Pages

Friday, November 22, 2013

Curso de ingles, pra que te quero?

Praticamente desde quando cheguei aqui eu tenho feito cursos de ingles, eu sempre tenho estudado no mesmo college so mudando vez por outra o campus onde eu vou. Esse college era bom para aprender ingles porque eles tem um departamento ESL enorme e eles oferecem um preco justo por uma carga horaria grande e sem falar na localizacao que e acessivel pra mim. Se nao fosse por esse college eu teria que estudar em Manhattan, la nao faltam opcoes de cursos mas os precos sao ate 5x mais caros que nesse college que vou e sem falar que a carga horaria e menos da metade. Esses foram os bons motivos que me levaram a estudar la.

Os motivos ruins sao que aqui nessa regiao tem uma cidade com uma comunidade enorme de brasileiros, o que acarreta em uma quantidade gigantesca de brasileiros por la. Segundo e que os professores tem essas manias idiotas de fazer a gente fazer grupinhos pra trabalhar juntos (sera que so eu odeio?) e muitas vezes eles juntam os alunos por paises de origem, o que me faz ficar com outros brasileiros e ai as conversas sao em portugues, e  entao na sala de aula que e um lugar pra aprender ingles, acabava sendo mais um lugar onde eu falava portugues. Terceiro esse college tem costume de fazer classes multi-levels, onde se mistura alunos com pouca diferenca de conhecimento para um ajudar o outro, mas desde o inicio desse ano os multi-level tem sido com diferencas gritantes, como alunos que falam e entendem bastante com outros que sequer sabem o que e um verbo irregular. Quarto, eu sou do tipo "esponja" acabo absorvendo muito das pessoas ao meu redor, e comecei a desenvolver problemas na minha fala que nunca tinha tido antes, e palavras que eu conseguia falar direito eu tava comecando a falar errado de tanto conviver com essas misturebas que em vez de empurrar pra frente te puxam pra tras. 

Eu tambem nao tenho mais paciencia para os tipinhos que frequentam sabe, e um pessoal querendo mostrar o quanto sao bons, sempre tem um ou varios querendo mostrar que sao melhores que todo mundo, e sem falar nos brasileiros que sempre esbarro. Nao tenho nada contra brasileiro, nao sou do tipo que nao quer se misturar com eles apesar de evitar contatos exclusivos, mas infelizmente o meu comentario sincero e que quero distancia dessa gente. Nao sei porque raios o tipo de brasileiro que vem parar por aqui (NY) costuma ser do mais insuportavel possivel, o que me deixa triste porque tem tanta gente legal e logo os sebos e que vem pra essa area =(.

Eu agora to fazendo um curso de pronunciacao, o curso era pra ser dinamico e pra ajudar a melhorar a pronuncia e com focus em algumas letrinhas problematicas como o "th" e o "r" alem de outras. Esse curso anda uma chatice, eu que nunca fui de faltar tenho mais ausencia que presenca nessa classe. Para completar tem um total de 8 brasileiras nessa turma, eu fico na minha mas quando a professora passa certos trabalhos a gente precisa se juntar, na ultima semana a gente fez um trabalho juntas e uma delas chegou atrasada, a garota jogou o fichario em cima da mesa e deu duas batidinhas no meu ombro, quando olhei pra cara dela ela me falou que aquele era o lugar dela, a sala nao tem lugar marcado e eu nao ia levantar pra ela sentar tambem, como tava de TPM nesse dia eu respondi pra ela ir procurar uma cadeira pra sentar ou entao ficava em pe esperando o trabalho terminar; o clima pesou um pouco mas ignorei a presenca dela e continuei fazendo o trabalho, mas tinhas duas meninas que eram do mal, porque ficavam instigando e fazendo intriga pra ver se saia briga. Agora ve se pode uma coisa dessas?

A pior parte e saber como essas coisas afetam negativamente a visao que outros tem da gente. Na hora do lanche as duas ervinhas do mal foram fofocar pra todo mundo o que aconteceu e as algumas meninas vieram falar comigo, mas nao no sentido de fazer fofoca mas pra me "apoiar", fiquei sabendo que as duas fofoquerias sao odiadas por algumas meninas e que uma deu em cima do marido de outra numa boate nao sei onde e que a sebo que pediu pra eu levantar do lugar dela, foi falar para umas meninas que odeia espanhol dos paises da America do Sul porque a lingua e feia demais, me diz quem em uma situacao normal fala e faz uma coisa dessas e uma sala onde 70% dos alunos sao hispanicos? Falando essas coisas parece ate inventadas ou dificeis de acreditar, mas esse e o nivel dos brasileiros daqui, pior e que as outras pessoas tem uma visao muito errada de todos nos por causa dessas pessoas, e triste quando eu paro pra pensar que por vezes ja ouvi outras pessoas me dizendo que nao pareco brasileira e conta alguma experiencia ruim que teve com eles. Eu sei que gente boa ou ruim, legal ou chata, honesta ou desonesta tem em qualquer lugar, mas por aqui a gente anda precisando de mais brasileiros legais pra equilibrar as coisas.

Eu nunca me arrependi de investir tempo e dinheiro aprendendo a lingua desse pais, fico feliz quando lembro que quando coloquei os pes aqui pela primeira vez meu nivel era -10 pois eu nao falava praticamente nada e vejo o nivel do meu conhecimento na lingua hoje, eu sei que ta longe de ser perfeito e que tenho muito que aprender e melhorar, mas decidi que por agora e talvez por um bom tempo esse vai ser o ultimo curso de ingles que vou fazer. Nao tem jeito, to saturada e sem paciencia pra lidar com essa gente, fazer trabalhinho idiota, escrever essays sobre minha vida, fazer trabalhos em grupo com gente estupida e etc. Eu tenho muitos livros e cds de ingles aqui em casa, decidi que vou estudar por conta propria e ver o que vai acontecer, se nao melhorar ai eu procuro outro lugar pra fazer um curso. Muitas pessoas tem me dito que agora que to no college o ingles vai melhorar naturalmente pela convivencia com outros alunos e pelas aulas tambem. Bem tomara que seja assim mesmo. E voltando ao assunto, please voce que e legal se mude para ca, a gente ta precisando de brasileiro gente boa =)

Beijinhos






Share with the world:

19 comments:

  1. Monique, que situação mais chata e o que é pior é que esse tipo de coisa acaba derrubando nossa motivação. Eu entendo vc em querer sair do curso até porque, mesmo que não houvesse acontecido tudo isso, esse negócio de misturar pessoas de vários níveis de proficiência me pareceu loucura e a verdade é que curso de inglês, seja aonde for, acaba enchendo o saco mesmo. Por coincidência eu tava tomando café da manhã hoje e me lembrando de como aprendi inglês. Eu fiz três anos de curso aqui mesmo em Salvador e sem nunca ter saído do país antes. Mas quer saber como eu aprendi mesmo? Sozinha. Assistindo séries (friends, one tree hill, etc), ouvindo música, lendo livros e, principalmente, conversando com estrangeiros pela internet. Eu te recomendaria, se vc já não faz isso, criar o hábito de conversar só em inglês com seu marido porque isso vai te ajudar imensamente. Quando eu conheci meu namorado, morria de vergonha de falar em inglês com ele e acabava falando só em português. Depois ele começou a me forçar a falar em inglês e eu acostumei tanto que já não consigo mais falar em português com ele, daí ele reclama rs.

    Acho que vc tem plenas condições de aprender sozinha e ainda economizar tempo e dinheiro. Existem livros próprios pra quem tá aprendendo e eles dividem best sellers como Pride and Prejudice ou 1984 em vários níveis. Alguns ainda vem com audio book. São da editora Penguin.

    Beijos e boa sorte

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo com voce qu ecom o tempo curso de ingles enche a paciencia e pior ainda com essa mistureba de niveis como ta meio na moda fazerem por aqui. Hoje em dia acho que tenho aprendido mais no dia a dia, falando ingles com outras pessoas, vendo tv, filmes, ouvindo musica e por ai vai, mas eu gostava de ir no curso porque me ajudava com aquelas coisinha mais chatas como pronunciacao por exemplo. Aqui em casa e meio doido as nossas conversas porque sai parte em portugues, parte em ingles, mas tenho tentado manter so o ingles apesar de ser dificil...rs. Eu tenho muito livros aqui que vou usar por conta propria, mas obrigado pelas dicas.
      Beijinhos

      Delete
  2. hahahaha, esse post é pra rir ou pra chorar?! Aff, até rimou :-(
    Menina isso é um curso de inglês para adultos ou um jardim de infância? Meu Deus, que tipos!! Bem faz você em estudar em casa e eu acho que com o College você vai melhorar naturalmente.
    No caso das escolas de alemão que frequentei por aqui, podem até me achar elitista com este comentário, mas foi nas escolas mais caras e mais bem localizadas que encontrei os melhores colegas de curso. Coincidência ou não, acho que uma escola bem frequentada faz diferença sim. Não que nas outras escolas não tenha encontrado pessoas legais, claro que sim, mas tinham uns que dava até medo chegar perto, rs....rs... Bjs e sucesso com os estudos!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que e pra rir porque esse curso e um jardim de infancia com um monte de doidas....rs. Aqui eu ate procurei as mais caras mas o problemas e que a carga horaria era muito pouca, fora o dinheiro de passagem que eu ia gastar pra ir pra Manhattan, no final nao valeria a pena mesmo, mas se eu precisar voltar para um curso vai ser num desses bem caros, porque ja cansei desses tipinhos mediocres...rs. Obrigado.
      Beijinhos

      Delete
  3. Eu quero me mudar sim, mas quero um visto de trabalho, nisso vou precisar de faculdade, emprego aqui no brésils. Emfim, burrocracia

    Abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah Nicholas burocracia existe em todos os lugares, mas se voce tem isso por objetivo na vida e so correr atras que uma hora voce consegue, voce e novo e tem forca de vontade, agora e so trabalhar pra conseguir o que voce quer. Boa sorte e sucesso em seu caminho.
      Beijinhos

      Delete
  4. Queria ter essa sua calma. Hehehehehe.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha..eu nao sou tao calma assim nao, e por isso que falto muito...rsrs.
      Beijinhos

      Delete
  5. Nossa, que horror! Eu tentei fazer inglês num college aqui, mas não fui adiante pois eu ficava super desmotivada com a diferença do conhecimento de inglês. Era muito elementar para mim. Tentei fazer uns cursos na UAB, mas não gostei das professoras, cursos de conversação, eu sempre me matriculo, mas o curso é cancelado por falta de aluno, acredita? Fiz curso de inglês acadêmico com outros americanos. Nossa, aprendi muito! Foi sem sombra de dúvida, o melhor curso que já fiz por aqui.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui essas classes multi levels dao um desanimo mesmo, as vezes quando nao e elementar demais e muita gente com conhecimento basico junto o que atrasa todo mundo. Espero que eu consiga aprender nas classes regulares porque sinceramente nao quero mais voltar pra turminha ESL nao...rs.
      Beijinhos

      Delete
  6. Não é só NY que tá assim. O Arizona também...
    E o pior é que some nice people que eu conheci acabou se mudando :(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que ta faltando gente legal no exterior, e muito chato quando as pessoas bacanas se mudam mas pelo menos a gente fica na esperanca de que a qualquer momento alguem legal vai aparecer.
      Beijinhos

      Delete
  7. Monique, admiro muito sua determinação e força de vontade em estudar inglês, eu não tenho a mínima paciência. Pior ainda em uma classe com pessoas que agem como se fossem crianças :( Eu acho que as aulas da faculdade vai ajudar para vc conseguir ficar bem sem as aulas ESL! E o melhor de tudo, se livar deste pessoal ruim demais! Estou aqui na torcida que brasileiros mais legais apareçam por aí :) Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aline eu to nessa esperanca tambem sabe, que agora nas classes regulares eu vou ter a melhora que nao to conseguindo no curso e so de pensar nao cruzar com esses tipinhos ja me deixa super feliz, alias gente nojenta tem em tudo quanto e lugar mas so de pensar que a probabilidade de diminuir o numero ja me anima...rs. Eu tambem, vamos ver se um dia isso acontece....rs.
      Beijinhos

      Delete
  8. Já li vários blogs contando sobre experiências bem parecidas com as suas. Teve uma brasileira que disse que o namorado dela, que é francês, sempre dizia que brasileiro é metido e arrogante. Agora entendo o por quê. Infelizmente, esses brasileiros baixo nível tem em todo lugar. Eu uso vários sites legais, em alguns converso com americanos nativos e tenho aprendido muito. Talvez você goste. Se quiser te mando a lista por e-mail. O que você acha ? bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nao sei o que acontece com esse povo por aqui, sei la se ficam doidos ou se sao poisoned pela agua ou pelo ar, mas infelizmente e assim mesmo, e muito nojento por metro quadrado...rs. Eu ultimamente falo bastante ingles com os americanos daqui, na sala de aula, na rua, com pessoas que conheco mas se eu precisar te peco o nome dos sites sim, obrigado =)
      Beijinhos

      Delete
  9. Nossa, que situação..!!! Realmente fica um pouco desagradável o que aconteceu, mas siga em frente e procure sempre está ao lado de pessoas com pensamentos positivos e atitudes também.
    Abraços.Sandra

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu sempre tento o lado de positivo de todo mundo, mas ja cheguei a conclusao que tem pessoas que nao tem ou se tem deixam em casa..hahaha..mas a vida e assim ne, a gente encontra todo tipo de pessoas e passa por varias situacoes.
      Beijinhos

      Delete
  10. É verdade, gente ruim existe em todo lugar, mas não desanime, flor, de repente você encontra um college melhor. Estou na torcida. beijinhos

    ReplyDelete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic