Pages

Friday, June 28, 2019

A viagem ao Brasil

A viagem ao Brasil foi intensa emocionalmente, ate agora tem sido dificil entender o turbilhao de emocoes e memorias. Voltar ao Brasil foi tao vazio e estranho. Primeiro pelas brigas politicas da eterna dupla do mal PT X seja la quem for. Segundo a violenca no RJ ta demais, e terceiro nossa como chegar num lugar e nao ver pessoas que voce estava acostumado. E como a gente sentir a morte delas duas vezes, a do dia da noticia, e depois na vida real quando a gente volta pra casa. E ainda tem que lidar com a falta de empatia das pessoas de entender sua dor, por que aparentemente existe alguma regra que nao aprendi que tem limite de dias pra gente se sentir triste e abalado, mais que isso e frescura e palhacada.

Falando sobre o RJ, eu tinha esquecido como o lugar e quente e umido. Eu fui presenteada com temperaturas recordes e um sentimento de ta sendo cozinhada viva todo dia. Nao teve praia, Ar condicionado de shopping e ventilador que dava conta do calor na cidade. E por causa do calor eu tava indo dormir por volta das 3 da manha todo dia. Com o sol e calor a pino eu so conseguia sair de casa pra visitar pessoas ou fazer qualquer coisa depois das 8 da noite quando o sol abaixava e a temperatura melhorava um pouco. Sair no meio do dia, ou ta na rua entre 10:00 - 7:00 era sofrido.
Praia Vermelha - Urca, antes do Ano novo

Praia Vermelha, Urca -  pegando uma corzinha antes do Ano novo
Mas o RJ e minha casa, e sempre e bom voltar pra casa e ver familia e amigos. Foi bom ter passado Natal e Ano novo com minha familia, ter encontrado meus amigos e ter ido a lugares que marcaram minha adolescencia e vida. O RJ e uma cidade pra se aproveitar do lado de fora, encontrar pessoas de forma descontraida e ir admirar a paisagem, sentar num bar ou ficar pelo calcadao curtindo uma agua de coco. Uma das coisas que sinto falta em NY e encontrar amigos pela rua, ver conhecidos por "acidente" ir fazer algo sem planejamento previo,  coisas que so o RJ me proporciona.

Tentar tirar foto de dia era assim, Sol, Sol e mais Sol 
 
Aterro do Flamengo
Aterro do Flamengo

Olha ele la vigiando "nois"
A cidade tambem infelizmente ta infestada de "ganso". E muito assalto, e muita "criança" armada pela rua roubando e matando. Onde minha mãe mora, sempre foi bem seguro, mas nessa ultima visita eu levei corrida de 2 ladroes em ocasioes diferentes. Na segunda corrida eu tinha saido do banco e acabado de pagar uma conta quando percebi um cara armado me seguindo, eu entrei num restaurante e pedi pra ligar pra policia. O dono do restaurante ficou pau da vida comigo por que o cara provavelmente iria entrar e assaltar ele tambem. A policia disse que não iria por que não tinha ninguem pra atender, mas na praça bem em frente tinha uma viatura parada...enfim o RJ e maravilhoso se voce mora na Zona Sul onde a PMERJ da ate o numero do telefone do capitão para os moradores ligarem e adivinhem...eles aparecem quando eles ligam. Suburbano pra politico não deve ser gente. 

Na noite antes de eu vir embora, estava no portão da minha mãe com minha tia, vizinha e uma prima conversado, quando percebemos um moleque andando com uma arma na mão vindo na nossa direção. Na hora pensei, ja era vai roubar todo mundo ou matar a gente por que ninguem tinha nada pra dar pra ele. So que ele não contava com meus sobrinhos caninos Avalon e Lion. O Avalon um aspirante a pit bull ficou alerta olhando pro mane e o mane olhando pra ele, por fim o moleque enfiou a arma na calça e continuou andando como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Enfim, pelo RJ eu senti que não era "eu". Andava que nem uma moradora de rua, bem largada e esculachada pra não chamar atenção, o telefone ficava em casa junto com cordão, brinco e pulseira. A atenção era constante olhando todo mundo e ligada em tudo que acontecia em volta de mim. Como as pessoas conseguem viver assim nesse nivel de estresse eu não sei, mas não me surpreende que o povo do suburbio pede pena de morte pra bandido ou fica feliz quando a policia passa o cerol neles...
Prazer eu sou o Avalon

Prazer eu sou o Lion, mas a cara de mole e isso ai mesmo, sou uma preguiça em forma de cachorro
Outra coisa que so o RJ me proporciona e ver minha gata Arlete, essa coisinha fofa e linda ja ta na minha vida tem 24 anos, nem sei o que fazer quando ela cruzar a ponte do arco iris, mas por agora eu aproveito cada minuto que posso. Ela e uma lady, a gata mais calma e charmosa que ja vi na vida. Eu falei brincando que iria trazer ela comigo e a terceira guerra começou la em casa...ha ha ha. 

Arlete Silva, muito prazer!
Metade das ferias eu pasei na casa da minha mãe e a outra parte eu passei na Zona Sul entre hotel e casa de uma amiga. Com as portas do inferno aberta e o clima de satã pela cidade, ficar perto da praia ou onde era mais fresco ficou essencial pra sobreviver o resto das ferias...rsrsrs. Na verdade ficou mais facil encontrar algumas pessoas e curtir as "ferias" melhor. Rolou ir ver o por do sol na muralha da urca, passear por Ipanema e Leblon, e curtir o calçadão de Copacabana a noite. Enfim essa vista sempre me derrete o coração.  

O por do sol mais lindo do mundo
Baia de Guanabara

Final da tarde em Copacabana

Copacabana on bike
 Outra coisa que fiz nas ferias foi tentar uma sessão de fotografia com os cachorros e a Arlete. Como e dificil tirar foto de animais, nem com proprina de biscoito extra deu certo. Meio que desisti e aceitei o que consegui. Foi um tal dos cachorros tirarem a gravata, ai um pulava no outro, dai o Lion não queria ficar em pe de jeito nenhum, o Avalon ficava pulando na frente da camera. Quando prendi ele na parte de tras da casa, ele começou a latir. Eu tirei mais de 200 fotos deles, se tem 5 de cada que da pra usar e muito. 




Esse cachorro deve ter uns 200 anos de idade por que so fica assim deitado

Voce falou carne?!





Comida?!



Entre coisas boas e ruins sobrevivi ao Brasil e voltei pra casa mais triste do que quando cheguei. E muito bom ver familia e ta em "casa". Falar a lingua que aprendi desde que nasci sem sotaque ou me sentindo idiota. Sem enfrentar preconceito por falar "engracado" e ser "marron". E bom ver todo mundo igual a mim, e saber como resolver coisas ou onde ir pra fazer o que quero e/ou preciso. Mas como doi ver a decadencia da cidade, os politicos nojentos roubando e aparelhando tudo, as pessoas cada vez mais idiotas e cheias de certezas. A grosseria generalizada de que a minha verdade e a de todo mundo entao "eu" sei e voce nao. E de como a vida não vale nada. Se alguem morre num assalto, ou de bala perdida fica por isso mesmo. Honestamente eu acho deprimente pensar no meu pais, e angustiante tudo que acontece e como fica pior a cada dia em vez de melhorar.

Queria ter voltado pulando de alegria e feliz e poder escrever que como sonho em voltar e de como e tudo maravilhoso. Mas fora da bolha da classe media alta, a realidade e cinza e feia.  Hoje meu sonho e um dia ver meus irmãos e minha mãe indo embora de la pra outro lugar mais seguro, onde a vida deles vale alguma coisa. Ninguem gosta de se sentir assim, tambem não sei como não sentir essa falta de esperança no futuro do pais, enfim sentimentos confusos e uma vontade de não voltar any time soon. 
Share with the world:

2 comments:

  1. Monique, mesmo morando no Brasil, achei chocante o seu relato. E olha que Salvador não é modelo de segurança pública nem nada.
    Que triste sua experiência no Brasil tenha sido assim tão... triste. Sei que deve ser um misto de emoções, mas realmente não deve ser fácil voltar e encontrar tudo tão diferente, ter que lidar com a perda no dia a dia. Sinto muito, querida.
    Seus animais são lindos. Amei o preguiçoso kkkk.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. O RJ entrou num estado decadente que nao vejo em outros lugares, e muito triste mas ainda tenho um fiozinho de esperança que um dia esse quadro se reverta. Obrigado e o Lion e uma preguiça mesmo...rsrs.
      Bjs

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic