Pages

Thursday, August 9, 2012

E a igualdade onde fica?

Quando vi esse texto no FB tive que colocar aqui nesse post

Essa semana eu li uma noticia no portal da globo.com de tao absurda fui procurar em outros sites do Brasil, e nao e que e verdade. Tem um projeto que so depende da sancao da presidente para vigorar que e destinar 50% das vagas em universidades publicas no Brasil e escolas tecnicas para cotistas. Ate ai vai la, mas quando eu li que as vagas prioritariamente vao ser distribuidas para negros, pardos e indios, e depois para os demais, eu nao acreditei, tive que ler e ler again porque e um abursdo.

Num pais onde foi um avanco para a lei garantir igualdade de direitos para todos, ler uma lei onde se e favoravel a essa ou aquela etnia, num mundo que prega igualdade voce forca por lei enquadrar as pessoas em racas, isso vai na contra mao de tudo que e coerente, isso e ilegal. Parece que por la ninguem entende o significado de uma constituicao, isso e uma resolucao de autoridade maxima, justamente por isso esta la pela nossa lei regente mais suprema a igualdade garantida a todos. 

Me pergunto o que faz um brasileiro negro, pardo, indio, branco, ser melhor um que o outro? Na boa e tudo brasileiro e todo mundo inclusive por lei deveria ter direitos iguais, e  condicoes de acesso igual. Eu sei que a nossa educacao de base (ensino fundamental e medio) publica e uma porcaria, pior ainda e uma M&^%$#! Simplesmente empurrar aluno para o ensino superior nao resolve o problema, so empurra para outro nivel. Ate se dar um jeito na educacao de base o que leva algumas decadas, concordo com medidas que facilitem aqueles que vem do ensino publico e que sao maioria da populacao. So nao entendo porque se faz essa discriminacao de ajudar esse e aquele e nao uma coisa unica para todos os alunos provenientes da rede publica e pobres? Eu realmente concordo e entendo que um aluno da rede publica concorrer com alunos vindo de escolas particulares excelentes acabam tendo suas chances bem reduzidas, por isso acho justo eles concorrerem em pe de igualdade com essa ajuda extra. O unico problema dessa ajuda, e que deve ser uma coisa provisoria, mas infelizmente a gente sabendo como a politica corre por la vai ser e definitivo.

Eu quando fiz faculdade, passei longe de especializacao em escravidao esse assunto me enche a paciencia. Concordo que escravidao e algo ruim, e violento e desrespeitoso com o outro. Mas a escravidao ocorreu em toda historia humana, gregos, romanos e muitos outros povos escravizaram outros e eles nao eram negros e a gente nao ve essa sindrome de coitadizacao deles. Nenhum homem "branco" entrou em paises do continente Africano lacando negro e levando para outros continentes. Os negros que foram escravizados pelos brancos, foram os mesmos que ja eram escravos em seus paises e foram vendidos pelos seus iguais. Claro que houve excessoes, claro que houve violencia, mas nao foi provinda exclusivamente de brancos. Melhor deixar bem claro uma coisa aqui, nao sou racista, nao sou a favor da escravidao, o que sou a favor e  do mundo seguir em frente aprendendo com seus erros e nao os cometendo mais e com respeito a todos independente de origem social e racial. 

Concordo que nao tem muitos negros ou talvez nenhum que faca parte da elite do pais, mas so 10% da populacao ou menos  fazem parte dessa elita. Entao na faixa dos 90% da populacao que nao faz parte da elite, a gente nao tem so negro, temos tudo quanto e gente. Alias o que me deixa uma duvida o que e ser negro no Brasil? Por que num pais tao misturado, onde as pessoas se classificam como moreno, moreno claro, moreno escuro, pardo, branco, mulato e por ai vai, acho dificil definir alguem pela cor da pele se for assim entao todo mundo pode ser considerado negro, lembrei ate do caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que pela tal lei que querem passar poderia entrar nas cotas por ser descendente de negro e o ex-presidente Lula por vir de uma familia mais pobre mas sem ser descedente de negro nao. Sera que e dificil explicar que pobreza nao escolhe cor, seja branco, negro, pardo, azul ou rosa quem e pobre e nao tem condicoes precisa de ajuda, nao um pobre de tal cor somente, mas sim todos por igual. 

Essas acoes conhecidas como lei de acoes afirmativas foram abolidas nos EUA em 1978, muita gente percebeu que esse nao e o caminho para acabar com o racismo. Agora no Brasil tem muita gente importando essa ideia de racismo e leis para judar negros dos EUA onde a situacao da populacao e completamente diferente. Aqui negro e branco nao se misturam, e o racismo gostem ou nao de admitir vem dos dois lados, tem muito negro por aqui que nao gosta de branco e vice-versa. Aqui um dos problemas que acho absurdo e que agora percebo pelo Brasil tambem e que se um branco fala um ai e racismo, mas se um negro fizer a mesma coisa nao e, e so revanchismo por tudo que sofreu, por causa da escravidao e por ser marginalizado. A escravidao foi abolida a seculos, entao por que raios nao coloca isso de lado e abraca o lugar onde vive e aceita as diferencas e segue em frente. Ja imaginou se os cristaos tivessem problemas com os muculmanos por conta das mortes nas cruzadas e vice-versa, e se os judeus com os alemaes por conta do nazismo? Racismo e racismo gente, nao importa se vem de um branco ou de um negro, racismo e a discriminacao com o diferente de voce. Sabemos tambem que tem muito branco escroto se achando superior, meu povo o mundo sempre teve essas diferencas e sempre vai ter, a palavra de ordem e tolerancia, esse sempre foi o caminho, sociedades que aprenderam isso se deram muito bem na historia. 

Mas agora vem umas ONG`s, que vamos falar serio o negocio e organizacao nao governamental, e vive de dinheiro do governo , alias nosso dinheiro dos nossos impostos, que vem de todos. Pregando esse discurso ridiculo de que agora ninguem e mais igual, os negros precisam de mais vantagem sobre todos os outros para igualar as coisas. E o que faz essa gente pensar que eles sao melhores que os indios por exemplo, que aqui ja era a terra deles, e tambem foram escravizados? Entao eles tem mais direitos, mas ai vem o cara pardo que vem dos dois grupos, e ai? Que confusao que isso da. Mas porque essa gente toda nao se junta e prega uma coisa mais coerente como investimento em educacao de base de verdade. E se o governo diz que nao tem dinheiro? Simples, que tal diminuir o numero de parlamentares em Brasilia, tornar o trabalho de meio periodo e diminuir os salarios em 80%? O Texas fez isso, agora e um dos melhores Estados para se viver nos EUA, onde tem mais empregos e a crise pegou menos. Se quiserem melhorar a coisa, que tal fazer pressao para acabar com o dinheiro extra dos assessores, vale-terno, viagem de graca, carro de graca e casa de graca. Ta vendo em vez de tentar pegar o caminho mais facil, podem fazer uma coisa mais util. 

Mas ninguem vai fazer isso, sabe porque? E mais facil ver a novela, assistir BBB e reclamar da vida e querer vantagem do que trabalhar duro para melhorar o lugar onde vive. Voce pode odiar politica, mas infelizmente e uma das coisas que voce precisa entender para sua vida nao ficar uma droga completa, alias nao so sua vida, mas o futuro dos seus filhos e a sua comunidade inteira. 

Nada haver com o assunto, mas meio que haver, essa coisa ta ficando tao chata, que um grupo veio reclamar da atleta estadunidense Gabby Douglas. Ela que e negra foi muito criticada por usar o cabelo preso para tras, com uns grampos como suas colegas brancas da mesma equipe. Agora veja so, a menina nao pode nem usar o cabelo do jeito que gosta, porque na cabeca dessa gente por se negra tem que ter orgulho da sua raca e usar o cabelo sei la como. Mas adorei a resposta dela, que disse algo do tipo o cabelo e dela e ela usa como quer e nao pretende mudar isso. E isso meu povo, o mundo ta ficando muito radical ultimamente. Aparentemente as pessoas precisam lembrar que carater e mais importante que a cor da pele. 

Beijinhos





Share with the world:

25 comments:

  1. Eu também sou totalmente contra cotas raciais!! Não sou contra cotas para ajudar quem não tem posses, mas a cor da pele NÃO pode definir pobreza!!!
    Realmente o mundo está ficando tão "politicamente correto" que expor uma opinião, ser de um jeito ou de outro está ficando até perigoso... Que bobagem criticarem a ginasta por ela usar o cabelo preso, ela é igual a todas as outras não...?!? Queriam o que? Que ela fosse competir de terere no cabelo pra mostrar a "raça"? Tá ficando complicado viver neste mundo... Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. E mesmo, se a nossa opiniao for igual a da maioria ou determinado grupo, somos acusados de um monte de coisa. Pois e menina, que idiotice, a menina nem tem direito a usar o cabelo como quer e gosta, e ate parece que tem algum problema com as colegas de equipe por todas estarem iguais, eu heim esse mundo ta ficando complicado demais.
      Beijinhos

      Delete
  2. Ai, guria, esse assunto me dá nó no estômago.
    Não entendo o que que tem haver o tom da pele da pessoa com a personalidade dela e caráter.
    Quer dizer que cachorro branco é melhor que preto? Por que no mundo animal eles não levam isso em consideração e sim, a energia que cada um passa. Talvez porque são mais inteligentes que muito humano por aí...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que da no no estomago de todos nos Clau, voce falou um bom exemplo, ninguem e melhor que ninguem o que importa e ajudar quem precisa sem olhar a cor ou seja la o que, e o carater das pessoas.
      Beijinhos

      Delete
  3. Monique, texto ótimo!!! É triste pensar em como ainda se permitem atitudes que já foram mais do que comprovadas que não funcionam!! Sistema de cotas não inclui, exclui!!! Penso como vc, a descendência de uma pessoa não devia nunca determinar quais os privilégios que ela vai encontrar na vida. A Luana, há algum tempo atrás escreveu sobre isso http://murphymeama.blogspot.com/2012/06/sofro-como-precious.html, acho que o post de vcs casam perfeitamente!! Ótimo, ótimo post!! bjuss
    P.S.: Nunca mais te encontrei on :( Saudades!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Aline =)! E verdade, nao sei porque essa insistencia em algo falido que nao vai resolver nada. Eu lembro do post dela, foi excelente, ate pensei em usar aquele video que ela colocou da entrevista com o Morgan F. mas ai pensei que seria muito plagio e deixei de fora...rs. E eu fiquei aqui tao enrolada com tanta coisa que dei uma sumida do mundo on line mesmo, mas preciso aparecer, precisamos conversar =)!!!!
      Beijinhos

      Delete
  4. Eu acho que isso só maqueia o problema, é como tapar o sol com a peneira e criar números.A idéia da cota até me convenceu no começo mas depois lendo um post no blog da Luana acabei me dando conta que no Brasil todo mundo tem um pouco de cada raça, não tem ninguém puro e isso só gera mais preconceitos,
    Até hoje nunca conheçi ninguém que tenha entrado em uma universidade por sistema de cotas, todos os negros que conheçi venceram o preconceito e conseguiram por seus esforços.
    Um beijo grande e otimo final de semana!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem toda razao Renata, isso nao resolve nada, so empurra para o futuro onde a bomba vai explodir e nao vai mais ter como maquiar. Realmente num pais com o Brasil querer separar pessoas por raca e uma infelicidade, porque e um pais miscigenado. Com condicoes de acesso igual todo mundo tem chance de brilhar, basta se esforcar e fazer por onde.
      Beijinhos e otimo findi pra voce tambem!

      Delete
  5. Monique,

    Parabéns pelo seu post!
    Também sou completamente contra essa medida de cotas. E me revolta essas políticas paleativas e estúpidas, que o governo empurra prá frente. Ao invés de investir na maior qualificação do vergonhoso desempenho das escolas públicas, o governo quer empurrar estes dentro das universidades sem base alguma. Agora, me diga, o que uma criatura dessa vai aprender e que tipo de profissional será?
    Acho que como você e outros já colocaram, no fim das contas, esta política de cotas só promove mais uma desigualdade e mais racismo.
    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essas politicas de empurra e tapar o sol com a peneira sao irritantes, em vez de gastarem dinheiro e consertarem o problema ficam fazendo essa palhacada, e revoltando mesmo. E o pior e que uma geracao inteira de estudo, emprego e pesquisa fica comprometida e acabar com a pobreza que e bom nada.
      Beijinhos

      Delete
  6. Ana,

    Acho que cotas e uma atitude racial que beneficia um e exclui outros que precisam tanto quanto. Ao invez de fazer cota disto e daquilo, deveriam investir em educacao de qualidade para todos.

    Ainda com toda a miscigenacao presente no Brasil cotas se torna ainda mais ridiculo. . Acredito na igualdade e no respeito. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. E verdade, investir em educacao de qualidade na base resolveria muitos problemas, e nao abriria brecha para esse papo de ajudar esse ou aquele que precisa mais, afinal quem e pobre e passa dificuldade sente na pele a mesma coisa independente de cor de pele.
      Beijinhos

      Delete
  7. Eu tambem sou contra essas cotas raciais aqui no Brasil, acho ridiculo.
    Quando eu vi a noticia na tv, me perguntei. Se tivesse que colocar num formulário qual é minha raça... qual eu colocaria??? afinal sou a verdadeira brasileira, vira lata hahaha... Uma mistura de raça que só vendo. É indio, branco, acho que deve ter um negro perdido tb nessa mistura...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa e minha duvida tambem, num formulario nao sei o que responder, pois sou fruto de uma mistureba na familia...rs. Acho que seria tao mais facil arrumar a raiz do problema, assim nao teriamos brechas para virem com esses absurdos.
      Beijinhos

      Delete
  8. Gigi, já tinha visto o seu comentário do facebook, e fiquei revoltada também. Isso é simplesmente ridículo. Isso só aumenta o preconceito e as "diferenças" que na verdade não existe nenhuma, em relação a cor de pele. Já disse isso, e apoio a cota para alunos de escolas públicas, que é uma porcaria. É praticamente impossível para um aluno de escola pública competir no vestibular com um aluno de uma escola particular reconhecida, sem ter preparaçào. E isso é triste, porque as melhores universidades públicas do país são compostas por alunos de classe média alta.
    E esse comentário sobre o penteado da ginasta. Fico me perguntando, as pessoas nao tem o que fazer e ainda aumentam o preconceito. Nao há o que dizer, é muito ridículo pra comentar!!
    beijo querida, parabéns pelo ótimo post. =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo com isso tudo que voce disse, as pessoas tentam eliminar o racismo criando mais. Mas enfim, nao tem muito o que dizer a respeito ne, as acoes por si mesma ja dizem tudo.
      Beijinhos

      Delete
  9. Ha 3 anos eu escreveria um texto igualzinho, ipsis literis, de cabo a rabo, um dia essa foi tb minha opiniao. Mas aconteceu um treco inesperado: um dia eu li um texto "perigoso", que me abriu os olhos... dae li mais ainda, li muito e, mudei de ideia...
    Nao foi um "esquema" facil esse de "mudar de ideia", uma vez que demandou dessa que vos escreve um processo de autoconhecimento e dolorosa auto-aceitacao...
    Hoje sou a favor sim das cotas sociais e raciais e, apesar de ser negra, digo que as cotas nao seriam para mim mas para pessoas que nao tiveram o privilegio e mesmo sorte de ter uma familia que construiu um patrimonio socio-cultural que me meu enorme vantagem. As cotas sao para pessoas negras e indigenas que, definitivamente, nao tiveram a mesma "sorte".
    Ousaria ateh escrever mais, todavia, seu texto eh difference. No dia em que o STF julgou com unanimidade pela constitucionalidade das cotas para negr@s em universities, 27 de maio de 2012, uma blogueira escreveu um texto identico ao seu, com um pequeno "but", palavras dela, mais ou menos: estou disposta a mudar de ideia, se me forem apresentados bons argumentos. Eu e outr@s comentaristas fizemos isso e, confesso, foi lindo ver ela dizer que tinha mudado seu ponto de vista e que sim, era agora favoravel as cotas. Felizmente, ela se mostrou aberta a uma argumentacao e debate bem fundamentados, ela se mostrou disposta a mudar de opiniao. (In)felizmente nao percebi a mesma possibilidade em seu texto.
    Peco os devidos obsequios pelo comentario longo, mas, enfim....
    Boa semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem Jux posso dizer primeiro obrigado pelo comentario e pela visita ao meu blog. Tambem agradeco em expor seu ponto de vista respeitando o meu. Eu nao disse que era contra as cotas para quem precisa, sou contra cotas feitas prioritariamente para essa ou aquela etnia. Se a gente levar em conta a historia do nosso pais, a gente sabe que e todo mundo misturado e cor de pele em si nao diz nada, alguem negro claramente e descendente de negro, mas tem pessoas de pele mais clara que tambem sao. Em minha opiniao um negro, indio, pardo, branco e seja la qual cor de pele tenha, se for pobre e precisar de ajuda, porque prioritar a ajuda, a fome e a pobreza de um e pior do que de outro? Quando se entra em alguma regiao bem pobre de qualquer cidade, seja favela, bairro afastado, cidade satelite, e por ai vai, nao tem so esse ou aquele vivendo la, tem "todo tipo de pessoa". Acho que e preciso lembrar da meritocracia, uma prova disputada entre todos vindo do mesmo nivel, passa o mais esforcado e o que se preparou melhor. Nao sou uma pessoa de cabeca fechada, eu sempre leio, estudo, analiso tudo, todos os pontos de vista antes de formar a minha, acho que sua insinuacao foi um pouco injusta. Mas enfim, realmente sou contra dar vantagem as pessoas por conta de etnia e cor de pele, sou a favor de ajudar a TODOS que precisam.

      Delete
  10. Bom... Meu pai era negro, entao pelas leis eu teria direito as cotas.. Contudo eu cresci numa familia com dinheiro, estudei nas melhores escolas e ate morei no exterior... Eu nao acho que as cotas seriam para mim...
    Eu sou a favor da renovacao do ensino publico, desde sua base... Contudo como eu sei que eh Brasil e que isso toma tempo, uma maneira de nao sacanear com toda uma geracao (ou mais) as cotas sociais sao uma solucao paliativa. Eu digo sociais, nao raciais.. No final das contas seriam muitos negros e descendentes de negros que se beneficiariam...
    Voce disse que "A escravidao foi abolida a seculos", nao foi a seculos, ne? Foi em 1888 e isso ainda eh muito recente, infelizmente... Nao da pra negar que existe racismo na nossa sociedade... Nao estou falando de brincadeirinhas, piadinhas, comentarios sobre o cabelo (ate fiz um post sobre isso, porq concordo que dai vira um xilique pra todo lado), estou falandod e pessoas atravessando a rua quando veem um negro por acharem q ele vai assalta-las, ou pessoas que nao dao emprego a uma pessoa negra, ou que jamais permitiria que algum filho namorasse um negro... Isso existe! Isso ainda existe!
    Uma ex namorada do meu marido (que eh loiro e tem olhos verdes) ficou indignada dele ter se casado com uma mulata... afinal, era eh branca e loira, como assim "trocá-la" por uma mulata? Entende?
    Concordo com varias das criticas que você fez... mas eu acho q o paralelo com os EUA nao cabe, proque a processo histórico ai nao foi igual ao do Brasil..
    Alias, no Brasil, se voce tiver dinheiro, as coisas ajudam muito, mas muito mesmo... Eu quase nao sofri racismos, mas eu sei que os pobrezinhos das favelas sofrem... Absurdamente mais do que eu..
    E nao existem racas humanas... Ser humano ja eh a raca.. O que existem sao etnias, ne? Quanto a terem tido brancos escravos no passado.. Ai estamos falando de seculos, e muitos seculos... Império grego, romano... O que os Europeus fizeram na Africa foi horrendo! E isso vai demorar seculos para ser curado, se eh que um dia sera curado...
    Eu, que moro aqui na Bélgica, vejo a merda (desculpa o francês, haha) que os belgas fizeram no Congo, não haviam escravos la, haviam tribos vivendo em relativa paz, ate que os Europeus foram pra la e fizeram a porcaria que fizeram... Faz tempo? Faz tempo, mas o Congo, por conta disso, teve sua independência concedida apenas nos anos 70 (1970) e uma guerra civil depois disso...
    Falei pra caramba.. =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. A escravidao acabou em 1888, foi a mais de 120 anos atras para ser exata se passaram 124 anos, isso da mais de um seculo, o que quero dizer e que ja se passou muito tempo, acho que ja ta na hora do mundo seguir em frente e deixar essa questao de cor de pele para tras, afinal somos todos humanos e iguais (como voce colocou raca humana e uma so). A escravidao foi recente, o holocausto foi recente, a partilha da Africa e logo seu afundamento economico foi recente, mas ja passaram. Nao to dizendo que nao tem racismo, nao to dizendo que no mundo agora somos todos iguais, nem to dizendo que nao se deve ajudar quem precisa, mas ultimamente no Brasil essa questao de cor de pele anda muito exarcebada, estao se moldando muito no que acontece nos EUA e esquecem que no Brasil a coisa funciona diferente. Eu concordo que a cota social e uma forma temporaria de ajudar quem precisa, acho justo pelo motivo que voce citou, para nao prejudicar uma geracao inteira ate se resolver o problema em sua fonte que seria investimento na educacao de base. Assim como essa ex do seu marido e uma ridicula por pensar desse jeito, tem muita gente que e, mas nao acho que esses sejam a maioria.

      Segundo o dicionario Aurelio (so para confirmar eu tinha olhado em outros dicionarios tambem) existe sim conceito de raca e etnia vou colocar aqui a transcricao pra voce:

      Etnia: Agrupamento de famílias numa área geográfica cuja unidade assenta numa estrutura familiar, econômica e social comum e numa cultura comum.

      Raca: Grupo de indivíduos cujos caracteres biológicos são constantes e se conservam pela geração: Raça branca, raça amarela, raça negra, raça vermelha.
      2. Subdivisão de uma espécie animal: Raças bovinas.
      3. Conjunto de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; geração.
      4. Conjunto de pessoas da mesma profissão, das mesmas tendências: A raça dos poetas.
      5. Casta; espécie; qualidade; jaez; laia.
      6. Réstia de sol.
      7. Mínima quantidade de qualquer coisa.
      8. animal de raça: animal de boa origem.

      As duas palavras ate podem ser consideradas sinonimas, entao dizer raca e etnia ta certo. Mas ultimamente as pessoas usam o termo etnia porque da uma conotacao menos pesada e mais respeitosa.

      O que aconteceu na Africa foi terrivel (tambem fizeram o mesmo na Asia), pois alguns paises europeus (nao foram todos os paises que participaram) afundaram a economia e o desenvolvimento social de um continente inteiro. O problema que hoje existe por la e fruto desse periodo neo-imperialista, eu concordo que vai demorar seculos para ser curado e so vai ser curado se eles receberem a ajuda mais que merecida e devida de paises mais ricos. Como voce falou, o problema que o Congo assim como outros paises na regiao tinham faz tempo? sim faz! Eles superaram? Ainda nao. E preciso deixar o passado para tras e se focar no futuro para seguir em frente? Sim e preciso! Tivemos esse mesmo problema no Brasil? Nao! Tivemos segregacao racial? Nao! Guerra civil por conta da etnia? Nao! Tivemos problemas com sociedades secretas como Ku Klux Klan? Nao! Temos problemas com racismo? Sim! Mas e possivel superar.
      Bjs

      Delete
    2. Bom, mesmo que essa palavra ainda exista no dicionario ela nao eh aceita pelos cientistas - eu! hehe - como valida para os humanos... Desculpa, eu sempre acho feio falar em racas! Mas logico, entendo perfeitamente o ponto...

      O meu ponto eh... Deixar de falar sobre isso nao vai resolver.. quero dizer, deixar de ver racismo em TUDO so vai piorar, isso eh verdade, mas seguir em frente, como voce mesma disse, inclui medidas que discutam sim casos de racismo.. E bem nao so com negros..

      Eu acho perigoso deixar o passado pra tras, totalmente, porque dai esquecemos as atrocidades que aconteceram.. eu acho que, na verdade, a Europa vive o mesmo tipo de ódio contra os muçulmanos que algumas décadas atrás era direcionada aos judeus... Os discursos se repetem! E sabe o pior? Povo nao acha que tem relação, povo nao acha que eh perigoso...

      A humanidade eh essencialmente ma... Mesmo tendo alguns países europeus que não tiveram colonias, tenho certeza que isso foi porque eles não puderam, nao porque eles achavam injusto... E o mesmo com a Asia, claro... E conosco, a América...

      como ja me disse um pesquisador frances "cada vez que vejo uma crianca africana morrendo de fome na TV fico feliz porque sei que pelo menos aquela nao crescera e tera filhos" - nao eh horrivel? E tem gente no Brasil que pensa igual sobre nordestinos... ou seja... O problema eh muito serio!

      Eh possível superar o racismo sim, concordo com voce! Sem fazer um escândalo disso e também sem tapar o problema como se nao existisse...

      virge... se me deixar eu não paro de falar! hahaha

      beijos

      Delete
    3. Seguir em frente nao e esquecer o que passou, mas tirar as licoes para nao repetir o mesmo erro no futuro. Mesmo porque a Historia esta ai sendo ensinada nas escolas e presente em nossas vidas para nao nos deixar esquecer. Nao e fingir que o problema nao exista ou entao nao falar nada sobre. Penso que muito pelo contrario e preciso conversar e passar por essa questao, mas passar por ela e nao ficar com essa coisa de revanchismo ou dando voltas e nunca chegar a lugar a nenhum.

      O problema do preconceito nao tem receita pronta para ser solucionado, mesmo porque cada pais ou regiao do planeta teve ou tem esse problema de formas bastante particulares, voce mesmo citou varios, o preconceito contra o muculmano; na regiao do Leste Europeu, para ser mais exata alguns paises que eram membro da ex-uniao sovietica tem esse problema de enfrentar vez por outra guerras por conta da intolerancia entre os grupos etnicos diferentes; os ciganos pela Europa; os nordestinos e tantos outros ao redor do mundo. Sim, preconceito e serio, precisa ser combatido, precisa de leis que punam as pessoas que agem assim para com o diferente. Mas dai tambem fazer lei para beneficar exclusivamente esse ou aquele grupo eu ja sou contra, afinal isso vai contra todo o principio de igualdade (caso especifico das cotas raciais que falei no texto).

      Infelizmente a palavra justo nao teve vez na politica deles, foi tudo financeiro mesmo, dinheiro sempre falou mais alto do que qualquer coisa, quem tinha foi quem nao tinha investiu o que podia dentro de sua propria economia. Melhor eu para por aqui poque esse tema da em tanto lugar e puxa tanto assunto adicional que fica ate dificil se restringir...rs.

      Enfim, eu acho que tem solucao, acho que e possivel superar esse problema, acredito que um dia (mesmo sendo longe de agora) a cor da pele de alguem nao vai mais significar nada, assim como sua orientacao religiosa, sexual e tantas outras. Admito que sou uma pessoa otimista e acredito no poder da educacao para trazer essas mudancas.

      Bjs

      Delete
    4. Oi! Também acho que tem solucao... So que eu penso como o Sagan ja dizia, vamos esquecer essa geracao e tentar salvar a proxima, quero dizer, eh muito dificil fazer uma pessoa mudar a maneira como pensa, mas com educacao podemos fazer a proxima geracao ver de uma maneira diferente...

      Alias, li isso hoje

      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-caes-baboes-de-pavlov-ou-dilma-e-mercadante-vao-produzir-o-desastre-na-educacao-mas-de-modo-republicano-ahhh-bom-que-alivio/

      E lembrei do seu post..

      Essa ideia de cotas por cor de pele eh, de fato, muito estupida... E revejo também minha posição sobre cotas sociais... Eu ainda acho que ela ajudariam a atual geração, mas como avaliá-las? Difícil, ne? Como provar quem eh pobre?

      to te enchendo com isso, ne? haha

      desculpa! Eu gosto de conversar sobre esses assuntos e quando vejo alguém que sabe conversar, e não ofender, eu me empolgo...

      beijos

      Delete
    5. E verdade, por isso acho que esse problema nao sera solucionado a curto prazo, acho que vai precisar de alguns anos(muitos na verdade), mas pelo menos comecando agora ja da alguma esperanca.

      Eu dificilmente gosto dos artigos da Veja, acho muito tendenciosos e com informacoes parciais, mas eu amei esse texto, inclusive o texto anterior dele tambem, essa e uma triste verdade que ha anos e falada e explicada porque as cotas sao um problema e essa saida para "justica social" a maneira deles nao resolve nada so piora mais e ainda mata as possibilidades de melhoras futuras. Mas infelizmente quando alguem tenta falar sobre isso, e logo taxado de um monte de coisas, entre elas burgues, racista, etc e tal.

      Concordo que cota agora salva uma geracao, mas acho que o modelo atual(acho que e assim) ainda ta melhor que esse que querem implantar, alunos provenientes de escola publica concorrem com alunos de escola publica assim ainda prevalece (um pouco, mas ja ajuda) alguma meritocracia. Pois eu penso que quem nao e pobre, esta nas melhores particulares que existem, acho que isso acaba sendo uma peneira involuntaria. Claro que ainda tem problemas que o artigo lembrou, mesmo entre as escolas publicas existem diferencas de qualidade, e tem muito aluno que consegue fazer um pre-vestibular o que os da vantagem comparado aos outros. Eu honestamente acho que a unica e melhor saida e melhorar o ensino publico, assim a gente conseguiria igualar tudo...enfim, tambem nao sei e nem tenho uma ideia do que fazer para ajudar os que mais precisam agora.

      Ta me enchendo nao, eu gosto muito de trocar ideias sobre essas assuntos, acho que e conversando que a gente se entende, se abre a novas ideias, tem novas perspectivas e ate melhora como ser humano...rs.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic