Pages

Sunday, March 6, 2016

Pensando sobre o futuro.

Quando eu decidi fazer engenharia civil aqui eu tive a ideia brilhante que queria uma profissão onde os empregadores corressem atras de mim; a muitos anos atras eu percebi que Historia e uma furada, e que cansei de receber proposta indecente pra trabalhar de graça ou ganhar R$ 3.50 por hora (isso ae, ja recebi oferta de emprego nesse nivel no RJ). 

Depois de uns anos estudando Ingles e me sentindo mais confortavel com a lingua chegou a epoca de começar a faculdade propriamente dito. Escolhi estudar em um Community College, por que depois de anos estudando na area de humanas cair de paraquedas em aulas de pre-calculus em uma universidade não seria muito facil. Pelo menos os Community Colleges são mais proximos a uma aula de escola, onde o professor explica, tem trabalho de casa, tem direito a office hours pra tirar duvidas bestas. Graças ao C.C. to indo (não sei pra onde).

Então ta chegando a hora de transferir pra uma outra faculdade pra cursar os ultimos anos, ja escolhi as que vou aplicar e ta me dando uma mega duvida se escolhi bem. Eu to ate gostando, mas eu moro em NY e nunca ninguem vai correr atras de mim pra me dar emprego, afinal aqui e a cidade que voce acha de tudo, inclusive concorrencia pesada pra qualquer emprego. Sem falar no preconceito que existe com pessoas da America Latina, e no machismo contra mulheres nessas areas de tecnologia. 

Eu ja fui em duas feiras de transferencia e nas duas eu passei raiva. Eu tenho 3 universidades aqui em NY em mente, fui na mesa da primeira pegar informaçoes, a primeira coisa que o cara me falou foi que engenharia e dificil e preciso ter um GPA minimo de 3.2 pra aplicar. Eu fui a unica mulher que fui no stand tirar duvidas(bem pelo menos naquele momento), pra todos os garotos que paravam la o representante da universidade so falou das vantagens, ele não falou nada do GPA, ele não falou nada de como o curso e dificil. Sai meio triste pelo machismo dele e segui pro segundo stand. 

No segundo stand o cara tentou me ignora (parece que se voce não for homem não merece a atenção deles) ai minha paciencia acabou e comecei a ser bem grossa e falar mais alto. Ele tentou se livrar de mim dizendo que eles so aceitam estudantes com o GPA minimo de 3.2 e 18 creditos e assim depois dessa delicadeza toda virou as costas pra falar com outros meninos que se aproximavam.  Para eles o mane era so sorrisos e so falava das vantagens de escolher aquela universidade. Ate que parou outra garota, e ele ignorou, e quando não pode mais deu a mesma informação dos requerimentos minimos pra aplicar. Essa faculdade era minha escolha numero um pra transferir então fiquei por ali tentando descobrir algumas informaçoes por conta propria. Nesse tempinho caiu a ficha do absurdo que era receber um tratamento desse jeito so por que eu era mulher; como meu lado impossivel não aguentou tive que perguntar em tom de deboche (maturidade a gente não ve por aqui) por que ele dava informaçoes para os garotos e para as meninas so as exigencias?  A cara dele meio que mudou e ele tentou ser mais simpatico, mas sabe a vontade de estudar com eles diminuiu muito.

No ultimo stand era uma mulher e foi a unica que me recebeu bem e me falou sobre a universidade em vez de me falar sobre o GPA. Sai da feira me sentindo meio mal sabe. Lembrei da professora de calculus 2 que não gostava de "não" brancos e fez minha vida um inferno so por causa da minha cor de pele e do sotaque que eu tenho. Desde então eu tenho me perguntado se eu não deveria ta fazendo meu PhD em Historia em vez de tentar outra faculdade. Esse e so o começo e ja dando pra ter um "gostinho" de uma realidade que ninguem merece passar, ou eu to exagerando por conta da preocupação com o futuro. 

Acho que deve ser normal se questionar sobre nossas escolhas de vez em quando, mas eu tenho panico de depois de tanto sacrifio e esforço pra pagar a faculdade e me formar, dar com os burros n`agua por que sou mulher, por que to "velha" pro mercado de trabalho, por que sou da America Latina...Como jogar tudo pro alto e mudar pro Shire não e uma opção, eu sigo a passinhos de formiga com o meu plano, mas que a cabeça anda um turbilhão de pensamentos e um certo medo me tira o sono de vez em quando não posso negar. E vez por outra me pego pensando como seria a vida no Brasil se eu tivesse ficado por la, ou como seria se eu voltasse...

Sei la a gente não tem bola de cristal pra saber o futuro e não temos certeza de nada nessa vida, eu tento e oro pro melhor acontecer...ou eu sou exagerada e tenho mania de analizar demais tudo....E como o Socrates diria...So sei que nada sei.

Beijinhos

Share with the world:

17 comments:

  1. Believe me, se você estivesse aqui estaria se perguntando sobre a vida ai...
    Imagino o seu desânimo diante de tanto preconceito, mas persista, querida. Seu esforço vai valer a pena. O que Deus tem preparado pra você, ninguém te rouba.
    Xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que faz parte da minha natureza nao ta satisfeita em lugar nenhum...rsrs....voce falou tudo se eu tivesse ai me perguntaria da vida aqui e vice versa...rsr.
      Acredito que com fe e a ajuda dele e a gente chega onde tem que chegar, as vezes desanimar faz parte mas sigo firme e forte e obrigado pelo apoio =)
      Beijinhos

      Delete
  2. Olá! Acho que você não é exagerada nem nada do tipo, isso é realmente preocupante. Se esses trastes que estavam lá apenas apresentando as faculdades agiram assim, é de se pensar como será então o mercado de trabalho, né! Não te agrada ou é possível a ideia de mudar para outro estado quando terminar a faculdade? NY é realmente uma selva de pedra, creio que há lugares mais fáceis para se estabelecer profissional e financeiramente. Eu queria/quero muito fazer faculdade de enfermagem, mas é bem difícil, você tem que lutar muito, claro que nada cai do céu, mas em outro país, onde faculdade custa fortuna e com dificuldade em aprender a língua é muito desanimador. De qualquer forma, te desejo toda a sorte do mundo, que o melhor aconteça na sua carreira profissional. Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu sou doida pra mudar de NY, ja encheu a paciencia viver aqui. Mas nao da pra mudar ate eu pelo menos me formar, entao vou levando. Luana comeca por um community college os valores sao muito mais acessiveis e tenta bolsa de estudos, isso ajuda a pagar o custo. Obrigado e boa sorte pra voce e to torcendo pra voce realizar seu sonho de ser uma enfermeira.
      Beijinhos

      Delete
  3. Nossa, eu sinto muitíssimo. Embora não saiba exatamente como são as coisas pra engenheiros por aí, sei como são por aqui. Tenho amigas da área, e o tratamento é esse mesmo. É uma área dominada por homens, que querem outros homens. Uma lástima.

    MASSSS.. eu acho que você não tem que desanimar não. Os tempos estão mudando, queiram eles ou não. Se você gosta do que está estudando, e quer seguir nisso, persevere. Acho que estamos vivendo um grande momento no quesito inclusão, tolerancia e questionamentos. Acho que precisamos tirar proveito disso, e fazer eles "nos engulirem".

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui existe um incentivo muito grande para as empresas e faculdades aceitarem mais mulheres em engenharia, claro que com cara torta e com aquele tratamento bem cold...Eu to perseverando e com esperanca de que na epoca que me formar as coisas estejam um pouco melhores, mas veremos com certeza o assunto ainda vai dar muito post por aqui. Obrigado pelo apoio.
      Beijinhos

      Delete
  4. Monique, quase desmaiei de raiva lendo essas suas experiencias. ( e amei a sua observacao com o carinha sobre para as mulheres as exigencias e para os homens as vantagens! Valha! ) Mas olha, as vezes a teimosia vale a pena e eu creio que depois de investir tanto $ mas principalmente tempo e energia em se graduar, siga adiante e seja sim uma Engenheira como voce almejou! Deus esta protegendo o seu sonho, nao deixe que nuvens cinza a impecam de ver o arco-iris que esta chegando. Estou na torcida! Vai dar tudo certo. Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A gente precisa insistir nos nosssos sonhos, mas me deixa muito indignada essa diferenca de tratamento baseado em sexo, cor e credo de alguem...mas enfim e o mundo que vivemos. Obrigado pelas palavras.
      Beijinhos

      Delete
  5. Ô flor, sinto muito. :(
    Nao posso dizer se você escolheu o caminho certo ou nao, mas acho que como imigrante nenhum caminho seria fácil e mesmo no Brasil, apesar da vantagem de ser nativa, você certamente encontraria outras dificuldades. A vida é assim, caminhos diferentes dificuldades diferentes. É bobagem imaginar que seria mais fácil, se seria por um lado por outro seria mais difícil, sabe? Enfim, nao sei o que você desse fazer, mas pense nisso que falei.

    Quanto ao machismo. Que ódioooooooooo!!! E olha, nao fica colocando na cabeca que é exagero seu, nao. Porque nao é! Nao pratique com si mesma esse gaslighting social. É difícil ser mulher nesse mundo.

    ReplyDelete
  6. Infelizmente, ainda vemos que não importa o quanto as mulheres tenham alcançado, o machismo e a ideia de "profissão de mulher e profissão de homem" é algo tão presente na geração atual quanto era 40 anos atrás. Os clubes do bolinha em certas profissões reinam sem nenhuma interferência real da sociedade e das instituições. Sabe,flor, não vai ser fácil, vc vai sim encontrar muito preconceito, mas olha, eu sei da tua força e oq aunto você é guerreira, se é isso que vc quer, não vai ser nenhum grupo de machistas que vai te impedir. E o medo, frio na barriga e todo o resto, são importantes para nos manter pé no chão, eles sõ são ruim se nos paralisam, o que obviamente não acontece com vc! Tenho certeza que o melhor vai sim acontecer! Um super beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade Aline, ao mesmo tempo que a gente vai pra frente e como se fossemos prap tras ao mesmo tempo, essas coisas me fazem perder a fe na humanidade...rsrs. Obrigado pelas palavras.
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique,
    tái algo que eu sempre falo, só sei que nada sei, qto mais buscamos saber, mais forte é esta conclusao.
    Mas se este é teu desejo nao desista nunca, siga em frente e tenha certeza que será vitoriosa, pq uma coisa é certa voce é capaz!
    Um beijo e estamos na torcida sempre
    Lola

    ReplyDelete
  8. como dizem por aí: "overthinking kills your happiness". EU também sou dessas de super analisar tudo na vida, atitudes, vontades, "e se..", etc, acho até isso natural, acho bom. Você já decidiu pra qual universidade você vai aplicar? Que coisa horrorsa esse machismo desse povo... =/ Fico indignada de ler isso. beijoS! http://brazenglishcouple.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Luciana, eu tenho algumas em mente mas decidir mesmo ainda nao e ainda falta um tempinho pra chegar la. Ja vi que somos do mesmo clube, o clubes das super analisadoras da vida...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  9. Esses dias lembrei desse seu post, Monique. Estava aplicando para uma faculdade na área de Exatas daqui e não passei. O caso é que eu faço parte de um grupo no face que a galera troca informações de quem entrou/não entrou e vi muito homem que passou com GRE, GPA e anos de experiência profissional bem abaixo dos meus (para o mesmo curso/mesma faculdade). Nenhuma mulher. Eu sei que parece birrinha, mas fico me perguntando que raios aconteceu. A faculdade me informou que meu GPA estava abaixo do mínimo, mas outros candidatos com GPAs no mesmo range passaram. Enfim, nunca vou entender. Talvez vá para uma community college esse ano, tentar elevar esse "mínimo", só que para sempre vou ficar com isso na cabeça. Afinal, por que eu preciso desse passo extra e muito homem não precisou? Não sei se as universidades já se tocaram que estamos no séc XXI, com rede social e o escambal, e que a gente troca informações, sabe. O segredinho dos critérios deles fica lá, para todo mundo ver.
    A América é um tanto cruel às vezes.
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu queria muito poder te dizer que isso e impressao sua, mas infelizmente nao e nao. Nos mulheres na area de exatas somos taxadas de menos capazes que o caras, na hora de entrar exigem mais da gente, nas aulas dao menos atencao as suas duvidas do que a do colega homem, e triste sabe, mas a gente aproveita essa interacao pelo facebook pra trocar figurinhas e nao perder as forcas pra lutar contra isso. Eu acho uma boa ideia voce fazer algumas aulas em um community college pra tentar aumentar o seu GPA, infelizmente alem de sermos mulheres se a gente ta tentando transferir creditos/vir de outro pais eles nao gostam e dao preferencia a outros candidatos. A America e cruel muitas vezes indeed, mas nao desanima, estamos aqui firme e forte torcendo uma pela outra e trocando informacao pra ajudar nessa caminhada. Boa sorte e tudo de bom!
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic