Pages

Sunday, June 19, 2011

Chegou no RJ? Sugestões para visitas...

No outro post eu dei algumas dicas de hotéis onde se pode ficar na visita ao RJ, seja lá se for a passeio ou se vier pra entrevista no Consulado Americano. Agora vou dar algumas dicas de lugares que se pode visitar, seja pra apreciar a vista linda da cidade ou conhecer um pouco mais a história. Eu vou tentar ser democrática e dar dicas de lugares que possa agradar todos os gostos; mas já deixo a ressalva que a cidade tem muita coisa pra se ver e fazer, e o Estado também, então meu objetivo não é listar tudo mas sim uma seleção de coisas pela região do centro e da zona sul, assim são lugares perto de onde em geral as pessoas se hospedam.
Zona sul do RJ:
-Bondinho do pão de açucar: Esse fica no bairro da Urca, famoso cartão postal da cidade. A entrada custa R$ 44;00 por pessoa, o horário de funcionamento é de 8:15 às 21:00. Site: www.bondinho.com.br. Em alta estação tem muita fila, então é bom chegar cedo, pra não correr o risco de perder a viagem pela falta do bilhete.
-Morro do Corcovado/Cristo Redentor: Fica no bairro do Cosme Velho, assim como o bondinho é um dos símbolos da cidade. Pra chegar no Cristo, pode-se subir de carro ou de trenzinho. O trenzinho é o mais procurado pelos turistas, por ser uma experiência ótima, e pelo fato dele ir por dentro da Floresta da Tijuca. A entrada do trenzinho custa R$ 36,00 adultos e crianças de 6-12 anos pagam R$ 18,00. O horário de funcionamento é de 8:30-19:00. Esse é realmente lotado, então cheguem cedo e não estranhem se tiverem que esperar muito pelo horário do trem de vocês, é muito turista, então chegue cedo e tenha paciência, a vista vale a pena e a viagem também. Site www.corcovado.com.br
-Jardim Botânico: Fica no bairro de mesmo nome. A entrada custa R$ 5,00. Site: www.jbrj.gov.br. O Jardim Botânico foi o primeiro do Brasil, ele é enorme e muito lindo, tem vários setores como um orquidário, ruínas  plantas carnívoras, jardim japonês, etc. Uma visita lá leva um dia quase todo, se for leve sua garrafinha de água e um lanchinho. Dentro não tem lanchonete, restaurante e nem nada desse tipo, e existe um área para refeições, se for, vá de roupas leves e confortáveis, porque você vai andar muito.
-Parque Lage: Também fica no bairro do Jardim Botânico, entrada é grátis e o horário de funcionamento é de 9:00 ás 17:00. Site: http://www.eavparquelage.rj.gov.br O parque era um antigo engenho de açucar, tem um belo jardim, um palacete histórico, com exposições, bibliotecas, trilhas na mata e outras coisitas. Acho que vale a pena a visita.
-Praia de Copacabana: A princesinha do mar atrai turistas a décadas, a famosa orla, os quiosques, é tudo muito charmoso. A água do mar é gelada e de tom escuro, mas não se assuste porque na maioria das vezes não é sujeita são as algas que a deixam assim. No final da orla tem o Forte de Copacabana, uma instalação militar com algumas exposições interessantes de cunho militar e uma vista linda. A entrada custa R$ 4,00 e o horário de funcionamento é de 10:00 as 17:00. Site: http://www.fortedecopacabana.com
-Praia de Ipanema: A praia de Ipanema é super badalada, por ser uma das áreas mais nobres e valorizada da cidade. E é lá que fica as famosa Pedra do Arpoador, a vista é incrível, vale a pena ver um por do sol ali, a natureza proporciona um dos espetáculos mais lindos que já vi. A entrada é grátis e aberto o tempo todo. A água da praia costuma ser de tonalidade esverdeada, e é geladinha. 
-Lagoa Rodrigo de Freitas: A Lagoa não é apropriada pra banho, devido a poluição, mas uma caminhada em seu entorno vale a pena. No local existem aluguéis de bicicletas e pedalinhos. 
-Parque da Catacumba: Fica na Lagoa, esse parque tem uma trilha de baixa dificuldade que leva a um mirante onde é possivel ter uma vista maravilhosa da lagoa. A entrada é grátis. Dentro do parque existem atividades como tirolesaa, arvorismo e outras atividades radicais  mas é pago a parte. Não consegui descobrir o horário de funcionamento, nem o site, mas achei um que dá pra ver e ter alguma noção de como o lugar é: http://www.parquedacatacumba.com.br
Centro:
-Bondinho de Santa Teresa/Arcos da Lapa:  Fica na região central da cidade, o bondinho custa menos de um real a passagem, vale a pena dar uma volta pelo bairro de Santa Teresa, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, lá você vai encontrar atelies, pousadas, restaurantes, música e outras coisas. A vista que se tem de lá é fantástica. Recomendo. Mas como o corcovado, tem muita fila e as vezes demora pra conseguir entrar no bonde devido ao número enorme de turistas.
-Parque das Ruinas/Chácara do Céu: Fica no bairro de Santa Teresa, o lugar era a casa de uma socialite brasileira, hoje foi transformada em um mirante, que dá uma vista de 360º da cidade. A Chácara fica ao lado, é um museu com algumas obras de arte de pintores brasileiros. O lugar é incrível, a vista então nem se fala, impossível não gostar. Quem visitar o parque recomendo descer pela ladeira Selaron, é uma escadaria que contém azulejos do mundo inteiro, é muito legal.
-Teatro Municipal - O Theatro Municipal é lindo, da época imperial inaugurado em 1909, este centenário prédio agora após a reforma tão merecida está mais lindo do que nunca. Vale a pena a visita, o valor do ingresso é de R$ 10,00 inteira e meia R$ 5,00, o site é http://www.theatromunicipal.rj.gov.br, recomendo pra quem quiser visitar dar uma olhadinha porque não pode entrar com qualquer roupa e existem horário pras visitas guiadas.
-Biblioteca Nacional - O prédio da biblioteca é da época do império também, ele é lindo e riquíssimo em detalhes, tem um acervo sensacional. A entrada é grátis e para maiores informações veja no site da fundação: http://www.bn.br/portal
-Paço- Conjunto arquitetônico existente desde a Colônia, abriga ainda a estrutura predial daquela época, fica próximo do Arco do Teles, outro conjunto arquitetônico existente da época da colônia, o Arco abriga diversas faixadas e nesses prédio é possível encontrar diversos restaurantes e atelies, ótimo lugar pra provar uma comida tipica brasileira, tomar um suco ou a famosa caipirinha. 
-Confeitaria Colombo e Cavé: São uma das mais antigas da cidade, os prédios são requintados e os quitutes muito bonitos. Eu já comi nos dois e não gostei muito da colombo, achei meio caro e sem graça, na Cavé a história foi outra, também é meio caro mas é muito gostoso.
Outras Áreas:
- Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Grumari: A Barra da Tijuca é conhecida pelas suas praias  propícias ao Surf, e pela estrutura do bairro lembrar muito a cidade de Miami nos EUA. O Recreio tem uma praia linda, e é uma área residencial e Grumari é uma reserva ecológica, com praia linda, mas só é possível chegar de carro.
- Paquetá: A Ilha de Paquetá fica na Baia de Guanabara, é possível pegar uma barca na Praça XV e após uma hora de viagem chegar na ilha. A Ilha é linda, tem um parque, tem trilhas é muito calma e lembra uma cidadezinha do interior. Lá não pode ter carro, só se anda de bike, e o carro chefe da culinária é peixe, e a comida é muito gostosa. Se você tiver sorte ainda pode encontrar golfinhos no caminho..isso mesmo, golfinhos, eles costumavam morar pela Baia, mas com a poluição foram embora, agora com o projeto de despoluição aos pouquinhos eles estão voltando.
-Caminho Niemeyer: O Caminho fica em Niterói, são um conjunto de obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer, vale super a pena conhecer. 
-Complexo de Fortes de Niterói: Também em Niterói, no bairro de Jurujuba é composto pelos fortes Barão do Rio Branco, São Luis e Fortaleza de Santa Cruz, a caminhada é puxada, mas a vista vale mega a pena, é lindo demais.Recomendo muito conhecer, fica numa área militar, e próximo da fortaleza de santa cruz tem diversos restaurantes pois é uma vila de pescadores, o carro chefe é peixe e é possível ver uma fazenda de camarões o que é muito legal. 

Bem gente, é claro que a cidade tem muitas outras opções de lugar, só quis deixa algumas dicas, algumas óbvias outras nem tanto. To pensando em fazer posts futuros sobre cada lugar, com bastante fotos e dicas. Espero ter dado uma luz a quem estava se sentindo meio perdido.

Beijinhos e boa semana a todos!!!
Share with the world:

9 comments:

  1. Ahhh Monique tá certo q a Cavé é boa mas eu gosto muito da Colombo!! rsrsrs o sanduíche de lá é muito bom, pode parecer caro mas é tão grande q dá pra dividir pra duas pessoas! o Wayne era viciadão... rsrs.
    Quanto ao bonde de Sta Teresa já peguei dia lotadão mas nunca tive q esperar demais não. Acho q o preço (acho q é menos de R$1 né?) vale a pena esperar hehe.
    Ahhh lá em Santa teresa perto do Parque das ruínas, tem um pastel de feijão q é muito bom!! eu tinha muito preconceito dele, mas depois q experimentei gostei rsrsrs.
    Poxa, nunca fui ao parque lage nem catacumba, bora marcar de ir algum dia!!!!
    Ah, sabe q o museu de astronomia tb tem uma vista legal da cidade? eu já estagiei lá.. Tem um dia da semana à noite q pode-se observar as estrelas naqueles telecopios. Eu nunca fiquei pra ver, mas muito gente ficava e depois ia pra feira dos paraíbas q é praticamente em frente.
    Acho q pra quem gosta de arte o CCBB tb é uma boa opção gratuita, ali perto da travessa do comércio.

    ReplyDelete
  2. Oi Monique

    Que post show, eu adorei!!!

    As gurias do k1 vão simplismente amar, muito bom mesmo.

    Beijos

    ReplyDelete
  3. Monique,

    Como eu disse estive ai faz 32 anos e nem fazia ideia que o Pao de Acucar e o Cristo eram assim tao caros. boa dica ja faz os turistas prepararem os bolsos. Tambem nao tinha ideia de tantas atracoes disponiveis a ilha de Paqueta e famosa e ha muitos anos acho que foi rodado um filme por la com a Sonia Braga chamado " A Moreninha " um classico da nossa literatura. Boa ideia qto a fazer posts com dicas e com fotos sera ainda mais util para ilustrar suas palavras. Parabens !!!

    bjs,

    ReplyDelete
  4. Oi Monique, como você está? Eu estou aplicando para o K1 Visa e adorei suas dicas de hotéis do post anterior. Já está tudo anotado! Eu sou brasiliense, mas meus pais são carioca e eu sempre fui apaixonada pelo Rio. Por muito tempo, eu tinha certeza que quando eu fosse maior, me mudaria para o Rio (na verdade, isso só mudou porque agora vou me mudar para mais longe ainda hahaha). Um dos motivos para acompanhar meu time de pertinho rs Fiz um blog e gostaria de saber se tem algum problema em te seguir. Beijo

    ReplyDelete
  5. Cali, menina eu não gostei mesmo da comida da Colombo, mas eu comi um pedaço de uma torta lá, achei tão sem graça, agora a Cavé eu adoro!!! Sempre que vou ao centro, passo lá e compro alguma coisinha...rs. Bem eu sei que tem muitas outras opções, e pretendo fazer alguns posts futuros onde colocarei sobre diversos lugares e opções, agora só quis listar os principais e preços e os mais proximos dos hotéis mesmo, pra quem quiser ir preparar o bolso e poder decidir o que quer fazer. Mas vamos marcar sim, eu adoro ir lá, é lindo demais, a vista então e o melhor é que é free!! Eu ja trabalhei pertinho do museu de astronomia, mas nunca fui, gostei da dica vou ver se visito ele qualquer dia desse.
    Beijinhos

    Vanessa, que bom que gostou do post, fica a dica do que fazer se algum voce vier ao RJ visitar. E as meninas do k1, agora já tem uma idéia do que fazer por aqui.
    Beijinhos

    Elianne, pois é também acho essas atrações meio carinhas, podiam ser mais baratas, mas enfim né. E em Paquetá é uma ótima pedida de lugar a visitar, eu sabia que lá já foi rodado filme, só não sabia qual, agora eu sei e posso ver...rs. Alguns lugares vou postar fotos sim, porque acho que valem a pena, até porque se alguém quiser ir tem uma idéia melhor do lugar.
    Beijinhos

    Fê, Bem vinda ao meu blog!! Eu não me importo pode me seguir a vontade. Eu vou bem e ansiosa devido ao processo do k1, bom saber que você também tá nessa luta. Eu também sou apaixonada por esse Estado, mas quer dizer que agora você vai mais longe heim? Eu sempre tive a sensação e o desejo de mudar daqui, viver em outro lugar, ter outras experiencias só nunca imaginei que seria tão longe, mas to adorando isso tudo. Eu to seguindo você no seu blog e amei ele.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Sei como é essa questão da ansiedade. Quase não tenho mais unha haha
    Vou mudar para muuito mais longe rs
    Ah, mas queria ter a experiência de morar aí, nem que fosse por alguns meses. Acho que vai ficar para outra oportunidade! :)
    Obrigada por me seguir de volta Moni (te perguntei no meu blog, mas vou perguntar aqui também: posso te chamar assim?). Beijo

    ReplyDelete
  7. Monique lindinha!!!
    AMEI a programação! Não vai dar para visitar tudo porque terei só dois dias de passeio pelo Rio, mas faço questão de ir no Bondinho e no Cristo! Uma coisa eu não entendi, no cristo se for de carro é de graça ou tem obrigatoriamente que pagar esta taxa aí? Já fiz o meu cronograma de viagens pela Monique turismo! hahahaha..

    Beijoo
    =**

    ReplyDelete
  8. Fê, pode me chamar assim sim!!! Quanto a morar aqui quem sabe não fica pra daqui uns anos?! Eu acho que você gostaria muito, mas até lá pode vir pra passear, tenho certeza que você vai gostar muito!!!
    Beijinhos

    Joana, que bom que voce gostou, fiquei feliz de poder ajudar!!! O Bondinho e o Cristo são fantásticos você vai amar a visita e não vai se arrepender nem um pouquinho. Se você subir de carro, vai pagar o estacionamento do carro, há uns 3 anos atrás era de R$ 5,00 e mais R$ 5,00 pra cada pessoa que tem dentro do carro. Eu ainda não descobri o valor atual, mas já da pra ter uma idéia né?!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  9. Gigi!!!! Menina, que dicas ótimas essas! já estou até fazendo a listinha dos lugares que quero ir, hihihi....sei que vou ficar por pouco tempo, mas tenho uma listinha. Tô amando seus posts sobre o Rio! :D Beijinhos!

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic