Pages

Thursday, March 19, 2015

Livro the road of lost innocence.

Google Images

Ano passado eu recebi esse livro pra ler como parte de um projeto de algumas universidades aqui em NY. A ideia original era a gente discutir e pensar sobre a ideia da prostituição infantil e o trafico humano que em pleno 2015 ainda esta a todo vapor e aparentemente cresce e fica mais forte a cada ano. 

O livro conta a historia de Somaly Mam, uma menina que vivia em uma floresta cambodiana, mas que foi vendida pelo avo aos 12 anos de idade para se tornar uma escrava sexual. O livro narra a historia ate a vida adulta dela, onde ela finalmente sai desse mundo e abre uma fundação para ajudar meninas nessa situação. 

Existe algumas controversas em volta de Somaly Mam, como ter inventado coisas que aconteceram, feito pressão para meninas mentirem nos depoimentos, dentre outros. Bem qualquer pessoas interessada pode colocar o nome dela no google que alguns artigos vão aparecer. Apesar de possiveis mentiras e exageros, o trafico sexual e um problema serio e crescente hoje em dia. 

Pessoas de paises pobres, mulheres e crianças são as principais vitimas desse crime. Estima-se que mais de 29 milhoes de pessoas no mundo estão em situação de escravidão; se tem mais escravos hoje em dia  que em qualquer outro periodo da Historia. E de ficar com o estomago embrulhado em pensar que em 2015, ainda existem pessoas que recorrem a esse mercado pra encontrar trabalhadores e homens que tem sexo com crianças e mulheres contra a vontade deles. 

Apesar do tema do livro ser pesado, e em alguns momentos te deixar com um no na garganta, ele e interessante. Mesmo sabendo da polemica de que algumas coisas podem ser inventadas ou foram muito exageradas, o problema do trafico humano existe e não e nenhum segredo que paises como Cambodia e destino favorito de pedofilos. 

Esse mundo ta tão doido, que ate os que eram supostos proteger as pessoas em situaçoes vulnerais, se aproveitam pra tirar vantagem. Eu vi esse filme ano passado no Netflix, ele e inspirado em eventos que aconteceram nos anos 90, e olha e dificil ver funcionarios da ONU envolvidos com trafico humano, fiquei horrorizada.  E claro o nome do filme e "The Whistleblower". Eu tentei deixar o trailler do movie aqui mas como sempre o blogger encontra jeitos de  não funcionar. Mas aqui vai o link pro youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=al3anBiHwmI


A ideia desse projeto era atingir o numero maximo de pessoas, porque  mais consciente as pessoas se tornam de um problema, maior a chance de resolve-lo. Como fiz parte do ultimo grupo que recebeu o livro, eu pude ficar com ele. Mas eu não quero parar a ideia, por isso decidi que vou sortear esse livro por aqui. A versão e em ingles, ele ta em otimo estado de conservação mas tem um pequeno probleminha,  a pessoa que usou esse livro antes de mim, marcou com caneta alguns paragrafos =/






No proximo post eu digo o dia do sorteio e como vai ser, ja que não pensei nada disso ate agora, eu e minha cabeça na lua...rs.

Beijinhos







Share with the world:

4 comments:

  1. Chega a ser revoltante saber que ainda hoje isso acontece. Seria um desafio para mim ler um livro assim em Inglês. Eu ainda estou nos infantis... hahaaa mas gostaria de ganhar esse sorteio para ler quando atingir uma fluência legal, pois nem penso em desistir desse idioma complicado. :P bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu ja fiz o post do sorteio, so comentar la e cruzar os dedos.
      Beijinhos

      Delete
  2. Eu fico imaginando o desespero de pessoas em situação de escravidão, e crianças que simplesmente perdem a infância de repente... É assustador, não preciso conhecer ninguém que tenha passado por isso para sentir um pesar enorme. Aliás, essa de funcionários da ONU envolvidos, eu nem imaginava. Que mundo é esse em que as pessoas não se importam com a dor das outras?


    Essa semana eu li uma história assustadora numa página que publica relatos de assédio e cantadas. A moça estava no aeroporto esperando o vôo para a Inglaterra e um homem começou a puxar assunto, perguntar para onde ela ia, se estava sozinha, onde ia ficar, se alguém ia buscá-la etc. A moça dizia que ele tinha um jeito bem intimidador e ela ficou com medo, por isso mentiu nas respostas. Depois o mesmo homem ficou sondando outras mulheres, sempre jovens e bonitas.


    Dei uma pesquisada e fiquei sabendo que acontece muito de descobrirem que a mulher está sozinha e que ninguém vai buscá-la no destino final, assim entram em contato com alguém que também estará lá e a sequestram. Ou também chamam para tomar um café, ou pegam telefone e marcam de sair depois, ou sabendo em que hotel a mulher vai ficar, enfim, dependendo dos detalhes que tiverem sobre a vida da mulher podem tentar sequestrá-la para exercer algum trabalho escravo.


    Eu sei que parece surreal, mas eu já li tantas histórias reais sobre pessoas escravizadas que não duvido de mais nada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse aumento de escravos pelo mundo e tao absurdo e chocante que ate agora ta dificil de digerir e aceitar que esse e o mundo que vivemos. Essas historias de mocas em aeroportos ate aqui e bem popular e hoje em dia nao e so cara com ar intimidador, tem muito cara que parece legal e inocente que trabalha pra esses criminosos ajudando a sequestrar as mulheres. Infelizmente somos consideradas easy target, e todo cuidado durante viagens e pouco. Melhor mesmo e nao dar informacao nenhuma e ficar bem atenta.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic