Pages

Tuesday, August 30, 2016

Ta faltando empatia...

Um tempo atras eu vi uma foto circulando pela internet de uma mocinha com a cabeça abaixada dentro de um trem vazio. A historia contada por ele era que a menina era uma racista que nao quis que ele sentasse do lado dela por que ele era negro. Então ele decidiu tirar uma foto dela pra mostrar pro mundo a cara dela e a pessoa horrorosa e racista que ela era. Aqui quando voce usa a palavra black ja consegue uma audiencia enorme pro seu post, por que a questão racial e bem delicada e sempre gera sentimentos muito fortes. Os comentarios não deixaram a desejar, tudo quanto e tipo de julgamento e xingamento contra a menina. A versão dela a gente nunca vai saber, mas uma analise rapida na foto me deu uma ideia do que poderia ter acontecido. A menina tava sentada na poltrona de fora dentro de algo que parecia um trem, pelas roupas devia ser inverno por que ela tava super agasalhada, e olhando em volta eu vi varios lugares disponiveis, não so no corredor mas na janela tambem. Então minha pergunta foi a menina tava sendo racista ou ela tava assustada que dentro de um trem vazio um cara queria sentar justo do lado dela com tanto lugar disponivel pra ele? 

Claro que ele pode sentar em qualquer lugar, e nunca vamos saber o que realmente aconteceu ja que toda historia tem no minimo duas versoes, e so fiquei sabendo de uma delas. Mas me pareceu um pouco insensivel ele não levar em conta que como mulher ela poderia se sentir assustada ou acuada com um cara tentando sentar do lado dela num vagão vazio. Em uma cidade vizinha uma moça foi agredida por que atravessou a rua quando tarde da noite, voltando do trabalho viu um grupo de rapazes na calçada. Era por volta das onze da noite, ela estava voltando da estação do trem quando viu quatro homens parados na rua e decidiu atravessar, detalhe que aqui não existe essa cultura de ninguem ficar parado na rua conversando, muito menos essa hora da noite. Segundo um deles, ela apanhou por que ela foi racista, ela mudou de lado por que viu quatro homens negros na rua. Mais uma vez la veio uma onda de comentarios ofendendo a mulher, em vez de condenar o ato de 4 covardes. 

Acho que os homens ou as pessoas em geral tem problema em entender o que e ser mulher. Eu se estivesse em um trem vazio e um cara quisesse sentar do meu lado, ou eu mudaria de lugar ou eu diria não, a mesma coisa andando tarde da noite sozinha na rua, se eu visse um grupo de homens eu mudaria de lado ou entraria em uma rua antes de passar por eles. Tenho certeza que uma das ultimas coisas que uma mulher repara nessas situaçoes e a raça do ser,  a unica coisa que a gente enxerga e que e um HOMEM e como diz uma pesquisa a gente prefere encontrar o tinhoso do que cruzar com um cara no meio da noite/rua deserta ou qualquer situação que a gente se sente vulneravel.  Quando saiu na midia a historia da menina no Rio que foi estuprada por mais de 30 homens, eu li muita besteira mas a principal foi a discussão que isso gerou sobre os problemas que nos mulheres enfrentamos e como muitos moçoilos acham que isso e babaquice nossa. E olha da vontade de chorar lendo/ouvindo as perolas que eles falam.

A mesma coisa aconteceu e ainda acontece com os vagoes do metro do Rio que são destinados so para mulheres. O que voce mais ve e homem dentro deles, por que eles julgam isso sendo um privilegio ou uma babaquice nossa. Ou quando a cantora Kesha denunciou o produtor dela de ter abusado dela, de novo todo mundo caiu em cima chamando ela de aproveitadora, em vez de pelo menos parar pra pensar ou analisar a situação como um todo. Ou o caso da moça no Rio que morreu por que foi reclamar com um pedreiro que mexia com ela todo dia que ela não gostava disso, ai ele decidiu dar umas pauladas nela pra ela deixar de ser besta, ela morreu semana passada. Claro que ela foi culpada pela morte dela, por que afinal qual a mulher que não gosta de ser elogiada? Isso e normal para os selvagens ops quero dizer homens, eles mexem a gente gosta, e ai de uma mulher se não gostar. Não vou nem entrar no merito do "problema" das lesbians e da falta de sexo bom na vida delas, ou quando a gente ta mal humorada e a razão e que a gente e mal comida, ou feia, ou  algo relacionado a sexo/penis/aparencia. 

Quando eu tinha por volta dos 13 anos eu estudava em uma escola que a quadra onde a gente fazia educação fisica não era murada, mas tinha uma cerca em volta. Do outro lado da rua, era uma esquina que tinha um bar, nunca vi nenhum bebado caindo por ali, mas sempre via uns caras velhos sentados bebendo cerveja e jogando papo fora. Na hora da nossa aula varias vezes era um terror, por que quando a gente tinha que passar correndo, ou fazer algum exercicio, eles mexiam. Era cada coisa que eles falavam que eu ficava toda vermelha de ouvir. Era engraçado que alguns deles tinham filhas e ate netas estudando na escola e mesmo assim eles mexiam. Voce consegue imaginar o que e uma pre-adolescente ouvir de um velho que e gostosa, que chupava ela toda e etc...Eu te digo que e nojento, eu ficava com vergonha e nem eu nem minhas amigas nunca tivemos coragem de reclamar com nossos pais por medo do que eles iriam falar pra gente. Alem da vergonha a gente se sente culpada por algo que não e nossa culpa. E a gente se sentia assim por que a sociedade machista de uma certa forma sempre fez a mulher culpada pelo assedio que sofre, vão falar que e culpa da roupa que usa, da maquiagem, da nossa postura, do lugar que estamos....desde de muito nova a gente aprende a baixar a cabeça e aceitar um assedio que incomoda e não queremos. 

Quando cheguei nos meus 16 anos eu passei pra uma escola tecnica e fui estudar praticamente no Centro do Rio. Todo dia eu tinha que pegar um onibus que mais parecia uma lata de sardinha, e claro tinha a famosa figura urbana do "sarrador".  O sarrador era um cara ate bonito que adorava parar atras das meninas e ficar esfregando o pirulito dele na bunda delas. A gente sabe que o onibus ta cheio e ta dificil pra todo mundo, mas da muito bem pra perceber quando um safado quer tirar vantagem da situação. Eu ia pra escola com um grupo de amigos e a gente tentava ficar junto pra evitar o cara, mas um dia ele parou atras de mim, quando eu percebi o que tava acontecendo eu não tive reação, eu comecei a chorar. Uma das mulheres sentadas riu e falou pra eu me acostumar por que onibus era assim mesmo. Ele fez isso com varias meninas da nossa escola e a gente nunca teve coragem de levantar a voz por medo, medo de apanhar dele, medo das pessoas julgarem, vergonha da situação e por ai vai, como a velha tinha falado a gente tinha que se acostumar mesmo que não gostasse. Um dia ele parou atras de uma menina, e não satisfeito em so se esfregar nela, ele tirou o pirulito pra fora e começou a esfregar nela de forma mais intensa, aquilo me deu um nojo tão grande que eu tive vontade de vomitar na hora. Mas engoli a vontade e comecei a gritar chamando ele de tarado, a minha amiga se juntou no grito e ao longo do onibus as pessoas (mais mulheres) começaram a gritar e tacar bolsa, guarda-chuva e tudo que achavam nele, ate que o motorista parou o onibus pra ele descer. 

Depois desse dia não sei se ele parou de usar o onibus ou não, mas a gente passou a pegar o trem por medo dele fazer algo contra a gente. De novo no trem a mesma historia, homens tentando tirar vantagem da situação e se esfregar nas mulheres. Eu cresci passando por isso (vez por outra) e vendo outras mulheres passando por isso, e não consigo nem descrever o alivio que foi saber de vagoes especiais so pra gente. Mas como os mocinhos acham que e babaquice nossa, eles invadem e ninguem faz nada. Queridos não e babaquice nossa não, voce não sabe como e ruim quando um cara para atras de voce e usa o seu corpo para as necessidades sexuais dele sem o seu consentimento. Voce se sente usada, suja e revoltada. Mas o medo de algo pior acontecer te impede de reclamar, e eles sabem disso, se aproveitam e quando são pegos ainda jogam a culpa em voce por usar um transporte cheio. Quando uma mulher reclama de um cara atras dela no trem, metro ou onibus, não e frescura e a experiencia de vida de lidar com homens abusivos.

Tudo que citei não e fato isolado, acontece o tempo todo no mundo todo. O assedio desde de nova tambem não e exceção, tenho certeza que todas nos temos historias parecidas pra contar que aconteceu com a gente, ou com alguem que conhecemos. O mais triste e o sentimento de impotencia, medo e vergonha que A GENTE sente em vez deles sentirem por agirem de uma forma tão inaceitavel e desrespeitosa. Quanto mais paro pra pensar nisso mais chocada eu fico com essa cultura nojenta de que so o fato de eu ser mulher ja me deixa mais vulneravel a violencia. Por que e uma violencia o que a gente sofre, seja o ela violencia fisica, public shaming, seja o assedio moral, sexual ou qualquer outra coisa que não contribui para o nosso bem estar e segurança.

Um homem nunca vai saber o que e ser assediado verbalmente e o sentimento ruim que vem com isso. Quando a gente passa em frente a obra, aquele e nosso caminho ninguem ta querendo ouvir gritos de gostosa, fiu fiu, ou qualquer coisa do tipo não. Na balada a gente não gosta de ser puxada pelo braço pra ser beijada a força tambem não. Se ta a fim da moça não grita na rua nem puxa pelo braço, tenta se aproximar conversando se der deu se ela não der confiança não precisa xingar, ofender nem socar ninguem, e so move on e procurar por outra pessoa. Para a sorte deles tem muito mais mulher no mundo do que homem. E eu sei que isso pode ser um choque na vida deles mas uma mulher que e lesbica não ta com falta de p** e muito menos precisa conhecer um homem bom de cama pra ser bem chu****, A opção sexual dela e como a palavra diz uma opção e não tem nada a ver com os homens que passaram ou deixaram de passar na vida delas. E quando estamos estressadas não e falta de sexo não, são os problemas da vida mesmo. Respeito e bom e pode praticar sem medo. 

Parece que quanto mais o mundo e a tecnologia vai pra frente, mais a gente anda pra tras. Ta faltando educação, ta faltando respeito, ta faltando empatia...Ta dificil viver nesse mundo. 
Share with the world:

7 comments:

  1. Você tem razão sabe? Até parece que somos culpadas pelo machismo que rola por aí. Por incrível que pareça, tem mulher que gosta dessas pataquadas porque assim elas podem ter o ego cheio de alguma coisa, ainda que seja uma porcariada dessas. São as chamadas piriguetes. Desde que esse termo virou moda arrastando muitas adeptas, alguns homens acham que ser piriguete é regra geral e que toda mulher gosta de ser tratada assim. Cada coisa, eu hein!?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando e consetido nem tem problemas mas o que me deixa triste e indignada e como o mundo ta doido e anda faltando empatia sabe...mas voce resumiu bem minha indiganacao e cada coisa mesmo que a gente passa e ve que nao ninguem merece...

      Delete
  2. Nossa! Nao poderia concordar mais com esse post. Como se ja nao fosse terrivel passar por isso independente de qualquer coisa, sentir esse medo, ainda ha os casos dos mimizentos de plantao com racismo onde nao tem. E poucos tem o cerebro em uso, como voce teve, para ver o outro lado da moeda, que a moca poderia simplesmente estar com medo de um cara sentar do lado dela em um vagao vazio. O resto do post e absolutamente verdadeiro e coerente tambem, pena isso nao seja regra entre as pessoas, essa clareza e carater de pensamento. Esse mundo ta cada vez mais podre, as vezes tenho vontade de sumir dele. Abraco!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Somos duas que as vezes querem sumir sabe, ta dificil....Essa caça as bruxas que ta rolando online o tempo todo ja ta cansando sabe...muita pedrada pra pouca reflexao.

      Bjs

      Delete
  3. <3 <3 <3
    Só a gente sabe o que passa... Alias, o fato de ter que ter vagão pra mulher é um absurdo. Não por possível privilégio, mas porque é o fim ter que criar algo porque homens não sabem respeitar mulheres. Me deixa desgraçada da cabeça isso. Mas tem horas que é o que salva. Quem nunca viu um sarrador no onibus, quem nunca ouviu merda na rua? É um inferno. E pior.. quem acha que a mulher, por se vestir assim, ou assado, ou por querer pegar 10 caras, merece alguma coisa. Nenhuma mulher merece NADA, nenhuma violência, não importa qual o modo que escolha se vestir, se comportar, se relacionar. O mundo ainda tem muito o que melhorar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tambem acho, ta faltando respeito, ta faltando empatia e ta faltando vontade de melhorar da parte desse povo...

      Bjs

      Delete
  4. Estive ausente do mundo blogueiro mas estou de volta pra me atualizar rs Entao, belo post esse seu, so nos mulheres temos ideia da dimensao que ehum medo de ser abusada heim? Voce falando da escola me fez lembrar da minha propria infancia/pre-adolescencia, eu, inocente, andando pela rua com uma macaquinho colado no corpo (vamos combinar, 12 anos) e escuto "que bucetona! hmmm" gente! fiquei horrorizada, a gente se sente menosprezada, intimidada, nem perto de exaltada ou admirada, horrivel! Enfim, sobre o que voce falou, concordo sabe, hoje em dia eh bem mais facil so escolher um lado e atirar a pedra do que procurar entender os dois lados da moeda...triste! belo post (again!) beijoss

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic