertas com cachoeiras desaguando nelas é muito lindo.